Tempo de leitura: 2 minutos

Freire era uma das referências em medicina na Bahia (Foto Correio).

Itabuna perdeu uma de suas referências em medicina com a morte de Raimundo Freire Brandão, ontem. O médico cirurgião foi submetido a uma cirurgia de ponte de safena e há dias encontrava-se internado no Hospital Calixto Midlej Filho. O corpo de Raimundo Freire foi enterrado no cemitério Campo Santo, em Itabuna.
O colega Rommel Pires lembra que Freire era “um dos grandes cirurgiões de Itabuna”. Junto com amigos como Eduardo Fontes, Freire foi dos primeiros conselheiros da Organização Hospitalar São Lucas, fundador do Hospital São Lucas, hoje administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. “Era uma pessoa com uma integridade única”, completa Rommel.
26 MIL CIRURGIAS
Itabuna perde uma referência, mas fica o exemplo. Nos 48 anos dedicados à medicina, Freire fez cerca de 26 mil procedimentos cirúrgicos. “Foi o terceiro que mais realizou cirurgias na Bahia”, lembra, emocionado, o colega Eduardo Fontes.
Freire foi diretor do São Lucas, do Hospital Calixto Midlej Filho e do Manoel Novaes, além de chefe de cirurgia-geral do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), em Itabuna. Ele também coordenou o Samu 192 na sua fundação, em 2004.
A medicina estava no sangue. Freire era filho de um dos fundadores do Calixto Midlej, o também cirurgião Corbiniano Freire. “Raimundo Freire foi responsável por grande parte dessa turma de médicos de Itabuna”, relembra.
FREIRE E TANCREDO NEVES
A qualidade profissional do médico itabunense pode ser medida por uma das referências na medicina brasileira, o ginecologista e ex-deputado federal Aristodemo Pinotti, falecido em 2009.
Numa entrevista concedida à TV Santa Cruz, em Itabuna, Pinotti disse que Tancredo Neves seria presidente da República “se tivesse adoecido em Itabuna e fosse operado por Raimundo Freire”.
A entrevista é relembrada por Fontes. Tancredo foi escolhido o presidente da República na transição entre os tempos de chumbo e a democracia, na década de 80, mas o maranhense José Sarney, hoje presidente do Senado Federal, acabou assumindo, devido à saúde debilitada do político mineiro operado às vésperas de tomar posse.
Falhas médicas num tratamento de diverticulite agravaram o que, para muitos, era uma cirurgia simples. E os erros forçaram Tancredo a passar por sete cirurgias até a morte, em 21 de abril de 1986 (relembre aqui).
A citação de Pinotti e a memória de amigos revelam bem a falta que Freire fará à nossa medicina.

11 respostas

  1. NOSSOS HEROIS ESTAO MORRENDO
    Lembro quando ainda no 3.ano de medicina fiz estagio com Raimundo no Hospital Santa Cruz. Apesar de conhece-lo proximamente, pois era meu primo-irmao, fiz dele um dos meus herois favoritos, obervando-o no trato, carinho e competencia com os pacientes. Com Raimundo perdi o medo de ser medico, entendendo que quando se poe amor no que se faz, Deus assume o comando. Tenho certeza de que hoje Raimundo esta junto ao Senhor continuando sua missao. Descanse em paz meu caro irmao! Assim como foi nessa vida, espero contar contigo na outra, quando tambem me for.
    CLAUDIO BRANDAO

  2. INFELIZMENTE OS POUCOS HOMENS DE BEM QUE TEM NESTA CIDADE PARTEM DE FORMA ANÔNIMA, MAS DEIXA UM LEGADO DE HOMEM PROBO E COMPETENCIA. FUI UM DOS OPERADOS POR DR. RAIMUNDO FREIRE QUANDO TINHA ONZE ANOS DE IDADE, CARREGO EM MIM A CICATRIZ DA SUA HABILIDADE NO OPERAR. OS MEUS PESAMES A FAMILIA.

  3. A Itabuna.
    Itabuna se despede de um grande grapiuna, homem que honrou à sua terra e a seu ofício, salvar vidas.
    Sempre sereno, disposto, entusiasmado com a profissão, incapaz de ser rude, um bom amigo, um professor a quem muitos médicos devem ensinamentos e conselhos, um ser vivente a quem muitos devem a vida.
    Tal homem parte em silêncio, discreto como sempre o foi em vida, parte, mas não sem levar a gratidão e o reconhecimento do povo a quem serviu, não sem deixar em nós, colegas, peito repleto de saudades.
    Resta a todos nós o conforto da certeza que Deus possue em mãos todo o relato de tua história e por isso guarda para ti um recanto especial que acostumamo-nos a chamar de paraíso.
    Vai em paz amigo.
    Dr. Cristiano Conrado

  4. I – A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade.(Capítulo I Novo Código de ética médica)
    Raimundo Brandão Freire;
    Você sempre foi um profissional competente,exemplo de ética médica,extremamente habilidoso,humano,atencioso.Assim tento definir esse grande amigo em que tive a oportunidade de trabalhar lado a lado.Você Raimundo,viveu essencialmente este 1º cap. do Código de ética médica,em cada uma das 26 mil cirurgias em que vc realizou,em cada paciente em que vc curou,em cada colega de profissão em que você ensinou (sem se jactar).
    “Não fique triste com a despedida de um amigo…, as despedidas são necessárias para os reencontros…”Descanse em paz amigo Raimundo Freire.
    José Roque Santos, autor do livro;
    108 Anos da Família Freire em Itabuna
    Guarujá-SP 20/12/10

  5. Dr.Raimundo Freire era uma referência itabunense na medicina,médico humano e humilde,competente e com seu compromisso de salvar vidas assumido,atendida os seus pacientes com mesma dedição sendo ele convênio, particular ou sus, é muito dolorido essa perda, o meu coração hoje está de luto….mas eu tenho certeza que o Senhor te chamou porque necessitava de você no exército de anjos….
    Vai em paz…

  6. Dr. Raymundo Freire.
    Você sempre será o exemplo de amigo, profissional, cautela, simplicidade. Com certeza, o seu lugar no Céu foi adquirido durante a sua jornada na terra, todos nós somos testemunha disso. Sua garra durou até o último instante de vida. Nós perdemos a sua presença física aqui na Terra, mas com certeza, os Anjos do Céu ao te receberem devem ter feito uma enorme celebração. Mas a sua presença permanecerá aqui, e lembraremos de você, alguém que continuará irmanando PAZ e ALEGRIA para todos nós.
    Vá em PAZ, que Deus te abençoe.
    Um grande abraço.
    EQUIPE DO SAMU DE ITABUNA

  7. Em 2001 chego em Itabuna com a finalidade de aprender a arte da cirurgia ,como o primeiro residente do HBLEM , e tenho como um dos meus preceptores o “Grande Ray “. Com a sua habilidade inerente e seu carisma começo a tecer os meus primeiros pontos.
    Em 2003 , tenho o prazer de tê-lo como meu padrinho de cazamento e assim por diante um laço familiar infinito .
    Vc é meu gande pai véi , te amo muito , descanse em paz .Mas vê se ai em cima descanse um pouco , pois bem sei que vc não fica parado .

  8. A foto de Dr. Raimundo Freire, não é do Correio, foi clicada pelo jornalista Joselito dos Reis em 02 de Junho de 2008, no gabinete do médico no Hospital de Base. O jornalista, na época, foi vítima de inicio de infarto! Mas, o importante é que Raimundo Freire foi um grande médico, um grande homem de Itabuna. Quem perdeu foi todos nós!

  9. Querido amigo Raymundo,
    Recém hoje tive a informação de que partiste deste plano espiritual. Desde que te conheci em Congresso do Samu, em Brasilia, 2005, reconheci a nobreza de teu ser: afetuoso, carismático,generoso. Lembro dos excelentes conselhos que destes para esta tua amiga pediatra, que guardarei para sempre em meu desempenho profissional e pessoal. Sei que nossa amizade será eterna e que no encontraremos em outro plano. Já estou com saudades AMIGO! Abraço carinhoso de tua amiga de Porto Alegre. Até breve! Anna Luiza.

  10. RAIMUNDO FREIRE, uma criatura dotada das mais beLas qualidades. Não sabia do seu falecimento. Soube hoje. Daqui de Eunápolis sinto a sua partida. Que DEUS o ilumine na sua vida eterna. Nunca o esquecerei.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *