Tempo de leitura: 2 minutos

Hospital Costa do Cacau promove ações no Setembro Verde
Uma das maiores dificuldades enfrentadas na captação de órgãos para transplante no Brasil é a negativa familiar. Muitas vezes essa atitude ocorre por diversos fatores, como falta de conhecimento sobre o tema, estado emocional e medo. Na Bahia, segundo dados do Sistema Estadual de Transplantes, apenas 30% das famílias entrevistadas dizem sim à doação de órgãos.

Diante desse quadro preocupante, todos os anos é realizada, em toda a rede de saúde do país, a campanha Setembro Verde, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade e familiares de pacientes potenciais doadores – diagnosticados com morte encefálica, internados sob cuidados intensivos, conforme autorização consentida prevista em lei.

No Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), um dos pontos de captação de órgãos no interior da Bahia, este trabalho é coordenado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). De acordo com Ronaldo Vital Pereira, enfermeiro coordenador do CIHDOTT do Hospital Costa do Cacau, o setor realiza esse trabalho de sensibilização com as famílias durante o ano inteiro, intensificando ações durante o Setembro Verde.

“Iniciamos nossas ações em prol do Setembro verde neste domingo, 1º. E nesse processo de doação de órgãos, o principal fator é a humanização, o acolhimento. Nesse momento, a gente explica a situação para os familiares e busca a compreensão de que doar os órgãos de um ente querido é um gesto de amor com o próximo que precisa”, ressalta Ronaldo.

Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, diz que a campanha busca conscientizar a população sobre a importância de se tornar um doador de órgãos e compartilhar esperança a pessoas que esperam por uma nova oportunidade de retomar suas vidas. “Aqui no hospital, a equipe da CIHDOTT é atuante, que além de esclarecer as dúvidas dos familiares de possíveis doadores, reconhece que mesmo em um momento de dor, a família tem um gesto nobre que é o de salvar vidas”.

O Setembro Verde tem seu ponto alto no dia 27 de setembro, considerado o dia D da campanha. No último dia 28 de maio, o CIHDOTT (HRCC) realizou a captação de múltiplos órgãos (coração, dois rins, fígado e córnea). Além disso, em 2019, a unidade captou, até agosto, 19 córneas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *