Tempo de leitura: < 1 minuto

O empresário de comunicação José Amâncio Barbosa Filho – ou simplesmente Barbosa Filho – está na mira das comunidades de terreiro de Ilhéus. Ele é acusado de preconceito por motivo de ordem religiosa, depois de ter impedido a ialorixá Mãe Vanda de entrar nos estúdios da TVI, onde a mesma daria entrevista na última segunda-feira (22).

Mãe Vanda, de 68 anos, foi à emissora a convite da produção de jornalismo. Porém, ao chegar à recepção, diz ter sido informada que o diretor da TVI desautorizou a entrevista, em função de tratar-se de assunto ligado ao candomblé.

Revoltada, a ialorixá – que além de mãe-de-santo do Terreiro Ilè Ase Oya Funké, é também advogada – externou seu repúdio com a forma como “as comunidades de terreiro são tratadas constantemente por fanáticos religiosos e preconceituosos nos meios de comunicação”.

Mãe Vanda também divulgou uma carta, na qual pede o apoio de “entidades, autoridades e lideranças”. Ela manifesta ainda a intenção de acionar a justiça.

45 respostas

  1. O mínimo que se pode fazer é entrar com um processo contra esse ser estúpido. Outra coisa que dá resultado é fazer uma manifestação na frente do estúdio da TVI. É preciso estigmatizar esse energúmeno como uma figura fscista e fanático religioso que quer orientar a escolha religiosa das pessoas.

  2. Que coisa, em pleno secúlo XXI anda se ver esse tipo de preconceito, Barbozinha deveria voltar pra Faculdade, de onde ele acabou de sair, pois não aprendeu nada.

  3. Não podemos mais admitir situações vexatórias como essa.

    Chega de intolerância, que leva à violência, ao caos, à guerra.

    Deve tomar medidas judiciais, além do apoio da entidades.

    Que os Orixás a protejam.

  4. Barbosa errou feio, não se faz um convite e se bara na porta uma pessoa seja ela qual for, é vergonhoso para a pessoal, ele teria que ter negado era antes de ter convidado.

  5. ATÉ AGORA NINGUÉM OUVIU O BARBOSA FILHO DE (DEUS) NÉ ???, RECEITAR REMÉDIO AMARGOR PRA OS OUTROS É FÁCIL O DIFÍCIL É NOS AUTO-MEDICAR…

    Da Redação: Risomar, você nunca ouviu falar dos perigos da automedicação? Rs. O espaço está aberto para os devidos esclarecimentos.

  6. moro em Porto Seguro,cidade em que as pessoas tem a cabeça otima,acho total absurdo,uma cara de comunicação televitiva,ainda ter preconceito em relação a religao(ainda tenho dúvida,sera que ele gosta de pessos de cor?)é uma aberração meu caro reporter,ou sei lá o que

  7. É preciso dar um basta nesta intolerância. Se o candomblé não é considerada religião, logicamente todas as outras são seitas, inclusive o protestatismo. Deus é um só, seja no candomblé ou não , temos que respeita-lo e todos as outras crenças.

  8. Esse Barbosa Filho deve se achar um neo-coronel, hein. Que sujeitinho pernóstico e ignorante. Quanta estupidez, meu Deus. Oh, lorpa, estás estigmatizado, assim como o Bóris Casoy, só que Boris todo mundo sabe quem é, já esse Barbosinha, de que mesmo, hein?

  9. O pior é que o cara ainda “se acha”, sendo que é diretor de uma emissora de TV cuja audiência (ou assistência) é apenas um traço, …!!!

  10. Não coheço Mãe Vanda, nem esse Barbosda Filho.Entretanto pelo que li, chefuei à colclusão de que é um mal educado, pois além dela ser uma dama,como pessoa humana merece todo respeito.
    A Sra que passou pelo constrangimento deveria ingressar em Juízo com uma Ação de Danos Materiais e Morais contra essa pessoa e a emissora. Ele merece ser despedido vez que sequer tem capacidade para dirigir uma emissora de tv.

  11. Eis a carta de Repúdio

    NOTA PÚBLICA DE REPÚDIO

    DAS COMUNIDADES DE TERREIROS DA CIDADE DE ITABUNA

    Foi com alegria que a Iyalorixá do Terreiro Ilè Ase Oya Funké, Mãe Vanda, 68 anos, casada há 48, Bisavó, avó, Mãe de 06 filhos biológicos e mais de duas centenas de filhos espirituais. Advogada, Membro dos Conselhos municipais de Assistência Social, da Criança e do Adolescente, dos Direitos da Mulher. Sócia Fundadora da ACAI Associação do Culto Afro Itabunense (1987) e atual presidente, onde executa o Projeto Cultura Em Ação/Programa Pontos de cultura da Bahia. Recebeu o convite para dar uma entrevista na TVI na cidade de Itabuna, acerca dos seus 30 anos de sacerdócio (comemorado ontem 22/02) e das atividades do Ponto de Cultura para 2010. Ao comparecer a sede da emissora a sacerdotisa foi covardemente constrangida ao ser comunicada que o diretor do Programa o Sr. Barbosa Filho não permitiu a entrevista por ser o assunto ligado à religião do candomblé. A repórter Keli Dourado, visivelmente envergonhada, pediu perdão a Iyalorixá, mas deixou claro que a direção do Programa estava irredutível. A sacerdotisa retornou para sua residência revoltada com a falta de respeito com que as Comunidades de Terreiros são tratadas constantemente por fanáticos religiosos e preconceituosos nos veículos de comunicação, principalmente no interior do estado.
    Em virtude do ocorrido a Comunidade Do Terreiro Ilè Ase Oya Funké, vem em busca do apoio das entidades, autoridades e lideranças a esta carta de repúdio, com a intenção de acionar a justiça e a sociedade contra esse ato infame de preconceito e falta de respeito à constituição e as leis deste país, contra o direito de expressão e de liberdade de culto, na luta contra a discriminação contínua com que as Comunidades Tradicionais de cultura Negra e Indígena são tratadas e pelo descaso das autoridades competentes.

    Itabuna, 23 de Fevereiro de 2010

    Luiz Dantas

    Babalasé N’Ilè Ase Oya Funké
    Coordenador ponto de cultura
    Associação do Culto Afro Itabunense
    Projeto cultura em ação
    ACAI/Bahia
    (73) 3612-0175

  12. Em resposta ao cometário do Maicon Duarte:

    Se fo sse com um bispo diocesano ou um pastor, será que deveriam incomodar Javé ou Jeova??? O que se crê n ão tem nada haver com isso. O problema é que no mundo ainda há muita gente ruim (em todos aspectos falando) até mesm o com o cérebro… Vc se aplica ao caso…

  13. É lamentável que uma sacerdotisa de grande respeito em nosso municipío como a Yá Vanda Desdêmona, renomada e conceituada, senhora respeitadíssima nos terreiros de candomblé de nossa região, no cume de seus 68 anos, mediante aos grandes serviços prestados com toda a equipe de seu terreiro a essa cidade, deva passar por tão grave constrangimento. Queremos em nome de nossa fé, em nome do que cremos, expressar nossa revolta e elevar á mãe Vanda nossa solidariedade, pela irmandade que temos. Salientamos que Candomblé não é um culto que nos afasta de Deus, uma vez que cremos no mesmo Deus Javé, Jeová ou outro nome dado a Ele por qualquer religião. A Ele que chamamos de Olorum, Olodumáré, Mawó ou Zambi. E por fim levantamos uma questão: Será que Jesus, o Filho do Deus AMOR , pregados nas Igrejas, Católicas ou Evangélicas, está satisfeito, realizado, felicitoso com a atitude, não só do Barbosa Filho, mas com a atitude de muitos que trabalham para a humilhação da fé alheia??? Será mesmo que esse Jesus dará salvação a estes que cometem atos sem amor para com os irmãos de outra denominação??? Já está escrito num só Evangelho, o evangelho de Mateus: Nem todo aquele que diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos Céus.

    Babalorixá Ailton (Babá Talokãn)
    Dirigente do Ylê Axé Ogum Talokãn (Casa de Ogum)

    Babálorixá Carlos (Babá Baô-Oní-Já)
    Babá Kekerê do Ylê Axé Ogum Talokãn (Casa de Ogum)

  14. oi deixe eu falar , que quiser que vá babá lalá nun sei o que e aonde, o erro foi convidar, mas ele como diretor pode sim impedir a entrda de uma pessoa que não esteja dentro dos requisitos permitidos seja por motivos religioso, trajes etc para ter acesso ao recinto, Vera Verão não impedida de entrar no studio da TV Record pelo bispo, Macedo, e aí o que aconteceu ??? nadica de nada , esse povo não sei não viu?

  15. Os feiticeiros não herdarão o reino dos ceus.
    Deus so faz o bem.

    Mas no candomblé faz os dois lados.
    Se você quiser fazer o mal para uma pessoa vai para o centro de macumba.

    Se estiver doente também procura a macumba.

    Quem anda na macumba so vive atrasado.

    Noticia frequente:

    Pai de Santo pega no peito de filha de santo!

    Magia negra foi a causa da chacina.

    Garoto de Ibotirama das agulhas foi motivado por magia negra.

    Vamoa para Igreja Catolica e Evangelica meu povo.

    Barbosinha tem toda razão.

    Aqui na terra diz que é preconceito, mas para Deus nada de preconceito.

    Outra coisa, os gay não herdarão os ceus, isso é verdade pois Deus não é mentiroso.

    Quando uma mulher está gravida, muitos dizem pelo tamanho da barriga será homem. Outros dizem vai ser mulher.

    Alguém já viu dizer que pelo tamanho da barriga vai ser Gay?

    Se já viu participe desse blog.

    O Salario do pecado é a morte.

    muitos gay já morreram em Itabuna por esse pecado.
    Alguém sabe dizer o nome de um?

  16. Conheço Mãe Vanda a tantos anos, e conheço o Barbosa Filho também. Ao tomar conhecimento do fato, levei em conta um ponto apenas: on de está a educação e a classe sempre apresentada pelo Barbosa ao logo de tantos anos, uma vez que pelo nivel universitário, em pleno Século XXI, fazer um ato cruel e irracional a uma senhora de 68 anos, respeitabilissima no candomblé da Bahia???
    Com efeito, elevo minhas solidariedades á Mãe Vanda e me coloco á disposição para enfrentar junto á Comunidade Ilê Axé Oyá Funké pelo desrepeito e pala intolerância prestadas por este senhor.
    Sou a primeira Ekedi iniciada em Itabuna pelas mãos da falecida senhora Mametu Kewamaze, Mãe Pedrina, a primeira matriarca do axé de Itabuna da qual Mãe Van da tambem descende. Hoje estou no Axé da Casa de Ogum com o Babalorixá Aílton, e me coloco indignada com tal gesto. Processo nele Mãe Vanda.

  17. É lamentável que uma sacerdotisa de grande respeito em nosso municipío como a Yá Vanda Desdêmona, renomada e conceituada, senhora respeitadíssima nos terreiros de candomblé de nossa região, no cume de seus 68 anos, mediante aos grandes serviços prestados com toda a equipe de seu terreiro a essa cidade, deva passar por tão grave constrangimento. Queremos em nome de nossa fé, em nome do que cremos, expressar nossa revolta e elevar á mãe Vanda nossa solidariedade, pela irmandade que temos. Salientamos que Candomblé não é um culto que nos afasta de Deus, uma vez que cremos no mesmo Deus Javé, Jeová ou outro nome dado a Ele por qualquer religião. A Ele que chamamos de Olorum, Olodumáré, Mawó ou Zambi. E por fim levantamos uma questão: Será que Jesus, o Filho do Deus AMOR , pregados nas Igrejas, Católicas ou Evangélicas, está satisfeito, realizado, felicitoso com a atitude, não só do Barbosa Filho, mas com a atitude de muitos que trabalham para a humilhação da fé alheia??? Será mesmo que esse Jesus dará salvação a estes que cometem atos sem amor para com os irmãos de outra denominação??? Já está escrito num só Evangelho, o evangelho de Mateus: Nem todo aquele que diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos Céus.

    Babalorixá Ailton (Babá Talokãn)
    Dirigente do Ylê Axé Ogum Talokãn (Casa de Ogum)

    Babálorixá Carlos (Babá Baô-Oní-Já)
    Babá Kekerê do Ylê Axé Ogum Talokãn (Casa de Ogum)

  18. OUtra resposta a “Maicon Duarte”
    amigo. Santo, orixá, vodun, inquici, ou seja lá qual for o nome que se dê às entidades do culto afro brasileiro, estão vendo e, como nós humildes mortais, repudiando a atitudo do senhor Barbosa Filho. a justica nao deverá vir deles e sim daqui da terra mesmo. afinal, nao se faz isso com um ser humano. ainda mais se tratando de um ser louvavel que é a D. Vanda. nao ache você que o plano superior nao esta em ação. mas apenas nao é com “macumba” que se resolvem as coisas desse tipo aqui.

  19. NÃO SEI ONDE ISSO VAI PARAR É CONSTRANJEDOR PARA TODOS NOS PAI E MÃE DE STO QUE LEVA A VIDA A TRABALHAR AJUDAR AS PESSOAS COM POBLEMAS E MUITAS VESES TRATADOS DESSA FORMA NÃO FICO TRISTE COM ISSO POS ESSA CRIATURA K FEZ ISSO ESTA PRECISANDO DE NOSSA AJUDA COM CERTEZA MAS SE JULGA SABIO DE MAIS PARA ACEITAR OS FATOS QUE EXU COBRE ISSO DE VC

  20. Ao Ignorante acim a que escreveu com Link Ao Povo de Itabuna

    O que se refere aqui pelo que entndi, não é o que se crê, mas uma agressão moral que é colocada a partir do que se crê. Se ele fosse tão inteligente, seria mais discreto, dispensaria dizendo que seria outro dia, enrolaria. Mas não, pregam Jesus nas costas da coitada da mãe de santo dizendo que ele é amor. Ahhhhhhhhhhhhhh!!! Me poupeeeeeee. Vc é tão asn o quanto ele. Acorda palhaço. Vc não sabe quem o que é fé e muito menos distinguir um caroço de jaca de um castanha de cajú… Veja o que escreve o Pai Aílton… Onde está o amor de Deus nesses atos??? Levem em conta que talvez seja ela quem vos julgue diante de Deus….

  21. Como disse Jorge Amado ” Itabuna é o Cú do mundo….”, não gostei quando ele falou essa frase,mas com ,fatos o que falar…
    Mãe Vanda além se ser uma autoridade para o culto Afro, uma Iyalorixá, e uma Dama, uma Senhora nos seus 68 anos, 30 dedicado ao camdomblé.
    Barbosinha, saia da sua sala de ar refrigerado e vá vê o mundo. Acorde, Moço, você não vê TV não??? Preconceito é CRIME…., Dá cadeia…
    Não existe no mundo só EVANGELICO.
    Vá se reciclar…
    Vc tem o pé na sensala, é de origem afro e fica dando um de sueco….
    Quero vê vc entrando no Forum Rui Barbosa para se explicar..
    Se globalize. Volte para Faculdade….

  22. Foi com muito pesar que recebi a notícia de que a minha adorada e tão respeitada mãe de santo, Vanda, sofreu uma agressão moral por parte de preposto da TVI. É incrível que na época atual, onde a igreja católica, a mais antiga do mundo e que reune o maior número de adeptos no mundo inteiro, aja de forma a se irmanar com os adeptos do candomblé, e venhamos tomar conhecimento de que uma pessoa que se diz evangélico, e em nome do seu Deus, tenha praticado um ato tão brutal. Quero crer que esse “religioso” tenha agido dessa forma por total ignorância, principalmente da Carta Magna do país no que dispõe no seu artigo 5º, o seguinte: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes”…”Inciso V – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem” Inciso VI: “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias”. De outro modo o artgo 215 estatui que “O estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes de cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e difusão das manifestações culturais. § 1º. O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indigenas e afro-brasileiras, e dos outros grupos participantes do processo civilizatório Nacional”. De outra banda, o artigo 208 do Código Penal determina que quem “Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa, impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso, vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso” é passível de sofrer pena de detenção de um mês a um ano. No mesmo diapasão, importa ressaltar a Lei 7718, de 01/01/1989 (Lei Caó), que no seu artigo 20 prevê pena de reclusão de um a três anos e multa para quem “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Como pode se constatar o ato praticado pelo mencionado Sr., não se constitui apenas em um ato meramente discriminatório, irracional e porque não dizer insano, mas também criminoso , posto que passível de penalidade diante das leis vigentes em nosso país. Ademais, urge nos mobilizarmos contra a intolerância religiosa que assola o nosso país, a fim de que possamos evitar atos até mesmo de crueldade como o que ocorreu com a yaloriyá Gilda que morreu de infarto fulminante em 1999 depois que membros de uma igreja neopentecostal invadiram seu templo e a acertaram na cabeça com uma Bíblia, ato esse que foi denunciado na Organização das Nações Unidas. Repudio veemente atos dessa natureza e neste momento me solidarizo com o Ilê Axé Oyá Funké, rogando a benção de todos os orixás.

    Edleusa Almeida

  23. Prezados,

    É com emoção que agradeço a todos, as demonstrações de apoio
    e solidariedade recebidas neste triste episódio. Foi constrangedor
    para nós filhos, vermos nossa mãe passar por este tipo de humilhação
    pública.
    A covardia de que minha mãe foi vítima é somente uma ponta do
    iceberg, da intolerância e do preconceito que vivenciamos diariamente
    no interior do estado da Bahia.
    A reporter é que vai responder pelo ato da direção? Ela está com medo de perder o emprego? Ou faz parte da time?
    Para coibir esse tipo de abuso inconstitucional, estamos tomando as
    medidas cabiveis, para tanto contamos com o apoio oficial das entidades,das lideranças, das autoridades e das pessoas da comunidade.
    Aqueles que quiserem “assinar” nossa Moção de Repúdio a discriminação e ao preconceito, podem faze-lo atravez deste endereço ou pelo correio no enderêço: Rua Inglaterra 497. Barracão. Bairro São judas Tadeu. Itabuna/BA CEP 45605 125. Aqueles que já se manifestaram por email terão suas mensagens anexadas.
    Mãe Vanda passa bem, está voltando a rotina, com o entusiasmo e a
    motivação que lhe são peculiar.

    “Obrigado por caminhar ao nosso lado!”

  24. EIS A EXPLICAÇÂO

    MÃE VANDA NA TVI – Apresentadora esclarece MAL ENTENDIDO

    Parece-me que um grande mal entendido está sendo gerado em torno de um acontecimento de fato lamentável ocorrido da TV Itabuna.
    Sendo apresentadora do “Alô Cidade” , programa no qual Mãe Vanda Daria entrevista, sinto-me na obrigação de explicar o MAL ENTENDIDO.

    Vamos aos fatos.
    Estava agendada uma entrevista com a senhora Maria Alice (presidente do democratas ) para o dia 23(terça feira), entretanto por questões de saúde, a convidada pela produção do programa não pode comparecer. No intuito de ajudar e não deixar o espaço vago, Maria Alice conversou com Mãe Vanda para ser ela a entrevistada. Sendo avisada da troca, a apresentadora do programa, Kelly Dourado, em uma atitude IMEDIATISTA, sem avisar ao DIRETOR E TAMBEM PRODUTOR GERAL da TVI, Barbosa Filho, aceitou a troca.
    Ao chegar na TVI, a direção não permitiu a entrevista por não ter sido pautada, entretanto, em nenhum momento mencionou a religião da entrevistada.
    Kelly Dourado ficou de fato envergonhada por não poder entrevistar aquela senhora tão respeitada na comunidade, 68 anos… etc…

    PALAVRAS DA APRESENTADORA DA TVI
    “- Venho a público assumir minha parcela de culpa, pedir PERDÃO mais uma vez a Mãe Vanda pelo acorrido e solicitar que a PAZ SEJA SELADA… Em nome do amor e capacidade que TODOS temos de perdoar, independente de religião, credo raça… etc…etc”.

    Grata:
    Kelly Dourado

  25. DESCULPE PIMENTA,MAIS TEM COISA QUE NÃO PODE PASSAR BATIDO.
    AINDA HOJE EXISTEM ELEMENTOS COME ESSE TAL DE “MAICON DUARTE”,QUE COM UMA LINGUAGEM PRECONCEITUOSA E AS IDEIAS OBSCURECIDAS PREGAM ESSA BABOSEIRAS.
    SR MAICON PRA SEU GOVERNO O QUE ESTA EM JOGO NÃO É A RELIGIÃO,MAIS O RESPEITO A UMA SENHORA.
    QUANTO AO OUTRO COMENTARISTA,QUE SE SENTE NO DIREITO DE REPRESENTAR O “POVO DE ITABUNA” AI VAI UM LEMBRETE.
    QUANTO CASOS DE PEDOFILIA E ABUSOS DIVERSOS ENVOLVEM PADRES,BISPOS E PASTORES?
    INCLUSIVE ONTEM HOUVE O JULGAMENTO DOS DITOS PASTORES(DO CASO DO ABUSO E HOMICIDIO DE UM GAROTO EM SALVADOR).
    NENHUM DESTES CASOS DEVEM SER ASSICIADOS A RELIGIÃO,POIS OS VERDADEIRO CULPADOS FORAM “ELEMENTOS”.ASSIM COMO EM QUALQUER LUGAR EXISTEM PESSOAS BOAS E PESSOAS DESTE TIPO.
    COMENTARIOS COMO ESTES DEMONTRAM APENAS ESTUPIDEZ E GROSSERIA ALEM DE UM PROFUNDO DESCONHECIMENTO DAS RELIGIÕES.

  26. ILÊ AXÉ IJEXÁ ORIXÁ OLUFON e a ASSOCIAÇÃO SANTA CRUZ DO IJEXÁ – ASSANCRI, ambas sediadas nesta cidade de Itabuna, unem-se ao Terreiro Ilê Axé Oyá Funké, à ACAI e à Mãe Wanda, elevando suas vozes em protesto contra o desrespeito, a falta de compustura, à violência de que foram vítimas, conforme relato da “Nota de Repúdios” divulgada pela ACAI. Informa aquela nota que a Ialorixá Mãe Vanda, fora convidada pela TVI, para ser entrevistada. E ao entender ao convite, para sua surpresa, a referida Ialorixá fora impedida de ser entrevista por um senhor que se dizia autoridade máxima daquele órgão de comunicação. O impedimento se devia ao fato de Mãe Wanda ser pessoa que professa a religião do candomblé.
    As pessoas preconceituosas ainda imaginam estar vivendo os tempos de Pedrito Gordo, famigerado delegado do passado, que invadia os terreiros e aprisionava os fiéis do candomblé que eram considerados criminosos por praticarem outra fé.
    Essas pessoas desconhecem que não são donas do mundo e que o Brasil é uma República dedomcrática, cuja Constituição garante liberdade de culto aos cidadãos e cidadãs brasileiros.
    Para além disso, o mínimo que se espera de um homem é que ele seja gentil e cavalheiro com as mulheres. E Mãe Vanda foi humilhada e ofendida no seu exercício da liberdade de escolha justamente por um homem. Esse referido senhor precisa aprender que ele não é dono do mundo, que veículo de comunicação não tem religião, que Itabuna não está mais nas garras dos coronéis do cacau. A mentalidade dele pode até ser retrógrada, medíocre, atrasada, mas isso não nos obriga a suportar o subproduto de suas escolhas.
    Devemos deixar claro que as senzalas foram extintas no Brasil desde 1888; Pedrito Gorto está morto e sepultado há décadas; o Brasil é um país democrático; Itabuna é terra de gente boa e civilizada; a nossa Constituição nos garante liberdade de culto. Por tudo isso, as vozes dos terreiros de Itabuna não podem se calar. Hoje, foi Mãe Vanda que serviu de alvo do ódio, da discriminação, do desrespeito, da ignorância, da selvageria, da violência. Amanhã, certamente, seremos nós outros, os que professamos a mesma fé.
    Essa espécie de gente está acostumada a agir assim nas praças, nos meios de comunicação de massa, e tudo ficar por isso mesmo. Ensinemos, pois, a essa gente, pela via dos tribunais, que com o tempo, todas as coisas mudam, e nós mudamos com elas.
    À Mãe Vanda, todo o nosso apoio e solidariedade. Ao Terreiro Oyá Funké, nossa declaração pública de que estamos juntos nessa luta. À ACAI, nossa disponibilidade para a reação.
    Ruy do Carmo Póvoas – Ajalá Deré
    Babalorixá do Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon

    Edivaldo Souza Fadori
    Presidente da ASSANCRI
    Ogã Olubori de Oxum Abalô

  27. Em nome do Viola de Bolso Arte e Memória Cultural vimos registrar aqui a nossa solidariedade à Mae Vanda e a todos os membros do Terreiro Ilé Ase Oya Funké, por passar por tamanha situação. Ao mesmo tempo manifestamos a nossa indignação com tal atitude do Sr. Barbosa Filho, que sem dúvida nenhuma expressa a visão intolerante de uma mídia discriminatória(etnocentrista), ignorante(falta de conhecimento histórico) e mercantil(que atende ao mercado unforme dos ideias de consumo).
    Para agressões de preconceitos, como essas vivenciada pela nossa querida Iyalorixá, somente o rigor da lei, ou seja: reparação da empresa de tv e cadeia para o seu diretor!
    Com indignação,
    Wilson Mário(sumário)
    Coordenador do Viola de Bolso.

  28. Presada Edlileusa Almeida….

    O ônus da prova é de quem acusa, como mãe VAnda vai provar que foi convidada pela direção da TV se pelo que parece o convite veio de Maria Alice.

    MAria Alice trabalha na TVI…..

    Vamos estudar melhor as leis… A TVI é uma empresa privada e bode barrar quem quiser… Se ela não foi convidada pela produção e nem por ninguem da TVI…. Pra que discutir mais…. Causa perdida

  29. Nosso total solidariedade.

    Gostaria de propor aos companheiros que esta “Nota Pública de Repúdio”, fosse encaminhada a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, com cópias ao Presidente da República e ao Ministro das Comunicações, pois as concessões para que estas emissoras funcionem são dadas pelo Ministério das Comujnicações, por tanto, se estamos num Estado “laíco” precisamos que o governo federal acompanhe estes atos de racismo e intolerância.

    Asé.

    José Antonio dos Santos da Silva
    Secretário Geral da UNEGRO/RS

  30. Redação: por favor, o Risomar relmente se refere ao Barbosa e equipe e não a redação. Mas isso vai da forma de como se vê o texto. Indubitavelmente ele parece ser redundante. Em b ora o espaço é público, mas é lamentável como ignorantes e asnos como o Maicon Duarte e esse que se esconde pela aldunha de o POVO DE ITABUNA, se colocam. Tal vez esses organismos poderiam ser ocupados por mentes brilhantes. Mas há casos em que acho que Deus cagou em vez de fazer humanos…

    Da Redação: Relaxe, H.I., apenas brincamos com o termo “automedicação”. Risomar é das figuras mais queridas e brilhantes que conhecemos. Além de tudo, é nosso amigo.

  31. Pessoas falando de mandinga numa hora em que se discute o desrespeito à pessoa humana, o título pouco imprta; outros falando em macumba, mandinga… Acalmem-se pessoas! A magia negra existe, mas se mandinga fosse tão forte, os negros não teriam passado pela escravidão terrível que mancha a história do Brasil. Não esqueçam que os negros só foram libertados quando os brancos conscientes da condição de igualdade dos humanos, recrudesceram a luta que arrebentaram os grilhões. Os elementos dos “trabalhos” são submetidos à Grandeza Maior da Vida e atingem em menor ou maior intensidade àqueles que creem na Inteligência Suprema do Universo!

  32. Prezado H.I…., respeite o Arquiteto Universal, pois graças a Deus sou ateu, Deus não cagou e sim obrou, defecou e com isso eu nasci e sou um milagre vivo Dele. H.I…, se Jesus curou a cegueira de um cego com lama, imagine você os migres que Deus faria com suas fezes. Pense nisso viu ???. E passe bem se puder
    Obs. Se existe macumba, existe também BOACUMBA né H.I….

  33. Ao Risomar: Esse caso que falei das fezes de Deus, se refere ao caso do Maicon Duarte, e não especificadamente ao seu meu querido . Bem, seu caso, pelo contrário, não foi bra (fezes) de Deus. Pode ser qualquer coisa, menos isso.

  34. Mãe Vanda além se ser uma autoridade para o culto Afro, uma Iyalorixá, e uma Dama, uma Senhora nos seus 68 anos, 30 dedicado ao camdomblé.
    Barbosinha, saia da sua sala de ar refrigerado e vá vê o mundo. Acorde, Moço, você não vê TV não??? Preconceito é CRIME…., Dá cadeia…
    Não existe no mundo só EVANGELICO…tetetu jo de buerarema

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *