Tempo de leitura: 6 minutos

O presidente do PSB de Ilhéus, Magno Lavigne, e o prefeito Newton Lima, do mesmo partido, não falam mais a mesma língua. Aliás, parece que nunca falaram. Um dos participantes do movimento que levou à cassação do ex-prefeito Valderico Reis, Lavigne esteve na linha de frente da campanha pela reeleição de Lima e sai deixando claro que lhe faltou espaço no governo. Fala que o prefeito não gosta de política, mas não esconde que o não-atendimento de pedidos do próprio Lavigne e de outros militantes do PSB  foi determinante para o rompimento. “Newton é ingrato”, diz o presidente, que admite a possibilidade de sair do partido. Aliás, em certo trecho da entrevista, concedida por email, o quase ex-pessebista não perdoa a presidente da legenda, Lídice da Mata, a quem acusa de tentar esconder irregularidades cometidas para se manter com o domínio sobre a legenda. Confira.


Pimenta – Você está rompendo com o prefeito Newton Lima?   
 
  Magno Lavigne – Para falar de minha relação com o prefeito Newton é necessário voltarmos no tempo. Fui candidato a prefeito na eleição em que Valderico se elegeu. Por ser trabalhador do setor de transporte e dirigente do Sindicato dos Rodoviários de Ilhéus, sempre tive uma posição de enfrentamento político/ideológico com ele. Afinal, Valderico era um “patrão”. Na campanha eu dizia: “quem não é bom patrão não pode ser um bom prefeito”. Depois criei, juntamente com outras lideranças, o MEP – Movimento Pela Ética na Política de Ilhéus. Foi o primeiro movimento a denunciar frontalmente os desmandos daquele governo, como o nepotismo, a compra de calcinhas com dinheiro público e por fim o mensalinho, fato que culminou na cassação do ex prefeito. O governo Newton é fruto desta conjuntura. Não foi construído por ele e sim, um processo construído por muitos, inclusive por mim. 
Pimenta – Faltou espaço para você no governo? 

 ML – Talvez eu não tenha entendido que este não seria um governo de compromissos ideológicos. Uma administração voltada para os reais interesses da população, preocupada com a organização política de suas bases. Para que eu tivesse mais espaço nesta conjuntura deveria abrir mão de bandeiras que sempre defendi, como por exemplo, o apoio aos sem terra, aos indígenas e as organizações de trabalhadores. Portanto, o que houve é que já entrei numa guerra perdida. Como discutir estas coisas com pessoas despolitizadas? Uma administração sem ambição transformadora e que não ousa planejar a cidade para além de seu fluxo de caixa. Fui minado e caluniado por setores do governo que entendem a bajulação como a única forma de se governar. 

 
Pimenta – Você já comentou que o prefeito tenta governar sem “fazer política”. O que isso significa? 
ML – Sim, disse. Se isto fosse possível, ao invés de eleições faríamos concurso público para prefeito. Veja bem, não acho que política seja coisa ruim. Faço política por gosto e por paixão. Não posso entender o que certos setores do governo de Ilhéus falam acerca da classe política. Defeitos todos tem, até mesmo aqueles que se escudam na religião como plataforma de suas ações. Ao mesmo tempo que se critica a política, mantém uma atitude conservadora. Lembro-me bem do documento que o PPS fez quando rompeu com o governo Lula. O titulo era ” Sem mudança não há saída”. Este governo não conseguiu romper como uma tradição antiga em Ilhéus, que é a manutenção das mesmas figurinhas carimbadas na administração. Tem gente ai que serviu a todos os governos do passado. Por isso repito “Sem  mudança não há saída”.
Pimenta – O prefeito muitas vezes aparenta insegurança. Há alguém que influencie as decisões dele?
ML –
Até onde eu sei, Newton define suas ações a partir de sua própria consciência. Quem eu percebo aumentando o grau de influencia no governo é o grupo da deputada (Ângela Sousa). O chefe de gabinete de Newton, a meu ver, é seu assessor mais influente. Esta influência foi construída com muito jeito. O rapaz já foi assessor de Fábio Souto e certamente está cumprindo direitinho o papel que seu grupo político lhe deu.
Pimenta – O ex-prefeito Valderico tentou manter uma relação promíscua com a Câmara.  Como é hoje a relação entre Newton e os vereadores?
ML –
No meu entendimento, mesmo eu tendo tentado articular a candidatura de Dr. Aldemir, Jailson é um ótimo nome. A relação do governo com a Câmara se dá hoje num nível ético bom. O problema é que a articulação política do governo é ruim.
Pimenta – Newton apoiou Valderico até os últimos instantes. Você acha que foi por fidelidade, conveniência ou as duas coisas juntas?
ML –
Sinceramente, hoje eu tenho dificuldades de avaliar este fato.
Pimenta – Como a deputada Lídice da Mata, maior liderança do PSB na Bahia, vê a sua saída?
ML – Saída? Para mim pouco importa o que Lidice ache ou deixe de achar. Ela tem é que dar explicações de como o partido que pretende ter candidato próprio a presidente da República consegue ser tão nanico na Bahia. O grupo do qual eu faço parte votou nela nas últimas eleições. Os 500 votos que ela teve em Ilhéus foram garimpados por nosso grupo com muito sacrifício e contra a campanha do voto local. Os amigos de hoje, ou estavam com Veloso, ou com ACM Neto. Sei que não se faz política olhando para trás, mas algumas coisas precisam ser ditas, para que o relato dos fatos seja o mais verídico possível. E mais: no ultimo congresso estadual do partido, o grupo LL – Lidice e Leonelli -teve medo de ser derrotado por cometer atitudes que indicam possíveis fraudes, fato que está na Justiça. Pasme, o PSB realizou congressos municipais onde sequer tinha filiados. Portanto, a crise que existe no PSB não é local. Se eu tiver que sair do partido certamente não sairei sozinho, pois não faço política a partir de meu umbigo. Sou de partido, de posição e de grupo.
Pimenta – E qual a posição da base local do partido, inclusive a do vereador Alcides Kruschewsky?
ML –
Para alguns setores do PSB já deveríamos ter rompido com Newton há muito tempo. A maioria dos nossos candidatos a vereador tem me procurado e exposto posições duras a respeito do tratamento recebido pelo prefeito. Quanto a Alcides, não tenho conversado com ele. A minha hipotética saída do PSB deixa o vereador muito bem, pois ele é o vice. No caso, além de vereador tornar-se-ia presidente do partido, o que para quem alimenta ambições políticas maiores, não deixa de ser um grande negócio. O último contato dele comigo foi por carta, quando cobrei dele e Aldemir, por escrito, alguns trâmites estatutários do partido.
Pimenta – Você de fato vai deixar a presidência do PSB? Qual será o seu destino político?
ML –
Sou um militante da luta política, se vou ou não sair da presidência do PSB só o tempo poderá dizer. O que posso afirmar, por hora, é que a crise do PSB baiano é séria e que certamente terá desdobramentos drásticos, não só em Ilhéus, como em todo o estado. Muitas coisas poderão mudar no partido. Quanto ao meu destino, vou dizer como Zeca Pagodinho: “deixa a vida (política) me levar”. Sei que continuo minha luta no movimento sindical e na defesa dos interesses de Ilhéus, como por exemplo, a luta pelo porto sul, a ferrovia oeste leste.
Pimenta – Como você avalia a administração do prefeito?
ML –
Se o prefeito não acordar rapidamente vai ser engolido por setores da corporação municipal, muito fortes no dia-a-dia da prefeitura e por um grupo político travestido de amigo que sonha com ele se transformando num novo Valderico. Sinceramente, torço para que Newton dê certo. Afinal, pode até ter alguém que tenha lutado igual a mim para que ele fosse eleito prefeito. Só não conheço alguém que tenha lutado mais.
Pimenta – Newton o decepcionou?
ML –
Politicamente, nunca esperei muito de Newton. Só esperava que ele reconhecesse o papel que jogamos em sua eleição, pois sabe que quando muitos dos seus aliados de hoje diziam que ele não iria para lugar nenhum, e outros diziam que ele não deveria sair candidato, fomos, nós do PSB de Ilhéus, que bancamos sua candidatura contra forças poderosas. Leonelli, por exemplo, esteve em Ilhéus pedindo que apoiássemos Dr. Ruy (pessoa a qual eu prezo muito). Pessoalmente, não tenho problemas com Newton, pois como diz Jorge Medauar, “política não é lugar para xiliquentos”.  Agora, sob o ponto de vista político, ele foi ingrato. Não com Magno, mas com o PSB. Ele pode até argumentar que o partido tem cargos no seu governo; no entanto, são cargos inexpressivos. O secretário de Turismo mesmo cumpre mais o papel de assessor de vereador do que a função para a qual foi nomeado. Fora o tratamento dado a militantes como Val, Corsário, Zé Roberto e Jair Garçon, entre outros que foram para os bairros defender a reeleição de Newton. Pergunto-me às vezes: a fidelidade política não conta?
Pimenta – Dizem que você e o prefeito nunca “se bicaram”. Era apenas incompatibilidade de gênios ou havia mais algum motivo para essa antipatia?
ML –
Somos de mundos diferentes. Sou um homem de convicções socialistas e ele uma pessoa que não gosta de política. Ou seja, temos muitas divergências. O problema é que não acho que as divergências devam ser escondidas. Acredito no debate de ideias. Parece que o prefeito não tem muita paciência para isso.
Pimenta – Comenta-se que o prefeito está se tornando um homem rico, comprando apartamentos, terras. É verdade?
ML –
Nada do que sei até o momento me tira a convicção que o cidadão Newton é um homem honesto. Tenho com ele divergências no campo das ideias e é assim que faço política.

17 respostas

  1. Magno Lavigne em sua entrevista demonstra ser uma pessoa inteligente e politizada. Em nenhum momento entra em ataques pessoais. Ele poderia faler mais, aprofundar mais as inúmeras limitações do governo Newton Lima, mas deu toques interessantes. Como pode alguém ser prefeito negando o gosto pela política? O que motiva, move Newton,em sê-lo?
    Magno é uma pessoa preparada, não há dúvida que tem setores que procuram estigmatizá-lo,” a mediocridade organizada é poderosa”, em todos os governos ela sempre atua com eficiência. Magno tem futuro no jogo político iheense e baiano.
    Desejo ao amigo(muitas vezes estamos em lados opostos) sucesso em suas novas empreitadas.
    Carlos Pereira

  2. Quero parabenizar a todos do Pimenta na Moqueca e, em especial, ao jornalista
    que elaborou e conduziu a brilhante e esclarecedora entrevista com Magno Lavigne,
    atual Presidente do PSB-Ilhéus.
    Os filiados do PSB bem como, os cidadãos filiados ao Partido de Ilhéus, careciam
    desta oportunidade esclarecedora sobre o que aconteceu e acontece nos bastidores
    políticos de nossa cidade. A luz sobre o cenário predominante, permite conhecermos
    um pouco mais o lado obscuro e contraditório do nosso Prefeito assim como o racionalismo
    socialista inteligente e pragmático do amigo Magno.
    Parabéns a todos pela ótima entrevista.

  3. MARTHA ALMEIDA – URUÇUCA
    Ontem à noite, houve uma reunião no IBEC/ULBRA ( faculdade que funciona na escola da professora Kita). O diretor do IBEC , professor Reinaldo informou aos alunos da referida faculdade que após várias tentativas de negociação com o sr. prefeito Moacir leite , este resolveu desfazer o contrato deixando de pagar parte das mensalidades dos alunos dos cursos de letras, Pedagogia e assistencia Social , que eram pagas pela gestão passada. Vale lembrar que um contrato foi feito, não para gestor e sim para a prefeitura pagar, visto que, há uma verba específica, legal para investir na carreira e formação de profissionais da educação do Município.
    Absurdo ainda maior é saber que foi feita uma escolha, uma lista de apenas 38 pessoas que a prefeitura continuará a pagar a faculdade, ficando quase 60 pessoas sem esse pagamento. PERGUNTA_SE: Que critérios foram utilizados para essa escolha? Por que uns terão esse pagamento e outros não? isso é legal? Pode-se discriminar algumas pessoas, tolhindo-lhes o direito de cursar uma faculdade?
    Temos relatos de que foi um desespero, um chororô quando esses profissionais, a maioria de professores, receberam essa bomba. Muitos desistiram porque sabem que sem essa ajuda da prefeitura não poderão arcar sozinhos com essa despesa, muitos recebem um salário mínimo e como vão poder cursar o ensino superior, se preparar para dar um retorno para a sociedade. SIM! Porque quando o profissional se qualifica, o retorno é para a sociedade.
    As pessoas contempladas , que compõem essas listas foram as do seu lado partidário . È JUSTO ISSO??? Mais um desrespeito à EDucação!!

  4. Zelão Comenta: – O que esperavam?
    Nem mesmo nas lendas em que princípes eram transformados em sapos, se lê que um cordeiro fosse transformado em lobo. Newton Lima, guindado ao cargo de prefeito de Ilhéus, foi um mal menor ou a única escapatoria para um povo desiludido com os seus governantes.
    Mesmo diante do conceito sociológico de que ; “todo homem é um animal político”, há que se abrir excessões em casos especifícos para se dizer: – “Salvo nos casos em que os homens nascem com defeitos geneticos e se transformam em animais “apolíticos”.
    Quem conhece Newton Lima, sabe que é uma dessas excessões e que ao longo da vida não evoluiram e, por índole se transformaram em seres politicamente amorfos de quem não se pode cobrar ideais voltados ao coletivo.
    Ilhéus, assim como toda a região, teve os seus alicerces abalados pelas crises economicas e financeiras que transformaram os seus cidadãos em barcos a deriva tentando sobreviver ao naufrágio eminente, onde cada um tenta se salvar. Não ousaria dizer que dentro deste quadro comparativo, Newton Lima, possa ser comparado aos “ratos que abandonam o navio ao primeiro sinal de naufrágio”. Diria simplesmente, que é um “capitão bebado” que se tranca na sua cabine, porque não sabe enfrentar os desafios.
    Quando se viu obrigado a assumir o poder (com o qual nunca havia sonhado ou desejado, Newton, o fez, talvez sem nunca ter avaliado os desafios que teria que enfrentar no cargo de primeiro mandatário ´da política e da administração de Ilhéus. Por isso mesmo fez a clara opção pelo “feijão com arroz” para administrar o município. Mesmo sendo um princípio administrativo simplório foi aceito pela população, como sendo algo melhor que morrer por inanição.
    Comentei daqui mesmo deste espaço, que chegaria o dia em que o povo, satisfeito nas suas necessidades básicas – ter um prato de arroz com feijão – e de barriga cheia, começaria a pensar e a exigir de Newton Lima, algo mais substancial, que no caso específico se chama desenvolvimento.
    Não peçam a Newton Lima,um homem sem ambições, que se transforme a essa altura da vida em um ser político. E que ninguém se diga decepcionado. Porque quem conhece a Newton Lima, sabe que ele jamais se transformará em condutor político dos grandes anceios do povo ilheense.

  5. Acho que temos de começar a pensar em tirar o prefeito. E o vice.
    Estamos ouvindo tanta coisa, tantos boatos, vendo tanta incompetência.
    E no ano do lançamento do filme O Bem Amado, lhéus é a sucupira da vez.
    O que aconteceu é muito simples: emplacaram Newton Boneca como um Boneco. Ele acreditou e está sendo manipulado.
    E se lê o que escreveo, não deve dar chilique, e sim trocar 80% do secretariado e assumir suas ampla limitação. E bota limitaçao nisso.
    Chamem Zeca Diabo, ligeiro, ligeiro, ligeiro…

  6. Zelão, meu caro:
    Concordo com vc e em seu ultimo parágrafo está descrito o rumo de Ilhéus nos próximos anos, Um nada cercado de ventos.
    O que irrita nesse governo não é o fato do Newton não ter preparo nem ambição política, na verdade o que devasta é vê todas as secretarias sendo administradas por pessoas que só pensam no salário. E esse problema o Newton conhece, agora ele não saber contratar pessoas qualificadas para administrar os setores do seu Palácio… Ai dói!

  7. Compromissos Ideológicos
    O Presidente do PSB de Ilhéus Magno Lavigne criticou o prefeito Newton Lima por este não assumir “Compromissos Ideológicos”.
    Ora,Magno, fica difícil para você fazer esse discurso porque falta-lhe coerência ideológica. Senão vejamos:
    De candidato a prefeito pelo PSTU à coordenador da campanha do candidato de Valderico. Como entender essa mudança ideológica?
    No governo de Lima que na minha opinião, maqueou a cidade para vencer a eleição, eu esperava que você fosse o número 1 do governo. Nesse sentido, entendo sua insatisfação, mas, tenho dificuldade de entender o seu discurso ideológico.
    Ailson Oliveira
    Professor

  8. Ailson Oliveira, vc descreveu brilhantemente os passos desse cara.
    A ambição que falta em Nilton, sobra nesse “político”, antes berrador(pixador, etc) do PSTU, hoje come-quieto de quem pagar mais!

  9. O Magno Livigne é um falso sindicalista e um “político” morto. Contribuir para manter a Ilhéus no atraso, só resta para ele o colo de Jabes, aguardem!

  10. Seria interessante uma entrevista com Alcides,já que ele tem andado sumido. Com a saída de Magno, Alcides é o único quadro que pensa política restante no governo Newton. Seria bom conversasar com ele para saber o que anda pensando,articulando etc.
    Acredito que Magno abriu um veio para discussão sobre a atividade política. Em Ilhéus ela se torna necessária. É muito chato este negócio de ficar na moca, com o discursso despolitizado de que o futuro prefeito será Jabes ou Ruy. Seria interessante a construção de políticas, projetos, etc
    Antônio Ramos

  11. olha, não vamos ficar querendo ressuscitar alcides, pois o mesmo só olha para o umbigo, é político jovem na idade, mas de idéias ultrapassadas, pensa muito pequeno…….e depois pelo que eu soube também não batia os bicos com magno…..é vereador contraditório, chegou a apoiar valderico.

  12. Pena que Newton não esta dando valor aos bons quadros políticos que estão do seu lado, Magno Lavigne era um deles, o prefeito tem ao lado dele pessoas intereisseiras e carreiristas, não tem uma base que lhe defenda com unhas e dentes.Não vai demorar para que algumas pessoas que se dizem do seu lado lhe traiam. Afinal as pessoas querem estar do lado de lideranças fortres e que lhe deem estabilidade financeira e política. Newton é o homen que dá o tapa e esconde a mão porque os seus irmãos estão fazendo e acontecedndo na prefeitura. Traiu, Traiu o PT que lhe ajudou na cassação do mesmo, e sempre deu os pés para o partido. Agora lhe restou fazer política com Alcides ou não. As coisas devem ficar pesadas para o mesmo quem viver verá.

  13. Concordo com Magno Lavigne , o governo de Newton perdeu a mão, prova disso foi a atrapalhada mudança no trânsito, um horror seria cômico se não fosse trágico.Votei em NeWton ,não me arependo mas esperava mais de seu governo, não se cercou de pessoas que poderiam lhe ajudar na política como um todo, a maioria olha pro seu proprio umbigo . É uma pena pois pensei que apoiado por muitos partidos, iria fazer uma política seria, articulada a nivel estadual e nacional, com o intuito de melhorar a infra estrutura de nossa cidade.Quem sabe ele acorde pra vida, pois a tendência é que muitos depois de saciados debandem para o lado que estiver mais forte.

  14. Agora quero ver como Newton vai se portar com Alcides , porque tem tempo que o mesmo esta tentando virar presidente do partido, as coisas para o prefeito vão se complicar , pois quem conhece Acides sabe como se porta politicamente. Mas como política é um prato que se come frio, acho que agora o vereador vai se lambuzar.
    Gostei muito das colocações de Magno Lavigne , gostaria que fossem mais duras, foi muito sutil, eu diria coeso em suas palavras para com o prefeito.Eu seria mais duro, mas quem também o conhece sabe que o mesmo é uma pessoa de não deixar abater-se. Força companheiro sei que muitas novidades estão por vir estamos com você
    Saudações Socialistas.

  15. Parabenizo ao Prof.,Sindicalista e politico Magno Lavigne pela maneira inteligente,prudente,coerente e decente como expõe suas convicções,suas verdades(que nao são únicas)mas,sao as ideias que voce defende com todos os direitos que saõ atribuidos a cidadãos dignos,éticos e honestos como você.Politicamente falando,lhe credito confiança porque vejo em voce um homem de visão ampla,munido de suficiente bagagem e,capacidade para contribuir com suas ideias e açoes para o desenvolvimento social que a nossa querida Ilheus tanto anseia e necessita.Somos todos testemunhas do sofrimento de um povo que trabalha ,que luta,que constroi esperanças todos os dias,que a cada eleiçaão deposita em lideranças politicas crenças ,perspectivas de dias melhores,sonhos de viver com dignidade e respeito.A nossa gente merece o melhor!Numa conjuntura politica,o bem estar do ser humano,do cidadão deve ser a prioridade. Todo o meu respeito…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *