Tempo de leitura: 2 minutos
Hospital público do sul do Estado fez procedimento inédito na rede de saúde da região

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou o primeiro tratamento neurocirúrgico endovascular de uma doença rara e grave, a malformação arteriovenosa (MAV) cerebral. O procedimento foi feito pela equipe de neurocirurgia do hospital, o primeiro já realizado pela rede pública e privada de saúde no sul da Bahia.

O paciente Daniel Gomes dos Anjos foi submetido a uma tomografia do crânio que evidenciou hemorragia cerebral, levando a equipe do HRCC a suspeitar da patologia. Após a estabilização e os cuidados de neurointensivismo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi realizado o exame de arteriografia cerebral, que confirmou o diagnóstico.
Posteriormente, os profissionais da unidade fizeram o planejamento e procederam com o tratamento neurocirúrgico endovascular, sem intercorrências.

O principal objetivo dessa cirurgia é reduzir o fluxo de alta pressão das artérias dentro das veias, consiste na oclusão de vasos defeituosos, evitando que novas hemorragias ocorram. O paciente foi operado no último dia 17 e recebeu alta nessa quarta-feira (26).

Para José Antônio Sousa, presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), que faz a gestão do HRCC, unidade 100% SUS do Estado, o Hospital Regional Costa do Cacau é um avanço na saúde baiana. “São grandes os investimentos do Governo da Bahia, em diversas áreas, e a saúde tem uma atenção especial. Vários hospitais foram inaugurados e serviços estão sendo realizados e salvando muitas vidas”, disse.

SINTOMAS DA DOENÇA DE MAV

Dentre os sintomas da Doença de MAV, estão dores de cabeça a convulsões, perda de força de um lado do corpo até hemorragias cerebrais, o que é mais grave. Normalmente, o paciente procura o médico por ter convulsões ou crises convulsivas parciais, conhecidas como crises de ausência, que é, por exemplo, quando uma pessoa está falando e, de repente, fica fora do ar, por um curto período e volta, como se nada tivesse acontecido.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *