Tempo de leitura: 2 minutos
Inscrições terminam logo mais: Foto Luiz Claudio Barbosa/ Futura Press

Os  interessados em concorrer a uma vaga em curso superior presencial por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até as 23h59min desta segunda-feira (1º) para fazer a inscrição para o segundo semestre. Nesta edição são 46.600 vagas em 1.756 instituições de ensino privadas de todo país.

Para concorrer, o candidato precisa ter feito qualquer uma das últimas dez edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter alcançado média igual ou superior a 450 pontos nas questões e não ter zerado a redação.

Podem solicitar o financiamento a juros zero aqueles cuja renda familiar mensal bruta, por pessoa, não ultrapasse três salários mínimos. O resultado do processo seletivo sairá no site do Fies, em 9 de julho, em chamada única.

Os candidatos não selecionados contam ainda com a lista de espera, quando terão a oportunidade de preencher vagas que eventualmente não foram ocupadas na primeira fase. Essa etapa ocorre de 15 a 23 de julho. Em 2019, o Fies disponibiliza 100 mil vagas para cursos superiores. Na edição do primeiro semestre, 53.400 vagas foram ocupadas, sendo que 43.694 estão com contratos firmados e 9.706, em processo de contratação.

P-FIES

O programa também tem outra modalidade de financiamento para pessoas que recebem até cinco salários mínimos. Enquanto o Fies oferece financiamento a juros zero, o P-Fies dispõe de juros variáveis. Nesse caso, as condições de financiamento são definidas pela instituição de ensino e pelo banco.

A inscrição para o P-Fies também vai até as 23h59min desta segunda-feira, mas conta apenas com chamada única, ou seja, não tem lista de espera. O resultado, assim como o Fies, ficará disponível em 9 de julho.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *