Tempo de leitura: 2 minutos
Emasa deverá ser passada para gestão da iniciativa privada || Foto Pimenta

O diretório do PCdoB em Itabuna emitiu nota qualificando como crime contra a população privatizar a Emasa. Para o partido, que orientou vereadores a votar contra a concessão, haverá aumento da tarifa de água em Itabuna e os mais carentes serão os maiores prejudicados. A concessão deve acabar com a tarifa social no município. Confira a íntegra da nota:

PCdoB: CONCESSÃO DA EMASA É CRIME CONTRA A POPULAÇÃO

O Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB/Itabuna) vem a público manifestar sua posição contrária à concessão da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) à iniciativa privada, anunciada pelo prefeito Fernando Gomes.

Ao publicar edital de concorrência pública sem nenhum debate com a população, o governo municipal escancara seu caráter autoritário e antidemocrático. O prefeito também confronta a Câmara de Vereadores ao não se reportar à necessidade de autorização da concessão pelo legislativo municipal. Desde já, o PCdoB orienta sua bancada a votar contra este crime contra a população de Itabuna.

A concessão da Emasa implicará em grandes prejuízos à população itabunense, principalmente a mais carente, que arcará com altas taxas de água e esgoto. A eminente demissão em massa de trabalhadores e trabalhadoras da empresa aumentará ainda mais o drama do desemprego em nossa cidade.

A água é um bem fundamental e não pode ser tratado como mercadoria. As experiências de concessão dos serviços de águas e saneamento no Brasil e no mundo demonstraram-se fracassadas, pois os serviços foram precarizados e as tarifas aumentaram de forma absurda. Cidades como Manaus, Itu, Berlin, Buenos Aires, Paris, Indianapólis, dentre tantas outras, privatizaram tais serviços no passado e agora estão pagando caro para voltar ao antigo modelo.

O PCdoB/Itabuna conclama a população a resistir e impedir que o prefeito entregue este patrimônio público essencial à iniciativa privada, numa aposta arriscada, sem nenhuma garantia de que os problemas relacionados à distribuição, captação e tratamento de esgoto serão resolvidos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *