Tempo de leitura: 3 minutos

A pouco menos de um ano e meio das eleições municipais, PCdoB e PT digladiam-se na avenida para ver quem terá a primazia dos votos progressistas em Itabuna.

De um lado, o PT reúne os nomes de Juçara Feitosa e Geraldo Simões – além do vereador Claudevane Leite correndo por fora. O PCdoB desfila do outro lado da avenida cheio de gás e com os nomes de Davidson Magalhães, Wenceslau Júnior e Luís Sena. Se há risco de colisão, este é calculado e suportável para os comunas.

Até aqui, o PT é quem melhor aparece nas pesquisas, embora 2008 tenha mostrado que esse não é dos melhores indicativos nem certeza de vitória.

Neste momento, o PCdoB tenta se cacifar como a legenda que tem alguns dos melhores nomes para a disputa de 2012. Não é para qualquer partido oferecer à disputa um Davidson, Wenceslau ou Sena, este último mais do que testado no Legislativo.

No campo comunista, Davidson Magalhães foi o único lançado à disputa pelo executivo encabeçando uma chapa. Ficou em terceiro lugar. Era 1996 e o economista e hoje presidente da Bahiagás sucumbiu ao aceitar o rótulo de “laranja” de Fernando Gomes naquela peleja. Deu a volta por cima uma década depois.

Aquela era uma disputa em que a esquerda (?) apresentava também Renato Costa, apoiado por Geraldo Simões. A direita ia à luta “unida” com Fernando. E venceu. O tempo passou. A esquerda chegaria, enfim, ao poder. Mas em 2000, quando unida para enfrentar Fernando. Venceu, mas apertado, apertado: pouco mais de 1,8 mil votos de frente e tendo Geraldo na cabeça da chapa.

Corte na história, retorno ao cenário de hoje: nome mais provável na disputa em 2012 – caso o PCdoB mantenha-se como cabeça de chapa -, Wenceslau Júnior terá o desafio de desgrudar a sua imagem do governo de Capitão Azevedo. Explicável, pois. Wenceslau teve mandato combativo na última gestão de Fernando Gomes. Mudou quase que radicalmente, embora sua arma noutros tempos tenha sido sempre o diálogo. Agora, flutuou entre passivo e conivente com a gestão que aí está.

(Compreensível: os tempos são outros e ir para o embate, mostrando os erros da gestão de Azevedo, resultaria em ganhos diretos não para o próprio Wenceslau. Os herdeiros desta estratégia poderiam ser outros que não o comuna: os petistas Juçara Feitosa e Geraldo Simões.)

Sena, historicamente, é o comunista que desfruta de maior simpatia: foi o único comunista eleito três vezes vereador no município, mas tem contra si o fato de não ter subido ao ringue eleitoral de 2010. Foi vice de Juçara Feitosa em 2008. Mas, no ano passado, abriu espaço para Wenceslau, que aproveitou bem a oportunidade e por pouco não se torna deputado. E se política é – olha o surrado chavão – a arte de ocupar espaços, Sena corre perigo.

Fato é que, se não lideram as pesquisas, os comunistas usam a favor dois pontos negativos dos principais nomes petistas para a disputa: rejeição alta e desgaste de Geraldo Simões e Juçara Feitosa. Ambos também perderam base. Mas é a tal história repetida por Lula: a rejeição é alta, mas têm votos – se em volume necessário para uma vitória, aí são outros quinhentos.

Geraldo foi reeleito deputado federal em 2010, mas saiu daqui com 12 mil votos a menos quando comparado com o desempenho de 2006 (35.366 a 23.639 votos). Sim, claro, trata-se de eleições diferentes e Geraldo sofria ano passado com a ameaça da Lei Ficha Limpa, mas a perda situa-se no campo do pra lá de considerável. Juçara sofreu com o dilúvio – para alguns, um tsunami – chamado Azevedo, que impôs 12 mil votos de frente sobre a rival em 2008.

Não tendo exatamente o privilégio de poder assistir à disputa entre petistas e comunistas, o Capitão Azevedo (DEM) tenta aplicar uns jabes com um piloto do Prefeitura Móvel aqui, mudança de secretário ali e uma operação cosmética acolá, tudo sempre combinado com uma bolsinha-renda municipal de R$ 20,00 ou R$ 50,00 ou autoescola que não sai do papel. Ele, claro, não é besta. Reciclou para o seu time gente que se não tem a simpatia do eleitor sabe atuar no palco da política eleitoral.

Apesar de possuir uma rejeição estratosférica, Azevedo fatalmente se beneficiará de uma disputa no campo inimigo – nem tão inimigo assim, é bem verdade. Até aqui, sobram nomes, faltam projetos…

Davidson Samuel
davidsonsamuel@pimentanamuqueca.com.br

0 resposta

  1. Seja lá quem for, tomara que seja gente nova, que nunca antes foi Prefeito, …, pois a cidade não aguenta mais a mesmice, …!!!

    Renovação já, …!!!

  2. Há quatro meses passamos pelo período eleitoral para presidência, governador e deputados. Mas parece que o PC do B que é também da base aliada do PT vem tomando como exemplo a postura do PMDB na pessoa do ex candidato Gedel Vieira. Comendo na mesa do governo do PT, sendo beneficiado com cargos privilegiados não só a nível federal, mas principalmente a nível de estado e município de Itabuna. O PT sempre foi muleta para o PC do B eleger seus candidatos. Agora, fica se achando que com os votos da eleição de Wenceslau para deputado estadual vai conseguir eleger o futuro prefeito de Itabuna. Logo se ver que estão desesperados para conseguir o poder e por outro lado a aliança que vem se negociando com Azevedo, Gilson, Renato Costa, Fernando Gomes e Maria Alice etc… Comprova que são farinha do mesmo saco não merece credito da população de Itabuna.
    São tão desonestos que fala mal do PT o tempo todo, mas não entrega nenhum cargo (Davidson-Bahia gás; Conceição Benigno e Cláudia Rodrigues – SESAB) sem falar no agente Comunitário Josevaldo que não foi demitido por força política, pois recebe sem trabalhar e é um (…) do PC do B, entre outros. Vão esperar serem exonerados para se fazerem de vítimas para a população.

    ACOOORDA WAGNER VOCÊ AINDA NÃO PERCEBEU QUE ESTÁ DORMINDO COM INIMIGO.

    ITABUNA PRECISA SIM DE UMA TERCEIRA VIA, SIM. MAS DESTE NÍVEL QUE É COLIGAÇÃO: PC do B/PMDB/DEM

  3. Não acredito na turma do PC do B, seus principais líderes são oportunistas. Dessa turma só salva o político Luis Sena que já foi testado e aprovado pelos eleitores pensantes dessa cidade.
    Davidson-Bahia gás, quem conhece sabe que é muito vaidoso e tem sede de poder.O Wenceslau teve campanha para Estadual uma estrutura de time grande coisa que o PC do B não fez quando o candidato foi LS, e se acha o tal. Não acredito em candidato que vota em Rui Machado para presidência da Câmera é vendar a alma ao diabo. Acredito no político e na pessoa de Luis Sena ele sim que deveria ser o candidato a prefeito do partido. É só fazer uma pesquisa séria. Vamos respeitar estatuto e o código de ética do PC do B.

  4. O CAPITAL AZEVEDO É HOMEM DE UM MANDATO SÓ, NÃO ADIANTARÁ RECRUTAR FERNANDISTAS, SEU ALCANCE É CURTO, POIS, TRAIU A CONFIANÇA QUE O POVO LHE DEU. SERÁ FACILMENTE ABATIDO PELA IMAGEM DE PÉSSIMO GESTOR. A FALTA DE PULSO E DE PROJETOS SERÁ SUA RUÍNA. HOJE, JÁ É QUASE UM CACHORRO MORTO.
    O GERALDISMO VITIMOU-SE POR SUA PRÓPRIA PRÁTICA. EXCLUSIVISTA, RESTOU APENAS A SOLUÇÃO DOMÉSTICA, QUE PÔS A DÚVIDA NA CABEÇA DAS PESSOAS – O PROJETO DO PT É UM PROJETO DE PARTIDO OU DA FAMÍLIA DE GERALDO SIMÕES? – O PRÓPRIO DEPUTADO CORROEU A SUA BASE. PARA SOBREVIVER TERA DE MUDAR A ESTRATÉGIA E RETOMAR SUAS ORIGENS – (COM CHANCES – SÓ NÃO PODE QUERER VIR DE SAIA PARA AS ELEIÇÕES).
    OS CAMARADAS DO PC DO B, COM EXCEÇÃO DE SENA E ALGUNS OUTROS INOCENTES ÚTEIS, TORNARAM-SE VICIADOS NA BARGANHA. LONGE DO MARXISMO, ACOSTUMARAM-SE A ACENDER UMA VALA PARA DEUS E OUTRA PARA O DIABO.
    O VEREADOR WENCESLAU POR EXEMPLO, ACUADO PELAS DENÚNCIAS DA CÂMARA, TEVE DE SILENCIAR-SE CEDENDO À ASTÚCIA DO PORQUINHO, ÚNICO QUE HAVIA PAGO O FAMIGERADO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO, POR ISSO ACABARIA PRESIDENTE AO AMEAÇAR TODOS OS OUTROS COM ESCÂNDALOS E CADEIA. (SEM CHACES, TÃO NOVO PARA TER RABO PRESO).
    QUANTO AO DAVIDSON DO GÁS, MELHOR PERGUNTAR AO FERNANDO GOMES POR SUAS CHANCES, RELEMBRANDO OUTRAS ELEIÇÕES –
    POR FIM CARO BLOGUEIRO, AGUARDE, POIS, NOVOS FATOS ESTARÃO POR MODIFICAR ESSE CENÁRIO.

  5. O governador Jaques Wagner só fez gastar milhões com a midia, não fez nada em torno de beneficiar nassa bahia. Mesmo assim ganhou as eleições. Esses institutos de pesquisas que não é confiavél…Pelo que eu vejo pelo site da prefeitura e vejo o povo falar é que o prefeito Azevedo uma melhorada do governo e fez alugumas obras nos 02 anos do seu mandatos: Construção da Ponte do bairro São Roque, Pavimentação da Avenida Pedro Jorge, Revitalização da Avenida do Cinquentenário, Duplicação da Ponte 8 de Dezembro, reforma e abertura do restaurante popular, recuperação alifática em diversas ruas, pavimentação do bairro Fernando Gomes, abertura de vias nos bairros, reforma da Vila Olímpica, Instalação do relógio monumento, monumento saga grapiúna, infra-estrutura do bairro Maria Pinheiro, criação da escola gestão pública, creche no bairro Jorge Amado, creche no bairro Bananeira, construção de 239 casas, aquisição de patrulha mecânica, acesso para o semi- anel rodoviário, reforma da escola profissionalizante, inauguração da marcenaria comunitária, implantação do video monitoramento, transparência, Educação, cobate a dengue, defesa ao municipio, estimulo ao esporte e a cultura, resgate da alegria,inclusão social, melhoria da qualidade de vida, melhorias dos serviços públicos, organização do trânsito. Neste anos de 2011 já começou do a implantação da prefeitura móvel. Para verificar só é buscar as imagens pelo site: http://www.itabuna.ba.gov.br/prefeitura/realizações-do-governo.

  6. Luis Sena é da terra mas n]ao tem pulso para ser prefeito.. Vai ser mais uma marionete do Geraldo Simões oua do próprio Davidson..

    Ele como VICE pode ate ser..

    Independente de Davidson ou Wenceslau ou Roberto Minas Aço, temos que tentar um nome NOVO..fora dessa galera Azevedo, Fernando ou Geraldo..

    A cidade precisa de um outro tipo de administração..

    agora o que venha a ganhar não se deslumbre com o poder e favoreça o próprio bolso

  7. SEO PIMENTA — DE ONDE O SR. TIRÔ ESSE DIEGO? MANDA RAPIDINHO ESSE LUNÁTICO PARTICIPAR DE UM STAND UP COMEDY.

    PIADAS:

    – ORGANIZAÇÃO DO TRÂNSITO
    – COMBATE À DENGUE
    – MELHORIA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS
    – MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA (DE QUEM, SEO PIMENTA?)
    – TRANSPARÊNCIA (AONDEEEE?)
    – INSTALAÇÃO DO RELÓGIO-MONUMENTO (HEHEHEHE AQUILO É PIADÃO)
    – KD A AUTO-ESCOLA? É A DE LENINHA OU DO IRMÃO DO PREFEITO.

  8. Como ja falaram acima o PC do B tem um otimo nome que é LUIS SENA, so voto se o candidato for ele caso contrario pelo que estou vendo por ai Juçara é o menos pior devido a influencia entre os gov. estadual e federal…

  9. A turma do PCdoBão já não é a mesma, pois gostam mesmo é de poder e dinheiro. Todos os llocais, sem excessão.Dormindo Com O Inimigo sintetizou o atual PCDoBão.Querem xepar , aqui e em Ilhéus.Vivem às custas do PT e metem o cacete por trás

  10. Zelão diz: – Terceira via, não!

    Inegável que o PCdoB que possui três nomes para concorrer ao executivo municipal de Itabuna, no pleito em 2012, não pode e não deve, baseado nas pesquisas atuais, apresentar-se como “terceira via” – que sempre me pareceu uma visão caolha da realidade política atual de Itabuna – realçando a existência das duas forças existentes (fernandismo e geraldismo), colocando-se diante do povo, como uma “mera terceira opção” caso alguém não queira optar por nenhuma das duas, o que acaba sempre acontecendo.

    Na profusão de nomes que possui, o PCdoB está diante de um dilema: – Davidson Magalhães se apresenta como o “tecnicamente” mais preparado para propor uma modernidade administrativa para Itabuna. Luiz Sena, velho “camarada,” parece ter perdido o bonde da história política e ter sido deixado para trás, segurando as “velhas bandeiras do comunismo ideológico.” Wenceslau Junior, por possuir um mandato eletivo se apresenta, ao menos internamente, como o dos três nomes, o mais identificado com o eleitorado. No entanto, pode ter cometido ao que para muitos parece ser uma “relação promíscua de pragmatismo político,” ao se aliar ao atual governante, para tentar a sua eleição a deputado estadual – que acabou por pouco não conseguindo – e de ter, de alguma forma, negociado o seu atual mandato no legislativo em troca do referido apoio.

    Seja Fernando Gomes ou Azevedo o nome da direita, ou Geraldo Simões ou Juçara representando à esquerda, sobrará ao PCdoB, uma estreita margem de manobra, a não ser que o nome escolhido pelo PCdoB, até lá, consiga apresentar propostas que conquistem mente e corações do eleitorado Itabunense e os faça esquecer a “velha coleira eleitoral”.

  11. TODOS QUE ENTRAREM NO PODER IRÃO ESQUEÇER SUAS RAIZES,SEUS DISCURSOS DECORADOS,PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS,DINHEIRO QUE O ANTES LEVOU,DINHEIRO QUE ENTROU MAS FOI POUCO,INTENÇÕES QUE SÃO MUITAS MAS QUE EM 4 ANOS É POUCO PARA CONCRETIZAR,DESEJO EU TIVE MAS NÃO FOI DESSA VEZ,MIM DEIXA MAS 4 ANOS PARA TERMINAR O QUE NÃO COMEÇEI…O IMPORTANTE PARA NÓS POVAÕ É, NÃO ESTÁ DANDO CERTO ¨TIRA¨VAMOS PRA RUA FAZER PROTESTO,SABER PRA ONDE FOI O NOSSO DINHEIRO,CADE AS MELHORAS,CADE DIGNIDADE PARA O NOSSO POVO SOFRIDO?!!! INFELIZMENTE O QUE VEJO SÃO GRUPOS SE REUNINDO PARA FAZER SEU MUNDO,SUA VIDA,COLOCAR AMIGOS DO MEU AMIGO POR QUE VOU GANHAR ALGO EM TROCA!!!ESSE SIM É OPONTO DE VISTA DE TODOS.SE O ATUAL PREFEITO NÃO PRESTA POR QUE NÃO FORAM PRA RUA FAZER PROTESTO,TIRAR ELE,JÁ TIRAMOS UM PRESIDENTE POR QUE NÃO UM PREFEITO!???COMO JÁ COMENTARO DE ILHÉUS , VEJO QUE ITABUNA AVANCOU MAS DO ILHÉUS, QUE ENCONTRA-SE MORTA.ESPERAMOS QUE O PROXIMO PREFEITO SEJA UM DEUS,POR QUE ATÉ AGORA NENHUM PRESTOU,PELO QUE VEJO AOS OLHOS DE VOCÊS TODOS ERRARO,QUERO VER QUEM NÃO VAI ERRAR DESSES QUE BRIGAM PELA CADEIRA DE PREFEITO!!!!!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!

  12. Estaria tudo bem com a análise caso o autor não insistisse na polarização esquerda/direita. A esquerda morreu, a direita morreu, vou enterrar os dois nesta quarta-feira de cinzas. Data mais propícia não há!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *