Tempo de leitura: 3 minutos
Aumenta o número de crianças que usa o celular para acesso à internet

Uma pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br),nesta terça-feira (17), aponta que 86% das crianças e adolescentes brasileiros, com idade entre 9 e 17 anos, são usuários da rede mundial de computadores, o que equivale a 24,3 milhões de pessoas conectadas no País.

O levantamento também revela que persistem as desigualdades no acesso e uso da rede por esse público em relação às áreas urbanas (90%) e rurais (68%), e entre crianças e adolescentes das classes A e B (98%) e classe D e E (73%).

A pesquisa TIC Kids Online Brasil estima que cerca de 3,8 milhões de crianças e adolescentes de 9 a 17 anos não tinham acesso à internet em 2018. Dentre os motivos, o mais citado foi a falta de acesso à rede no domicílio (8%), seguido por impossibilidade de usar a internet na escola (5%).

A proporção de crianças e adolescentes de 9 a 17 anos usuários de internet que acessam à rede por meio do celular se mantém estável em 93%, o que equivale a 22,7 milhões de pessoas. Cresce a proporção daqueles em que o acesso à internet é feito exclusivamente pelo celular: a pesquisa mostra que para 53% dos internautas investigados o celular é o único dispositivo usado para acessar a rede. Nas classes D e E essa proporção foi de 71%.

O estudo revela ainda um crescimento do uso da internet por jovens para atividades multimídia, que chega a ultrapassar a utilização para o envio de mensagens instantâneas (77%). A pesquisa TIC Kids Online Brasil também destaca que 82% das crianças e adolescentes usuários de internet escutam música on-line; 60% jogam sem conexão com outros jogadores e 55% jogam conectados com outros jogadores.

No âmbito das atividades com fins educativos, 74% das crianças e adolescentes conectados pesquisam na internet para fazer trabalhos escolares, 63% fazem pesquisas por curiosidade ou vontade própria e 53% leem ou assistem a notícias na rede mundial. O levantamento indica que 83% das crianças e adolescentes usuários de internet assistem a vídeos, programas, filmes ou séries on-line.

REDES SOCIAIS

De acordo com a TIC Kids Online Brasil, 82% das crianças e adolescentes usuários de Internet (entre 9 e 17 anos) têm perfil em redes sociais, sendo que a faixa etária mais presente nessas plataformas é dos adolescentes de 15 a 17 anos (97%).

Entre os que possuem perfis em redes sociais o WhatsApp foi a plataforma mais mencionada (72%), superando pela primeira vez na série histórica da pesquisa o número daqueles que declaram te perfis no Facebook (66%).

O Instagram também apresentou crescimento e a plataforma já é a terceira com maior número de perfis (45%) – em 2013 eram apenas 16%. Já entre crianças de 9 e 10 anos, 58% possuem perfis em redes sociais: 46% no WhatsApp, 23% no Facebook e 14% no Instagram.

LEVANTAMENTO EM TODO O PAÍS

Em sua sétima edição, a pesquisa TIC Kids Online Brasil entrevistou 2.964 crianças e adolescentes com idades entre 9 e 17 anos, bem como seus pais ou responsáveis, em todo o território nacional. As entrevistas aconteceram entre outubro de 2018 e março de 2019, visando a entender de que forma esse público utiliza a Internet e como lida com os riscos e as oportunidades decorrentes desse uso.

A TIC Kids Online Brasil segue alinhada com o referencial metodológico da rede europeia EU Kids Online, liderado pela London School of Economics e com o projeto Global Kids Online, coordenado pelo Unicef.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *