Gestante sofre na Maternidade Ester Gomes, em Itabuna

Uma mulher em trabalho de parto aguarda atendimento  na Maternidade Ester Gomes (Maternidade da Mãe Pobre) em Itabuna. Mariane Ludovico da Conceição, de 27 anos, precisa fazer cesariana, mas a maternidade está sem médico anestesista neste momento.

Mariane Ludovico enfrenta fortes dores e precisa ser transferida para o Hospital Manoel Novaes. A maternidade não autoriza a transferência para o hospital da Santa Casa. Há pouco, um amigo da família foi até a Secretaria de Saúde de Itabuna para tentar obter autorização de transferência e internação de Mariane no Novaes.

“O médico disse que ela não pode ser encaminhada para o Novaes e teria que ir para Ilhéus. Liguei para o Samu e o funcionário disse que o médico [da maternidade] tem que ligar. Já o médico, disse que teria que ser autorizado pela Central de Regulação”, afirmou Ricardo. O site não conseguiu contato com a Secretaria de Saúde de Itabuna.

Atualização às 12h37min – Após negociações com a Secretaria de Saúde, a paciente foi transferida para o Hospital Manoel Novaes há pouco. O Samu não tinha autorização para entrar na maternidade, mas a resistência foi vencida devido ao estado de saúde da gestante, que sofria fortes dores.