Tempo de leitura: < 1 minuto

Um entrevero entre o juiz Valdir Viana, da 4ª Vara Cível de Itabuna, e o presidente da subseção local da OAB, Andirlei Nascimento, deverá provocar uma representação contra o magistrado junto à Corregedoria do Tribunal de Justiça da Bahia.

Segundo informações colhidas pelo PIMENTA, uma forte discussão aconteceu na tarde desta sexta-feira, 21, quando Nascimento – na qualidade de presidente da Ordem – foi chamado para socorrer um advogado que desejava retirar um processo no cartório da Vara do Júri, mas não teve permissão para tanto.

Ao chegar à Vara do Júri, cuja titular é a juíza Cláudia Valéria Panetta, o presidente da OAB encontrou vários PMs e o juiz Valdir Viana, que não tem nada a ver com a Vara do Júri, senão pelo fato de ser marido de Cláudia Panetta.

A discussão com o magistrado, segundo apurado pelo blog, descambou para o campo da ofensa e Nascimento se queixa de que a própria OAB foi desrespeitada na condição de entidade que tem a competência de velar pelos direitos e prerrogativas dos advogados.

O assunto, delicadíssimo, será debatido em uma reunião extraordinária na sede da subseção, nesta segunda-feira, 24, a partir das 18 horas.

0 resposta

  1. seu pimenta, acho que vc deveria ouvir os envolvidos, já fiz diversas audiências com esse juiz waldir viana e ele sempre se comportou de forma muito educada, muito polido, não acredito que ele tenha ofendido o dr. andirley a toa, se é que isso existiu, parece que está faltando um pedaço nessa estória.

  2. Não é de agora que esse juiz causa problemas com os advogados e vai continuar assim… a classe dos advogados é sempre desrespeitada… é um absurdo o que o acontece, mas as prerrogativas dos advogados não vale de nada na Justiça baiana!

  3. todo mundo sabe que dra claudia anda na companhia de policiais depois que sua escriva SADIA CONSUELO foi presa por envolvimento com o tráfico de drogas e estagiários sofreram ameaças, então é natural que os policiais estivessem lá. Também é natural que o marido espere sua esposa após o expediente terminar para irem embora juntls, vai saber o que aconteceu lá, quem procura acha ! ele já brigou com esses juízes várias vezes e tem a imprensa grapiúna nas mãos, os juízes trabalham em seus gabinetes, não tem acesso a midia e nesses casos de fofoca, de inverdades, saem perdendo.

  4. A defesa das prerrogativas deve ser incansável e as Subseções da OAB de Ilhéus e Itabuna devem unir esforços no sentido de fazer dessa bandeira a força maior da classe. Quando um advogado é desrespeitado não é só o profissional ou a classe que sofrem, mas toda a população, porque estamos sempre em defesa de alguém.

    Não se trata de méritos de questões ou da morosidade dos cartórios, mas se os cidadãos podem contar com a mínima eficiência dos órgãos públicos é graças ao desempenho dos advogados.

    É imperiosa a parabenização daqueles que se opõem a qualquer tipo de subjugação do Estado Democrático de Direito.

    Parabéns, Andirlei Nascimento. Parabéns, Deusdete Sena.

  5. Andirlei tomou bronca PESSOAL desses juízes, logo que chegaram, porque o juiz da 4 vara valdir viana o comdenou como litigante de má-fé o multou numa ação contra uma seguradora, o advogado andirlei tentou enganar o juiz pedindo q aplica-se uma lei que ja tava revogada fazia tempo. Como ele é presidente da OAB daqui ele se acha, e não se conformou em ser condenado como litigante de má-fé e condenado pelo juiz. Daí para frente foram várias vezes criando caso do nada, procurando confusão, não ta certo ele usar do cargo que os advogados lhe confiaram para perseguir juizes por sentio o ego pessoal ferido.

    quem trabalha com Dr Valdir sabe que é um rapaz bem humorado, ttrata todo mundo no fórum muito bem e se preocupa com o pessoal dele. Os do cartório da4 vara dizem que ele só pensa em trabalho em arrumar a vara em melhorar o serviço. alguns advogados que converso falam que nunca julgaram seus processos tão rápido.

    essa estória não esta bem contada.

  6. veja só se isso é notícia para ficar saindo na mídia, que poder tem esse Andirlei hein?, explica ai seu pimenta, que poder é esse? resolva seus problemas na forma da lei, faça suas representações cotra os juízes, tome suas providências, mas pare de fazer baixarias… já disse um vizinho seu que vc é dado a buzinar a qualquer hora do dia ou da noite, encomoda a vizinhança toda e não tem um pingo de educação, sua aparente calma, é pura fachada¹¹!!!!!!!!!

  7. Dr. Andirlei tá gostando de tá na mídia, tá se sentindo. A defesa que ele andou fazendo do Advogado que tbem tá envolvido no “caso” da servidora Sádia, ele foi bastante corporativista na defesa do mesmo que causou espanto em várias pessoas. Já o presidente da OAB do RJ no episódio no morro do alemão, deveria servir de espelho para vários presidentes da ordem. O juiz com certeza teve motivos para agir de forma contundente.

  8. O Estado democrático de Direito foi aviltado por funcionários públicos que aplicam o direito penal do inmigo.
    Vamos fazer valer as prerrogativas dos advogados.
    O presidio de Itabuna tambpem deve ser alvo de representações, pois o seu diretor rasga a constituição.
    Vamos mobilizar a classe de advogados na luta em favor das prerrogativas da classe.

  9. O Dr. Andirlei é um homem idôneo e integro e cumpre com excelência o seu papel de representante da Ordem de advogados. Convido o prezado blogueiro a informar o número do processo em que Dr. Andirlei foi condenado por litigância de má-fé. Isso é mais uma tentativa de inversão dos fatos e de intimidação. De antemão informo que nós, advogados, não vamos nos submeter a intimidações e arbitrariedades praticados por quem quer que seja e exigiremos o cumprimento das prerrogativas.

    Gostaria de prestar o meu relato, pois fui eu o Advogado a quem o presidente foi socorrer nas dependências do Fórum de Itabuna.

    No dia 21 de janeiro, às 16h, me dirigi ao cartório para solicitar a cópia do processo onde meu cliente foi submetido ao Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), após motim ocorrido no conjunto penal de Itabuna no dia 16/01. Após solicitar ao cartório o processo para retirada de cópias, fui informado que o processo se encontrava no gabinete com a Juiza daquela Vara, Dra. Cláudia Panneta. Me dirigi, então ao gabinete para solicitar as referidas cópias. Ao solicitar as cópias fui informado pela Respeitada magistrada que não havia processo, mas apenas uma decisão da corregedoria de Justiça autorizando a transferência, momento em que questionei a legalidade daquele ato, posto que a Corregedoria é um órgao administrativo e não possui Jurisdição. A Ilustre magistrada, de forma educada, me disse que eu discutisse o mérito da decisão em Habbeas Corpus, mas não ali. Eu concordei com ela e solicitei cópia de todo o procedimento, ja que nao havia processo. A Juíza então me informou que estava ocupada e que não poderia parar seu trabalho para me atender. Em resposta informei que não queria, de forma alguma atrapalhar seu trabalho e solicitei que ela pedisse a algum dos servidores que me disponibilizasse o processo por 05 minutos, que eu retiraria a cópia e retornaria o processo ao cartório. Nessa ocasião, a magistrada, informou que, após os problemas vivenciados pelo cartório, o controle dos processos estava concentrado em suas mãos e me informou que ou eu esperava ou voltaria outro dia. Disse que aguardaria e perguntei de quanto tempo a Juiza precisaria, ela respondeu que precisaria de 01 hora. Após 01 hora, retornei à sala de audiencia e me sentei. A ilustre magistrada me informou que ainda nao havia terminado. Continuei esperando por mais 20 minutos. Me dirigi então à magistrada e informei que não queria atrapalhar o seu trabalho, mas tinha compromisso em Ilhéus. Nesse momento, por volta das 17:40h, ela informou que já havia terminado e que desceria para pegar o processo, pedindo que eu me retirasse da sala de audiencias e aguardasse no gabinete. Aguardei mais 30 minutos quando a estagiária me informou que a Juiza solicitou que eu descesse ao cartório pois o processo estava disponível.
    Ao chegar ao cartório, a servidora me disponibilizou o processo que, para minha surpresa havia sido registrado naquela tarde, às 17:21h sob o número 0000566-03.2011.805.0113. Solicitei então a carga do processo. A servidora me informou que não poderia tirar carga pois não tinha procuração nos autos. Informei a mesma que nao possuía procuração por que o Réu estava cumprido medida disciplinar em outra cidade, mas que estava constituído como seu advogado na ocasião do interrogatório, como a mesma poderia verificar nos autos do processo. Ela me informou que mesmo assim não poderia fazer carga do processo pois a Juiza não havia autorizado. Solicitei, então, a retirada de cópias. Ela disse que também não estava autorizada pela juíza. Informei-lhe que a Lei n. 8.906 determina que o advogado pode retirar cópia de qualquer processo, independente de procuração nos autos, exceto os que tramitam em segredo de Justiça, o que não era o caso. Ela então me informou que era determinação da juiza e que não autorizaria. Solicitei que ela ligasse para a Juiza (que estava em seu gabinete) e informasse que eu estava exigindo o cumprimento da prerrogativa dos advogados e que não me retiraria enquanto não me fosse dispensado o processo para a retirada de cópias. Após a ligação da servidora a Juiza enviou 03 policiais ao meu encontro: dois vestidos de terno e gravata (responsáveis pela segurança pessoal da magistrada) e um policial militar fardado. Eles se dirigiram a mim, armados, em tom intimidativo dizendo que a Juiza determinou que me “informassem” que o expediente havia acabado e que o processo não poderia sair fora do horario do expediente. Informei aos mesmos que era advogado e conhecia os horários e expedientes do fórum e não preciso que policiais venham me agraciar com tal informação. E que estava no fórum há mais de 02 horas exigia o respeito às prerrogativas, pois estava exercício de minhas funções e não me retiriaria dali antes que a Juiza viesse falar comigo. Nesse momento liguei para o Presidente da OAB de Ilhéus, Dr. Deusdete Machado e o presidente da OAB de Itabuna, Dr. Andirlei, solicitando sua presença, pois estava sendo intimidado por policiais dentro do prédio do poder judiciário. Dr. Andirlei, chegou em meu auxílio em 05 minutos. Após tomar ciência dos fatos, pediu a serventuária que dissesse a magistrada que ele estava presente e que gostaria de falar com a mesma. Após ligar para a Juiza, a serventuária informou que a juiza o receberia no gabinete, mas que eu não poderia entrar. Dr. Andirlei então disse que não entraria sem mim e que eu o acompanharia. Subimos então até o gabinete da Juiza (que fica no segundo andar). Ao chegarmos na porta, os dois policiais que faziam a segurança da magistrada se colocaram a frente dizendo que não poderia entrar, mas apenas Dr. Andirlei. Dr. Andirlei insistiu para que o acompanhasse, contudo, diante da resistência dos solicitei o mesmo conversasse com a Juiza para que autorizasse a minha entrada. Para minha surpresa, após a entrada do presidente, comecei a ouvir ofensas proferidas aos gritos pelo marido da Juiza, que também é magistrado nessa comarca. O referido magistrado passou a agredir verbalmente o Presidente com palavras de baixo calão, gritando, aos berros que não o respeitava e que não o reconhecia senão como “comedor de jacas e plantador de batatas”. O descontrole do magistrado foi tamanho que chegou a convidar o presidente para as vias de fato. Dr. Andirlei disse para o magistrado que o mesmo o respeitasse pois esta advogado e Presidente da da subseção. Informou que não viera ali para falar com ele, mas com sua esposa, Juiza daquela Vara. Mas nada adiantou contra o descontrole do referido Juiz. Após alguns minutos as vozes abaixaram e os ânimos se acalmaram. Nesse momento, chegaram mais 03 policiais militares fardados que compareceram a pedido do Juiz. Ocasião em que a porta foi aberta e o Juiz se retirou. Em seguida Dr. Andirlei e Dra. Cláudia também se retiraram. Nessa ocasião Dr. Andirlei questionou a presença dos policiais militares informando que não admitir a utilização da polícia para intimidar advogados. Após as colocações de Dr. Andirlei e diante da minha presença e dos policiais respeitado magistrado negou todas as palavras que tinha proferido minutos antes. Nessa ocasião me dirigi à magistrada e perguntei se ela autorizaria as cópias. Nesse momento, a mesma, de forma violenta, arrancou o processo de minha mão. Eu disse: “Dra. Não precisa agir com violência, eu não vou retirar os autos sem sua autorização. Bastava pedir que eu entregaria os autos”. Em resposta ela disse: “Eu já pedi, mas o senhor gosta de causar problemas”. Eu respondi: “Dra. Se agir na defesa de meu cliente, e exigir o cumprimento da Lei e das prerrogativas significar causar problemas, eu vou causar muitos problemas sim. Sou advogado e estou no exercídio de minhas funções e não vou me intimidar com a postura da Sra. e a presença dos policiais.” Em resposta ela disse: “Eu também não Dr.”. Após esses eventos descemos e nos retiramos do Fórum.

    Cumpre registrar que os fatos narrados acima foram presenciados por outro advogado, o audio gravado em aparelho de celular.

    Nesse triste episódio ficou claro o desesrespeito a que vêm sendo submetidos os advogados diuturnamente nas dependências do poder Judiciário. Declaramos que a OAB não vai ficar omissa e não vamos nos intimidar. A Advocacia é uma função essencial à Justiça e como tal deve ser tratada.

    Convido todos os colegas advogados a fazerem coro ao nosso grito de indignação, e a não se calarem diante de fatos semelhantes. Será realizada no dia de hoje uma reunião na sede da OAB de Itabuna onde o caso será discutido e providências serão tomadas.

    Sanzio C. Peixoto
    OAB/BA 27.480

  10. 1. Não importa se o presidente da oab estava correto ou não, o juiz está ainda mais errado. Por que? simples! ele não era titular da vara e não poderia se meter no problema. Sinto dizer que – a despeito do que já tenha acontecido antes – que neste caso o presidente da oab está certo, quem foi desrespeitada foi a OAB, ele estava lá como representante dela e o juiz desrespeitou a instituição. caso o representante seja mesmo esse crapula representado nos comentarios, aquele não era o momento para o juiz resolver seus problemas pessoais.

    2. Para o sr lelio furtado que coloca a advocacia como uma profissão especial: A ADVOCACIA É UMA PROFISSÃO COMO QUALQUER OUTRA!
    E QUANDO VOCE DIZ
    “Quando um advogado é desrespeitado não é só o profissional ou a classe que sofrem, mas toda a população, porque estamos sempre em defesa de alguém.”

    EU REPLICO:
    QUANDO UM GARI É DESRESPEITADO TODA POPULAÇÃO TAMBEM É! QUANDO UM MEDICO É DESRESPEITADO IDEM, QUANDO UM LAVADOR DE CARROS É DESRESPEITADO IDEM, IDEM TAMBEM PARA TRATADORES DE ZOOLOGICO, POLICIAIS… TODO ESTE PESSOAL ESTÁ FAZENDO ALGO PARA ALGUEM. E TODOS, INCLUSIVE O ADVOGADO, SÃO PAGOS PARA TRABALHAR, E PORTANTO DEVERIAM PARAR DE PEDIR DIREITOS DIFERENCIADOS.

  11. Gostaria de registrar o apoio incondicional do Presidente da OAB de ilhéus, Dr. Deusdete Machado, que, após tomar ciência do fato solicitou, na mesma noite, uma reunião extraordinária com a Comissão de Prerrogativas da Subseção de Ilhéus e comunicou o ocorrido do Presidente da OAB/BA, Dr. Saul Quadros, que também se comprometeu a tomar as medidas cabíveis e diligenciar para que eventos como esse não passem desapercebidos e não se repitam.

    Obrigado aos representantes dessa Respeitada Instituição que fazem por merecer o cargo que ocupam e não se retiram da luta, para que possamos exercer com autonomia e liberdade a função de advogados.

    Sanzio C. Peixoto
    OAB/BA 27.480

  12. Não podemos desviar o foco do problema levantado. Os questionamentos lançados contra a conduta profissional pessoal do Dr. Andirlei não pode de forma alguma se confundir ou misturar com a OAB subseção Itabuna que estava ali representada pelo seu presidente.
    O trato do Juiz em seu mister diário com os advogados, essenciais à justiça, é outra questão que no momento não pode se misturar com o relato do ocorrido na sexta-feira passada.
    A OAB deve sim avaliar os desdobramentos a serem direcionados ante a conduta, no mínimo destemperada, do magistrado.

  13. Seu Pimenta, NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE ESSE JUIZ ATENTA CONTRA AS PRERROGATIVAS DOS ADVOGADOS.

    Para os que não lembram, no ano passado esse mesmo Juiz baixou uma Portaria que impedia o advogado de ter acesso aos autos e juntar documentos em processo que estavam conclusos para julgamento. Só que a OAB impetrou um Mandado de Segurança contra o Juiz, enquanto titular da 4ª Vara Cível da Comarca de Itabuna, junto ao Tribunal de Justiça da Bahia, tendo a QUINTA CÂMARA CÍVEL reconhecido a ILEGALIDADE DO ATO e, POR UNANIMIDADE, CONCEDIDO A SEGURANÇA.

    Quem quiser pode consultar o processo nº 0004902-35.2010.805.0000 – 0 no site do TJBA (link: http://www.tjba.jus.br/site/popup_servicos.wsp?tmp.id=15).

    Portanto, se tem alguém com “bronca” nessa história é o Juiz!

    Andirlei é um advogado sério, um exemplo de representante da OAB e merece ser tratado com respeito!

  14. É IMPRESSIONANTE, QUANDO SE QUER MORALIZAR AS COISAS NESSA CIDADE COMO DÁR TRABALHO.
    OS ADVOGADOS EM ITABUNA SEMPRE FIZERAM DO CARTÓRIO DA VARA DO JÚRI E EXECUÇÕES PENAIS É O QUINTAL DE SUA CASA, E EQUIVOCADAMENTE PENSAM QUE A BADERNA CONTINUA.
    SR. ADVOGADO, SE NÃO TINHA PROCURAÇÃO, NÃO REPRESENTA NINGUÉM. ME ENVERGONHO DESSA CLASSE DA QUAL FAÇO PARTE, POR ISSO ESTOU CURSANDO OUTRA ÁREA COM GENTE MENOS ARROGANTE E PREPOTENTE.
    SÂNZIO, ABRA O SEU OLHO. VOCÊ TRABALHA PARA A SECRETARIA DE JUSTIÇA E RECEBE POR ISSO. NÃO É TRABALHO VOLUNTÁRIO, PORTANTO, NÃO PODE ADVOGAR NA VARA DE EXECUÇÕES PENAIS.
    ANDIRLEI JÁ TE DISSE ISSO? CLARO QUE NÃO. ELE QUER HOLOFOTES E USA A CLASSE PARA ISSO. E O PIOR, VOCÊS SE PERMITEM A ISSO.
    QUE NOJO!

  15. Gostaria de informar que o advogado que solicitou a presença do dr. Andirlei, é diretor da CEAPA, uma instituição da Secretária de Justiça, Cidadania e Dreitos Humanos, cuja função é a substituição das penas privativas de liberdade por penas restritivas de direitos, e por fazer parte de uma instituição pública resposanvél pelas unidades prisionais, não se admite que seja uma advogado de um traficante, responsável por vários crimes na região e tamém causador de vários problema disciplinares na unidade prisional.

  16. CONHEÇO A DRª CLÁUDIA, ADVOGO NA VARA QUE ELA É TITULAR E SEI QUE ELA É MUITO DURA. MAS AGE DENTRO DA LEGALIDADE. JÁ ME NEGOU MUITA COISA, NEM POR ISSO OS FATOS FORAM PARAR NA MÍDIA. TUDO ISSO É RIDÍCULO. UM CIRCO DE HORROR.
    ANDIRLEI DEVIA TER VERGONHA DESSAS ENCENAÇÕES, PROCURAR O LUGAR DELE E FAZER A POLITICAGEM DELE DIFERENTE. USAR A INSTITUIÇÃO PARA DAQUI A ALGUNS MESES ESTÁ SE CANDIDATANDO A ALGO.
    OS COLEGAS DEVIA PROCURAR O SEU DEVIDO LUGAR, SE RESPEITAR E NÃO COMPACTUAR COM ESSAS POSTURAS. NÃO VOU A REUNIÃO ALGUMA PORQUE SE FOSSE A MINHA MULHER (INDEPENDENTE DE SER JUÍZA OU NÃO)NÃO ACEITARIA A ATITUDE DO “NOBRE” COLEGA. UMA TOTAL FALTA DE RESPEITO.
    EU NO LUGAR DA JUÍZA TINHA MANDADO PRENDÊ-LO POR DESACATO. ELE SABE O QUE ELE FEZ NO INTEIOR DO GABINETE. NÃO SABE, DR. ANDIRLEI? O DR. SÂNZIO TAMBÉM SABE O QUE ELE APRONTOU NO GABINETE DA JUÍZA. NÃO SABE, SÂNZIO?
    VOCÊ DEVIA ERA LARGAR O OSSO DA SECRETARIA DE JUSTIÇA PARA DEPOIS IR ADVOGAR NA VARA DE EXECUÇÕES PENAIS. O QUE FALTA A MUITA GENTE É VERGONHA.

    *PS: EU QUERO QUE O MEU COMENTÁRIO SEJA PUBLICADO.

  17. À querida “Soph”, que talvez prefira não se identificar.

    O advogado desempenha uma profissão especial e NÃO MELHOR que qualquer outra. Falta a você um pouco de discernimento.

    Lendo, quem sabe, a Constituição Federal, poderá conhecer o artigo 133 que diz: “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.

    Se estamos falando de um problema dentro do Poder Judiciário não é o gari, o médico, o fisioterapeuta nem ninguém que irá resolver, mas o advogado. Preste atenção no contexto antes de comentar.

  18. Me solidarizo com os Respeitados Defensores das Garantias de toda a sociedade. Senhores Advogados, não permitam que direitos e prerrogativas de Vossas Senhorias sejam vilipendiadas por abusos e atitudes destemperadas e facínoras dos que desejam menosprezar tão ilustre função. Façam valer, através da seccional de Itabuna, Ilhéus, Jequié etc, seus direitos através das representações correspondentes, pois tenho a certeza que a verdade e a justiça sempre prevalecerá perante os atos vís e atentatórios aos direitos de todos, principalmente dos menos afortunados. A missão do Dr. Andirelei é essa mesmo, e embora não o conheça pessoalmente, rogo para que Deus continue iluminando o seu caminho na defesa da categoria.

  19. O senhor Sanzio mesmo admite que não tinha procuração de seu suposto cliente. Se não tem procuração, não é legalmente o advogado do acusado. Ele, como advogado, sabe (ou deveria saber) que a procuração é exigida para se dar carga em processo. E sobre Andrilei, continua se achando autoridade acima de todas as outras, defendendo o que não pode ser defendido. Uma pena. A cidade tinha outra imagem dele antes de ser “otoridade”.

  20. Acho que tá havendo um corporativismo besta demais em toda essa patacoada, esse negócio de dizer que cada vez que um advogado é ofendido toda população brasileira também o é, pura balela, e quando um advogado picareta enrola e some com a grana do cliente todos os demais advogados também são picaretas? é obvio que não, a ADVOCACIA se é esse o nome, assim como o jornalista o gari o pedreiro são todos iguais, pelo que sei, qualquer pessoa ofendida ou impedida de fazer seu trabalho é contra a LEI, resumindo, muita gente se esquece que qualquer pessoa por pior que seja seu carater pode muito bem se formar em direito, fazer concursos para juiz, promotor público e delegado federal, passa no concurso e pimba, porque essas classes deveriam ser diferente da classe política? se os políticos que nós os elegemos periodicamente fazem o que fazem imaginem só os concursados, não se apoquentem comigo meus caros e minhas caras, mas isso é brasil e nossos problemas só irão melhorar no dia de SÃO NUNCA ou quando acontecer um baita dum milagre.

  21. Ao senhor Ronaldo Ferreira

    O senhor tem toda razão em querer fazer outro curso, pois, a advocacia não deve ser exercida por quem desconhece os seus proprios direitos.
    O advogado pode sim tirar cópias dos autos mesmo sem procuração, está na lei, vejamos:
    ART. 6 – DA lEI 8906
    É DIREITOS DOS ADVOGADOS:

    …XIII – examinar, em qualquer órgão dos Poderes Judiciário e Legislativo, ou da Administração Pública em geral, autos de processos findos ou em andamento, mesmo sem procuração, quando não estejam sujeitos a sigilo, assegurada a obtenção de cópias, podendo tomar apontamentos;

    É oportuno dizer que é a lei rege a profissão dos advogados, e não é justo que pessoas sem conhecimento jurídico
    atentem contra as determinações legais.
    Advogar é uma tarefa ardua, não se pode admitir que sob o argumento de “arrumar a casa” as leis sejam inobservadas, isso não pode acontecer. Só se pode arrumar a casa observando as leis, e principalmente a Constituição Federal ou então estaremos a margem da lei.

    J. K.

  22. Ao senhor Ronaldo Ferreira

    O senhor tem toda razão em querer fazer outro curso, pois, a advocacia não deve ser exercida por quem desconhece os seus proprios direitos.
    O advogado pode sim tirar cópias dos autos mesmo sem procuração, está na lei, vejamos:
    ART. 6 – DA lEI 8906
    SÃO DIREITOS DOS ADVOGADOS:

    …XIII – examinar, em qualquer órgão dos Poderes Judiciário e Legislativo, ou da Administração Pública em geral, autos de processos findos ou em andamento, mesmo sem procuração, quando não estejam sujeitos a sigilo, assegurada a obtenção de cópias, podendo tomar apontamentos;

    É oportuno dizer que é a lei rege a profissão dos advogados, e não é justo que pessoas sem conhecimento jurídico
    atentem contra as determinações legais.
    Advogar é uma tarefa ardua, não se pode admitir que sob o argumento de “arrumar a casa” as leis sejam inobservadas, isso não pode acontecer. Só se pode arrumar a casa observando as leis, e principalmente a Constituição Federal ou então estaremos a margem da lei.

    J. K.

  23. O advogado Dr. Andirlei Nascimento, por si só, independentemente do honroso cargo que ocupa de Presidente da OAB/Itabuna, merece todo o respeito e admiração de todos nós. Homem de credibilidade, cOnscio dos seus deveres de cidadão e advogado, Dr. Andirlei vem encetando ações voltadas ao engrandecimento da classe dos profissionais do Direito que, por várias décadas, em razão de interesses mesquinhos de alguns que a dirigiram, vem sofrendo agressões de inhenhos que não entendem, nem querem entender, viver em democracia plena.

  24. Lei nº 8.906 de 04 de julho de 1994.

    Art. 7º – São direitos do advogado:
    (…)
    XIII – examinar em qualquer órgão dos Poderes Judiciário e Legislativo, ou da Administração Pública em geral, autos de processos findos ou em andamento, mesmo sem procuração, quando não estejam sujeitos a sigilo, assegurada a obtenção de cópias, podendo tomar apontamentos.

  25. Meu caro lelio furtado, se não me identifico é por que não vi necessidade, mas se tiver interesse em meu nome é sophia garbiolo damasceno. Agora voltando à constituição a mesma constituição que tece um blablabla acerca da profissão de advogado é construida sobre o preceito da igualdade e da isonomia legal. Lembre-se sempre disso quando quiser colocar a profissão de advogado em destaque perante todas as outras. E volto a repetir: o advogado é somente um profissional como qualquer outro, que só trabalha quando remunerado e que – a não ser aqueles concernentes à profissão – não deve se colocar como especial, ou como A PROFISSÃO. não é incomum ver advogados falando para um policial “ah eu sou advogado” ou “olhe a minha carteirinha da oab”, claras carteiradas como se o fato de ter feito a graduação lhe colocasse acima das demais pessoas.

  26. Os advogados foram vilipendiados pelo Juiz Valdir. Diz-se que em suas audiências, fala mal dos baianos e, segundo soube, até falou ao Dr. Andirlei que o reconhecia como PAPA-JACA e PLANTADOR DE BATATAS. Expressões ridículas para serem proferidas por um Juiz, aquele que foi escolhido para exercer a função de Salomão e dar a cada um o que é seu.
    Fala-se que esse Juiz barbariza.
    Penso que a OAB deve tomar medidas urgentes e em todas as esferas.
    Ironicamente, o Dr. Valdir irá precisar de um advogado para defendê-lo.

  27. SÂNZIO POR QUE NAO LARGA O OSSO? OU O OSSO VAI TE LARGAR. HEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHE
    VIVEMOS E VEREMOS. OU TRABALHA PARA A SECRETARIA DE JUSTIÇA RECEBENDO POR ISSO OU ADVOGA PARA BANDIDO.
    CONHECE A MÁXIMA “CADA MACACO NO SEU GALHO”?
    VOCÊ ACENDE UMA VELA PRA DEUS OUTRA PRO DIABO, MAS A MOLEZA VAI ACABAR.

  28. Fico impressionado como as coisas tomam uma grande proporção em determinadas ocasiões, me lembro quando as coisas nesta cidade estavam tanto quanto “largadas”, mas quando o topo trabalha, gera um efeito cadeia fazendo com que todo restante vá bem.
    No entanto quero registrar aqui que trabalhar, como o mesmo nome já diz, gera trabalho e alguns advogados que ganharam e ganham seus dinheiro através de manobras e negociações de forma desonesta estão sofrendo!
    Li todos os comentários e percebo que advogados corretos compreenderam a atitude da magistrada, mas os advogados que fizeram sua carreira através de acertos com bandidos tem que reclamar a perda da sua galinha de ouro!

    Parabéns Juízes

  29. Andirlei está como gosta, se promovendo DE GRAÇA e pra variar às custas dos outros. Esse aí não toma jeito mesmo.
    Ainda bem que o Pimenta o carrega nas costas. hehehehe

  30. Sou Advogado Militante em itabuna há 5 anos, venho de Brasília, conheço todos os juízes e concordo em boa parte com os comentários feitos pelos colegas com relação aos dois magistrados citados. Isso desacredita a justiça como num todo. Acho que de todos os Juízes que aqui atuam, apenas o Juiz que substitui na 5 Vara Cível, Dr. Adriano, mesmo com sua cumulação de atribuição, respeita as partes e Advogados no que pertine a nossas prerrogativas, educação , bom senso e celeridade processual.

    Salve Dr.Andirlei.

  31. Gostaria de salientar que a Reunião Extraordinária que tivemos foi muito proveitosa e contou com a presença massiça dos colegas. Para aqueles que porventura não compreendem a importância do Advogado, que com certeza devem estar entre aqueles que jamais tiveram seus direitos vilipendiados.Mas aqueles que por intermédio do trabalho incansável dos advogados tiveram seus direitos reparados e situações injustas corrigidas, sabem muito bem que tal como preceitua nossa Carta Maior que o “Advogado é indispensável à administração da Justiça”, conforme prescrito no art. 133 da Constituição Federal de 1988.

    Quanto ao Dr. Andirlei só tenho a dizer que é um presidente combativo, correto e incisivo sem perder a compostura. Permitir que um advogado seja impedido de exercer suas prerrogativas e seus direitos é o mesmo que privar um cirurgião dos intrumentos e equipamentos que lhe permitem operar. Parabéns Presidente por sua luta árdua em defesa da lei, do Estado Democrático de Direito. A todos aqueles que escrevem aqui e expressão livremente sua opinião, digo que isto só é possível por vivermos numa democracia com pessoas corajosas o suficiente para se levantar contra qualquer tipo de vilipendio a liberdade e aos direitos legalmente estabelecidos.

    Quanto a atitude do Magistrado, só nos resta lamentar tal comportamento e tomas as medidas legais atinentes à ocasião.

  32. Tão logo tomei conhecimento dos fatos, narrados pelo próprio colega Andirlei, passei a ligar para alguns colegas. Todos ficaram perplexos. Apesar de não estar advogando, de pronto me solidarizei com nosso Presidente da Ordem. Esse Valdir está causando um verdadeiro terrorismo dentro do Fórum. E nós advogados ‘papas jacas’ estamos aqui unidos e não vamos nos intimidar por pessoas que nem sabemos de onde veio e que não tem compromisso com nossa cidade.

  33. Na verdade diante dos comentários que li, acredito que os Magistrados de certa forma sofreram uma armação, principalmente pelo fato do advogado que deu sua versão aki no Pimenta dizer que o presidente da OAB chegou em 5 min, ora, ninguém consegue chegar ao Fórum em 5 min. a não ser que esteja por lá, ainda mais que era por volta das 18h, o outro advogado que segundo ele gravou tudo estava fazendo o que com ele o tempo todo, arrolando uma testemulnha própria? Se esse advogado tem um cargo que me parece ser da secretaria pq ele estava querendo fazer a defesa do detento, isso é ético? Bom essas perguntas são de um leigo que conhece Itabuna.

    NA VERDADE OS JUÍZES QUEBRARAM A CRISTA DE DR CARLOS BURGOS (DONO DE ITABUNA) E DR BEZERRA, VCS ACHAM QUE ISSO FICARIA ASSIM? AGORA VEIO ESSE ADVOGADO QUE TEM PARENTESCO COM FERNANDO GOMES, QUANDO SERÁ QUE AS PESSOAS VÃO PARAR DE SE ENVOLVER SÓ COM POLÍTICAS E BUSCAR O MEIO CERTO DE FAZER AS COISAS? E ESSE DR ANDIRLEI GOSTA DE UMA PUBLICIDADE, JA QUE ELE NÃO FAZ NADA DE ÚTIL, A ÚNICA SAÍDA É PARTIR PARA A APELAÇÃO VEXATÓRIA.

    ACREDITO NA MINHA CIDADE E TENHO ACOMPANHADO O EXCELENTE TRABALHO DA DR CLÁUDIA, MUITA COISA MELHOROU, MAS PRA QUEM VIVIA COM SEUS “JEITINHOS BRASILEIROS” ACHO QUE A RENDA DIMINUIU.

  34. Prezado Paulo César.

    Existem dois impedimentos éticos entre o exercício da advocacia e ocupação de cargo de confinaça no governo do Estado:

    1 – O ocupante do cargo não pode advogar contra o Governo Estado.

    2 – o Cargo não pode ser utilizado para captação de clientes.

    Como pode ser verificado, não me enquadro em nenhum dos dois casos pois nunca advoguei contra o Estado e não atuo na defesa acusados cuja pena é passível de substituição (onde haveria atuação da CEAPA).

    Minha conduta sempre foi pautada pela ética e pelo respeito às intituições, inclusive o Poder Judiciário. Contudo não admitirei que minhas prerrogativas sejam desrespeitadas e o exercício de minhas funções (seja enquanto advogado, seja enquanto Coodenador da Secretaria de Justiça) sejam tolhidas por decisões arbitrárias e ilegais.

    Sou servidor da Secretaria de Justiça há 04 anos e os cargos que ocupei (todos na área penal) foram por qualificação técnica e competência, pois, ao contrário você, não possuo apadrinhamento político.

    Desafio você ou qualquer um a apresentar um fato (que não sejam acusações vazias protegidas pelo escudo do anonimato ou qualquer pseudônimo inventado) que desabone a minha conduta e ponha dúvida sobre minha reputação.

    Confio nas Instituições que represento (SJCDH e OAB) e elas confiam em mim.

    Sanzio C. Peixoto

  35. Sobre os fatos narrados aqui, não me sinto convicto para me posicionar, mas gostaria de deixar sábias palavras do Mestre Pero Calamandrei: “O segredo da justiça está em sua humanidade sempre maior e em uma proximidade humana sempre maior entre advogados e juízes, na luta contra a dor.” e mais: “…os Juízes deveriam ser os mais incansáveis defensores da advocacia, pois só onde os advogados são independentes os juízes podem ser imparciais; só onde os advogados são respeitados os juízes são honrados; e, onde se desacredita a advocacia, a primeira a ser atingida é a dignidade dos magistrados e muito mais difícil e angustiante se torna sua missão de justiça.” “Advogados e juízes funcionam no mecanismo da justiça como, na pintura, as cores complementares, que precisamente por serem opostas brilham mais ao estarem próximas. As virtudes que mais se homenageiam nos magistrados – a imparcialidade, a resistência a todas as seduções do sentimento e aquela serena indiferença, quase sacerdotal, que purifica e recompõe os mais torpes casos da vida sob a rígida fórmula da lei – não brilhariam como brilham se, ao lado delas, dando-lhes maior relevo, não se pudessem afirmar, em contraste, as virtudes opostas dos advogados, que são a paixão da generosa luta pelo justo, a rebelião contra toda prepotência e a tendência, inversa à dos juízes, de amolecer sob a chama do sentimento o duro metal das leis, para melhor moldá-la à viva realidade humana”.
    Juízes e Advogados, estamos no mesmo barco… Nunca devemos nos esquecer de quem somos,o nosso lugar e a nossa missão… Respeito é tudo!

  36. Quem conhece Sânzio ou já teve a oportunidade de conhecer seu caráter, sabe que essas elocubrações mirabolantes sobre um suposto “plano coen” para avacalhar o Poder Judiciário da Bahia em Itabuna não passa de defesa sem fundamento. Presto todo meu apoio a essa classe de representantes da Justiça, assim como os Juízes e Promotores, todos em pé de igualdade, para que não deixem esse absurdo passar em branco e façamos valer as prerrogativas tão duramente conquistadas.

  37. Maior parte dos desentendimentos entre advogados e magistrados são pura vaidade. Um pensa que é mais que o outro. Não tem nimguém melhor todos estão no mesmo nível. Não existe hierarquia, embora, alguns Juizes pensam que sim. Entre tantos assuntos, o que não se esgota, é a verdade que se comprova Juizes nunca são mesmo punidos por corrupção aliás são premiados com uma bela aposentadoria. Wilson Adv. Olímpia SP.

  38. quala moral q a OAB tem desd quando se reuniram para entra com recurso pra dfender a assacina a trafiante sadia a ex aliaz ex nao ela vai esta ai o forum trabalhando como se naa estivese acotecido como escrivam normalmente porque tem advogados pior q ela pra defender e a OAB uniao dos advogaos da estado da bahia deiposto a defender essa Sadia sempre sequrou os processos pra os traficantes e assacinos ficarem 6 meses na cadeia alias hotel de luxo 5 estrelas foi o que chacal william da carmo confram disse no firum q eu ouvi ele fala q la nao tomava suco de po era de polpa de frutas e coisas mais sadia sequrou o processo pra da processo prasal ate q o assacino do meu filho thiago reis da hora conhecido como thiago bomba fo morto covardimente com 4 tiros nas costas no beira rio vindopra casa dormir depois de ter jogao uma partida de GAMY SO EM CASA por isso eu cinceramente nao sei quem esta mentindo netsta historia se eé´o precidi se e oquem entregou as intimacoes nem sei e nem quero saber o pior ja aconteseu foi eu ter ficado sem meu filho ate porque ele nao era assacino e nem traficante eu so queria q hovesse justiça como nao tem entrega nas maos de deus essa sim sei q e uma justiça que noa faha

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *