Tempo de leitura: 3 minutos
Hemoba realiza campanha de doação em Ilhéus|| Foto Clodoaldo Ribeiro

A Fundação Hemoba está realizando, durante esta semana, em Ilhéus uma campanha para cadastro de medula óssea. Desta terça-feira (9) até o próximo sábado (13), sempre das 8h às 17h, o Hemóvel e a estrutura de coleta itinerante instalados na antiga sede da Prefeitura de Ilhéus, na Praça JJ Seabra, estarão acolhendo os interessados em doar medula óssea.

A responsável pelo Banco de Sangue de Itabuna, a médica hematologista Regiana Quinto, afirma que realizar cadastros de forma consciente representa a esperança para mais de 800 pacientes aguarda um doador compatível com o transplante de medula óssea.

A médica destaca que “na campanha realizada em Ilhéus, 2015, foram mais de 3.600 cadastros. A grande preocupação era fazer esse trabalho de maneira organizada, segura e responsável. Diante do comprometimento de todos os envolvidos o resultado foi uma onda de solidariedade e amor. Deste movimento, foram encontradas duas pessoas compatíveis e que tiveram a chance de salvar uma vida”.

RECOMENDA

Após realizar o cadastro de doadora, empresária Sylvanna Reis encontrou um paciente compatível para doação em 2017. Ao contrário que muitos imaginam, ela comenta que o procedimento é leve, pouco invasivo e praticamente não causa dores.

A empresária pede “não deixem de participar e levar esperança para quem precisa, podemos salvar a vida de uma pessoa que está nesse processo tão difícil da luta pela sobrevivência. E podem ter certeza que com este momento recebemos muito mais do que doamos”.

A campanha conta com apoio e participação do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus e Itabuna, Núcleo de Hemoterapia de Ilhéus, Hospital Regional Costa do Cacau, Prefeitura,  Maçonaria, Lions e  Rotary Club.

JÁ SABE O QUE É MEDULA ÓSSEA?

Popularmente conhecida como “tutano”, a medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos. Na medula são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos) que transportam o oxigênio para as células de todo o organismo, os leucócitos (glóbulos brancos) que fazem a defesa das infecções e as plaquetas, que são responsáveis pela coagulação do sangue.

Algumas pessoas com doenças que afetam as células do sangue como a anemia aplástica e tipos de leucemias, linfomas e mielomas, a indicação de transplante é avaliada pela equipe médica, como forma de tratamento.

No procedimento, é substituída a medula óssea doente por células normais de medula óssea com o objetivo de reconstituição de uma nova medula. Para muitos casos, o transplante é uma última centelha de esperança para continuar a luta pela sobrevivência.

Após a realização do cadastro como doador, os dados dos voluntários serão inseridos no REDOME, que é o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Na Bahia, esse cadastro é feito na Fundação Hemoba. Com a inserção das informações em um sistema nacional, a busca por possíveis compatibilidades é constante. Encontrando uma probabilidade, novos testes são feitos e o voluntário cadastrado é convidado para fazer a doação.

Infelizmente as chances de encontrar um doador compatível são pequenas. Entre irmãos é de apenas 25%, sendo que entre indivíduos que não possuem parentesco, a possibilidade é de 1 para 100 mil. Como encontrar a compatibilidade é uma chance remota, tão importante que o cadastro é ficar atento com os dados informados, atualizando o endereço e telefone sempre que houver mudança no site do REDOME (www.redome.inca.gov.br).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *