Tempo de leitura: < 1 minuto


Lira: integração entre polícias e comunidade.

A taxa de homicídio na área atendida pelo Ronda no Bairro caiu em mais de 50% na região do São Caetano, desde quando foi lançado o programa, segundo o comando da Polícia Militar em Itabuna.

O programa foi implantado em 18 bairros situados à margem direita do Rio Cachoeira (região do São Caetano) e conseguiu reduzir de 19 para 9 o número de homicídios na área abrangida. “Mas ainda continua alto”, reconhece o comandante do 15º BPM, tenente-coronel Inácio Paz de Lira Júnior, numa entrevista exclusiva ao PIMENTA.
A polícia comparou os cinco meses anteriores ao Ronda no Bairro e os dez meses iniciais do programa. Entre março e agosto, foram 19 homicídios. Nos cinco primeiros meses do programa, caiu para 14 e nos últimos cinco meses (até maio último) ocorreram nove homicídios.
Reportagem completa sobre as ações contra a violência no município você confere neste final de semana no blog. A polícia diz o que foi feito para reduzir o número de homicídios na região e cita as deficiências de infraestrutura da cidade como entrave na guerra contra o crime. Os moradores falam do programa e dá sugestões para aperfeiçoar o programa que ainda é tido como piloto, segundo o comandante.

0 resposta

  1. Moro no bairro Sarinha e posso garantir que aqui está tudo bem, graças a Deus. No que tange ao trabalho da pm, sempre que precisamos somos bem atendidos. Agora achar que precisou a viatura já vai estar na porta já é demais. Haja viatura e polícia.
    Como moradora estou satisfeita e vejo os meus vizinhos também satisfeitos. O problema é sempre com o 190 mas nas viaturas tem os números aí podemos ligar e a viatura não demora.
    Obrigada polícia militar.

  2. A violência diminuiria se o governo convocasse o restantes dos candidatos do cadastro de reserva do concurso da PMBA 2008 que somam ainda 3094, essa reigão que é a de Nº 4 ainda está com o efetivo policial muito baixo para uma das 30 regiões mais violentas do Pais que é a região de Itabuna, Ilhéus, Eunapólis e Porto Seguro.

  3. Que rondas nos bairros fez cair a taxa, o que ajudou muito foi a Operação Nazireu com o TOR e a CIPE- cacaueira, agora com um novo rótulo de Operação Talismã, essas operações sim dão resultados positivos, o combate ao crime com tropas especializadas.

  4. Taboquence parece ser policial e pertencer a uma das especializadas que só chupam sangue do policiamento ordinário, mas que na realidade se deixasse de existir não faria diferença alguma.De fato é o policiamento ordinário que estar presente diarriamente nas ruas e que inibe a prática de crimes.Portanto, fica obvio que o ronda no bairro que fez a diferença.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *