Atividades do Sarahdo contemplam pacientes estudantes internados no HRCC

Durante a última semana que antecedeu o São João, o programa Sarahdo (Serviço de Atendimento à Rede em Ambiências Hospitalares e Domiciliares) encerrou suas atividades do primeiro semestre de 2019, no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, com o tema sobre os festejos juninos.

O projeto da Secretaria de Educação do Estado da Bahia desenvolve ações pedagógicas voltadas para o Ensino Médio e o público do EJA (Educação de Jovens e Adultos) para pacientes e acompanhantes de hospitais. No HRCC, a iniciativa começou em setembro de 2018, de segunda a quinta-feira, todas as tardes. Na sexta, os professores realizam o planejamento das aulas.

De acordo com Aline Gomes, professora de apoio do hospital, este mês as festividades juninas foram escolhidas para trabalhar em diferentes áreas do conhecimento. “A gente escolhe um tema de interesse coletivo, independente da série e idade, para que a pessoa possa falar sobre, compreender, e, a gente faz abordagem a partir das diversas disciplinas, todo tema é eleito a partir de uma intenção pedagógica”, disse.

Pacientes do Costa do Cacau no Sarahdo têm atividades de fechamento do semestre

A docente ainda relata que as atividades do Sarahdo têm influência sobre a reação dos pacientes. “Temos vários casos aqui, por exemplo, que são emblemáticos, de pessoas deitadas enroladas nas cobertas e depois do nosso encontro, o paciente já está mais animado, senta, conversa sobre outras coisas, a gente acredita que isso tenha um impacto positivo na recuperação desses pacientes”, afirmou.

A equipe que atua no HRCC conta com mais três professores – Daniela Oliveira, de Língua Inglesa e Artes; Mário Bastos, de Português de Literatura; e Samira Bueno, de Matemática, Ciências da Natureza, que engloba Química, Física e Biologia.