Tempo de leitura: 2 minutos

Manuela Berbert | manuelaberbert@yahoo.com.br

Peguei-me pensando a que ponto nós chegamos, ao observar a população agindo com as próprias mãos.

Noite fria e chuvosa de sábado, 30 de julho, e eu estava tentando escrever alguma coisa sobre o aniversário de Itabuna. Na verdade, já vinha rabiscando desde o início da semana, mas não consegui. Em primeiro lugar, não me senti à vontade para criticar a cidade que vivo justamente nos dias de comemoração pelo seu aniversário. Comparo com alguém que aproveita um evento familiar para “lavar roupa suja” com algum parente, deixando de ser sincero para ser deselegante. Por outro lado, a sua infraestrutura está decadente, e seria hipocrisia vendar os olhos diante de tudo e escrever um texto com votos de felicitações, como já fiz tempos atrás.
Escutei o som de um tiro. Não sei dizer quantos foram, mas o estampido de um tiro é inconfundível. Ao chegar à porta de casa, deparei-me com o fato em si: um ladrão, ao assaltar um estabelecimento comercial próximo, foi contido pela população. Torna-se desnecessário descrever detalhes do assalto ou da forma como o meliante foi pego. Atenho-me, neste momento, ao que me parece ser o grave e considerável problema: somos nós, cidadãos itabunenses e baianos, que estamos cuidando da nossa segurança!
Somos nós que estamos contratando seguranças particulares para as empresas e residências. Somos nós que denunciamos. Somos nós que fiscalizamos. E assim, vivemos acuados, com medo. Peguei-me pensando a que ponto nós chegamos, ao observar a população agindo com as próprias mãos.
É lamentável a atual situação. Estamos desprotegidos, desamparados, abandonados, vulneráveis. Não frequentamos praças e não caminhamos nas avenidas com tranquilidade. São assaltos, agressões e mortes gratuitas. O tema bate recorde nos noticiários e os índices já não nos assustam mais. A segurança pública está gritando, e os governantes fingem não escutar!
Manuela Berbert é jornalista e colunista da Contudo.

0 resposta

  1. Semana passada ao chegar em casa me deparo com vários motoqueiros espancando um ladrão que acabará de assaltar alguém. Pior de tudo, achei bem feito, se a polícia não faz uma boa prevenção nós damos um jeitinho.

  2. PARA O GOVERNO DA BAHIA,ITABUNA SÓ EXISTE NO MAPA PARA AGARIAR VOTOS OU SERVIR DE PICUINHAS RIDÍCULAS QUE SÓ DESTROI CADA DIA MAIS A “SAÚDE COMO GRANDE EXEMPLO”,A SEGURANÇA QUE ALIÁS DEIXA A DESEJAR A PARTIR DO PRIMEIRO ANO QUE O NOSSO GOVERNADOR CARIOCA ASSUMIU.
    QUANTO AO GOVERNO MUNICIPAL ENQUANTO NÃO SE POSICIONAR E SE RESPEITAR VAI CONTINUAR UMA GRANDE MERDA SENDO CASA DE MÃE JOANA DE TODOS OS PARTIDOS DIREITA,ESQUERDA,CENTRO.
    INFELIZMENTE VCS ELEGERAM UMA MARIONETE.
    NEM OS CONTRATADOS EM GRANDES CARGOS TEM FÉ NO PREFEITO E SÓ CUIDAM DE ENRICAR E AFUNDAR OS SERVIDORES CONCURSADOS E CONTRATADOS QUE TRABALHAM COMO EXEMPLO TAMBÉM OS DA SAÚDE QUE NA ÉPOCA DE GILSON QUE ERA O MAIS JULGADO DOS SECRETÁRIOS VENCEU OS COTRATOS PAGOU-SE SEUS DIREITOS ANTES DA RENOVAÇÃO. AGORA É MAURICIO E COM… SÓ ENROLANDO,VAI LÁ NO CENTRO ADMINISTRATIVO E VEJAM A CLAMAÇÃO DOS POBRES COITADOS PARA RECEBER RECISÃO QUE ACHO QUE NÃO CHEGA A DOIS SALÁRIOS MÍNIMOS E ELES DE BOLSO CHEIO.
    E ASSIM CAMINHA SEM GOVERNO DO ESTADO NEM MUNICIPIO.

  3. O mais interessante é que os ladrões são espancados, são as principais caixas de pancada da população e da polícia, mesmo que roubem apenas o que comer, sendo massacrados, inclusive, por aqueles que não tem coisa alguma com a situação, bastando que esteja apenas passando na hora e no local da ocorrência, …!!!
    Eu deixo claro que não sou a favor de furtos, roubos, latrocínios, assaltos ou qualquer coisa correlata. Coloquei apenas o tema do primeiro parágrafo com o objetivo de completar a análise contida nos parágrafos seguintes, …!!!
    Agora, se alguém pega um carro – ou uma moto – para dirigir, bêbado, com um celular ao ouvido, dirigindo de forma agressiva, fazendo mil e uma peripérsias, imprudência de toda ordem, atropela uma ou mais pessoas e mata, ou mesmo deixa algumas pessoas aleijadas, aí todo mundo diz: Foi um “acidente”. Aí há tolerância, inclusive, por parte de amigos e familiares das vítimas, …!!!
    Na verdade, as pessoas não toleram mesmo são os crimes contra o patrimônio, …!!!
    A vida humana, esta já foi banalizada há muito tempo. É uma inversão total de valores, …!!!
    Exemplo claro disso é o transporte, altamente protegido e armado, do dinheiro, em carros fortes. Ninguém que eu conheça nunca recebera, recebeu, recebe, ou receberá, proteção igual, com tamanho aparato, …!!!
    Quanto aos governantes, principalmente o (des)governador do estado, …, anda cheio de seguranças (policiais de elite, escolhidos a dedo), de carro blindado, além de ter adquirido recentemente um helicóptero, …, quanto a nós, os simples mortais, e contribuintes, que se danem, …!!!
    Esta é a “resposta” que nós recebemos de quem nos (des)governa e é “responsável” pela segurança pública, no caso do estado da Bahia, …!!!
    Durma com um barulho desse, …!!!

  4. Acredito que cobrar do governo estadual, atribuições que o governo municipal ignora como dever seu, é sinal de fragilidade moral do tamanho do mundo, falta de amor próprio e até falta de auto estima. Itabuna tem condição de tratar do saneamento básico, da água, das ruas, do lixo, dos postos de saúde, ou é inválida? Se nem disso consegue dar conta, é sinal de que há muito a fazer, para conquistar a confiança do governo.
    Uma verdade intrigante: Os políticos de Itabuna e seus apaniguados estão ricos, mesmo os que não tinham nada antes. O saco de Itabuna é sem fundo. As verbas que vem não chegam ao destino. Que entreguem a cidade àqueles que tem vergonha na cara, se ainda existir.

  5. Excelente texto Manuela!
    Parabéns, continue assim, essa voz coerente e esclarecida, denunciando as mazelas por que passamos.

  6. Muito bom o texto, o que se reflete aqui nada mais é do que a nossa própria irresponsabilidade.
    A população brasileira só sabe fazer isso, porque todos não se juntam e fazem protestos contra os governos municipais, estaduais e federal?
    “A unanimidade é burra…”
    Tudo que acontece nada mais é do que o reflexo das escolhas da população…
    “Enquanto houver motivo vai ter tiro.”

  7. Só sei de uma coisa, tragam o delegado Ludovico de volta para Itabuna, e deixem ele “faxinar” a cidade.Ali sim era homem de verdade, e cumpria sua obrigação.

  8. A população está correta em fiscalizar. Na minha opinião acho errado fazer justiça com as próprias mãos. Mas como julgar o cidadão cansado, que foi assaltado? Violência só gera mais violência. Mas nós que vivemos com medo, na hora do acontecido não pensamos e agimos pelo instinto e isso é normal. O que fazer diante de tanta loucura e violência? Espero que um dia as coisas mudem…

  9. Olha Manuela, você escreveu muito bem. Amei seu texto, acabei de virar seu fã. Vejamos um detalhe querida, sou da Guarda Civil Municipal de Itabuna, percebo sim, que cada vez mais os municipes estão agindo com as proprias mãos. Não recomento fazer isso, e não recomendo a terceirização da segurança publica. Tendo em vista que, as empresas contratadas algumas delas, não estão legalizadas.
    —- Fica aqui meu carinho à você e ao seu trabalho.—-

  10. Manuela, você que é muito bonita e inteligente vai me dar o prazer de pensarmos juntos um pouquinho: Se drogas certamente existem em todas as cidades do Brasil e Itabuna e Porto Seguro não são cidades de fronteira com países que produzam drogas e se essas cidades não são ricas, qual seria o motivo especial para tanta violência em Itabuna e Porto?
    O crime da vassoura de bruxa desempregou 250 mil trabalhadores de mão de obra específica do cacau que além do emprego perderam a moradia. Resultado: Essa multidão de pessoas desempregadas foi tentar sobrevivência nas cidades da região cacaueira no sul e extremo sul da Bahia onde só encontraram miséria. Não seria esse o motivo de tanta violência?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *