Tempo de leitura: 2 minutos
Ilhéus sedia a terceira edição da Vivência com a Arte Drag Queen|| foto Larissa Paixão

Começa nesta sexta-feira (15), a partir das 17h, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus, a terceira edição da Vivência com a Arte Drag Queen. Entre as atividades previstas estão palestras, oficinas de maquiagem, canto, corpo, narrativas e debates sobre a temática.

As ações prosseguem até o dia 23, quando acontecerá o Cabaré Show com participantes das edições anteriores e será realizada Mostra Experimental com as calouras. As inscrições são gratuitas e abertas a participantes de todos os gêneros, sendo que as vagas são limitadas. A classificação indicativa é 18 anos.

Pela primeira vez no sul da Bahia, um grupo visa pesquisar a temática drag queen. A III Vivência busca reunir pessoas interessadas em compartilhar informações, práticas e experiências do universo Drag Queen. Todo o processo da iniciativa é colaborativo, ou seja, vários olhares são democratizados durante as atividades pedagógicas, seguindo um cronograma pré-estabelecido. As inscrições devem ser feitas via formulário on-line.

Várias mulheres já participaram e, nesta edição, também estão inscritas pessoas trans. “Esperamos desmitificar vários equívocos ou falta de conhecimento sobre esta arte tão discriminada”, concluiu Maurício Lima, que irá homenagear uma das referências na arte Drag Queen, Isabelita dos Patins.

De acordo com um dos organizadores da Vivência, Fábio Nascimento, este espetáculo é a oportunidades de todas, novatas ou não, levarem ao público suas inquietações e manifestações artísticas através das suas personas, suas drags. “Sem o compromisso de algo que se encaixe num formato comercial, o Cabaré Show dará maior liberdade para as atuantes explorarem ao extremo suas questões artisticamente”, complementou. Ao lado de Maurício Lima e Guto Pacheco, ele é um dos fundadores do Coletivo e do Grupo.

HISTÓRIA

Ao longo do ano de 2019, o Grupo Teatro/Circo Maktub promoveu e ajudou a criar dois núcleos da arte Drag Queen, o Coletivo ArtDrag Sul Bahia reunindo várias drags da região para criarem espaços e possibilidades de investigação e exibição de suas manifestações artísticas.

Já o grupo Drags do Maktub é um núcleo do grupo que já atua com os Palhaços do Maktub e Palhasseata de Ilhéus e o núcleo do Cabaré, com o Projeto Ilheenses Amados, que neste ano completa 15 anos em cartaz no Bataclan. A proposta do Drags do Maktub é voltada para a produção de pequemos shows, com formato cabaré, em que uma temática é escolhida e ali redesenhada através da arte Drag, bebendo em várias fontes, como a do Teatro de Revista.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *