Tempo de leitura: 2 minutos

Ilhéus e Itabuna serão os próximos municípios a receberem a Conferência Pública para o Orçamento Participativo 2020 da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA). Na próxima terça-feira (30), associações, grupos, entidades da sociedade civil e usuários dos serviços da Defensoria nessas duas cidades terão a oportunidade de sugerir quais as áreas que a DPE-BA deve assegurar maior investimento no ano que vem.

Em Ilhéus, a reunião será às 9h, no auditório da Faculdade Madre Thaís (Avenida Itabuna, 1491, bairro Conquista). À tarde, será a vez de Itabuna, às 14h, na sede da Defensoria (Rua Nações Unidas, 732, Centro).

No Orçamento Participativo da Defensoria os defensores públicos e analistas orçamentários apresentam as metas e diretrizes, oferecendo a todos os presentes a possibilidade de falar sobre as demandas do município. A formalização das escolhas das áreas prioritárias se dá através do preenchimento de formulário com tópicos relacionados às áreas de atuação da Instituição.

A Defensoria estadual convoca a população para que aponte, por exemplo, quais aspectos nas áreas de Direitos Humanos, Criança e Adolescente, Cível e Defesa Criminal deverão ser priorizadas. Seja a partir da intensificação de atendimentos e serviços oferecidos a mulheres vítimas de violência doméstica; às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, pessoas que estejam em conflito de terra e direito à moradia; pacientes que precisam de atendimento médico seja na rede pública ou privada, entre outros grupos de vulneráveis.

Neste ano, as Conferências Públicas para o Orçamento Participativo 2020 acontecerão em 10 municípios onde a Defensoria Pública está presente. Já aconteceu em Vitória da Conquista e Santo Antonio de Jesus. Depois de Ilhéus e Itabuna, sedes das 3ª e 4ª Regionais da DPE-BA, será a vez de Feira de Santana, Paulo Afonso, Paripiranga, Teixeira de Freitas, Barreiras e Juazeiro, além de Salvador. Nestas cidades e nas demais da Bahia as pessoas também podem contribuir através da Consulta Pública no site da Defensoria, respondendo ao questionário on-line. Para dar sua opinião clique AQUI.

Tabuladas, estas informações serão processadas e analisadas posteriormente, a fim de que se verifique como poderão ser transformadas em ações institucionais que atenderão a população em situação de vulnerabilidade em cada local.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *