Tempo de leitura: 2 minutos
Setor de serviços cresceu 1% em outubro na Bahia, segundo IBGE || Foto Carol Garcia/GovBA

O volume de Serviços cresceu 1% na Bahia em outubro, em comparação com o mês imediatamente anterior. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (12), na Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE e sistematizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan). “Esta foi a quinta variação positiva de 2019 para este importante setor da nossa economia. Crescemos em outubro acima do índice nacional”, pontuou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

O mesmo levantamento aponta que a receita nominal de serviços revelou, em outubro de 2019, os seguintes resultados: na comparação com setembro de 2019, cresceu 1,0%, com ajuste sazonal; na comparação com outubro de 2018, expandiu 1,7%; o indicador acumulado no ano ampliou 1,8%; o indicador acumulado em 12 meses expandiu 1,8%. Ainda em relação ao volume de Serviços, na comparação com outubro de 2018, caiu 1,6% e o indicador acumulado no ano contraiu 1,9%.

ATIVIDADES TURÍSTICAS

Em outubro de 2019, o índice de atividades turísticas na Bahia apontou variação positiva de 3,1% frente ao mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal). “Mais uma vez, crescemos acima do índice nacional, que ficou com apenas 1,5% na mesma base de comparação, comprovando o bom momento do setor em nosso estado”, ressaltou Pinheiro.

O volume das atividades turísticas, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, na Bahia, avançou 2,0%. Na receita nominal, o estado apontou variação positiva de 6,0% ficando acima de Pernambuco (1,7%) e Ceará (1,3%).

No indicador acumulado do ano, o agregado especial de atividades turísticas cresceu 1,8% frente a igual período do ano passado. Na receita nominal, o estado apontou variação positiva de 8,0% neste mesmo período. A Bahia também cresceu no indicador acumulado dos últimos doze meses, ficando em 1,9% e na receita nominal a variação foi positiva de 8,2%.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *