Tempo de leitura: < 1 minuto

Ao lado de Rosemberg Pinto e ACM Neto, Nelson Leal, à direita, defende revisão histórica
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Nelson Leal, defendeu uma revisão histórica em que o 2 de Julho de 1823 seja considerado como data da efetiva Independência do Brasil. A defesa foi feita no 2 de Julho, data em que é comemorada a Independência do Brasil na Bahia.

– A proclamação da Independência é de 7 de Setembro de 1822, mas o exército português só foi derrotado e expulso definitivamente do país em julho do ano seguinte, na Batalha de Pirajá [na Bahia]. O que vale é o dia da libertação e não da assinatura do documento de independência. Não é demais lembrar que, somente em 12 de outubro de 1822, D. Pedro é proclamado Imperador e o Brasil vira Império. Portanto, historicamente, a data da nossa Independência deveria ser 2 de Julho de 1823 – defende Leal.

Nelson Leal participou dos festejos ontem e lembrou que a Independência da Bahia é a única festa cívica brasileira com participação popular. “É a verdadeira celebração da Independência do Brasil: foi aqui que os brasileiros defenderam a pátria contra o exército português. Os baianos consolidaram realmente a nossa independência e realizam uma emocionante celebração. Todo o Brasil deveria render homenagens aos heróis do Dois de Julho”, disse.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *