Organização define ações para o Dia Mundial da Limpeza em Itabuna

No próximo dia 21 de setembro, o Instituto Viverde e a Unime vão coordenar o Dia Mundial da Limpeza em Itabuna, segundo o movimento social, de cidadania e cuidado com o meio ambiente Let´s do it!. A ação busca voluntários para a limpeza de suas cidades e a conscientização sobre desperdício e descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

A data integra a maior ação de limpeza do planeta. Nesse dia, voluntários e parceiros do mundo inteiro se reúnem, coletando resíduos em praias, rios, florestas, praças, ruas e parques. Em 2018, o evento reuniu 18 milhões de pessoas em 157 países e territórios para o maior dia de coleta de resíduos da história da humanidade.

ITABUNA


“Será a primeira vez de um evento de limpeza em Itabuna. Oportunidade de refletir sobre os resíduos mal administrados, inspirando políticos, empresas e a comunidade a implementar medidas para mudanças significativas. Ainda não se destina adequadamente os resíduos sólidos no município. O desafio é mobilizar a população para essa necessidade urgente”, afirma a presidente do Instituto Viverde, Waleska da Costa Viana.

A coordenadora da ação pela Unime Itabuna, Luziléa Oliveira, considera o Dia Mundial da Limpeza mais um passo significativo para aumentar a reflexão sobre gestão de resíduos e recursos em todo o município. “O desafio está apenas começando. Precisamos de conscientização e mais pressão sobre todas as partes capazes de impactar as formas como projetamos, produzimos, consumimos e reciclamos nossos produtos”.

AÇÃO COLETIVA

A população está convidada a se unir nesta ação cívica. Os coordenadores orientam para que cada integrante e participante esteja com o seu equipamento de proteção individual básico – bota plástica ou sapato fechado, luvas, calças compridas, boné ou chapéu e sacos de lixo – e  colocar uma camisa branca e participar.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unime Itabuna, Ronaldo Costa, informa que a partir de agora, toda a população já pode baixar em seu smartphone o aplicativo TrashOut e realizar o registro fotográfico de pontos de acúmulo de resíduos sólidos (lixo) que necessitam de uma ação no Dia Mundial da Limpeza.

Já a coordenadora do curso de psicologia da instituição, Gleicimara Queiroz, salienta que todos os estudantes interessados em participar da ação global, devem realizar o seu cadastro de voluntário pelo site www.diamundialdalimpeza.com.br, para garantir o certificado de 40 horas.

AÇÃO NO BRASIL

O Dia Mundial da Limpeza reuniu em 2018, cerca de 360 cidades e mais de 100 mil participantes mobilizados pela causa. Foram mais de duas mil toneladas de resíduos coletadas de praias, rios, ruas, estradas, praças, parques e cachoeiras. Este ano já são mais de 700 municípios brasileiros cadastrados.

O convite se estende aos representantes de ONGs, empresas, poder público e pessoas que queiram se unir a esta ação. Contatos: 73 98141-8601 ou 73 98891-1557. Para mais informações, acesse o Instagram: @institutoviverde, e-mails: luzilea.oliveira@kroton.com.br ou viverde@viverde.org.br