WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia





maio 2019
D S T Q Q S S
« abr    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

editorias





itao

EM ITABUNA, MAIS DE 1,2 MIL PROTESTAM CONTRA BLOQUEIO DE VERBA DA EDUCAÇÃO

Cerca de 1,5 mil pessoas participaram da manifestação em Itabuna || Foto Pimenta

Professores e alunos de universidades públicas de Ilhéus e de Itabuna e da educação básica puxaram manifestação contra os cortes no orçamento da Educação promovidos pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em Itabuna, nesta quarta-feira (15). O Dia Nacional de Mobilização pela Educação reuniu mais de 1,2 mil manifestantes na Avenida do Cinquentenário e teve apoio de sindicalistas e partidos de oposição ao governo federal.

Uma das alas da manifestação reunia professores, alunos e funcionários da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A instituição possui reitoria e campus em Itabuna, além de unidades em Porto Seguro e Teixeira de Freitas, no extremo-sul do Estado.

Alunos da UFSB apontam destino de dinheiro bloqueado || Foto Pimenta

De acordo com levantamento nacional, a UFSB foi a universidade mais afetada, proporcionalmente, pelos cortes promovidos pelo Governo Bolsonaro. O percentual é próximo de 40%. Durante o protesto, manifestantes exibiam faixas com críticas ao corte e indicando preocupação do governo federal em suposta compra de apoios para aprovar a Reforma da Previdência.

O Governo Bolsonaro reforça que apenas suspenderá o bloqueio de recursos somente se a proposta da Reforma da Previdência for aprovada. Durante o protesto, estudantes, professores e sindicalistas, além do vereador Jairo Araújo (PCdoB), criticaram Bolsonaro por uma entrevista, mais cedo, nos Estados Unidos. O presidente disse que os manifestantes são, em sua maioria, “idiotas úteis”.

RUI NO ALVO

A manifestação também teve críticas ao governador Rui Costa por causa da greve que já ultrapassa um mês nas universidades estaduais. Os professores cobram mais estrutura para pesquisa e extensão e promoções dos professores nas quatro universidades (Uesc, em Ilhéus, Uefs, em Feira de Santana, Uesb, em Jequié, Itapetinga e Vitória da Conquista, e Uneb, que possui campi em Salvador e várias regiões do estado). O governo estadual acenou com 900 promoções nas quatro universidades e liberação de R$ 36 milhões para investimentos.

 

1 resposta para “EM ITABUNA, MAIS DE 1,2 MIL PROTESTAM CONTRA BLOQUEIO DE VERBA DA EDUCAÇÃO”

  • J says:

    Nosso passado guardaremos nas nossas memórias, o que precisamos é lutar por nosso presente e nosso futuro. Vamos p/ ruas e tentar, apenas tentar sermos mais fostes q: escudos
    /Pistolas e fuzis.

    cudos/fuzis

Deixe seu comentário






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia