Tempo de leitura: 2 minutos
Profissionais do Mais Médicos desistem do programa

Pelo menos 13 municípios do sul da Bahia vão receber, a partir desta segunda-feira (24), profissionais do Programa Mais Médicos. No 18º ciclo do programa do Ministério da Saúde foram contempladas localidades que perderam profissionais no ano passado, com a saída dos cubanos ou  desistência de brasileiros.

No sul da Bahia, os municípios contemplados são Canavieiras (1), Firmino Alves (1), Floresta Azul (2), Gongogi (1), Ilhéus (4), Ipiaú (2), Itacaré (1), Itajuípe (1), Itapé (3), Jussari (2), Mascote (1), Ubatã (1) e Una (2). No extremo sul, as localidades beneficiadas são Belmonte (1), Eunápolis (2), Guaratinga (1), Itamaraju (3), Nova Viçosa (1), Santa Cruz Cabrália (2) e Teixeira de Freitas (5). A Bahia foi contemplada com um total de 242 profissionais.

De acordo com o edital nº11/2019,  1.975 profissionais foram selecionados para atuar na Atenção Primária das unidades de saúde de mais de mil municípios, nos 26 estados, além de 10 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Esses profissionais devem se apresentar nos municípios entre os dias 24 e 28 de junho para o início das atividades de atendimento à população.

MAIORES DIFICULDADES

 Os municípios contemplados neste edital do Mais Médicos são de áreas historicamente com maiores dificuldades de acesso – a exemplo das ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas – e que dependem do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram oferecidas aos médicos 2.149 vagas, conforme indicação dos gestores locais sobre a quantidade necessária de profissionais para atendimento em suas unidades de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, esta primeira fase do 18º ciclo do programa priorizou a participação de profissionais formados e habilitados com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) do Brasil.

Além disso, para garantir a imparcialidade na escolha de médicos qualificados, preferencialmente com perfil de atendimento para a Atenção Primária, o Ministério da Saúde estabeleceu critérios de classificação, como títulos de Especialista e/ou Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *