Tempo de leitura: 2 minutos
Sindicato denuncia falta de estrutura na Maternidade Ester Gomes

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi) encaminhou, nesta quarta-feira (7), ofício ao Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciando a falta de estrutura na Maternidade Ester Gomes. A procura pelos serviços na unidade aumentou consideravelmente depois que a Secretaria de Saúde de Itabuna mudou o contrato com o Hospital Manoel Novaes.

Com a alteração no contrato feito pelo município, o Novaes deixou de atender de “portas abertas” e parte dos serviços de pediatria e obstetrícia foi transferida para a Maternidade Ester Gomes, que, segundo o Sintesi, não preparou uma estrutura para atender a nova demanda.“Eles deveriam instalar novos equipamentos e contratar pessoal. Mas não fizeram nada disso”, afirmou ao PIMENTA o coordenador do Sintesi, Raimundo Santana.

Santana denuncia que atual estrutura não garante a qualidade mínima no atendimento, coloca em risco a vida dos pacientes, além de agravar as condições seguras de trabalho dos profissionais de saúde.“Foi uma mudança imposta, sem nenhum debate com o Conselho Municipal de Saúde. Feita sem um planejamento para evitar mais sofrimento para a população, principalmente, as pessoas mais carentes”, disse.

Com a mudança, o Hospital Manoel Novaes passou a ser a referência para alto risco, com atendimentos referenciados, enquanto que a “porta de entrada” para obstetrícia e pediatria foi transferida para a Maternidade Ester Gomes. Hoje, só são atendidos no Novaes os pacientes do serviço da alta complexidade.

Uma resposta

  1. A maternidade Ester Gomes é uma instituição filantrópica,sem fins lucrativos. Vivem de doações,arrecadações. Só leva o nome do prefeito,porque foi fundado por ele,somente. Foram pegos de surpresa com essa mudança do HMN e a demanda está quadruplicada, seria fácil julgar uma instituição que é mantida pelo governo da Bahia ou pela prefeitura se eles não tivessem se ajustado à demanda,mas como julgar dessa forma uma instituição que se mantém pelas próprias pernas?! Acredito que eles estão fazendo o possível e o impossível lá dentro. Infelizmente,algo sem planejamento e debate só atinge a população,e os menos preparados sofrem com a carga da culpa toda.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *