Tempo de leitura: 2 minutos
Acidente pode causar enorme prejuízos em Abrolhos

Justiça Federal rejeitou, nesta terça-feira (9), um pedido de senadores de oposição para suspender o leilão de blocos de petróleo em área considerada de preservação ambiental entre o sul da Bahia e a região de Abrolhos, no extremo-sul do estado. Quem indeferiu a liminar foi o juiz Rolando Spanholo, da 21ª Vara da Brasília.Com isso, a licitação dos blocos pode ser realizada nesta quarta-feira (10).

De acordo com o Jornal o Brasil, o presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, decidiu ignorar recomendações técnicas feitas pela equipe do próprio órgão de fiscalização ambiental e autorizar o leilão de sete blocos de petróleo localizados em regiões de alta sensibilidade em áreas que incluem o pré-sal, nos estados da Bahia, Pernambuco e Paraíba.

A área técnica do Ibama destacou em relatório que quatro blocos dos sete blocos estão localizados na bacia Camamu-Almada, na Bahia, no sul da Bahia, entre Salvador e Ilhéus. Em caso de qualquer incidente com derramamento de óleo, a dispersão do material na água poderia atingir “todo o litoral sul da Bahia e a costa do Espírito Santo, incluindo todo o complexo recifal do banco de Abrolhos”.

Os técnicos alertam que, em caso de vazamentos no local a ser explorado, em poucas horas, o óleo atingiria manguezais e recifes de corais, comprometendo a fauna e pesqueiros relevantes para os municípios do extremos-sul da Bahia. Da redação com informações do Jornal do Brasil.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *