A Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira realizou, na manhã desta quarta-feira (7), a Operação Faro Fino, no Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus. A ação de combate ao crime organizado e tráfico de drogas contou com a participação de duas cadelas da unidade.

As cadelas ‘Nix’ e ‘Hera’, que estão em fase de formação em detecção de entorpecentes, vistoriaram os veículos buscando drogas e armas. “Os animais ajudam bastante nas operações, pois são precisos e detectam possíveis entorpecentes mesmo que estejam escondidos em malas ou mochilas”, destacou o comandante da Cipe Cacaueira, major Ricardo Lima.

De acordo com comandante, os cães reforçam as operações policiais e fortalecem a segurança tanto dos viajantes quanto dos usuários que passam pela região. “Eles possuem uma rapidez na prevenção de crimes e roubos”, finaliza.

CAPACITAÇÃO DOS CÃES

Os cachorros que integram o Grupamento de Operações com Cães da Cipe Cacaueira passam por um longo treinamento, que começa nos primeiros meses de vida e dura dois anos. Os primeiros períodos são voltados a obediência e a socialização. Já durante a fase de adestramento, os policiais caninos recebem treinamentos específicos para a função policial.

Além de Nix e Hera, o canil da unidade também conta com mais duas cadelas da raça Pastor Belga de Mallinois, que já atuam nas ruas.