Tempo de leitura: 2 minutos
Evento em Itacaré vai até o próximo sábado (27)

A Casa do Boneco, em Itacaré, promoverá a primeira edição de uma feira de afroempreendedorismo, a Ujama-Kitan-da-Preta, a partir desta quinta-feira (25), Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Afrocaribenha. A feira, realizada na Rua da Praia da Concha, número 744, vai até o próximo sábado (27) com ações de protagonismo preto, oficinas, rodas de conversas, poesia, música , dança, gastronomia afro-brasileira, artesanatos afro-indígenas e premiações culturais. De quebra, ainda há a oportunidade de assistir ao pôr-do-sol mais lindo do sul da Bahia, na Ponta do Xaréu, na Praia da Concha.

O evento cultural e de empreendedorismo está sendo promovido pela Casa do Boneco em parceria com a Raiz Cultural Produções e apoio da Associação das Mulheres Empreendedoras de Itacaré (AMEI), Coletivo Empodere, Cesol e Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura de Itacaré. Será a primeira edição da Ujamaa-KITANdaPRETA, a Feira de Afroempreendedorismo de Itacaré.

Os organizadores reforçam que esta é uma grande oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a diversidade cultural do município da Costa do Cacau e um dos principais destinos turísticos da Bahia e do Nordeste, também conhecida pela riqueza histórica de seus quilombolas.

HISTÓRIA

O dia 25 de julho é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e  Afrocaribenha. A data no Brasil é reconhecida como o Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder do quilombo de Quariterê, no Mato Grosso. A data é uma conquista importante que mostra o protagonismo das mulheres negras na história e luta social e foi sancionada pela então presidente Dilma Rousseff em 2014 numa homenagem à “Rainha Tereza”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *