Tempo de leitura: 2 minutos
Procedimento inédito pelo SUS no sul da Bahia foi feito pelo HRCC

Na última segunda-feira (4), a equipe médica do Hospital Regional Costa da Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou cirurgias de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) em duas pacientes. Esse procedimento consiste na investigação diagnóstica das vias biliares (da vesícula e do pâncreas) e foi utilizado pela primeira vez na rede de saúde pública da região sul da Bahia.

O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas destacou a importância do procedimento. “A primeira vez que se realiza essa CPRE, que é um procedimento que consiste em injetar contrastes nas vias biliares e, eventualmente, se retirar cálculos da vesícula, serve para a pessoa que tem crise de vesícula biliar. Agora o Hospital da Costa do Cacau vai ser o grande centro de referência também para fazer CPRE, em toda região Sul e Extremo Sul da Bahia”.

Maria Helena dos Santos, de 59 anos, moradora de Itabuna, e Maricelma Alves Ribeiro, de 30 anos, residente em Itororó foram as pacientes submetidas ao CPRE, no Hospital Regional Costa do Cacau, na última segunda-feira (4). Estão internadas em recuperação na enfermaria da unidade.

Maricelma Ribeiro disse que a cirurgia não seria realizada no HRCC, estava na regulação para encaminhamento ao Hospital Roberto Santos, em Salvador. “A semana passada a gente teve a notícia boa que seria realizado aqui. A gente ficou muito feliz. Esse procedimento de CPRE mais a retirada da vesícula que seria feita aqui”, declarou.

Maria Helena dos Santos relatou que chegou com uma segunda crise de vesícula, foi atendida e fez exames que não teria condições financeiras de pagar. “Acho o atendimento daqui muito bom, e ir para Salvador seria mais complicado. Fizemos campanha de oração e Deus nos deu a vitória. Que Deus abençoe e que essa porta do Hospital Regional Costa do Cacau nunca mais se feche, porque muitas pessoas precisam de atendimento eficiente e de qualidade”, disse.

O diretor assistencial do Hospital Regional Costa do Cacau, Almir Gonçalves, garante que a unidade tem obtido avanços nos últimos meses. “O hospital está realizando uma série de procedimentos de grande importância para os pacientes do SUS e muito mais está a caminho porque o governador Rui Costa e o secretário da Saúde Fabio Vilas-Boas estão trabalhando para que os baianos tenham serviços de qualidade e resolutividade nos hospitais públicos de toda a Bahia, assim”, afirmou Gonçalves.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *