WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
alba





fevereiro 2018
D S T Q Q S S
« jan    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

editorias






:: ‘Destaque3’

MOSQUITO AEDES AEGYPTI PROVOCA EPIDEMIA DE TRÊS DOENÇAS EM COARACI

Mosquito Aedes aegypti faz estrago em Coaraci || Foto Portal Mix

Se morar numa cidade com altos índices de dengue, zika e chikungunya é algo que ninguém quer, imagine, então, no  município da Bahia que passa por uma epidemia simultânea dessas três doenças, classificadas como arboviroses por serem transmitidas por insetos – neste caso, o temido mosquito Aedes aegypti.

Esse é o drama dos 19 mil moradores de Coaraci, no sul da Bahia, e a manicure Maria Augusta Silva Sales, 26 anos, conhece bem. “Três pessoas da minha família – um sobrinho, uma tia e um cunhado – tiveram dengue e foi um sufoco. Tenho muito medo de pegar também, e busco tomar cuidados para não deixar água acumulada”, disse.

Coaraci aparece no relatório anual de arboviroses da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) como a única cidade baiana que o coeficiente de incidência de arboviroses foi maior ou igual a 100 casos por 100 mil habitantes em 2017.

“Dessa forma, o município de Coaraci apresenta uma tríplice epidemia, considerando parâmetro do Ministério da Saúde”, afirma a Sesab no relatório divulgado na semana passada.

Em 2017, o município notificou 20 casos suspeitos de zika, 75 de Dengue e 26 de chikungunya. No ano anterior, foi pior: 191 notificações de zika, 200 de dengue e 18 de chikungunya, atendidos no Hospital Geral de Coaraci, de baixa complexidade. A unidade possui 100 leitos. Leia mais no Correio  24 hs.

WAGNER: “EU NÃO SOU CANDIDATO A PRESIDENTE”

Wagner, que aparece em pesquisa Datafolha, diz não disputar presidência || Foto Antonio Cruz/A.Brasil-Arquivo

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Jaques Wagner, voltou a negar qualquer intenção de disputar a eleição para Presidência da República este ano. Nesta quarta-feira (31), ele apareceu com 2% das intenções de voto em uma pesquisa divulgada pelo Datafolha.

Wagner foi colocado na lista de candidatos em um cenário sem a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como representante do PT. “Eu não sou candidato a presidente. O Datafolha está simulando nomes. Tenho quase certeza que esses votos são basicamente votos de baianos e nordestinos, mas eu definitivamente não trabalho com essa hipótese. Meu candidato é Lula”, garantiu o secretário em entrevista ao Bahia Notícias nesta quarta.

Ele reforçou que Lula deve tentar viabilizar sua candidatura até não poder mais apresentar recursos à Justiça. “Eu fico grato por quem se lembra do meu nome, mas não é real. Sou candidato a senador e meu candidato a presidente é ele [Lula]”, disse o secretário estadual. Ele disse ainda que o PT “não necessariamente” vai lançar um candidato ao Palácio do Planalto caso Lula fique impedido e cogitou a hipótese de apoiar um nome de um partido aliado. No entanto, Wagner ressaltou que o cenário pode mudar daqui até a eleição. “É muito difícil pensar num cenário porque está muito longe”, explicou. Informações do Bahia Notícias.

INCÊNDIO DESTRÓI MAIS DE 50 ÔNIBUS EM SALVADOR

Incêndio destruiu 58 ônibus de empresa em Salvador || Foto Mauro Akin Nassor/Correio24h

Um incêndio atingiu a garagem de ônibus do consórcio Salvador Norte, da empresa Integra, na madrugada desta segunda-feira (29). As chamas começaram em um coletivo e se alastraram para os outros veículos que estavam estacionados no pátio, que fica na Avenida Santiago de Compostela, na garagem da antiga empresa BTU, no Parque Bela Vista, Brotas. Mais de 50 veículos foram destruídos. O local fica próximo a um posto de gasolina.

Segundo informações do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), uma testemunha ligou para polícia por volta de 0h20. As explosões assustaram moradores durante a madrugada. O Corpo de Bombeiros foi acionado e a situação só foi controlada por volta de 4h20min. Ainda não há informações sobre o que motivou o incêndio. O prejuízo é estimado em R$ 20 milhões. Confira íntegra no Correio24h.

Abaixo, confira vídeo.

COQUINHO DE QUELÉ AINDA É LEMBRADO COMO UMA DAS DELÍCIAS DE CANAVIEIRAS

Tia Quelé recebe amigos e relembra fatos de Canavieiras

Uma unanimidade: assim era considerado o coquinho de Quelé, uma deliciosa mistura de cachaça com o coco, fabricado anos a fio na atual rua Dr. Edmundo Lopes de Castro, no bairro da Birindiba, em Canavieiras. E o delicioso produto etílico, àquela época, era consumido por pessoas das mais diversas faixas etárias – de mamando a caducando, como se diz –, bastando, para tanto, saborear um bom aperitivo.

Aos 89 anos, Dona Clemência Vieira Costa está aposentada deste afazer desde 2009, para desespero dos antigos e fiéis clientes, que relembram com água na boca as visitas ao Coquinho de Tia Quelé. Para uns, visita diária obrigatória – ao meio-dia para despertar o apetite, ou ao final da tarde para descansar de um dia estafante de trabalho e se encorajar para um banho frio –; semanais, às sextas-feiras, com a finalidade de abrir o fim de semana; e ainda tinha a turma do sábado ou do domingo.

Desculpas de biriteiros à parte, a fama do Coquinho de Quelé reunia representantes de todas as camadas sociais de Canavieiras por ser um local onde até os políticos adversários se encontravam e se comportavam com civilidade. Até mesmo os alunos do Ginásio Municipal Osmário Batista – uniformizados, inclusive – frequentemente pulavam o muro para beber um coquinho em Tia Quelé, como fazia o hoje bancário aposentado, Raimundo Antônio Tedesco, isso aos 15 anos de idade.

Coquinho de Tia Quelé, umas das delícias de Canes

Mais de 100 coquinhos eram produzidos mensalmente, sem contar as encomendas destinadas a parentes e amigos em Salvador, que recebiam os coquinhos para verdadeiros mimos para matar as saudades da terra natal. Além do coquinho, Tia Quelé também atendia aos mais diferentes paladares, oferecendo cachaça com folhas (folha podre, no ditado popular) e cerveja. Já os tira-gostos eram servidos por estabelecimentos vizinhos.

JEGUE AMARRADO NO BALCÃO

No Coquinho de Quelé também tinha a turma da saideira, que amarrava o jegue no balcão e só deixava a casa depois de pronto e acabado, embora para uma grande turma era o local do início dos “trabalhos”. Informa Tedesco, que o local era uma espécie de esquente para a turma ir à farra, após umas doses espertas do coquinho. “Dali cada um tomava o seu rumo”, conta Tedesco.

E Tia Quelé, que serviu e introduziu várias gerações ao mundo etílico e boêmio por várias décadas, finalmente aposentou e não deixou nenhum substituto à altura, como reclama um dos clientes mais assíduos, Nélson Barbosa (Nélson Amarelão). Essa também é a queixa dos canavieirenses que residem em outras cidades, que frequentemente visitam Tia Quelé em suas idas e vindas. Outro cliente com muitas encomendas era o ex-bancário Jaime Bandeira, para presentear os amigos em Salvador.

Até mesmo o bancário aposentado e ex-secretário municipal Antônio Amorim Tolentino, hoje fora das lides etílicas, quando relembra o coquinho de Tia Quelé diz que vem a saliva na boca. Para ele, além da alta qualidade do produto, a casa reunia a mais fina-flor da boemia, a exemplo de Arimar Chaves, Fred Érico Almeida, José Reis, Almir Melo, Tyrone Perrucho, Toninho Pereira Homem, Ériston Nascimento, dentre outros, que passavam os mais variados temas em revista.

Na opinião do jornalista Tyrone Perrucho, mesmo com todos o bares e botequins da cidade, a casa de Tia Quelé era uma parada obrigatória da boemia, lembrando a grande profusão desses estabelecimentos em Canavieiras. “De repente, ficamos órfãos com a aposentadoria de Tia Quelé. Ela representou para nós o mesmo que Caboclo Alencar, do ABC da Noite, simboliza para Itabuna”, retratou.

Tia Quelé faz pose com os embaixadores

HOMENAGEM

Mas o sentimento de perda do Coquinho de Tia Quelé deixou nos nostálgicos clientes está perto de ser satisfeita e, quem sabe, neste Carnaval possam matar as saudades do coquinho, numa edição especial de homenagem, com 50 coquinhos. Mais ainda, outra edição do coquinho está prevista para o dia 5 de junho, data em que Tia Quelé completa 90 anos de idade. Quem promete essa festa toda é o seu bisneto Paulo Henrique.

A intenção da família é relembrar uma das grandes tradições de Canavieiras criadas por Tia Quelé e que faz parte da memória da cidade e das pessoas que aqui viveram e foram apreciadores da iguaria. A notícia das edições especiais já despertaram alguns dos clientes mais assíduos, que tentam se inscrever numa lista de pré-venda e participarem das homenagens.

RECONHECIMENTO

Num expediente sabático na Confraria d’O Berimbau, entre as várias e simultâneas discussões, o Coquinho de Quelé foi apontado pelos confrades especialistas em assuntos etílicos como uma das maravilhas da vida boêmia de Canavieiras. Considerado um assunto dos mais relevantes, imediatamente foi programada uma visita de reconhecimento à Tia Quelé, com a formação de uma comissão de alto nível para a importante missão.

Nesta embaixada, participaram os jornalistas Tyrone Perrucho e Walmir Rosário, os bancários aposentados Raimundo Antônio Tedesco e Antônio Amorim Tolentino e o funcionário público aposentado Nélson Barbosa. O objetivo principal foi o de refrescar a memória das pessoas sobre uma pessoa que contribuiu para tornar Canavieiras uma cidade de cultura rica, notadamente na gastronomia e nas bebidas.

Tia Quelé, que criou e netos adotivos, se aposentou aos 81 anos e hoje vive com o bisneto Paulo Henrique. Aualmente tem dificuldades em reconhecer as pessoas, mas, com esforço, lembra de alguns fatos e amigos mais chegados, a exemplo de Raimundo Orelhinha e Wallace Mutti Perrucho. Apesar dessas condições, não perde o bom humor, mesmo quando reclama de algumas dores ao ficar sentada ou em pé. Mesmo assim não se fez de rogada ao ser chamada a ir para a porta para pousar na fotografia com os antigos clientes.

FERREIRA COMANDARÁ COLO COLO NA SÉRIE B

Ferreira, Weliton e Elias durante assinatura de contrato || Foto Jornal do Radialista

O técnico Ferreira comandará o Colo Colo na Série B do Campeonato Baiano 2018. O contrato com o time ilheense foi assinado neste final de semana, após negociações com o CEO do patrocinador máster da equipe, Weliton Nascimento, da Arezza. O treinador comandou o Tigre Ilheense em 2006, quando o Colo Colo foi campeão baiano.

Ferreira começa a montar a equipe ainda em janeiro e ainda será apresentado a torcedores e imprensa durante coletiva, segundo o assessor do Colo Colo e editor do Jornal do Radialista, Elias Reis. A equipe ilheense estreia na Série B em 4 de março, às 15h, no Estádio Mário Pessoa, contra o Galícia.

AOS 91 ANOS, MORRE CARLOS HEITOR CONY

Cony faleceu na noite desta sexta (5)

O jornalista e escritor Carlos Heitor Cony morreu, por volta das 23h desta sexta-feira (5), aos 91 anos. Ele estava internado desde 26 de dezembro no Hospital Samaritano, no Rio. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos. A informação foi confirmada ao G1 pela assessoria de imprensa da Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual o autor era membro desde 2000.

Com uma longa carreira de jornalista, iniciada ainda nos anos 1950, e atuação nos principais jornais e revistas do país ao longo das últimas décadas, Cony era considerado um dos maiores escritores brasileiros vivos.

Cony escreveu vários e premiados romances, como O ventre (1958), Pilatos (1973), Quase memória (1995), que vendeu mais de 400 mil cópias, e O piano e a orquestra (1996). Com os dois últimos, ganhou o prêmio Jabuti.
Também escreveu coletâneas de crônicas, volumes de contos e criou novelas para a TV. Foi comentarista de rádio, função que exerceu até o fim da vida, na CBN.

TERMINAIS DO BANCO24HORAS SÃO REATIVADOS EM ILHÉUS

Terminais do Banco24Horas são reativados || Foto Arquivo

Praticamente um mês após paralisação, os serviços de autoatendimento do Banco24Horas devem ser normalizados em até 15 dias. Em dezembro, o serviço foi suspenso por causa do rompimento de contrato entre a Tecban e a empresa que prestava segurança no fornecimento de valores para o Banco24Horas.

Os terminais entraram em operação novamente depois de a Tecban fechar contrato com a Brinks Segurança. O compromisso firmado pela empresa e a Prefeitura de Ilhéus é de que 10 novos terminais sejam instalados no município sul-baiano, além de reativação de todos os pontos de autoatendimento já existente.no bairro Nossa Senhora da Vitória.

MARGARETH MENEZES COMANDA A FESTA DA VIRADA EM ITACARÉ

Margareth Menezes comanda a Festa da Virada em Itacaré || Foto Fabiano Oliveira

A contagem regressiva para a chegada de 2018 em Itacaré será ao som de Margareth Menezes, um dos principais nomes da música baiana. A festa no município sul-baiano começará, neste domingo, às 21h, com DJ Alexandre. Na sequência, às 23h15min, Margareth sobe ao palco para a virada.

A festa ainda terá Casa 08 e Zalela. Ontem (30), Margary Lord, Padre Ednaldo e Ronara Criola foram as atrações anunciadas. A festa está rolando na parte central da orla de Itacaré, com realização da prefeitura local e Secretaria de Turismo da Bahia.

CONFIRA MAIS DE 110 OPORTUNIDADES DE EMPREGO EM ITABUNA

Unidade do SineBahia oferece mais de 110 vagas de emprego nesta segunda

Empresas instaladas em Itabuna oferecem 117 oportunidades de emprego para esta segunda-feira (11). As vagas foram divulgadas pelo SineBahia, responsável pela intermediação da mão de obra. Os interessados podem se dirigir à unidade do SineBahia em Itabuna, instalada no Posto SAC, no Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron, Góes Calmon (Beira-Rio).

Somente a Tel Telemática está oferecendo 105 vagas para operador e para supervisor de telemarketing. Para operador de telemarketing, é exigido, pelo menos, o Ensino Médio completo. Para supervisor, nível superior e experiência mínima de 6 meses com gestão de pessoas.

O atendimento começa às 8h e o interessado pode comparecer à unidade até as 13h. O interessado deve comparecer à unidade com documentos de identificação e comprovantes de escolaridade e residência. Abaixo, confira abaixo todas as vagas disponíveis anunciadas pela central do SineBahia.

VAGAS PARA ITABUNA (SEGUNDA, 11/12)

ASSISTENTE DE VENDAS 
Ensino Superior incompleto – A partir do 7° semestre
Não exige experiência
Obrigatório nunca ter trabalhado (Primeiro Emprego)
1 VAGA

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
1 VAGA

OPERADOR DE TELEMARKETING ATIVO E RECEPTIVO
Ensino Médio completo
Não exige experiência
Obrigatório possuir conhecimento em informática
100 VAGAS

:: LEIA MAIS »

SEXTA TEM JAU, VIA DE ACESSO E DJ ARTHUR NA GÁVEA HALL

Jau se apresenta na Gávea com o Sarau do Jau nesta sexta (8)

A noite da próxima sexta-feira (8) em Itabuna terá o balanço e o som de um dos artistas mais completos da música baiana. A partir das 22 horas, na Gávea Hall, Jau trará grandes sucessos e canções inéditas no show Sarau do Jau.

O músico que começou a carreira no final dos anos 1980, no Olodum, conquistou o mercado com canções como Flores da favela, Com carinho, Já é e Cidade dos poetas já em carreira solo. Há pouco mais de um mês, lançou Jau Natural, novo álbum com regravações e novas músicas.

O Sarau do Jau será um mix dos sucessos de Jau com duas atrações conhecidas no cenário da música sul-baiana. A Banda Via de Acesso e o DJ Arthur também vão agitar a noite da Gávea Hall. A festa é promovida pela Show Bar, Pirou Eventos e Gávea Hall.

SERVIÇO
Sarau do Jau
Atrações: Jau, Via de Acesso e DJ Arthur
Data: 08 dezembro (Sexta-feira)
Local: Gávea Hall (Ao lado da Penalty, no Jaçanã, Itabuna)
Ingressos: R$ 50,00/R$ 60,00 (cartão), no Pimenta Ingressos (Shopping Jequitibá)

Curta Com Carinho, de Jau

ROSEMBERG DEFENDE REABERTURA IMEDIATA DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS EM CAMAMU

Rosemberg, Ioná e Ari Pereira discutem segurança em Camamu

O deputado Rosemberg Pinto e a prefeita de Camamu, Ioná Queiroz, se reuniram na manhã desta terça-feira (5) com o secretário da Segurança Pública em exercício, Ari Pereira, na sede da SSP, no CAB, em Salvador. A pauta da reunião foram os ataques a agências bancárias e a falta de segurança pública no município do baixo-sul baiano.

Também participaram do encontro, o secretário de Relações Institucionais do governo da Bahia, Josias Gomes, vereadores de Camamu e representantes da região. Durante a audiência, as autoridades discutiram o reforço da segurança no município, além de ações para prisão dos autores dos ataques na madrugada de sábado (2) e na segunda (4).

Agência do BB foi atacada duas vezes em dois dias

Ainda conforme Rosemberg, com as garantias dadas pela Segurança Pública do Estado, o próximo passo será cobrar a reabertura imediata das agências bancárias atingidas pelos ataques criminosos. “Vamos cobrar da Federação dos Bancos para que reativem o mais rapidamente possível as agências para evitar prejuízos à população”, defendeu.

O parlamentar petista lamentou a forma como a oposição tem tratado essa questão. “Se aconteceu esse episódio, gerando apenas problemas materiais, poderia ter acontecido algo envolvendo pessoas. Deveríamos todos nos juntar para defender a sociedade, ao invés de estarmos politizando”, sugeriu.

DEM DE OLHO NO PROCESSO DE FERNANDO NO TSE

Fernando ainda será julgado pelo TSE || Foto Pimenta/Arquivo

O médico e candidato derrotado à prefeitura de Itabuna em 2016, Antônio Mangabeira, não é o único interessado direito na queda do adversário e prefeito Fernando Gomes, que será julgado em dezembro ou no primeiro semestre de 2018 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nos bastidores de Brasília e em Salvador, não se comenta outra coisa relacionada a Itabuna que não seja o interesse – e a movimentação, também – do deputado federal Elmar Nascimento (DEM) pela queda de Fernando. Não se sabe se o interesse tem a ver com alguma ordem superior – não na altura, mas no grau hierárquico. O site não conseguiu contato com o parlamentar.

Dentro do DEM, outro interessado direito na queda de FG é o prefeito de Salvador, ACM Neto, com quem Fernando brigou antes de deixar o partido. A expectativa é de que o julgamento do processo de Fernando só ocorra no primeiro semestre do ano que vem, mas, os astros podem conspirar contra e o julgamento ocorrer ainda neste mês. O recesso forense começa dia 20 próximo.

ANEEL MANTÉM BANDEIRA VERMELHA NA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA

Aneel mantém bandeira vermelha para dezembro

A Agência Nacional de Elergia Elétrica (Aneel) divulgou, nesta segunda (27), que a bandeira tarifária para o mês de dezembro será vermelha, mas no patamar 1, com custo um pouco menor, de R$ 3 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.

Desde outubro, vigorava o patamar 2 na cobrança nas contas de luz, tarifa mais cara prevista na distribuição das bandeiras e que implica a cobrança de taxa extra nas contas de luz de R$ 5 a cada 100 kWh consumidos, após reajuste anunciado em novembro. Em setembro, vigorou na cobrança das contas de luz a bandeira amarela, que aplicou uma taxa extra de R$ 2 para cada 100 kWh.

De acordo com a agência, houve uma ligeira melhora na situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas. A Aneel disse ainda que, embora não haja risco de desabastecimento, é preciso reforçar as medidas para evitar o desperdício de energia.

Na semana passada, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) apontou uma “pequena melhoria” nas condições de atendimento ao Sistema Interligado Nacional, em razão das chuvas registradas no mês de novembro.

De acordo com o comitê, o cenário é de acompanhamento da evolução “considerando as chuvas previstas nos próximos dias em grande parte do país.” Para o período de 15 a 30 dias, a previsão é de chuvas relativamente próximas à média histórica no Sudeste, Centro-Oeste e no centro-norte da região Sul.

BANDEIRAS TARIFÁRIAS

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.

A bandeira vermelha é acionada quando é preciso ligar usinas termelétricas mais caras, por causa da falta de chuvas. Segundo a Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente. As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade. Informações da Agência Brasil.

PORTO: POLÍCIA ESTOURA ESCONDERIJO DO TRÁFICO E DESCOBRE DEPÓSITO DE ARMAS

Ionan é preso com armas, droga e munições em Porto Seguro

Poucas horas depois da apreensão de 85 quilos de maconha em Arraial D’Ajuda, equipes da Polícia Civil de Porto Seguro localizaram, na noite de ontem (21), um depósito de armas, munições e drogas na região e prenderam Ionan Galvão Cruz, 38 anos, em flagrante.

Delegados e investigadores da 1ª Delegacia Territorial e da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) apuravam, há alguns dias, a denúncia de que uma casa era utilizada como depósito para quadrilha de traficantes.

No imóvel, localizado no Bairro Mirante Caravelas, na Rua Seis, foram encontrados três revólveres, dois calibres 32 e um 38, três carregadores, um de submetralhadora e dois de pistolas, todos calibre ponto 40, farta munição de diversos calibres, 745 papelotes de maconha e aproximadamente quatro mil pinos para embalar cocaína.

O criminoso e todo o material foram apresentados na unidade da PC de Porto Seguro. “Estamos em conjunto com a PM atuando firme contra o tráfico de drogas. Infelizmente, por ser uma região turística, com a proximidade da alta estação consumo aumenta e isso significa maia recursos nas mãos doa criminosos. Continuaremos trabalhando firme para tirar as armas e drogas das ruas”, declarou o titular da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, delegado Moisés Damasceno.

Damasceno: trabalho conjunto com a PM intensifica prisões e apreensões || Foto Oziel Aragão/Arquivo

UBER ADIA CHEGADA A ITABUNA E ILHÉUS

Uber adia início de operações em Itabuna e Ilhéus

O  aplicativo de carona remunerada Uber reviu planos e somente deverá estrear nos dois maiores municípios do sul da Bahia no próximo mês. A empresa iniciou o cadastramento de motoristas e de veículos em Ilhéus e Itabuna há mais de dois meses e deveria começar a operar na segunda quinzena de outubro. O Uber começa a operar na região em dezembro, mas ainda sem data definida, segundo informou à equipe do PIMENTA.

EMPRESÁRIA DE ITACARÉ VENCE PRÊMIO NACIONAL MULHER DE NEGÓCIOS, DO SEBRAE

Cida Aguilar faturou prêmio nacional com Pedra Torta || Reprodução FB

Com uma história de sucesso inspiradora e emocionante, a empresária Maria Aparecida Damacena Aguilar, de Itacaré, venceu a etapa nacional da 13ª edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, como melhor pequeno negócio, categoria ouro. A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (13), em Brasília.

– Nem imaginava que seria vencedora, diante de muitas mulheres empreendedoras de sucesso. É uma grande realização. Agradeço a todos que ajudaram nessa conquista – disse Cida Aguilar.

A empresária dedicou o prêmio ao marido, Paulo Sérgio Lima. “Costumam dizer que por trás de todo grande homem existe uma grande mulher. Mas hoje é o contrário, eu digo que sou uma vencedora porque ele me deu todo o apoio”, afirmou.

Ainda segundo a vencedora, o Sebrae foi fundamental para alcançar o reconhecimento nacional. “Desde o início, há 15 anos, nós temos uma forte parceria com o Sebrae em vários treinamentos, capacitações, viagens, workshops, feiras de turismo. O Sebrae sempre nos apoiou e foi um grande colaborador, sim, para chegar onde chegamos”.

Pousada Pedra Torta, da vencedora Aparecida Aguilar


Aparecida saiu da cidade de Teixeira de Freitas para empreender em Itacaré. Logo, iniciou a construção da Pousada Pedra Torta com 14 apartamentos e foi divulgar o empreendimento em todo o país, em busca de parcerias. Em menos de um ano, ela teve que ampliar o seu estabelecimento para 32 apartamentos para atender a demanda de investidores. Hoje, ela possui mais duas pousadas- Terra Boa Hotel Boutique e Vira Canoa – e um restaurante na cidade.

Para a gestora estadual do Prêmio Mulher de Negócios, Andrelina Mendes, a história de Aparecida é muito rica e emocionante. “Foi uma honra conhecer de perto a história de Aparecida e participar desse momento histórico”, revelou Andrelina.

A gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, comemorou a conquista e destacou que as ações da instituição, alinhadas ao perfil de empreendedores, têm contribuído para o desenvolvimento da região. “É uma demonstração de que investir em conhecimento vale muito a pena e todo o conteúdo trabalhado pelo Sebrae tem surtido resultado. Além disso, o espírito empreendedor tem garantido um resultado importante para o sucesso de Aparecida”.

OBJETIVO

Com a finalidade de estimular e fortalecer o empreendedorismo feminino, a premiação reconhece, desde 2004, histórias de sucesso de empresárias brasileiras. A ideia do Prêmio é dar mais visibilidade e novas oportunidades para as participantes, sensibilizando outras mulheres a compartilhar experiências.

Este ano, a premiação contou com mais de 3,5 mil inscrições em todo o país nas categorias Microempreendedora Individual (MEI), Produtora Rural e Pequenos Negócios. O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é realizado em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), do Governo Federal; e a BPW Brasil – Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais, com apoio técnico da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).

FENÔMENO DA INTERNET, CARLINHOS MAIA FAZ SHOW EM ITABUNA

Carlinhos Maia durante participação no Programa Conversa com Bial || Reprodução Facebook

Ele é apontado como o fenômeno da internet no Brasil e sua página no Facebook tem mais de 4,1 milhões de fãs e seus vídeos chegam a ser visualizados mais de 28 milhões de vezes. Alagoano de Penedo, Carlinhos Maia conquistou as redes sociais e foi uma das atrações do programa Conversa com Bial (Globo) na semana passada (assista aqui).

Carlinhos – e mamãe – fará show em Itabuna, no próximo domingo (12), a partir das 19h, no Terceira Via Hall, na Avenida J.S. Pinheiro, no Lomanto, com produção da itabunense Adois. “Carlinhos é um dos maiores fenômenos da internet”, aponta a dupla Célio e Daniel, da Adois Produções.

Mensagens na fanpage de Carlinhos Maia revelam a expectativa de seguidores para o show do humorista no sul da Bahia, próximo domingo. “Itabuna te espera”, escreveu a fã Thais Ninck. Confira, abaixo, um dos vídeos de Carlinhos Maia mais visualizados em sua conta no Facebook.



SERVIÇO

Encontro com Carlinhos Maia – O Show

Onde: Terceira Via Hall
Quando: 12 de novembro (domingo), às 19h
Quanto: R$ 66,00 e R$ 33,00 (meia)
Locais de compra: Pimenta Ingressos (Shopping Jequitibá) e bilheteria, com promoção da Adois Produções.

CAMPEÃO MUNDIAL DE SURF PODE SER DEFINIDO EM ETAPA DE ITACARÉ

Etapa do Mundial de Surf em Itacaré pode definir campeão de 2017

Etapa do Mundial de Surf em Itacaré pode definir campeão de 2017 || Foto Divulgação

A praia da Tiririca, em Itacaré, vai receber alguns dos melhores surfistas do mundo, nesta semana, em busca dos 1.500 pontos no ranking de acesso do Qualifying Series, de 26 a 29 de outubro. Como a cidade vai sediar a penúltima etapa do acesso do mundial de surf 2017, há a possibilidade de que o grande campeão do QS Masculino seja definido nas ondas de Itacaré.

Entre os cabeças de chave do Itacaré Surf & Sound Festival, estão o catarinense Alejo Muniz e o paulista Alex Ribeiro, ambos ex-integrantes da elite no ano passado e que buscam a volta ao Tour. Entre os baianos, Bino Lopes e Marco Fernandez garantiram presença, assim como o local Yagê Araújo, que vive uma grande fase nas competições e vai competir com a torcida a seu favor.

No time baiano ainda teremos Franklin Serpa, Bruno Galini, Artur Cerqueira, Italo Rosa, Erick Moraes e Elson Vieira. Além de Yagê, os locais serão representados por Alandreson Martins, Iago Silva, Félix Martins, Igor Farias, Davi Silva, Junior Santos e o baiano radicado na França, Olivier Cassaigne.

O Mundial de Surf em Itacaré contará ainda com a presença de nomes como Raoni Monteiro, Heitor Alves, Thiago Camarão, Victor Bernardo, Hizunome Bettero, Jihad Khodr, Krystian Kymerson, Weslley Dantas, Jean da Silva, Victor Mendes, Robson Santos, Gabriel Farias, Alan Donato e outros. Entre os estrangeiros, destaque para o japonês Kaito Ohashi, o chileno Guilhermo Satt e o peruano Juninho Urcia.

A estrutura para a realização do mundial de Surf QS 1.500 masculino e do Itacaré Surf Sound Festival, já está praticamente pronta. Uma grande estrutura de palco está sendo montada para transmitir o evento ao vivo para todo o mundo. Ainda ha espaços para exposições ecológicas, atrações folclóricas, espaços para os atletas, imprensa, premiação, postos de salva-vidas e área para o público. Na Praia do Resende, está sendo montada uma estrutura para a realização dos shows musicais.

UESC PROMOVE CURSO DE CRIAÇÃO E REGISTRO DE MARCAS PARA MICROCERVEJARIAS

Neca, da Uesc, promove curso de criação de marcas e registro de cervejas

Neca, da Uesc, promove curso de criação de marcas e registro de cervejas

Encorajando ações empreendedoras e formação qualificada no setor de microcervejarias na Costa do Cacau, o Núcleo de Estudos sobre Cervejas Artesanais (Neca), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), promove capacitação gratuita sobre criação, desenvolvimento e registro de marcas para cervejas artesanais. O curso será ministrado no próximo sábado (21), a partir das 8h, no Pavilhão Pedro Calmon. Inscrições antecipadas e gratuitas podem ser feitas pelo email neca@uesc.br

A capacitação é direcionada a todos os atores sociais envolvidos com a produção de cervejas artesanais. O curso possui metodologia 100% prática, abordando estratégias de posicionamento e design para construção de marcas para cervejas artesanais. Ainda serão apresentados os principais casos de sucesso e as etapas de registro no INPI.

Com duração de 4 horas, o curso será ministrado por Gustavo da Cruz, professor de Marketing e Transferência de Tecnologia do Departamento de Administração da Uesc em conjunto com Lais Viana, advogada e ex-integrante do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) da universidade.

Segundo o professor Gustavo, o curso tem como objetivo gerar reflexões e estímulos nos produtores de cervejas artesanais para a construção de marcas fortes e protegidas por meio da geração de vantagens competitivas para as microcervejarias da região.

UBER ENTRA EM OPERAÇÃO EM ITABUNA E ILHÉUS NESTE MÊS

Uber começa a operar em Ilhéus e Itabuna ainda neste mês|| Foto Divulgação

Uber começa a operar em Ilhéus e Itabuna ainda neste mês|| Foto Divulgação

O Uber anunciou que começará a operar em Itabuna e em Ilhéus até o final deste mês. A empresa está concluindo o cadastramento de veículos e de motoristas nos dois municípios sul-baianos.

O serviço de carona remunerada iniciou o recrutamento em setembro. Por enquanto, nem prefeitura nem Câmara de Vereadores dos dois municípios se pronunciaram quanto à legalidade do serviço.

Taxistas itabunenses já opinaram (relembre aqui). Acreditam que o serviço dará prejuízo no município, por causa das corridas de curta distância. Já em Ilhéus, a categoria fez protesto contra os novos concorrentes.

O Uber é reconhecido pela praticidade (é acionado por meio de aplicativo no celular) e corrida mais barata que o serviço convencional de táxi de passageiro.

INTERMUNICIPAL: ITABUNA ENFRENTARÁ PORTO SEGURO NAS OITAVAS

Primeiro jogo das oitavas será no Itabunão

Primeiro jogo das oitavas será no Itabunão

A Seleção Itabunense avançou à quarta fase do Campeonato Intermunicipal de Futebol 2018, após eliminar Valença, nos pênaltis, por 6 a 5, neste domingo (8), no Estádio Luiz Viana Filho.

A equipe enfrentará Porto Seguro na próxima fase. O primeiro jogo será dia 15, às 15h, no Itabunão. A partida de volta ocorrerá no dia 22, em Porto.

Itabuna havia perdido por 1 a 0 no jogo de ida, no último domingo. Hoje, venceu por igual placar. A vaga acabou decidida em cobrança de penalidades. É a melhor campanha da Seleção Itabunense no Intermunicipal em mais de 20 anos, apesar dos salários atrasados.

Os demais confrontos das oitavas de final da competição também foram definidos. Ibicaraí enfrentará Santo Amaro, Conceição do Coité pega Camamu, enquanto Valente encara Saubara. Euclides da Cunha terá pela frente a representante da Chapada, Itaberaba. Alagoinhas pega Itabela. Eunápolis encara Ipiaú.

TJ-BA MELHORA DESEMPENHO E JULGA MAIS DE 820 MIL PROCESSOS EM UM ANO

Desembargadora Maria do Socorro Santiago preside o TJ-BA.

Desembargadora Maria do Socorro Santiago preside o TJ-BA.

Com ações de modernização que incluem mutirões de saneamento e a digitalização do acervo, o Tribunal de Justiça da Bahia melhorou seu desempenho, de acordo com dados extraídos do relatório anual Justiça em Números 2017, editado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O TJ-BA foi a segunda corte nacional, entre os tribunais de médio porte do País, a realizar mais baixas processuais em 2016.

Além disso, o índice de produtividade dos magistrados (IPM) da Bahia registrou um crescimento de 53% nos últimos quatro anos. O volume de processos baixados por juiz passou de 912, em média, em 2013, para 1.397 em 2016. Os juízes baianos conquistaram o quarto melhor desempenho no IPM, sendo superados apenas por Mato Grosso, Santa Catarina e Goiás.

Ao todo, os 587 magistrados do estado baixaram mais de 820 mil processos em um ano. De acordo com os dados do CNJ, esse índice foi inferior apenas ao do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, com 922.560 baixas. Os resultados alcançados pelo judiciário baiano estão 40,81% acima da média apresentada pelos demais tribunais da mesma categoria: 582.365.

COMPLÔ CONTRA O PRESIDENTE DA FICC

Leão é alvo de membros do governo

Leão é alvo de membros do governo

A edição desta semana do jornal A Região cita complô no governo municipal contra o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), Daniel Leão. Na coluna Malha Fina, a publicação reforça o já escrito por este blog.

Ainda de acordo com o jornal, o “castigo” contra Leão foi deflagrado porque ele colocou “um freio nos super contratos e pagamentos”. A freada levou o alto escalão do governo fernandista, cita o jornal, a “se aborrecer e começar a fritura, deixando Leão com a cuia na mão”.

Por causa da ação nefasta contra o dirigente, reforça o jornal, a Ficc acabou atrasando pagamento a fornecedores e, algo inédito, a árbitros do Campeonato Interbairros.

Leão já abriu o olho…






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia