Tempo de leitura: 2 minutos
Livro de jornalista será lançado na próxima semana

O escritor, jornalista e radialista aposentado Waldeny Andrade lança, em sessão de autógrafos, às 18h na próxima quarta-feira (11), no Shopping Jequitibá, em Itabuna, o seu mais novo livro. “Noite no Vale do Cotia” é uma incursão pelo mundo da ficção literária que narra a luta pela preservação do que ainda resta da cobertura nativa no sul da Bahia.

Neste seu quarto livro, editado pela Via Litterarum, o escritor narra história de uma família nordestina que foge dos agravos do semiárido e aporta em Itabuna, atraída pela fama do cacau numa época em que a economia cacaueira passa por mais uma de suas recorrentes crises econômico-financeiras. A saga dessa gente a faz construir uma fazenda de cacau onde pretende manter em pé a densa floresta nativa abundante e intocada, seus corpos d’água, a fauna e flora.

Contra si, os pioneiros têm o desafio imposto por grandes fazendeiros que, com a pecuária como alternativa para obter mais dinheiro, avançam sobre a mata nativa com a consequente a devastação da Mata Atlântica. O thriller se passa na área rural de Palestina, atual município de Ibicaraí, onde corre o imaginário Ribeirão Cotia, um dos tributários do Rio Salgado que, com o Rio Colônia, forma mais adiante o Rio Cachoeira.

CONTRAPONTO A VIDA REAL

Fazendo contraponto com a vida real, o escritor Waldeny Andrade, na obra ficcional, lembra que, depois de anos de devastação de suas matas ciliares e das florestas no seu entorno, o Rio Cachoeira definha aos olhos de todos, tendo se transformado em um gigantesco esgoto a céu aberto que corta Itabuna e outros municípios. Do mesmo modo que as cidades da Bacia do Rio Almada que recebe quase todo o esgotamento sanitário por falta de infraestrutura e omissão dos governos.

É certo que depois do sucesso editorial do seu terceiro livro “Serra do Padeiro – A saga dos Tupinambás”, o escritor Waldeny Andrade tenha amadurecido ainda mais na arte de contar estórias e histórias, aprimorado a técnica literária e se apossado de uma narrativa rápida e eletrizante.

Na contracapa, embora o ficcionista diga que “Noite no Vale do Cotia” seja um painel real sobre a Região Cacaueira e que qualquer associação de nomes citados seja simples coincidência, o leitor certamente vai tirar suas próprias deduções pela riqueza de elementos trazidos nesta obra.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *