Tempo de leitura: 3 minutos
Hospital Costa do Cacau fechará quinzena de outubro fazendo a 10ª cirurgia cardíaca

Pioneiro em procedimentos cirúrgicos cardíacos de alta complexidade no interior da Bahia, a exemplo de implantação de marcapasso CDIR e de revascularização do miocárdio (ponte de safena), o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) intensificou o atendimento a pacientes na área de cardiologia. Décio Cardoso, cirurgião cardíaco do HRCC, explica que o hospital está aprimorando os fluxos de intervenções. “Há cerca de dois meses fizemos a primeira cirurgia e já estamos completando a décima no final desta quinzena de outubro, todas com sucesso absoluto”.

Cardoso informou ainda que existe uma demanda grande na região e com o funcionamento do Hospital Regional Costa do Cacau está sendo possível fazer mais diagnósticos. “Estamos aumentando de maneira bastante progressiva todos os procedimentos, porque o Estado nos dá condições de trabalhar com uma equipe comprometida e a nossa administração está muito determinada em restabelecer a saúde dos pacientes”.

O Hospital Regional Costa do Cacau, além de realizar cirurgias de alta complexidade, atua no diagnóstico de patologias do coração, melhorando o tratamento das doenças. Para Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, o Governo da Bahia, a Secretaria de Saúde do Estado e a atual administração do hospital (IBDAH) vêm aprimorando os serviços das diversas especialidades clínicas e cirúrgicas e trabalhando para que os usuários do SUS tenham atendimento com total qualidade.

– Em relação ao serviço de cardiologia composto pelo grupo da cirurgia cardíaca, cardiologia intervencionista (hemodinâmica e marcapasso), a unidade possui uma equipe multidisciplinar especializada nos cuidados pré e pós-operatórios na UTI e enfermarias, e, deve-se a este conjunto, o mérito pelo êxito de todos os procedimentos até hoje realizados – avalia Almir.

O diretor assistencial ainda indicou que o número de cirurgias no HRCC pode ser ampliado. “Em um futuro próximo a meta é realizar 20 cirurgias cardiovasculares por mês, incorporar novas tecnologias a exemplo da TAVI (troca da válvula aórtica minimamente invasiva) e o transplante cardíaco”, revelou.

AVALIAÇÃO

Zenaide Jesus Santos, paciente que passou por uma cirurgia cardíaca fez uma avaliação positiva do atendimento no HRCC. “Fiz uma cirurgia com Dr. Décio, um médico excelente. Gostei muito do atendimento aqui, um trabalho muito especial, o pessoal daqui do hospital é muito educado. Vou saindo daqui com saudade de todos, que eu não volte doente, mas sim para agradecer o trabalho que eles fizeram comigo. Agradeço a Deus por tudo”.

Aguardando para fazer cateterismo, a paciente Maria Rosária Salomão Menezes disse que o tratamento recebido no Costa do Cacau a tranquilizou. “Estar internada em um hospital como esse me dá mais tranquilidade. Estou gostando muito do atendimento, tenho recebido muito carinho. O hospital é bom, lindo e maravilhoso. O pessoal daqui é nota 10”, exultou.

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, explica as boas performances registradas em diversos equipamentos da rede pública, tal qual ocorre no Hospital Costa do Cacau. “O Governo do Estado, através da Sesab, e a atual administração do hospital vêm aprimorando os serviços das diversas especialidades clínicas e cirúrgicas e trabalhando para que os usuários do SUS tenham atendimento com total qualidade. Essa é a diretriz da gestão Rui Costa, buscando qualidade e resolutividade nos hospitais públicos de toda a Bahia”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *