Tempo de leitura: 2 minutos
Marcone Sarmento será levado a júri em Salvador
Leal foi morto a tiros há 21 anos

Vinte e um ano depois e sem que nenhum mandante do crime tenha sido descoberto ou preso, Marcone Sarmento será novamente julgado pelo assassinato do jornalista e dono do Jornal A Região, Manuel Leal. O crime foi praticado na noite do dia 14 de janeiro de 1998 e ganhou repercussão nacional.

Sarmento foi denunciado pelo Ministério Público Estadual (MP-BA) como um dos executores. Os atiradores fizeram a emboscada no portão do sítio onde Leal morava, no Bairro Jardim Primavera, entre o Batalhão da PM e o Complexo Policial de Itabuna. O jornalista e servidor público federal foi atacado ao descer do veículo para abrir o portão.

Sarmento e mais dois homens foram julgados como os pistoleiros que estavam em uma caminhonete na noite da emboscada. O julgamento será no próximo dia 22, no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador.

Em 2005, Marcone foi levado a júri, mas acabou absolvido. O novo julgamento ocorre por evidências de que parte do júri tenha sido manipulada, tendo em vista as provas contundentes contra Marcone, segundo o MP ao recorrer da decisão do júri. Um outro acusado acabou sendo absolvido e um terceiro condenado, Monzart da Costa Brasil, a 18 anos de prisão.

Uma resposta

  1. Art. 427 CPP/decreto lei 3689/1941,diz que,o DESAFORAMENTO ocorre devido alguns vícios que contamine o julgamento,o mesmo seque uma liturgia do espirito da lei,precisa ser cristalina sem nenhuma impureza,sendo contaminado o júri será suspenso ou anulado, foi o que ocorreu nesta jurisdição.
    Porém, seque uma liturgia passo,a passo ate´o processo ficar maduro pronto para prolatar um acórdão.

    O processo amadurecer é idêntico o amadurecimento cronológico do homem, por isso que demora um tempo até ficar no ponto para acórdão ou seja uma decisão final, solucionando assim um caso analógico,aresto, neste caso transferindo julgamento para outra jurisdição que venha garantir os princípios que rege o ordenamento
    jurídico.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *