Taís Gaspar aborda comportamento em mundo volátil, de incertezas || Foto Maurício Maron

Viviane Cabral

Empresários, prestadores de serviços e futuros empreendedores lotaram o auditório do Palace Hotel, em Itabuna, nesta terça-feira, 2, para refletir sobre o comportamento das lideranças frente às mudanças cada vez mais complexas da atualidade. A master coach Taís Gaspar, que ministrou a palestra, chama essas mudanças de “Mundo Vica” (Vuca, em inglês), que significa volatility (volátil), uncertainty (incerto), complexity (complexo) ambiguity (ambíguo).

Segundo Taís, o termo surgiu na Guerra Fria para mostrar um ambiente volátil. “Entendeu-se que tinha tudo a ver com o mundo dos negócios. Trabalha com as competências do líder, sobre como lidar com esse momento de mudanças, volatilidade, de muitas tecnologias, de incertezas, onde se tem variações de taxas comerciais todos os dias, de políticas, econômicas, entre outros aspectos”.

O encontro foi realizado pelo Sebrae e contou com a participação de um público diverso. A empresária que coordena a franquia DepilAction, em Itabuna e Vitória da Conquista, Ângela Cabala, encara o momento de transformações como “uma oportunidade para se movimentar, estudar mais, tentar aprender mais para viver e sobreviver nessa situação que vivemos hoje no país”.

Palestra lotou auditório do Palace || Foto Maurício Maron

A palestra abordou autoconhecimento dos líderes e como eles se relacionam com os seus colaboradores. A consultora e treinadora de líderes empreendedores ainda falou do desafio de fazer com que essa equipe trabalhe de forma horizontal,“para que todos participem e interajam de forma colaborativa em busca do melhor resultado”.

Os comportamentos esperados pelos líderes serão trabalhados no Workshop Líder Coach, que será realizado pelo Sebrae, nos próximos dias 09 e 10, 23 e 24 de abril, no Tarik Fontes Plaza Hotel, em Itabuna. De acordo com o gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima, o evento busca desenvolver habilidades e competências, a partir do autoconhecimento, integração de equipe e planejamento, com foco em resultado.

O investimento é de R$ 500 à vista ou dividido em quatro vezes no cartão. Informações e inscrições pela Loja Virtual do Sebrae ou pelos telefones: (73) 3613-9734 / 99974-2262. O Sebrae em Itabuna fica localizado na Rua Paulino Vieira, nº 175, centro.