Tempo de leitura: 2 minutos

Azevedo e Dom Ceslau: críticas não foram bem-aceitas. (Foto Pimenta).

O bispo diocesano Dom Ceslau Stanula fez severas críticas ao caos na saúde de Itabuna e aos índices alarmantes de violência no município. O bispo disse que as pessoas não têm recebido a atenção devida na saúde e lamentou os dados sobre a criminalidade.

As críticas foram feitas diante de milhares de católicos, vereadores, o prefeito Capitão Azevedo e deputados estaduais e federais, no encerramento das festividades ao santo padroeiro de Itabuna, São José, ao final da tarde. “Todos juntos têm que realmente fazer algo para solucionar o problema da saúde”.

O prefeito Capitão Azevedo, em entrevista ao PIMENTA, reagiu e mostrou-se irritado com as críticas. “Dom Ceslau Stanula pode estar atento a Itabuna, mas ele tem que raciocinar que esse é um problema nacional. Eu desafio qualquer indivíduo desse país que mostre onde a Saúde pelo SUS funcionando bem, porque eu quero ir lá ver para que nos sirva de exemplo”.

O prefeito acredita que o sistema de saúde em Itabuna tem apresentado melhoras e afirmou ser necessário o retorno da municipalização, quando a gestão local será responsável pela aplicação e fiscalização dos recursos de média e alta complexidade.

– Nós atendemos não só Itabuna, mas 121 municípios. Temos cidade que só atende a população dela e enfrenta problema, imagine. Mas repito que o problema da Saúde é nacional. Repito, é nacional, não é só em Itabuna. Eu entendo. Ele, como cidadão e bispo de Itabuna, raciocina desta forma.

O prefeito também rebateu as críticas quando o assunto é violência em Itabuna. “A violência não é questão do município, mas é de competência do (governo) Estado resolver. Mas nós não vamos nos furtar disso, vamos [desenvolver] ações que gerem bem-estar ao povo”.

Ouvido pelo PIMENTA, o bispo da Diocese de Itabuna disse que falou “daquilo que a nossa cidade precisa”, especialmente na segurança e na saúde. “A mensagem foi bem clara”, enfatiza Dom Ceslau Stanula.

Stanula apontou que tanto a Igreja Católica como a sociedade itabunense tem outras preocupações, mas a saúde e segurança são as principais. “Tem muitas, mas saúde e violência são as mais gritantes”, enumera.

O bispo de Itabuna também lembrou que os governos estadual e federal têm responsabilidade com a solução destes problemas. “Itabuna é um pólo muito importante, para onde convergem todo o sul da Bahia e Vitória da Conquista. Só que falta verba”, diz, ainda acrescentando que é necessário mais recursos “não apenas da cidade, mas deve vir de cima, também”.  Stanula ressaltou ser amigo do prefeito.

0 resposta

  1. Realmente o problema da saúde é nacional, só que em Itabuna está acima da média brasileira.
    Só o prefeito que não vê.
    Ah! Ele tem plano de saúde.

  2. Parabens ao bispo por ter abordado esse assunto com esse prefeito! Itabuna está entregue e o que eles querem, que é a volta da municipalizaçao da saude, com certeza que pra saúde é que esse dinheiro não vai! Acorda Itabuna cadê as entidades a OAB, ABM,OS MÉDICOS ,as associaçoes de moradores, 2012 vem aí pelo amor de Deus prestem atençao em quem votar Itabuna ta muita sofrida com tantos desmando!

  3. o prefeito deveria saber que essas criticas não são apenas do religioso, e sim de toda a população! se ele não gosta de criticas ,que resolva os problemas e não responsabilize à situação da saúde à outros fatores que não sejam a má gestão publica!!! Itabuna está cansada de tanta desculpa, e ainda querem mais recursos para jogar pelo ralo ou sei lá pra onde eles mandam…Mas 2012 ta chegando … só não sei se Itabuna chega lá também.

  4. Essas são palavras do Prefeito de Itabuna: “Dom Ceslau Stanula pode estar atento a Itabuna, mas ele tem que raciocinar que esse é um problema nacional. Eu desafio qualquer indivíduo desse país que mostre onde a Saúde pelo SUS funcionando bem, porque eu quero ira lá ver para que nos sirva de exemplo”.
    Em primeiro lugar Azevdo vc deveria respeitar os outros para depois vc fazer crítica, quem quer receber só elogios que faça a coisa acontecer, vc desde o dia que entrou como prefeito vc ainda não sabem nem pra quer serve essa palavra.
    Se seu governo vai mau, a culpas é simplismente sua, a única culpa maior que nós temos, foi ter colocado um icompetente e sem estrutura nenhuma de assumir uma prefeitura.
    Se vc analisar, vamos lá só pq a Saúde anda mau em todo o Brasil, vc uqer que nossa cidade tmb fique, lógico que vai ficar vc não faz nada para melhorar, como abre a boca para falar uma besteira dessa, vc é maluco é? Então nos mostre competencia para nós elogiar vc cara, vc até hj desde 01 de janeiro de 2009 vc não fez nada para melhorar itabuna, só sabe abrir a boca para falar que falta evrba para isso e akilo, e pq vc não na imprensa se justificar os devios de gasolina, os devios de passagens, os desvios de lubrificantes, a empresa que vc colocou para atuar dentro da prefeitura, a clinica de Pinheiro, os funcionários fantasmas de Joelma, Pinheiro e dos Vereadores, das licitações faldadas, dos desvios de verbas da Dengue, e ai? Vc sabe de tudo isso e não age, lógico que Itabuna não vai pra frente nunca vc como Prefeito.

  5. Esse prefeito de itabuna é uma piada,agora esta com esse novo visual parecendo mais o mister bee.ja dizia ACM que o erro de um dia se paga em quatro anos,olha do jeito omo anda as coisas nessa prefeitura é melhor o presidente a exca. dr RUI MISCOCIO,POIS NAO VAI TRAZER O ARANDIRU MAS A EXPERIENIA DELE LA NOS ANOS PASSADOS.QUE CIDADE É ESSA QUE ESTAMOS VIVENDO QUE NAO TEMOS PAZ ,SAUDE ,EMPREGO,TEMOS QUE TER VERGONHA E VOTAR EM QUEM TEM OMPROMISSO COM NOSSA CIDADE.TEM FILHO DE SECRETARIO QUE COMPROU CARRO DE 150MIL REAIS…..SO EM ITABUNA MESMO…IMPUNIDADE DE LADO PRA OS BANDIDOS NANIOS E PRO OUTRO LADO OS DE COLARINHO BRANO ,BAGUNÇOU GERAL….

  6. Tive a felicidade de assistir ao pronunciamento do Bispo Ceslau e nunca ouvi na minha vida tanta verdade falada em público justamente na presença de vários políticos. Eles precisavam ouvir tudo que foi dito. Azevedo não tem que ficar irritado com o Bispo, afinal tudo falado é verdadeiro. Ele transmitiu tudo o que a população queria falar e não tem oportunidade. A saúde em Itabuna está uma vergonha! Eles ainda querem retomar a gestão plena, mas a atenção básica, que é gerida pelo município não funciona. Os postos estão entregues às moscas quando não estão fechados. Parabéns Dom Ceslau!! Azevedo tome vergonha na cara e diga ao itabunense pra que foi eleito, porque até agora quem manda no municpio é Fernando Gomes. Acorda homem imponha sua vontade, se é que tem, que ain da dá tempo. As eleições estão vindo ai e se continuar desse jeito você teruns 12 votos e não 12 mil.

  7. Bem feito! Ninguém merece ficar olhando pra cara desses políticos no dia de Nosso Padroeiro! Eles são ridículos!
    São José, interceda por nós junto a Jesus! Não merecemos os políticos que temos! Muito bem, senhor bispo!

  8. Ouvir a verdade doi, não é prefeito? Se antes o prefeito não via ou fingia que não via a realidade, agora de oculos escuro é que não vai ver mesmo nada .

  9. Eu adoreiii as critica verdadeiras e todas tem base na realidade de itabuna. Esse prefeito tem que parar de comparar Itabuna com os outro municípios. pq o Governo federal e estadual manda verba suficiente para a saude dessa itabuna. Só que ocorre um Big ou melhor hiper desvio nas licitações principalmente no HB, ocorreu na gestão do vice como secretario e ocorre agora na gestão dessa porcaria de Magela. Voltando a comparação de Itab… do Tal larapIo Azedo, é essa comparação que ele não pode fazer. POis itabuna tem que fazer a sua parte, mostrar diferenças e qualidades a outros municípios da Bahia e Do Brasil. Mas essa desculpe de falar mal dO SUS e desqualificar a saúde é pq ele é INCOMPETENTE QUE O POVO DE ITABUNA VOTOU e eu to gostando dessa adm do Azedo. PQ O POVO MERECE O PREFEITO QUE TEM, SE O CIDADÃO DE ITABUNA NÃO MUDAR ESSE PENSAMENTO MESQUINHO EM VOTAR EM FERNANDO que é outro larápio pior ainda, e EM GERALDO não precisa nem falar né? e nessa COJA de VEREADORES QUE FIZERAM DA CAMARA UMA CASA DE PORCOS, ITABUNA NUNCA IRA MUDAR e NEM CRESCER*>>> O CERTO É: FORA ESSA COJA TODA, DO PREFEITO A TODOS – SEM EXCESSÃO NENHUMA- DOS VEREADORES

  10. Diz o ditado que a voz do povo é a voz de Deus.
    Hoje a voz do “Homem de Deus” foi a voz do povo!
    Parabéns Dom Ceslau, por não fazer parte da trupe de puxa sacos que criticam pelas costas e aplaudem, ou se omitem, pela frente.

  11. DOM CESCLAU,

    PARABÉNS, PELA CRÍTICA.

    MAS NÃO ESQUEÇA DE PEDIR A DEUS EM SUAS ORAÇÕES PELOS QUE NECESSITA DA ASSISTÊNCIA A SAÚDE DE ITABUNA. PARA CURAR SÓ MILAGRE.

    AINDA MAIS COM UM SECRETÁRIO PROFESSOR DE HISTÓRIA, SÓ PODE DÁ DIAGNÓSTICO ERRADO.

    ACOORDA ITABUNA, ATÉ QUANDO VAMOS FICAR DOENTES SEM ASSISTÊNCIA A SAÚDE?

  12. Que Deus o abeçoe Dom Ceslau.
    somente o verdadeiro pastor tem a coragem de defender as suas ovelhas. Os que não são pastores certametne jamais estarão atentos às suas necessidades.
    Quem não gostou das suas palavras é porque ainda não conhece de perto o sofrimento de não ser atendido, não conseguir realizar exames etc, etc.
    PARABÉNSNNNNNNNNN!!!!!!!!!!!!!!!

  13. SE O POVO NAO FALA
    AS PEDRAS FALARAM .
    O PREFEITO AMOSTROU SUA CULPA SUA MÁXIMA CULPA.
    A COMPARAÇÃO DO ATENDIMENTO SUS NACIONAL COM O LOCAL
    O NACIONAL PODE ATE ESTA RUIM
    POREM O MUNICIPAL ESTA PÉSSIMO, RUIM.
    O SENHOR PREFEITO AINDA ESTA NO PODER .
    POIS NESTA CIDADE NAO TEMOS VEREADORES.
    MINISTÉRIO PUBLICO.
    PARTIDOS DE OPOSIÇÃO ORGANIZADOS PELO BEM COMUM.
    A JUSTIÇA AINDA E LENTA, QUASE INEXISTENTE.
    PREFEITO AZEVEDO, DEPOIS DESTA MAL CRIAÇÃO COM O NOSSO BISPO, QUEM SABE O SENHOR AGORA TENHA QUE SE JUSTIFICAR PERANTE A EMPRESA. SE O SECRETÁRIO DR JORGE SOLLA PROVAR QUE AS VERBAS ESTÃO VINDO.O ESPÍRITO SANTO ,USOU A OPORTUNIDADE DA PALAVRA DO BISPO.
    PARA QUEM SABE ACONTECER EM ITABUNA UMA RESTAURAÇAO NA VIDA DOS POLÍTICOS LOCAIS . A FÉ E POLÍTICA SE UNEM.

  14. Que SOFISMA maravilhoso azedo?

    “É UM PROBLEMA NACIONAL”

    ENTÃO VAI FICAR DO JEITO QUE ESTÁ?

    SE O SENHOR FIZESSE SUA PARTE (REPASSES), GARANTO QUE ESTARÍAMOS MUITO MELHOR QUE A MEDIA NACIONAL.

    Dom Ceslau:

    Parece que vivemos na época dos Coronéis, onde anseios sociais eram só anseios, ou seja, sempre anseios e nunca realidade!

    Azedo, o que temos é um Hospital para 121 municípios ou um matadouro humano?

  15. Visite a cidade de Cotia em São Paulo e tome como exemplo. Lá além da saúde a educação também funciona de vrdade. Não pediu exemplo vá lá ae aprenda como se governa.

  16. O que mais esse desgoverno de Itabuna quer é a gestão plena de saúde, para ser mais uma fonte de se beneficiar e beneficiar seus correligionários com o erário público.

    Toma vergonha na cara Azevedo. Itabuna está cansada de saber que aquela balela que você usou em sua campanha de seriedade e honestidade foi tudo para iludir o povão.

    Toma vergonha “prefeito” você não acha que já passou dos limites os desamandos, danos e falta de honestidade que esse desgoverno encabeçado por ti já causou a cidade. A melhor coisa que você tem a fazer é pegar seu banquinho e sair de fininho.
    Tenha piedade de Itabuna governador Wagner,tenha piedade de Itabuna Jorge Solla, se for concedida a gestão plena de saúde ao município de Itabuna, o que mais ocorrerá por aqui será a lavagem de dinheiro, tenham certeza que a saúde não mudará e se houver mudança será para pior, pois o que acontece por aqui é falta de gestão, são pessoas incapazes alocadas em órgãos estratégicos para o bom funcionamento da saúde.

    Mulheres e homens de bem desta cidade, é preciso se fazer algo para mudar essa realidade que vivemos hoje.

    Fora AZEDO.

  17. Azevedo, fala para o povo de Itabuna, quanto você e a prefeitura paga para a suas duas filhas e um genro que não fazem nada pela cidade. Se você não pagassem furtunas para eles sobraria dinheiro para a SAUDE.

  18. AO POVO DE ITABUNA: é bem verdade que a saude de Itabuna não vai muito bem, porém os comentários aqui no Pimenta apenas se dirige a Azevedo, a gestão da Saúde de itabuna é de competencia do estado, o sr Geraldo Simões tem atrapalhado os trabalhos aqui de Itabuna, são inumeras reuniões dele com Marize e Graças para que a saude de itabuna não dê certo, GERALDO foi e é o inimigo numero 1 de Itabuna…

  19. Azevedo tá parecendo o cantor do “vou não,quero não,posso não”

    É um verdadeiro jeca tatu.

    Aliás todos os secretarios se vestem muito mau.

    A prefeitura toda é um festval de mal gosto.

  20. ISSO MOSTRA COMO ESSE CARA NÃO TEM CAPACIDADE DE ADMINISTRA MAIS ELE SABE MUITO BEM CRIAR CARGO COMICIONADO 300 PARA SER MAIS EXATO FEZ UMA SELEÇÃO PARA MAIS 500 VAGAS COM SALARIO PARA SUPERVISOR DE ENDEMIAS DE S$ 1.600.00 PARA DUAS VAGAS CRIADAS O ORÇAMENTO PARA O ANO 2011 497 MILHÕES DE REAIS OPROVADO PELO SEU BRAÇO DIREITO A CAMARA DE VEREADORES LÁ SE VÃO 12 ANOS SOFRENDO E CUIDADO PARA NÃO COMPLETARMOS 16 PENSE NISSO POVO DE ITABUNA

  21. Se eu fosse o prefeito de Itabuna teria saído de fininho.
    Parece que aspalavras do bispo tinha endereço certo.

    E olhe que ainda que a gestao plena da saúde. Só se for para acabar de vilipendiar a saúde.

  22. “Eu desafio qualquer indivíduo desse país que mostre onde a Saúde pelo SUS funcionando bem, porque eu quero ir lá ver para que nos sirva de exemplo” — estudo medicina em Belo Horizonte e convido o senhor prefeito a vir ver o SUS funcionando bem aqui, onde os pacientes tem acesso a procedimentos de média e alta complexidade sem dificuldades, tem acesso a qualquer medicamento que precisem totalmente de graça e onde, só na Santa Casa, conta com 1000 (mil) leitos disponíveis apenas para o SUS. Outro exemplo, bem pertinho, está na própria Vitória da Conquista, só dá um pulinho lá.
    “…afirmou ser necessário o retorno da municipalização…” Só vê a saúde pelo lado hospitalar, quando deveria estar focando nas UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA e UBS, que estão aos trancos e barrancos fazendo com que o hospital fique cheio com casos que NÃO são urgência e emergência. É preciso investir em PREVENÇÃO e PROMOÇÃO de saúde Sr. prefeito. Se o SECRETÁRIO de saúde fosse alguém competente, saberia disso. E, adivinha só, quem administra o PSF é o MUNICÍPIO! Então, quem é o culpado agora???

    Acorda Itabuna, esse povo está engabelando vocês direitinho!

  23. Muito bem! Até que enfim, o bispo, que também não deixa de ser uma autoridade, falou o que devia! Se a Câmara não fiscaliza, o MP não fiscaliza e nem se manifestam, será que a igreja tem que ficar calada, é?

    Uma coisa que virou moda entre as pessoas nas quais falta consciência, que vem a ser falta de caráter: é a arrogância de quererem ser aceitas com seus defeitos que ofendem e agridem os outros! O fulano sabe que está errado, que está prejudicando os outros e ainda se rebela quando alguém reclama. O Capitão Azevedo, de fato agisse como homem de bem, não iria a público rebater o que falou o bispo, que não fez nenhuma crítica, somente falou a verdade.

    Virou moda agora, justificar a violência, a corrupção, a lixeira, a ignorância que é Itabuna, comparando tudo ao que não presta. Vão às cidades do interior de são Paulo, pra ver se a imundície, a violência e a corrupção daqui tem comparação! Que beleza, Azevedo devia era ser interpelado por quem de direito, por aceitar contribuir com o que não presta sob a alegação de aqui é cópia “de lá”.

    Parece que as pessoas daqui não conhecem o sabor do fresco, porque aceitam conviver passivamente com o lixo, com a podridão em todos os lugares. Tivesse o prefeito, o menor senso de compaixão, de respeito à confiança que o povo lhe deu, teria feito parcerias com os municípios vizinhos para que todos colaborassem com a melhoria da Saúde em Itabuna, já que “a culpa é dos outros”; tivesse moral, conversaria seriamente com o judiciário, com a sociedade organizada para debelar a praga da droga em Itabuna. Não ficava com essa conversa mole de aqui é igual a todo lugar. Não se conformaria com a situação de miséria a que está entregue a cidade que ele governa. Só se Itabuna está igual à Colombia.

    Uma coisa puxa a outra; a falta de respeito dos políticos contamina todo o resto. Vale até conchavo com correligionário “da banda” que faz o que quer. Aí a meninada vê e não quer mais respeitar os pais, os professores, os vizinhos, e acabam entrando pela porta larga do crime, o que causa todo esse caos que virou Itabuna. Num lugar desse não pode ter progresso. Quem puder sair, saia, porque aqui ninguém pode reivindicar seus direitos, só o faz quem tem coragem. Até o Prefeito não aceita ser lembrado no discurso do Bispo, pelo seu desprezo com o cargo? Se fosse outro, teria saído à francesa, para a primeira reflexão sobre o que significa ser um prefeito.

  24. Zelão diz: – “Yes, nos temos bispo!”

    Tão acostumados estivemos com a forma atuante do ex-bispo D. Paulo (recém falecido), que quase estávamos habituados a pensar que a diocese de Itabuna havia sido extinta.

    Mesmo sabendo que são outras nos dias atuais as orientações de atuação da igreja católica no Brasil e no mundo – já não existem ou perderam forças, movimentos como os da ação carismática e de renovação, ligados aos movimentos sociais – sentíamos falta da palavra do “pastor” diante das aflições vividas pelos membros do seu rebanho.

    Reconhecemos as diferenças na forma de atuação entre D. Paulo Lopes Farias e D. Ceslau Stanula. Mas sentíamos falta da palavra de D. Ceslau, que finalmente se fez presente, justamente no momento em que a população sofre, ainda mais, com a inércia e incompetência dos poderes públicos; saúde e segurança, dois graves problemas vividos por nossa população.

    Oportuna foi a fala de D. Ceslau. Inoportuna e como sempre desprovida de nexo, a reação do “capitão feito prefeito.”

  25. O pior não é esse prefeito asqueroso e sem a mneor competência estar no governo mas sim os idiotas que votaram nele e fizeram uma festa nas ruas como se tivessem conseguido um Deus para o poder, como em todas as eleições na Bahia.
    Tome vergonha na sua cara, prefeito!!!!
    Existe muitoooosssss lugares onde o atendimento do SUS é ao menos DECENTE e existe GAZE nos hospitais. Um exemplo são os hospitais das cidades do interior de SP, PR, RS….
    Enquanto houver essa fanfarra política e a imbecilidade dos que votam em pessoas despreparadas em troca de um churrasco na fazenda com uma grade de cerveja, essa merda só tende a piorar…. ACORDA POVOOOOOOOOO!!!!

  26. O que mais se ver entre os incopetentes é exatamente isso; que vimos no comentário desse tal de “JUSTIÇA JÁ” que tenta envolver pessoas nesta caso para tirar o foco0 do que está acontecendo.Quem não sabe que o sr Geraldo Simões também tem culpa? más o Prefeito ir a público dizer que o Hospital de Base atende a mais de 100 municipios, é uma vergonga para ele e para sua ACESSSORIA DE IMPRESSA se é que existe. Afinal minha finada Vó já dizia [Só dando Poderes ao homeme, para lhe conhecer]

  27. Orgulho-me de ser membro da Igreja Católica, e muitos são os motivos para tanto, mas as palavras proferidas pelo nosso Pastor me deixam ainda mais alegre em ser membro atuante de minha amada Igreja Católica. Dom Ceslau age como profeta do Povo de Deus ao denunciar a injutiça e cobrar dignidade e vida para o Povo.

    Não pude ter a alegria de estar na procissão de São José pois estava em um encontro do Regional Nordeste III da CNBB da Pastoral Carcerária na cidade de Serrinha, entretanto, muitas foram as pessoas que me falaram das palavras de Dom Ceslau e, todas elas, aplaudiram e parabenizaram nosso Pastor por estar do lado do povo sofrido, que são os prediletos do Nosso Senhor Jesus Cristo.

    A sintese mais perfeita do Evangelho de Jesus está em Mateus 25, quando ele diz acerca do Juízo Final:

    “vinde a mim benditos do meu (para o céu), pois estive doente e cuidastes de mim, nú e me vestistes, preso e me visitastes” …

    “cada vez que fizestes isto a um dos mesu pequeninos foi A MIM que o fizestes “.

    A escolha do profeta deve ser sempre estar ao lado do povo sofrido, denunciar a injustiça e lutar por um mundo de justiça.

  28. D. Ceslau, vi pela primeira vez a igreja de Itabuna pensar no seu povo. O Bom Pastor conhece suas ovelhas e as chama pelo nome, e, reconhece a dor no olhar de cada uma. O senhor como bispo tem obrigação de falar e clamar pelo rebanho. não tenha medo de nada nós estamos todos do seu lado. Jesus não se omitiu, imiti-o. Os politicos teem pavor dos homens que falam a verdade. A igreja perdeu o respeito de muita gente por ter se omitido durante seculos. Parabens, daqui pra frente nós esperamos que toda semana o senhor faça pronunciamentos que defendam o povo.NÃO SE CALE. É A SUA VOZ QUE VAI DAR NOVO RUMO À ITABUNA> DEUS o abençõe.

  29. Para esse tal de JUSTIÇA JÁ: Você deve fazer parte do bando de Fernando Gomes. Para defender Azevedo desse jeito. A saúde está péssima desde que ele assumiu. Por que ele não agiu e nem botou a boca no mundo. Vieira falou e depois voltou atrás. Vocês são um bando de malandros, isso sim!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *