Tempo de leitura: 2 minutos
Estudantes de Firmino Alves participam de projeto ambiental

Estudantes do Centro Educacional Monteiro Lobato, no município de Firmino Alves, estão desenvolvendo uma série de atitudes socioambientais no ambiente escolar. São ações vinculadas ao projeto de Educação Ambiental e Saúde, promovido pela Secretaria da Educação do Estado. Os alunos já revitalizaram a área verde da escola, confeccionaram objetos com materiais reciclados e implantaram uma horta para a produção de alimentos e ervas medicinais.

O trabalho foi desenvolvido com oficinas e realizado de forma interdisciplinar, visando criar um ambiente saudável, além de gerar agentes multiplicadores da iniciativa junto às famílias e suas comunidades. “Como a ideia era que todos os alunos integrassem as oficinas, dividimos por temas para que eles escolhessem o que mais se adaptassem ao seu perfil”, explica a professora de Biologia, Bianca Viana.

A professora afirma que, “fico responsável pela horta onde produzimos tomate, cebolinha, alface e salsa, entre outros, para o consumo na alimentação escolar. Agora estamos implantando a Farmácia Viva, em que teremos ervas doce, cidreira, hortelã, alecrim e manjericão, para ser usado também na escola”.

Gabriel Souza, 16 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio, conta que o projeto alia teoria e prática, fortalecendo o aprendizado. “Com as oficinas, podemos colocar na prática o que aprendemos na teoria. O aprendizado tem sido importante, porque traz muito conhecimento sobre plantação e colheita dos produtos da horta. Fiquei surpreso em saber que alimentos como alecrim são alimentos para comer e também podem ser usados de forma medicinal”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *