Tempo de leitura: 2 minutos

Marival Guedes | marivalguedes@yahoo.com.br

Os brutos também choram. Leonelli, apesar de toda a brutalidade política, não conteve as lágrimas ao ouvir de um correligionário que aquilo era “armação”.

Começo pelo cenário político baiano na época: em abril o vice-governador Otto Alencar tomou posse substituindo César Borges, que renunciou para candidatar-se ao senado. Antônio Carlos Magalhães estava desempregado.  Renunciou ao mandato por causa da sua estripulia no Senado, a fraude no painel de votação. Candidatou-se novamente.

O PSB lançou Itaberaba Lyra ao governo, Ruy Corrêa (Senado), Domingos Leonelli (deputado federal) e Lídice da Mata à reeleição na Assembléia Legislativa. Anthony Garotinho (PSB) era candidato à presidência da República e precisava de um palanque na Bahia, por isso entrou em contato com o presidente da legenda Domingos Leonelli.

O ASSALTO

Depois de combinar por telefone com Garotinho, Leonelli voou ao Rio para buscar a primeira parcela do dinheiro da campanha. No retorno, pegou seu carro, foi à casa de uma amiga com a pasta com o dinheiro debaixo do banco e, em seguida, para sua residência no Rio Vermelho. Lá estavam, dentre outras pessoas, a deputada Lídice da Mata e  Geovan, do PSB de Vitória da Conquista. Quando acabou de entrar , um grupo invadiu a casa e anunciou o assalto, levando toda a grana.

Os brutos também choram. Leonelli, apesar de toda a brutalidade política, não conteve as lágrimas ao ouvir de um correligionário que aquilo era “armação”.  A hipótese foi rechaçada pela direção do partido. Ele concedeu entrevistas e o fato foi noticiado pelos principais veículos de comunicação.

RESULTADO DAS ELEIÇÕES

Lula foi eleito presidente, Paulo Souto derrotou Jaques Wagner, Antônio Carlos e César Borges se elegeram, Lídice da Mata se reelegeu e Leonelli não conquistou a cadeira na Câmara. O advogado itabunense Ruy Corrêa obteve 85 mil votos, ficando em quinto lugar entre os nove candidatos ao senado.

QUESTÕES INTRIGANTES

Os ladrões nunca foram descobertos e alguns fatos chamaram a atenção. Por exemplo, eles entraram perguntando onde estava a pasta com o dinheiro. Logo após o assalto, Leonelli declarou nas entrevistas que a pasta tinha dez mil reais. Os jornais A Tarde e Tribuna da Bahia e outros veículos publicaram esta versão. Mas o Correio da Bahia publicou 190 mil. Chegou bem próximo. Na verdade havia 210 mil reais.

2002 foi um ano “quente” na política baiana. De março a setembro, houve um festival de grampos telefônicos clandestinos. O esquema era operado por pessoas da Secretaria de Segurança Pública. Foram grampeados 190 números de telefones dos desafetos de Antônio Carlos Magalhães.

Marival Guedes é jornalista e escreve no PIMENTA às sextas.

0 resposta

  1. ochente meu veio! ISSO AÍ É CAFÉ PIQUININHO SE COMPARAR AS GRAMPEÁGENS DE TODOS OS DESEMBARGADORES DESDE QUE LULA TOMOU POSSE AS GRAMPEÁGENS CORRE SOLTA ATÉ HOJE, REALMENTE ESSE ASSALTO TÁ MAIS PARECENDO AS MORTES DO Celso Daniel, Toninho DO PT E DOS PROFESSORES DE PORTO SEGURO, DE UMA COISA ESTOU CERTO, ESSES ALUNOS DO Cabeça Branca TÃO DANDO DE 10 A ZERO NO MESTRE.

  2. Membros do PC do B acreditam que é o PT quem anda ajudando a imprensa a identificar as lambanças no Programa Segundo Tempo. É possível. Experiência não falta aos petistas para reconhecer uma sacanagem. Boi preto conhece boi preto. A onda de denúncias contra o PMDB, por exemplo — provavelmente, era tudo verdade —-, tinha a marca petista. Tratava-se de uma disputa de poder. Dilma mandou parar. Os dois partidos se entenderam, e quem perdeu foi o seu bolso, leitor amigo! Sigamos.

    COM CERTEZA AÍ TEM OS DEDOS, AS MÃOS E TODO RESTO DO PT.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *