Tempo de leitura: 2 minutos
Adélia (centro) participou da última reunião do Conselho Universitário || Foto Júlia Barreto

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz aprovou, por unanimidade, durante reunião nesta sexta-feira (26), o desligamento da professora Adélia Pinheiro da reitoria da instituição de ensino. Adélia deixa a Uesc para assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia Inovação do Estado da Bahia (Secti). De acordo com informação obtida pelo PIMENTA, a posse na Secti deve ocorrer no próximo dia 2.

Quem assume o cargo de reitor da Uesc é o professor Evandro de Sena Freire, que era vice de Adélia Pinheiro. A vice-reitoria passa a ser ocupada pelo professor Elias Lins Guimarães, que era pró-reitor de Graduação.

“Trata-se de um novo desafio entrelaçado com o fazer universitário e para o qual tenho clara compreensão que o meu percurso na Uesc me qualificou”, disse. “Ainda que responsável por meus atos e decisões, como agente pública, firmo o compromisso com a minha instituição de origem, a Uesc, de sempre atuar no interesse público em defesa da produção e socialização do conhecimento, inovação e tecnologia, contribuindo com o desenvolvimento da sociedade de forma sincera, respeitosa e afetuosa”.

CONSELHEIROS E NOVO REITOR

Os conselheiros destacaram a competência, o comprometimento e o acolhimento sempre presente no relacionamento da reitora com todos os segmentos da comunidade acadêmica. As deliberações do Conselho Universitário da Uesc serão levadas ao governador Rui Costa para homologação e efetivação dos atos.

O novo reitor, o professor Evandro Freire destacou que o seu percurso na Uesc e na Ceplac sempre foi marcado pelo compromisso com a instituição. “O meu objetivo maior é a universidade, independente de posicionamento político de A ou de B. Devemos pensar na instituição. A Uesc precisa continuar a crescer e dar os bons frutos que a sociedade nos cobra. Somos nós que vamos fazer com que esta instituição dê bons frutos e para isso, peço a colaboração de todos”.

Uma resposta

  1. É uma pena a colega Professora Adélia deixar a UESC, e passar a fazer parte de um governo tão incompetente, tão ridículo. Ela que é uma pessoa tão preparada, tão competente.

    Pior ainda, logo agora que o governo petista cortou o salário de quem está de licença, ou mesmo fazendo pós graduação, portanto, amparados por portarias do próprio governo do estado, alegando falta ao trabalho.

    Como poderia os Docentes que estão licenciados, ou mesmo afastados, se qualificando, podem ter faltado ao trabalho?

    Só na cabeça de um incompetente igual ao Governador, ou o Secretário de estadual Educação, ambos altamente incapazes.

    Eu nunca havia visto isso, mesmo com quase 25 anos de UESC.

    Se eu fosse ela declinaria do convite.

    Assinado,

    Sérgio Oliveira
    Professor Adjunto
    Estatística – DCET/UESC

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *