WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
cenoe





junho 2018
D S T Q Q S S
« maio    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

editorias






:: ‘Destaque1’

JOVENS SÃO MORTOS A TIROS EM FRENTE A CASA DE SHOWS EM EUNÁPOLIS

Polícia suspeita que jovens foram mortos após briga em festa

Dois jovens de 20 e 21 anos foram mortos a tiros no estacionamento de uma casa de shows, na manhã desta segunda-feira (25), quando saíam de uma festa, em Eunápolis, no extremo sul da Bahia.  A polícia suspeita que os rapazes foram mortos depois de uma briga.

As vítimas foram identificadas como Patrick Santos Costa, 20, e Yuri Kenji Shigueto Freitas, 21, e trabalhavam como vendedores. Eles estavam em um show no estabelecimento que fica às margens da BR-101. Testemunhas contaram à polícia que Yuri teria se desentendido com um rapaz.

Depois disso, ele e Patrick resolveram ir embora e foram em direção ao estacionamento, onde estava o carro de um deles. Ao chegar no local, os jovens foram surpreendidos por dois homens em uma moto, que atiraram contra as vítimas. Eles morreram na hora.

Os corpos foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Eunápolis. A polícia ainda não tem informações sobre suspeitos e ninguém foi preso. Do G1- BA.

UMA HOMENAGEM A WALDIR – E À DEMOCRACIA

O ex-governador e ex-ministro Waldir Pires faleceu na manhã da última sexta-feira (22), enquanto o Brasil sofria para, ao final, vencer a Costa Rica por 2 a 0. Abaixo, republicamos, pela sua importância histórica, um artigo do jornalista Marival Guedes relatando um dos momentos da vida de Waldir Pires. Era o primeiro ano do mandato de vereador de Salvador. 2013.

Marival, numa das crônicas semanais ao PIMENTA, relatava diálogo que teve com o ex-governador e um dos momentos daquele fervilhante 2013, já na Câmara de Salvador e numa audiência em que o Movimento Passe Livre puxava as discussões na capital baiana.  O corpo de Waldir Pires foi cremado ao final da manhã deste domingo.


DE DISCURSOS E DE RENÚNCIAS

marivalguedesMarival Guedes | marivalguedes@yahoo.com.br

O ex-governador falou mais alguns minutos e encerrou com palavras de estímulo: “Continuem esta luta por uma sociedade livre e justa”. Novamente aplaudido de pé.

Na audiência pública realizada pela Câmara, atendendo solicitação do Movimento Passe Livre (MPL) Salvador, mais de 300 entusiasmados jovens lotavam o Centro de Cultura. Foram 50 oradores, cada um com direito a três minutos, tempo controlado rigidamente pelo presidente do legislativo, Paulo Câmara.

Havia integrantes de vários partidos, outros que se autodenominam independentes e os antipartidários. Vários deste último grupo, bastante raivosos, os mais barulhentos. Muitas vezes as vaias impediam o pronunciamento, sendo necessária a intervenção do coordenador.

Mas quando um orador iniciou seu discurso, o silêncio foi total. Lembrando o que escreveu o compositor maior, naquele momento ouviríamos o barulho de “uma lágrima a cair no chão”. O vereador Waldir Pires (PT) começou elogiando os jovens e lembrou que começou aos 16 anos na luta contra o nazismo, de posição racista.

Waldir Pires hoje é vereador na capital baiana (Foto Paulo Macedo/BocãoN).

Waldir Pires hoje é vereador na capital baiana || Foto Paulo Macedo/BNews).

Falou da interrupção da democracia, com o golpe militar, quando muitos foram vítimas do exílio, torturas e assassinatos. Disse que continua na política (ele está com 86 anos), porque é a única forma de civilização humana de se transformar toda a sociedade.

Comemorando este novo momento, disse: “De repente vocês explodem e me deixam muito feliz”. Quando o coordenador da mesa avisou que o tempo estava se esgotando, a plateia de jovens do MPL se levantou e pediu para deixá-lo continuar. O ex-governador falou mais alguns minutos e encerrou com palavras de estímulo: “Continuem esta luta por uma sociedade livre e justa”. Novamente aplaudido de pé.

A RENÚNCIA

Conheço pessoas que não perdoam Waldir Pires por ter renunciado ao governo do estado em 1989, dois anos após a posse, para ser candidato a vice-presidente da República na chapa de Ulisses Guimarães, passando o cargo para o vice, Nilo Coelho. Certa vez, numa visita que ele fez à TV Cabrália perguntei, ao lado do então superintendente Ramiro Aquino, sobre a renúncia e expus os comentários dos bastidores.

“Professor são três as hipóteses que circulam sobre a renúncia: 1º) Que já havia este acordo com Nilo Coelho. 2º) que o senhor recebeu dinheiro. 3º) Que teve medo de morrer”.

(À época circulou uma informação sobre um atentado à vida dele. Foi encontrado um mapa geográfico no tanque de combustível do avião do estado, momentos antes do seu embarque.)

Waldir respondeu com a serenidade que o caracteriza: “Meu filho, não havia acordo, quem quer dinheiro fica no poder e quem tem medo não enfrenta uma ditadura. Renunciei por que acreditava que o doutor Ulisses ganharia a eleição, pois tínhamos 22 governadores do PMDB.”

CIRCUNSTÂNCIAS

Waldir não tomou decisão de última hora. A escolha para ser o candidato do partido era através do voto em dois turnos. Na convenção nacional do PMDB, além do então governador da Bahia, havia na disputa Ulysses Guimarães Iris Resende e Álvaro Dias. Ulysses e Waldir foram os dois mais votados, com Ulisses na frente. Para evitar o segundo turno, que poderia gerar uma divisão, o partido entrou em consenso e Waldir Pires ficou na vice, prevalecendo a lógica do mais votado. Talvez hoje Waldir argumente, “ eu sou eu e minhas circunstâncias”.

Marival Guedes é jornalista.

MORRE O EX-GOVERNADOR WALDIR PIRES

Waldir Pires ao lado do petista Everaldo Anunciação no Movimento Diretas-Já, ano passado

Um dos maiores nomes da política da Bahia, o ex-governador e ex-ministro Waldir Pires faleceu, na manhã desta sexta-feira (22), momentos após ser internado no Hospital da Bahia, em Salvador. Aos 91 anos, o petista morreu vítima de parada cardiorrespiratória.

Ainda no PMDB, na década de 80, Waldir Pires impôs a maior derrota ao carlismo, quando venceu Josaphat Marinho, por larga margem de votos. Após quase dois anos, deixou o governo para ser o vice do peemedebista Ulysses Guimarães, em 1989. Já na década de 1990, disputou vaga ao Senado e, misteriosamente, não levou uma das vagas.

O baiano de Acajutiba foi ministro da Defesa no Governo Lula. Já em 2012, acabou eleito vereador de Salvador. Antes, já havia sido deputado federal.

MEC EMPOSSA JOANA REITORA DA UFSB; ÚNICA NEGRA NO COMANDO DE UMA FEDERAL NO PAÍS

Joana toma posse em Brasília como reitora da Ufsb|| Foto Mariana Leal

O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, empossou a professora Joana Angélica Guimarães no cargo de reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb). A Cerimônia foi na sede do MEC, em Brasília, nesta quarta-feira (20). Ela foi eleita com 64,82% dos votos, em consulta realizada em novembro de 2017.

Joana Angélica é a única mulher negra reitora em exercício em uma universidade federal brasileira neste momento, conforme informação da Assessoria de Políticas Públicas da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que engloba 63 Universidades. O quadro de dirigentes que fazem parte da Andifes é composto por 29% de reitoras, um total de 19 mulheres à frente de Universidades Federais .

A professora Célia Regina da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais do Campus Jorge Amado, destaca que, “de um universo de cerca de 60 mil professores universitários, nós, mulheres negras, somos apenas algo em torno de 260. Se a gente for contar na Ufsb, o número de pesquisadoras negras é muito inferior ao número de não negras”.

A militante do Movimento Negro Unificado e mestranda do PPGER (CJA) Maria Domingas Mateus de Jesus reforça esses dados ao mencionar que, “até 2015, apenas 1% das docentes de universidades brasileiras era negra e, como o espaço acadêmico é um espaço de poder, reproduz o que está na sociedade brasileira, o racismo, as desigualdades. Mesmo com essa perspectiva, a professora Joana consegue chegar nesse patamar que é a reitoria de uma universidade federal”.

:: LEIA MAIS »

CHUVA: DESLIZAMENTO DESTRÓI CASAS E DEIXA MAIS DE 20 DESABRIGADOS EM ITABUNA

Deslizamento deixa mais de 20 pessoas desabrigadas em Itabuna

A chuva causou estragos em, pelo menos, quatro bairros de Itabuna. Na Travessa Mercedes, na Califórnia, um deslizamento de terra, na noite desta quarta-feira (20), destruiu imóveis e deixou mais de 20 pessoas desabrigadas. São sete imóveis com a estrutura comprometida. Não houve feridos. Uma equipe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil está no local para atendimento aos desabrigados.

Nos bairros Novo Jaçanã, Sarinha e Nova Itabuna, os canais de macrodrenagem transbordaram e dezenas de casas e barracos foram invadidos pela água. Os moradores não quiseram deixar o local, segundo a Defesa Civil. Foram realizadas ações de emergência para desobstruir os canais. Houve alagamentos também nos bairros Santo Antônio,  Pontalzinho e Morumbi.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Itabuna, Yuri Bandeira, informou ao PIMENTA, já choveu 63 milímetros nas últimas 24 horas e o Rio Cachoeira subiu mais de dois metros. “A tendência é que continue subindo. Por isso, pedimos para que os moradores de áreas ribeirinhas, como Rua de Palha, Ferradas, Nova Ferradas, Nova Itabuna e Rua da Bananeira fiquem em alerta. A orientação é que busquem abrigo na casa de parentes”, disse.

Deslizamento de terra desalojou famílias em 4 bairros nesta noite

A Defesa Civil está fazendo novos mapeamentos de áreas de risco no município, segundo Yuri Bandeira. A previsão, completou, é de muita chuva para os próximos dias, o que pode causa novos deslizamentos e alagamentos.

Para qualquer emergência, o telefone da Defesa Civil é 9 88333499.

Chuva provocou vários pontos de alagamento no município

SAQUES DO PIS/PASEP DEVEM COLOCAR R$ 34,3 BILHÕES NA ECONOMIA

Saque do PIS/Pasep está autorizado para quem tem 57 anos de idade || Foto Divulgação

Os brasileiros com mais de 57 anos, titulares de contas inativas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), já podem sacar esses recursos.

Entre os dias 14 e 28 de setembro, a autorização será ampliada para todas as idades, diferentemente do que ocorria até então, quando o saque total só podia ser feito quando o trabalhador completasse 70 anos, se aposentasse, tivesse doença grave ou invalidez ou fosse herdeiro de titular da conta.

Na semana passada,  o governo federal ampliou as possibilidades de saque até o dia 28 de setembro. A estratégia é impulsionar a economia, seguindo o modelo adotado na liberação de saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que representaram cerca de R$ 43 bilhões em movimentação.

:: LEIA MAIS »

AUDIÊNCIA EM QUE JUIZ ACALMA BEBÊ ACABA EM ACORDO TRABALHISTA DE R$ 3 MIL

Juiz acalma bebê durante audiência

A imagem de um juiz da Justiça do Trabalho na Bahia com um bebê no colo, durante uma audiência na quarta-feira (13), viralizou na internet. A foto que ganhou as redes sociais é do titular da 25ª Vara do Trabalho de Salvador, Agenor Calazans, com Laísa dos Santos, de 11 meses. A criança, filha da reclamante, estava agitada e o magistrado conseguiu acalmá-la e prosseguir a sessão.

Experiente, pai de quatro filhos, uma neta, e com 26 anos na Justiça do Trabalho, o juiz apaziguador ainda conseguiu homologar um acordo no caso em questão. A autora trabalhou como empregada doméstica na casa do reclamado, de 1º de julho de 2015 a 1º de novembro de 2017, quando foi demitida.

Foi fechado um acordo de R$ 3 mil e o pagamento será dividido em três parcelas iguais. O empregador também fez a anotação da data de saída na Carteira de Trabalho da autora. As parcelas correspondem a férias indenizadas (mais 1/3) e FGTS. Com o cumprimento do acordo a trabalhadora dará plena, geral e irrevogável quitação das parcelas referentes ao contrato extinto.

O Tribunal Regional do Trabalho na Bahia (TRT-BA) informou que, em caso de inadimplemento, o ex-patrão arcará com multa de 50% da parcela devida e com vencimento automático das seguintes, além de iniciar a execução, dispensada a sua citação.

CRATERA COM QUASE 50 METROS DE PROFUNDIDADE SURGE PERTO DE VILA NA BAHIA

Cratera assusta moradores de Vera Cruz|| Foto Dow/Divulgação

Uma cratera, com 46 metros de profundidade, 69 metros de comprimento e 29 metros de largura, se abriu misteriosamente perto de uma vila de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, na Bahia. Além de chamar a atenção pelo tamanho, o buraco tem preocupado os moradores, que ainda não sabem como ele se formou. Uma empresa multinacional que atua na região está investigando se a erosão tem relação com o trabalho que desenvolve no local.

A cratera fica no meio de uma mata nativa na Ilha de Matarandiba e está a cerca de 1 km do local onde vivem os moradores. O buraco se abriu na propriedade da Dow Química, uma multinacional americana que utiliza a área para extração de salmora, uma mistura de água e sal usada na fabricação de produtos químicos. A salmora é retirada em seis poços a uma profundidade de 1,2 mil metros.

A erosão foi descoberta há 15 dias. O acesso à area onde o buraco se formou é difícil por causa da mata fechada, mas ainda assim toda a área foi isolada e passou a ser vigiada para evitar a presença de curiosos. Como especialistas ainda não avaliaram as condições do solo em torno da cratera, a circulação de pessoas pode ser perigosa.

:: LEIA MAIS »

MENA FAZ GOLAÇO E BAHIA VENCE O CORINTHIANS

Bahia vence o Corinthians com golaço de Mena || Foto Felipe Oliveira/EC Bahia

Um golaço do chileno Mena garantiu três pontos ao Bahia diante do Corinthians, há pouco, na Fonte Nova, em Salvador. O Tricolor venceu por 1 a 0. O gol foi marcado no finalzinho da partida.

Régis, em contra-ataque, tocou na entrada da grande área para chutaço de Mena. Antes, o goleiro corintiano fez duas grandes defesas, mas não teve como impedir o chute de efeito do jogador chileno. O Bahia chegou aos 12 pontos, abrindo a zona de rebaixamento, em 17° lugar.

MORADORES DE ILHÉUS RECLAMAM DE ABANDONO DOS PONTOS DE ÔNIBUS

Usuários sofrem com abandono de pontos de ônibus em Ilhéus|| Foto Pimenta

Usuários do transporte público se queixam do descaso da Prefeitura de Ilhéus com os pontos de ônibus na cidade turística. Quem usa o transporte coletivo afirma que as más condições dos abrigos, em muitos casos, a falta deles, já causou até acidente.

A maioria dos abrigos está sem cobertura e com os bancos de metal enferrujados e quebrados. Este é o caso do ponto que fica em frente ao Instituto Municipal Eusínio Lavigne, ao lado do Centro Educacional Alvaro Melo Vieira, na Avenida Canavieiras, no centro.

Ainda na Canavieiras, também está localizada a Escola Heitor Dias. O movimento de embarque e desembarque de passageiros é grande, principalmente de estudantes, professores, servidores de apoio e pais de alunos. Quando chove, reclamam os estudantes, não há local para se proteger e chegam em casa molhados.

Assento está destruído e já casou acidentes na Avenida Canavieiras|| Foto Pimenta

O transtorno ocorre também em períodos de sol, pois são obrigados a esperar o ônibus debaixo de forte calor. “Os abrigos daqui no centro da cidade estão assim. Agora, imagine como estão nos bairros. Isso é uma vergonha para uma cidade turística. Outro dia, uma senhora tentou senta-se nesse aqui (na avenida Canavieiras) e caiu”, relata a Alexsandra Ribeiro Santos, mãe de dois estudantes.

A situação de abandono se repete no bairro Pontal. O ponto de ônibus na Avenida Lomanto Júnior, em frente ao Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Ilhéus (Ioti), está com o banco danificado, além da cobertura parcialmente destruída. Os pacientes com dificuldade de locomoção têm que esperar o ônibus em pé, o que aumenta ainda mais o sofrimento.

DEPUTADA QUE FOI COTADA PARA SER MINISTRA DO TRABALHO É ALVO DE OPERAÇÃO DA PF

Cristiane Brasil é alvo da Polícia Federal || Foto Antônio Augusto/Câmara dos Deputados

A deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha do ex-deputado e presidente nacional do PTB Roberto Jefferson, é alvo de uma operação da Polícia Federal contra fraudes em registros sindicais no Ministério do Trabalho e Emprego. A PF cumpre mandados de busca e apreensão em três endereços da parlamentar que chegou a ser cotada para assumir o Ministério. Trata-se da segunda fase da Operação Registro Espúrio.

As buscas ocorrem no gabinete da parlamentar em Brasília, no apartamento funcional de Cristiane Brasil na capital federal e no Rio de Janeiro, onde ela estava. Na capital fluminense, o mandado foi cumprido e acompanhado pela parlamentar, segundo noticiou, há pouco.

Cristiane Brasil, uma das vozes mais estridentes pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, é suspeita de participar da fraude de registro sindical no Ministério do Trabalho. Dentre os indícios contra ela, existiriam mensagens dela com o coordenador de Registro Sindical do Ministério, Renato Araújo.

As buscas contra a parlamentar foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin. Ele determinou que a deputada está proibida de frequentar o Ministério do Trabalho e Emprego e ter contato com outros investigados no inquérito que apura fraudes no registro sindical. Da Redação.

DATAFOLHA: “LULA SERIA IMBATÍVEL NO SEGUNDO TURNO”

Lula seria imbatível no segundo turno, aponta Datafolha || Foto Agência Brasil

Nova pesquisa Datafolha revela um Lula imbatível em cenários de segundo turno na corrida presidencial de 2018, mesmo preso e sem poder fazer campanha há dois meses. O levantamento foi publicado, há pouco, pela Folha. No cenário de primeiro turno, o ex-presidente mantém 30% das intenções de voto.

A pesquisa foi feita nos últimos dias 6 e 7, segundo o instituto, quando foram ouvidos 2.824 eleitores em 174 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, segundo o Datafolha. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Arte Folha

A mesma pesquisa revela que o apoio do ex-presidente Lula pode aumentar a chance de um candidato chegar ao segundo turno da disputa presidencial. Segundo o Datafolha, 30% votariam em um nome apoiado por Lula. Outros 17% poderiam votar. Na outra margem, 51% disseram não votar em nome apoiado pelo petista.

Em cenário de primeiro turno com Lula, o petista mantém 30%, enquanto Bolsonaro fica com 17%. Marina chega a 10%. Ciro Gomes (PDT) e Alckmin atingem 6% cada um. Álvaro Dias (Podemos) chega a 4%. Manuela D´Ávila (PCdoB) e Rodrigo Maia (DEM) oscilam entre 2% e 1%. Os demais nomes oscilam entre 1% e 0%.

Sem Lula na disputa, os demais nomes não conseguem fisgar o eleitor. Bolsonaro chega a 19%. Marina oscila entre 14% e 15%, no que depende da presença ou não de nomes do PT (Wagner ou Haddad, ambos com 1%). Ciro oscila entre 10% e 11%. Alckmin atinge 7%. Álvaro Dias mantém os 4% do cenário com Lula.

HOMEM ATIRA EM MULHER E TIRA A PRÓPRIA VIDA DENTRO DE ÔNIBUS EM ITABUNA

Equipes do Samu atenderam o casal. Homem não sobreviveu || Foto Daniela Vieira/Pimenta

Tragédia ocorreu em ônibus que seguia para o Manoel Leão

Passageiros presenciaram uma tragédia em um ônibus da Viação Sorriso da Bahia, na Praça Olinto Leone, centro de Itabuna, por volta das 8h40min, desta sexta-feira (8). Francisco Bento Rodrigues Neto, o Neto da Farinha, golpeou com faca e atirou na comerciária Maria Aparecida Reis, sua companheira, e depois tirou a própria vida dentro do ônibus.

O ônibus seguia para o Bairro Manoel Leão. Maria Aparecida iria descer no ponto onde ocorreu a tragédia, para ir para o trabalho, em uma farmácia na Avenida do Cinquentenário. A Polícia Militar e duas equipes do Samu 192 foram acionadas. A mulher sobreviveu.

Ela foi atingida com golpe de faca na região do tórax. O Samu a encaminhou para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

O homem faleceu quando ainda recebia atendimento do Samu. Os dois estavam em processo de separação há cerca de três meses, de acordo com informações, mas o homem não aceitava o fim do relacionamento.

Ainda no ônibus, conforme uma testemunha que estava no veículo, os dois conversavam e ele insistia para que voltassem a viver juntos. Maria Aparecida resistia e dizia não haver mais condições de continuarem juntos. Ao não conseguir reatar, Neto puxou o revólver e deu um tiro em Maria Aparecida. Percebendo que ela ainda respirava, golpeou a vítima. Atualizado às 10h35min

Tragédia ocorreu na Alameda da Juventude, no centro de Itabuna || Foto Pimenta

RELAÇÃO TENSA E QUEDA DE ANORINA

Já em outubro, os professores foram para a rua pedir a saída de Anorina (no detalhe)

A professora e ex-vereadora Anorina Smith Lima travou uma tensa relação com os antigos colegas do Sindicato do Magistério Municipal de Itabuna (Simpi) no período em que esteve à frente da Secretaria de Educação de Itabuna. No segundo semestre, o governo retirou o adicional de quase um terço dos educadores. Centenas destes profissionais fizeram barulho nas ruas e dentro do Centro Administrativo Firmino Alves.

O que era ruim piorou, ainda mais, em março deste ano, quando os professores decidiram entrar em greve para cobrar o pagamento do terço de férias de 2017. Anorina disse que o movimento era um “exagero” e lançou suspeitas contra o Simpi, que ajudou a criar.

Anorina, para governistas, demonstrou pouca habilidade ao lidar, externamente, com questões delicadas da Pasta, a exemplo de estrutura física das escolas em maio, quando Itabuna voltou ao noticiário nacional devido à precariedade das escolas. Ontem (7), o prefeito Fernando Gomes decidiu exonerar Anorina. O ato ainda não foi publicado no Diário Oficial.

ADOLESCENTES DESAPARECEM EM ITABUNA DEPOIS DE SAIR DE FAZENDA EM FERRADAS

Adolescentes desaparecem em Itabuna

Dois adolescentes de Itabuna estão desaparecidos desde o dia 25 de maio. De acordo com familiares, Élber de Sena Aragão, 16 anos, e Israel Nascimento Sousa, 14, são amigos e cursam o sétimo ano do ensino fundamental na cidade.

No dia 21 de maio, Israel saiu da casa onde mora, no bairro Zizo, disse que ia encontrar o amigo, e que juntos iriam para uma fazenda onde o pai do Élber trabalha, no bairro Ferradas. Eles passaram uma semana por lá e quando disseram que iam retornar para casa, no dia 25, pegaram um ônibus por volta das 11h da manhã, e depois disso nunca mais foram vistos.

O caseiro José Márcio Aragão, pai de Élber, fez um apelo emocionado por notícias do filho e do amigo dele. “Já rodei Itabuna toda e ninguém dá notícia. Quem souber de alguma notícia, por favor, nos ligue, nos dê informações, pelo amor de Deus”, pediu.

:: LEIA MAIS »

EX-MINISTRO DIZ QUE CAIXA DEVERÁ SER PRIVATIZADA

Meirelles fala em privatização da Caixa Econômica

O ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (MDB), afirmou que a Caixa Econômica Federal deve ser privatizada. De acordo com ele, o banco estatal é preparado para iniciar um processo de abertura de capital e venda de parte da empresa para a participação privada, modelo que também defende para a Petrobras e o Banco do Brasil.

“A Caixa está sendo preparada para isso, com o novo estatuto e etc. Com o tempo, podemos até pensar, sim, em abrir o capital da Caixa, começar a vender participação privada”, disse Meirelles, durante sabatina com pré-candidatos ao Planalto promovida pelo jornal Correio Braziliense.

O ex-chefe da equipe econômica de Michel Temer evita falar em “privatização clássica” para a Petrobras e os bancos públicos, mas defende maior participação do setor privado nas empresas, com o cuidado de manter um mercado competitivo em vigor.

A proposta, segundo ele, é fazer a pulverização e abertura de capital das empresas de maneira gradual. Ele diz que a União não precisaria, necessariamente, perder o controle político das instituições no processo, mas que é preciso aumentar a competição do setor. Do Metro1.

NEGOCIAÇÕES NÃO AVANÇAM E SERVIDORES DE ITABUNA PARAM NOVAMENTE NA SEXTA

Servidores fizeram manifestação na pátio da prefeitura na manhã desta quarta-feira

Os servidores municipais não aceitaram a proposta de reajuste salarial de 2,8% apresentada, nesta quarta-feira (6), pelo secretário da Fazenda e Planejamento de Itabuna, Moacir Dantas Messias, e decidiram manter a série de paralisações e manifestações. Depois do encontro de hoje, Messias ficou de fazer um levantamento da situação financeira para apresentar uma proposta na sexta-feira (8).

Os servidores reivindicam reajuste salarial de 12% e aumento de 100% no valor do tíquete alimentação. São dois valores para ajudar nas refeições dos servidores, um de R$ 150 para quem receber até R$ 1.600 mensais e R$ 70 para aqueles com salários maiores. Os funcionários cobram ainda a regularização dos créditos do vale-transporte para quem mora em municípios vizinhos a Itabuna.

Servidores estão na Câmara de Vereadores nesta tarde

De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (Sindserv), o secretário da fazenda ofereceu apenas 2,8% no valor do tíquete alimentação. O sindicato informou que os percentuais apresentados para o salário e tíquete estão muito longe de atender as reivindicações dos trabalhadores. Neste momento, os servidores estão na Câmara de Vereadores de Itabuna.

APÓS PARECER DO CEE, CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UESC OBTÉM RECONHECIMENTO

Uesc obtém reconhecimento para o Curso de Engenharia Civil

O Curso de bacharelado em Engenharia Civil da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) acaba de obter reconhecimento. Assinado pelo governador Rui Costa, o Decreto 18.430 foi publicado na edição desta terça-feira (5), no Diário Oficial do Estado.

O reconhecimento, conforme a publicação, tem validade de seis anos e já havia obtido parecer favorável do Conselho Estadual de Educação (CEE), em 16 de maio deste ano. O curso foi autorizado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) em 4 de agosto de 2010, abrindo as primeiras turmas no segundo semestre de 2011.

INVESTIMENTOS

O professor Gesil Sampaio Amarante participou do projeto de criação do curso de Engenharia Civil da Uesc, além de outros três cursos na área de Engenharia. Ao PIMENTA, ele disse que o reconhecimento dá maior segurança aos estudantes. Gesil falou da ousadia da Universidade, à época, para aumentar o quadro de professores. Quando a instituição pôde contratar, 80% dessas vagas foram para as Engenharias (Civil, Elétrica, Mecânica e Química).

“Na época [início desta década], o Brasil crescia bastante e tínhamos carência de profissionais em Engenharia. A gente foi nessa direção”, lembra, ressaltando que a Uesc investiu para viabilizar os cursos, mas, na outra ponta, não houve investimento do governo. “A gente nunca teve, do governo, reconhecimento com aumento de recursos para premiar a universidade”. Atualizado às 12h11min.

MENINGITE MATOU 27 PESSOAS NA BAHIA; ITABUNA NOTIFICOU 10 CASOS DA DOENÇA

Itabuna notificou 10 casos de meningite e uma morte|| Foto Pedro Augusto

A meningite já casou 27 mortes em 16 municípios baianos neste ano. Em Itabuna, foi confirmado um óbito e 10 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Outra morte causada pela meningite, no sul da Bahia, ocorreu em Jussari, na semana passada.

A vítima foi o aposentado Manoel Ferreira de Oliveira, de 75 anos, que morreu na quinta-feira (31), dois dias depois de ser internado em estado grave no Hospital de Base de Itabuna. O diagnóstico para o morador de Areia Branca, distro de Jussari, foi da meningite bacteriana.

Além de Itabuna e Jussari, neste ano a meningite já causou mortes em Alagoinhas (1), Catu (1), Correntina (1), Euclides da Cunha (1), Eunápolis (1), Feira de Santana (2), Irecê (1), Itaberaba (1), Jequié (1) e Juazeiro (2). Foram registrados óbitos também em Porto Seguro (1), Salvador (9), Santo Antônio de Jesus (1) e Vitória da Conquista (2).

Na Bahia, foram notificados 319 casos da doença, dos quais 124 em Salvador. No interior, os municípios com maior quantidade de ocorrências são Vitória da Conquista (69), Feira de Santana (35), Juazeiro (12) e Bom Jesus da Lapa (11). Itabuna e Jussari não foram os únicos municípios do sul da Bahia com registro da doença neste ano. Houve notificações em Ilhéus (3) e Firmino Alves (1). Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde.

POLÍCIA APREENDE EM ILHÉUS 70 DINAMITES QUE SERIAM USADAS PARA ROUBO A BANCOS

Polícia apreende dinamites e drogas em Ilhéus

Policiais militares apreenderam, na noite de sábado (2), 70 bananas de dinamite, em Ilhéus. Equipes da 69ª Companhia Independente da Polícia Militar chegaram até o imóvel, usado para esconder os artefatos explosivos, após denúncia anônima de que homens armados estavam no local.

Os bandidos fugiram ao perceber a chegada dos policiais, deixando o imóvel, no  Ilhéus II, com as portas abertas. No local, os PMs encontraram, além das 70 bananas de dinamite, 1,9 tonelada de uma substância da cor branco, 21 espoletas para detonação e quatro garrafas com um tipo de material químico.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), equipes de policiais estão no sul da Bahia colhendo informações e fazendo varreduras. Para SSP-BA, o material seria usado para ataque a bancos no sul da Bahia.

“Obviamente que o material pertence a uma quadrilha especializada em roubos a banco. Conseguimos evitar alguns ataques com esta grande apreensão”, declarou o comandante de Operações da Polícia Militar, coronel Paulo Uzêda.

COMO O WHATSAPP MOBILIZOU CAMINHONEIROS, DRIBLOU O GOVERNO E PODE IMPACTAR ELEIÇÕES

A convocação e os cards para a mobilização dos caminhoneiros || Fotomontagem BBC Brasil

Da BBC Brasil

A greve dos caminhoneiros, que interditou milhares de trechos de rodovias em todo o país ao longo de dez dias, é a maior mobilização mundial já feita pelo WhatsApp, dizem Yasodara Córdova, pesquisadora da Escola de Governo de Harvard, nos Estados Unidos, que estuda como os governos lidam com a Internet, e Fabrício Benevenuto, professor de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pioneiro na pesquisa de conteúdos compartilhados em grupos de WhatsApp. “A mobilização ocorre por motivos sociais. As redes dão uma vazão a esses sentimentos”, diz Yasodara.

“Na quarta-feira antes da greve, o (preço do) diesel aumentou. Desci para Santos para levar carga. Quando voltei, o diesel já tinha aumentado. Na sexta, aumentou de novo. A galera se comunicou no WhatsApp e falou: não está dando mais”, lembra o caminhoneiro Moisés de Oliveira, que ficou parado na Rodovia Régis Bittencourt, em São Paulo, onde ajudou a organizar um grupo de grevistas, sempre com o celular à mão.

A essência do trabalho do caminhoneiro é circular. Isso facilitou que as mensagens se espalhassem rapidamente por diferentes pontos do Brasil. “A gente viaja o Brasil inteiro e vai conhecendo outros caminhoneiros. Quando chega no posto para dormir, a gente conversa, troca o (número de) WhatsApp. Aí, quando chegou a greve, já havia vários grupos montados e a gente distribuiu a informação”, diz Oliveira, de 40 anos, 22 anos deles passados atrás do volante do caminhão.

A greve dos caminhoneiros atingiu todo o país || Foto Agência Brasil

“O Whatsapp facilitou demais a nossa comunicação. Antes, a gente era desconhecido (um do outro). Agora, o pessoal faz um vídeo e, em dois minutos, já espalhou pelo Brasil”, completa. “A gente não é envolvido com partido político nenhum. Mas a gente tem a nossa logística”.

Na última quinta-feira, apesar de já não haver mais pontos de interdição nas estradas, segundo a Polícia Rodoviária Federal, os apelos pela continuidade da greve não haviam parado de circular pelo WhatsApp. Eram desde pedidos para caminhoneiros irem até Brasília, para que ficassem parados em casa, até convocações de protestos nas cidades. Confira íntegra da reportagem da BBC.

UBAITABA DIVULGA AS PRIMEIRAS ATRAÇÕES DO “ARRAIÁ DAS CANOAS”

Silvania e Paulinha estão entre as atrações do São João de Ubaitaba|| Foto Divulgação

Ubaitaba, que promove uma das mais tradicionais festas de São João do interior da Bahia, divulgou na sexta-feira (1º), as primeiras atrações para o “Arraiá das Canoas”. As atrações confirmadas são Silvania e Paulinha,  Zefa de Zeca, Boteco das Amigas e Vingadora. Outras serão divulgadas na próxima semana.

A festa junina vai rolar no período de 22 a 24 de junho. No dia 22 será realizado o Forró dos Funcionários da Prefeitura de Ubaitaba.

A expectativa é de mais uma grande festa em Ubaitaba

Depois desse anúncio, e com o início da decoração juninas das principais ruas e avenidas do centro, a população já se anima em Ubaitaba, situada a 340 quilômetros ao sul de Salvador. A cidade de pouco mais de 20 mil habitantes se prepara para receber turistas e visitantes.

Apesar da crise financeira e dos efeitos da paralisação dos caminhoneiros, enquanto algumas cidades cancelaram o São João, a prefeita Suka Carneiro garantiu o festejo junino. “Pretendemos manter a qualidade do evento e contamos com o apoio do Governo do Estado, por meio da Bahiatursa, e parceiros, afinal é um investimento que movimenta a economia e aquece o comércio”, disse.

PEDRO PARENTE DEIXA A PETROBRAS

Pedro Parente deixa a presidência da Petrobras || Foto Tânia Rêgo/AB

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, pediu, hoje (1º), demissão do cargo. O comunicado foi feito em fato relevante divulgado ao mercado. Parente se reuniu com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto.

O comunicado da Petrobras informa que “a nomeação de um CEO interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras ao longo do dia de hoje. A composição dos demais membros da diretoria executiva da companhia não sofrerá qualquer alteração”.

Às 11h20min, logo após o anúncio da demissão de Parente, a Bolsa de Valores de São Paulo registrou queda. Em aviso de fato relevante, a estatal informou que as negociações das ações PETR-N2 foram suspensas das 11h22min às 11h42min, mas as operações já foram retomadas. O comentário no mercado é de que Parente deverá assumir a presidência da Brasil Foods. Com informações da Agência Brasil.






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia