WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
festival chocolate


alba










maio 2019
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

editorias





itao






EM ITABUNA, MAIS DE 1,2 MIL PROTESTAM CONTRA BLOQUEIO DE VERBA DA EDUCAÇÃO

Cerca de 1,5 mil pessoas participaram da manifestação em Itabuna || Foto Pimenta

Professores e alunos de universidades públicas de Ilhéus e de Itabuna e da educação básica puxaram manifestação contra os cortes no orçamento da Educação promovidos pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em Itabuna, nesta quarta-feira (15). O Dia Nacional de Mobilização pela Educação reuniu mais de 1,2 mil manifestantes na Avenida do Cinquentenário e teve apoio de sindicalistas e partidos de oposição ao governo federal.

Uma das alas da manifestação reunia professores, alunos e funcionários da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A instituição possui reitoria e campus em Itabuna, além de unidades em Porto Seguro e Teixeira de Freitas, no extremo-sul do Estado.

Alunos da UFSB apontam destino de dinheiro bloqueado || Foto Pimenta

De acordo com levantamento nacional, a UFSB foi a universidade mais afetada, proporcionalmente, pelos cortes promovidos pelo Governo Bolsonaro. O percentual é próximo de 40%. Durante o protesto, manifestantes exibiam faixas com críticas ao corte e indicando preocupação do governo federal em suposta compra de apoios para aprovar a Reforma da Previdência.

O Governo Bolsonaro reforça que apenas suspenderá o bloqueio de recursos somente se a proposta da Reforma da Previdência for aprovada. Durante o protesto, estudantes, professores e sindicalistas, além do vereador Jairo Araújo (PCdoB), criticaram Bolsonaro por uma entrevista, mais cedo, nos Estados Unidos. O presidente disse que os manifestantes são, em sua maioria, “idiotas úteis”.

RUI NO ALVO

A manifestação também teve críticas ao governador Rui Costa por causa da greve que já ultrapassa um mês nas universidades estaduais. Os professores cobram mais estrutura para pesquisa e extensão e promoções dos professores nas quatro universidades (Uesc, em Ilhéus, Uefs, em Feira de Santana, Uesb, em Jequié, Itapetinga e Vitória da Conquista, e Uneb, que possui campi em Salvador e várias regiões do estado). O governo estadual acenou com 900 promoções nas quatro universidades e liberação de R$ 36 milhões para investimentos.

 

1 resposta para “EM ITABUNA, MAIS DE 1,2 MIL PROTESTAM CONTRA BLOQUEIO DE VERBA DA EDUCAÇÃO”

  • J says:

    Nosso passado guardaremos nas nossas memórias, o que precisamos é lutar por nosso presente e nosso futuro. Vamos p/ ruas e tentar, apenas tentar sermos mais fostes q: escudos
    /Pistolas e fuzis.

    cudos/fuzis

Deixe seu comentário








WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia