WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
cenoe
prefeitura de ilheus





setembro 2018
D S T Q Q S S
« ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

editorias






:: ‘Destaque4’

CARLOS BETÃO, O DELEGADO VIANA, MINISTRARÁ OFICINA DE TEATRO EM BUERAREMA

Betão, o delegado de “Segundo Sol” ministra oficina de teatro gratuita

O ator Carlos Betão, o delegado Viana de Segundo Sol (TV Globo), ministrará oficina de teatro para adulto em Buerarema, de sexta (28) a domingo (30), na Casa de Cultura Jonas e Pilar. A oficina faz parte do Projeto de Ações Continuadas da Casa, que teve início em fevereiro de 2017 e pretende beneficiar até 2020 cerca de 3 mil pessoas, de todas as faixas etárias, com oficinas de formação, criação e difusão de inúmeros espetáculos e manifestações artísticas.

Betão é bacharel em Artes Cênica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com quase 40 anos de carreira. Começou sua jornada nos palcos e praças de Itabuna e Ilhéus, já atuou em mais de 10 filmes e 40 peças. Vencedor do prêmio Braskem de melhor ator com o monólogo Sargento Getúlio (dirigido por Gil Vicente). Na TV foi Aracacu em Velho Chico e hoje atua na novela Segundo Sol.
“A oficina visa resgatar no indivíduo/ator o canal da ludicidade, buscando com isso o espontâneo jogo cênico com o outro”, afirma o ator.

A oficina com carga horária de 20h é gratuita, destinada a pessoas maiores de 18 anos e visa contribuir para a difusão da Arte Dramática entre os alunos por meio do desenvolvimento de diversos elementos técnicos e da mediação do conhecimento artístico, buscando aprimorar a presença cênica do aluno.
São 30 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail oficinacasajonasepillar@gmail.com. Envie email com o Assunto Oficina Teatro Adulto, contendo seu Nome Completo, RG, CPF e telefone.

MARÃO ANUNCIA CONCURSO PARA CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS E ENFERMEIROS

Ao lado do titular da Sesab, Marão anunciou concurso na saúde || Foto Clodoaldo Ribeiro

O prefeito Mário Alexandre anunciou que o município está preparando concurso público para contratar profissionais para a área de saúde, principalmente médicos e enfermeiros. “O objetivo é fortalecer a atenção básica e a média complexidade, a fim de desafogar o fluxo de pacientes no Hospital Regional Costa do Cacau”, disse ele. O prefeito não estipulou data para lançamento do edital para definir banca organizadora do certame nem início das inscrições.

O anúncio do concurso foi feito durante inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (PA) da Conquista, que passa a funcionar nesta segunda (17). A unidade, na Avenida Brasil, funcionará 24h, com serviços de urgência e emergência, tendo capacidade para 150 atendimentos por dia. De acordo com o prefeito, a meta é chegar ao final do governo com 70% de cobertura da atenção básica. “Encontramos [o município] com o vergonhoso índice de 16% [de cobertura] em janeiro de 2017”, assinalou.

A abertura da unidade 24h é resultado de ação do município e do estado para reforçar a atenção básica e de média complexidade. Durante a inauguração do PA da Conquista, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, disse que os trâmites estão adiantados, com o Ministério da Saúde, para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Malhado, além da instalação de mais 16 equipes do Programa Saúde da Família (PSF) no município.

“Liberamos o anexo do antigo Hospital Luiz Viana Filho para a instalação de um PSF e a sede do Samu”, revelou. A meta do Governo do Estado, segundo Vilas Boas, é transformar a região de Ilhéus e Itabuna em uma referência de atendimento público de saúde para todo o Brasil.

ILHÉUS: COMEÇAM HOJE AS COMEMORAÇÕES DOS 102 ANOS DA PIEDADE

Instituto Nossa Senhora da Piedade completa 102 anos

Com mesa-redonda “Refletindo sobre família e valores”, serão abertas às 19h desta terça (11) as comemorações pelos 102 anos do Instituto Nossa Senhora da Piedade, em Ilhéus. As atividades prosseguem até sábado (15), quando o colégio abre as portas para receber a população no Dia de Responsabilidade Social.

A mesa-redonda desta terça, no auditório principal, terá as palestras “Autoridade na família: respeito e diálogo, as drogas e violência”; “Adolescência, transformações e desafios”; “Elementos externos que atingem as famílias, colocando crianças” e “Jovens em situação de vulnerabilidade”, aberta aos pais, alunos, professores e a comunidade em geral.

A programação prossegue na quarta-feira (12), com abertura do tríduo na capela Nossa Senhora da Piedade, às 18 horas continuando quinta(13) e sexta-feira(14), com o tema destacando a “Bem-aventurada Maria, Virgem Piedosa, Mãe e Intercessora”.

Sábado (15), a partir das 8h, o instituto, em parceria com diversas empresas e voluntários, num trabalho em mutirão, vai atender as demandas da população em diversas áreas, com serviços gratuitos de vacinação, fisioterapia, biomedicina, enfermagem, gastronomia, psicologia, atendimento odontológico, assistência social, educação física, música, beleza, cursos técnicos, educação superior, segurança do trabalho, segurança doméstica e primeiros socorros. A programação será encerrada com uma missa campal às 14 horas.

DOAÇÃO DE SANGUE

Também, para comemorar os 102 anos o colégio Instituto Nossa Senhora da Piedade, está em busca de 102 doadores de sangue, de qualquer tipo. Esta campanha tem o objetivo de beneficiar o Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus. Em todas as atividades, às religiosas ursulinas, diretores, professores alunos, funcionários e país estão participando de forma ativa e voluntária.

ELEIÇÕES 2018: OCEB ENTREGA PLEITOS DO COOPERATIVISMO BAIANO A CANDIDATOS

Porto entregará propostas a candidatos

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB) entregará carta aos candidatos a deputado estadual, deputado federal, ao Senado e ao governo baiano com pleitos para o fortalecimento do modelo produtivo do cooperativismo e do desenvolvimento do Estado.

A solenidade no sul do Estado será nesta terça (11), às 19h, no auditório da Unimed Itabuna, na Avenida Firmino Alves (Alameda da Juventude), Centro de Itabuna. Sílvio Porto, presidente do Sicredi, e Edwaldo Pinheiro, do Sicoob, farão a entrega do documento.

De acordo com o presidente da OCEB, Cergio Tecchio, a carta é resultado de reflexões durante encontros regionais do Direcoop em Salvador, Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhães, Vitória da Conquista e Itabuna, reunindo presidentes, dirigentes e gestores de cooperativas.

A partir dos encontros, afirma, foram definidos os pleitos do cooperativismo nos setores agropecuário, de crédito, trabalho, educação, saúde, transporte, consumo e habitação.  A ideia do Sistema OCEB, segundo Cergio, é levar as demandas do sistema a todos os candidatos, “independente das chances reais de vir a ser eleito ou não”.

Direta ou indiretamente, calcula o dirigente da OCEB, cerca de um milhão de pessoas, na Bahia, estão vinculadas a cooperativas, o que reforça a importância do documento a ser entregue regionalmente e de atendimento das demandas.

CARRO DE ARI PB, DA BANDA CACAU COM LEITE, CAI EM RIBANCEIRA PERTO DE IPIAÚ

Ary PB sofre acidente perto de Ipiaú|| Foto Bruno Aragão/Giro Ipiaú

O músico Ari PB, da banda de forró Cacau com Leite, sofreu um acidente de carro por volta das 15h30min deste sábado (1º), na BR-330, no trecho entre Jitaúna e Ipiaú. O cantor viajava sozinho, quando a barra da direção do veículo teria se rompido próximo a uma cascalheira, na chegada da cidade de Ipiaú. O carro saiu da pista e capotou numa ribanceira, parando cerca de 100 metros depois da rodovia.

Carro de Ary ficou completamente destruído

Ari PB foi levado para o Hospital Geral de Ipiaú por uma guarnição da Polícia Militar. O cantor não apresenta ferimentos graves e passaria por exames na unidade hospitalar. O acidente foi registrado pela Polícia Militar. Do Giro Ipiaú.

FESTIVAL NO VALE DO CAPÃO REUNIRÁ TALENTOS DO JAZZ NACIONAL

Vale do Capão abriga festival de jazz mais uma vez || Foto Açony Santos

O Vale do Capão, um dos destinos mais procurados por quem busca o equilíbrio entre corpo e mente, será palco de um dos mais emblemáticos festivais de jazz do Brasil. O Festival de Jazz do Capão, neste ano, será nos dias 21 e 22 de setembro. Os espetáculos, que reúnem grandes talentos da música instrumental, começarão a partir das 20h, na Praça da Vila do Capão, em Caeté-Açú, distrito do município de Palmeiras, Chapada Diamantina, a 440 km de Salvador.

A programação do Festival, que está em sua 7ª edição, é gratuita. Na sexta-feira (21), A Mostra Capão abre o evento, com Stefano Cortese Trio e convidados. Na sequência, apresentam-se o músico Paulo Mutti, a dupla Filipe Moreno e Tarcísio Santos e o grupo Conexão Berlin, da Alemanha.

A noite do sábado (22) começa com a Mostra EMUS/UFBA, apresentando Jessica Kaline Quarteto, seguida do Eric Assmar Trio – em um Tributo a Álvaro Assmar, do saxofonista Joander Cruz e, para fechar, Dani e Debora Gurgel Quarteto. Confira a programação completa, abaixo. :: LEIA MAIS »

CANOÍSTAS DO SUL DA BAHIA SÃO OURO NO MUNDIAL EM PORTUGAL

Isaquias e Erlon conquistam ouro no mundial em Portugal|| Foto Ministério do Esporte

Isaquias Queiroz conquistou, neste domingo (26), a terceira medalha, a segunda de ouro, no Mundial de Canoagem de Velocidade realizado em Portugal. O atleta de Ubaitaba conseguiu a vitória no C2 500m, formando dupla com Erlon de Souza, de Ubatã. Eles completaram a prova em 1m40s043.

Isaquias Queiroz e Erlon de Souza chegaram à frente dos russos Viktor Melantev e Vladislav Chebotar, que fizeram a prova em 1m41s590. Arsen Sliwinski e Michal Lubniewski, da Polônia, foram bronze, com tempo de 1m41s787. Foi a terceira medalha de Isaquias no Mundial de Canoagem em Portugal. Na sexta-feira (24), ele faturou ouro na categoria C1 500m. No sábado foi bronze na C1 1000m.

Com a conquista de hoje, Isaquias Queiroz chega a 10 medalhas em mundiais adultos. Em 2013, foi ouro em Duisburg, na Alemanha, no C1 500 e bronze no C1 1000. No ano seguinte, em Moscou, na Rússia, voltou a ser campeão do C1 1000, e ainda foi bronze no C2 200. Em 2015, no Mundial de Milão, na Itália, foi campeão do C2 1000 ao lado de Erlon Souza, e ainda foi bronze no C1 200. Na última edição do Mundial, ano passado, na República Tcheca, conquistou o bronze no C1 1000.

SHOPPINGS BAIANOS PROJETAM ALTA DE 7% NAS VENDAS EM 2018, SEGUNDO PIAGGIO

Edson Piaggio: aumento nas vendas e expansão de shoppings || Foto Pimenta

Os shoppings centers baianos esperam fechar 2018 com crescimento médio de 7% nas vendas em comparação com 2017, segundo o coordenador da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) na Bahia, Edson Piaggio. “Para o varejo, considerando a situação do país como um todo, isso é muito bom”, afirma Piaggio. “Shopping center é uma indústria crescente”, completa em entrevista ao PIMENTA.

Piaggio aponta que o estado possui 22 shoppings centers e esse número irá aumentar com novos empreendimentos em Feira de Santana e na Estação da Lapa, em Salvador. “É a pujança da atividade shopping center, que hoje não é mais somente centro de compras, mas serviços, lazer, centro de experiência. Por isso, os shoppings estão atraindo mais pessoas”, observa.

Shoppings, como o Jequitibá, passam por expansão || Reprodução Perspectiva/Pimenta

O coordenador da Abrasce na Bahia enumerou, ainda, a expansão de empreendimentos já existentes. O Shopping Jequitibá, em Itabuna, investirá R$ 23 milhões em nova ampliação, com área bruta locável superior a 4,6 mil metros quadrados. A expansão possibilitará a chegada de multiplex da Cinemark com 4 salas, expansíveis para 6, além de academia de ginástica e centro médico e filial das Casas Bahia.

O Boulevard, em Feira de Santana, empreendimento de Piaggio, também passa por expansão. No primeiro semestre deste ano, Vitória da Conquista, no sudoeste, inaugurou o segundo shopping. Ao Conquista Sul, soma-se o Boulevard Shopping, inaugurado em abril passado.

EMPREGOS E CRÉDITO

De acordo com números da Abrasce, o Brasil tem hoje 597 shoppings centers. Somente na Bahia, segundo a Associação, o fluxo de consumidores é maior que o número de habitantes. De acordo com pesquisa, são cerca de 24 milhões de visitantes ao mês. Dos consumidores que frequentam shoppings no Estado, a média de ida aos centros de compra e lazer é de sete vezes ao mês.

Os bons números do setor levaram a Caixa Econômica Federal a anunciar, hoje (14), posicionamento estratégico e convênio com a Abrasce. Mais de 1,2 mil proprietários de shoppings, franqueadores e varejistas que participam do Congresso Internacional de Shoppings Centers poderão ter acesso a linhas de crédito da instituição financeira. “O segmento de shopping centers é estratégico para a Caixa, tanto no que diz respeito à geração de novos negócios quanto ao potencial de geração de empregos e desenvolvimento do país”, afirma.

CÂMARA APROVA FUNDO DE EDUCAÇÃO EM ITABUNA

Criação de Fundo da Educação foi aprovada por 17 votos || Foto Pedro Augusto

A criação do Fundo Municipal de Educação de Itabuna foi aprovada pela Câmara de Vereadores em sessão plenária nesta quarta-feira (8). A proposta do Poder Executivo teve 17 votos favoráveis. A aprovação seguiu o parecer do vereador Babá Cearense (PHS), que teve relatório aprovado por unanimidade na semana passada.

A aprovação só foi concedida após análise e sugestões do Conselho Municipal de Educação que foram transformadas em emendas. O Fundo Municipal de Educação deve captar e aplicar recursos financeiros na política educacional pública e deve cumprir os objetivos do Conselho Municipal de Educação.

O projeto de lei aprovado determina a transparência, pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a fim de facilitar o controle social e a avaliação de resultados e terá um Conselho de Acompanhamento que enviará parecer mensal à Comissão de Educação do Legislativo.

Nesta quinta (9), a Câmara realizará sessão das Comissões Técnicas, às 14h30min, na sala Filemon de Souza Brandão. Após isso, haverá sessão ordinária no Plenário Raymundo Lima.

SENADO APROVA POLÍTICA DE INCENTIVO AO CACAU DE QUALIDADE

Cacau ganha política de incentivo à qualidade || Foto Maurício Maron

O Senado aprovou nesta terça-feira (7) o projeto que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade. A intenção do projeto (PLC 7/2017) é aumentar a qualidade do cacau brasileiro por meio de estímulo à produção, industrialização e comercialização do produto em categoria superior, a partir de parâmetros a serem definidos pelo poder público. A proposta segue para sanção presidencial.

Do deputado Evair Vieira de Melo (PV-ES), o projeto teve o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) como relator no Senado. Segundo Raupp, o projeto pode incentivar um produto de maior qualidade, além de contribuir com medidas que podem dar mais dinâmica à economia nacional. Raupp ainda destacou que Bahia, Pará, Espírito Santo e Rondônia são os maiores produtores de cacau no Brasil.

— O mundo hoje está precisando de cacau e os nossos estados poderão agora, a partir desse projeto, produzir cacau com novas tecnologias, com mais qualidade e com mais produtividade — afirmou o senador.

Entre as diretrizes da política pública estão o desenvolvimento tecnológico da cacauicultura, a colaboração entre entes públicos e setor privado, a valorização do cacau do Brasil e o acesso a mercados que demandam maior qualidade do produto. Para isso, a proposta determina que o setor público faça parcerias entre entes públicos e com o setor privado; apoie o comércio interno e externo de cacau de qualidade superior; estimule a pesquisa e desenvolvimento; e ofereça linhas de crédito voltadas ao cacau de qualidade.

O texto estabelece ainda que as características físicas, químicas e sensoriais do cacau, de acordo com processos de análise e certificação reconhecidos pelo poder público, devem ser observadas para que se considere a categoria superior desse produto. Com informações da Agência Senado.

CACÁ LEÃO: PP BAIANO NÃO DESCARTA APOIAR ALCKMIN

PT e PP podem seguir caminhos opostos na disputa à presidência da República na Bahia, segundo o deputado federal Cacá Leão em entrevista ao PIMENTA. O PP baiano deverá ficar com o PT na disputa nacional se o candidato a presidente for Jaques Wagner ou o ex-presidente Lula, essa uma candidatura com possibilidades remotas por causa do Judiciário.

Ex-prefeito de São Paulo, o petista Fernando Haddad foi descartado, condição em que o nome do PP na Bahia à presidência poderá ser o do tucano Geraldo Alckmin. Cacá faz um ressalva: a posição dos progressistas dependerá de para onde vá o ex-governador Jaques Wagner. “A gente precisa esperar quais são os movimentos. Principalmente, qual é o movimento do nosso homem maior da política da Bahia, o Galego, Jaques Wagner, vai fazer”.

PIMENTA – Qual vai ser a posição do PP na Bahia em relação à disputa nacional?

CACÁ LEÃO – A gente está aguardando. O PP nacional já anunciou apoio a Geraldo Alckmin, mas teremos a convenção nacional dia 2 de agosto, quando a gente vai discutir esse propósito. A gente está analisado para ver qual é o movimento, principalmente do PT. Se for Wagner, não há hipótese de o partido não estar com ele. Depois, a gente vai decidir.

PIMENTA – Se for Haddad?

CACÁ – Aí é difícil. A gente vai procurar candidatura que una todos os aspectos nossos. Acredito que, neste momento, a gente precisa mais de união do que de disputa. A gente está com uma raiva, uma falta de respeito de opinião contrária muito forte. Eu, particularmente, sempre defendi a candidatura de Rodrigo Maia (DEM), que já faz esse trabalho [de união] na Câmara, mas com a desistência dele, não consigo enxergar esse outro nome em Alckmin. A condição é de que seja essa pessoa, de união. Se ele se mostrar lá na frente, pode ser que a gente se coloque. O nosso ex-governador Jaques Wagner é um nome que tem essas qualidades [de união], mas aí vai passar por ele, pelo Partido dos Trabalhadores, ex-presidente Lula.

PIMENTA – O sr. acredita na viabilidade jurídica da candidatura do ex-presidente Lula?

CACÁ – É difícil. Infelizmente, acho que é difícil. Particularmente, eu sou contra a prisão em segunda instância. A Constituição Federal diz que é trânsito em julgado, aí seria STJ (Superior Tribunal de Justiça). Mas acho que hoje com a Lei da Ficha Limpa e com o massacre que está aí, o ex-presidente Lula não tem ainda essa condição.

PIMENTA – O PP baiano não descarta apoio a Geraldo Alckmin?

CACÁ – Não descarta. Não descarta, por enquanto, apoio a ninguém.

PIMENTA – Mesmo se levarmos em conta a conjuntura baiana?

CACÁ – Não, claro que não. Uma coisa independe da outra. É claro que nós jamais estaremos em cima de outro palanque. Claro que se Alckmin vier à Bahia nós jamais estaremos juntos com eles (DEM baiano), mas a gente precisa esperar quais são os movimentos e, principalmente, qual é o movimento do nosso homem maior da política da Bahia, o Galego, Jaques Wagner, vai fazer.

POR DÍVIDA TRABALHISTA, RESORT DE ITACARÉ VAI A LEILÃO PELA METADE DO PREÇO

Resort esteve entre os mais luxuosos do litoral baiano || Divulgação

O Eco Resort Itacaré já foi dos mais badalados resorts do litoral baiano. Agora, será levado a leilão no próximo dia 8 de agosto, com lance inicial de R$ 5 milhões, para pagamento de ações no âmbito da Justiça do Trabalho, polo de Itabuna. O leilão foi determinado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5).

Construído pelo empresário Kléber Almeida, Itacaré Eco Resort foi adquirido pela Cavalcanti Patrimonial e Administração de Bens Próprios Ltda, do investidor João Cavalcanti, há mais de cinco anos.

Desde 2014, o resort enfrentava problemas trabalhistas, até com registro de greve dos funcionários por causa de atraso de salários (relembre aqui). Os interessados no imóvel já podem dar lances, via internet, no site da RJ Leilões. É o lote 27.

CORPO DE BOMBEIROS FORMA 1,2 MIL BRIGADISTAS EM 40 MUNICÍPIOS

Curso do Corpo de Bombeiros forma brigadistas em 40 municípios baianos || Foto CB-BA

Cerca de 1,2 mil brigadistas de combate a incêndio florestal estão sendo formados até setembro pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e Defesa Civil da Bahia, por meio do programa Bahia Sem Fogo. Os cursos são realizados em mais de 40 cidades baianas e tem duração de uma semana.

Segundo o tenente Álvaro Serrão, do Corpo de Bombeiros, o curso de brigadistas é voltado para os cidadãos de fora dos quartéis, os voluntários, não apenas com a parte teórica, mas aulas práticas. “Em muitos casos, principalmente em incêndios florestais, eles são os primeiros a chegar e precisam estar capacitados para dar uma resposta inicial ao combate”, explica.

Durante a formação, os brigadistas voluntários aprendem sobre legislação, técnicas e táticas de combate a incêndio florestal, organização de brigadas e primeiros socorros, com ênfase a suporte básico de vida. Dessa forma, eles são treinados, capacitados e certificados, podendo dar resposta a princípios de incêndios florestais e tendo condições de ajudar pessoas em caso de acidentes. :: LEIA MAIS »

ELEITORES JÁ PODEM SE CADASTRAR PARA VOTAR FORA DO DOMICÍLIO

Eleitor já pode solicitar para votar fora de seu domicílio

O eleitor em situação regular já pode habilitar-se perante a Justiça Eleitoral para votar em trânsito. Para isso, basta comparecer em qualquer cartório eleitoral, munido de documento oficial com foto, e indicar em qual município estará no dia do pleito. A habilitação é possível apenas para capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores.

No período de 7 de julho a 23 de agosto poderá o eleitor alterar ou cancelar a habilitação para o voto em trânsito. Sendo efetivada a solicitação, o eleitor cadastrado para votar em trânsito estará desabilitado para votar na sua seção de origem nas eleições deste ano.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) explica que a habilitação não transfere ou altera quaisquer dados da inscrição eleitoral e, após as eleições, a vinculação do cidadão com sua seção de origem será restabelecida automaticamente.

O eleitor que se encontrar em trânsito dentro da unidade da Federação de seu domicílio eleitoral, poderá votar para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual (ou deputado Distrital). Já o eleitor que se encontrar fora da unidade da Federação de seu domicílio eleitoral poderá votar apenas para o cargo de presidente.

:: LEIA MAIS »

O SUCESSO DE UM ASSENTAMENTO SUL-BAIANO QUE PRODUZ CHOCOLATE PREMIUM

Joelson Ferreira, do Terravista, em Arataca, no sul da Bahia || Foto Daniel Thame/GovBA

Chocolate produzido por assentados ganhou Paris

O Assentamento Terra Vista, criado em 1994, foi uma das primeiras áreas de reforma agrária no sul da Bahia, surgido no auge da crise provocada pela vassoura-de-bruxa, que dizimou 80% da produção de cacau na região. Hoje é exemplo de projeto de agricultura familiar com foco na sustentabilidade e na educação.

Com 910 hectares, sendo 300 hectares de cacau e 313 hectares de Mata Atlântica, o Terravista possui 55 famílias. Elas produzem cerca de 5 mil arrobas de cacau 100% orgânico, por ano. A produtividade alcança cerca de 70 arrobas por hectares, que, aliados ao cultivo de frutas, verduras e hortaliças, garantem uma renda média de 2,5 salários mínimos por família. Do cacau, 10% é destinado à produção do Chocolate Terra Vista, um produto premium que já foi apresentado no Salão do Chocolate de Paris.

“A produção de cacau e a conservação da natureza são práticas indissociáveis nesse novo modelo de desenvolvimento”, explica o coordenador do Terra Vista, Joelson Ferreira. “O cuidado com a terra, a melhoria das amêndoas a produção orgânica e um modelo educacional focado nas necessidades do setor rural estão contribuindo para que os assentados tenham uma vida digna, sem necessidade de migrar para as incertezas dos centros urbanos”, diz.

A educação é uma prioridade no assentamento. Funcionam no local o Centro Integrado Florestan Fernandes e o Centro de Educação Profissional Milton Campos. O primeiro oferece o Ensino Fundamental I e II e atende alunos de 11 municípios, enquanto o segundo oferece os cursos profissionalizantes de Agroecologia, Meio Ambiente, Agroindústria, Agroextrativismo, Informática, Zootecnia e Segurança do Trabalho, além de um curso de nível superior em Agronomia, com especialização em Agroecologia. Os universitários são oriundos de assentamentos de todas as regiões da Bahia.

ITÃO ENTREGA SANDERO ZERO A GANHADOR; SORTEIO DE BMW SERÁ EM DEZEMBRO

Ronaldo recebe chave de carro zero das mãos de Iran Lima

A Rede de Hipermercados Itão entregou hoje (11), na loja do Centro Comercial de Itabuna, o Renault Sandero Expression zero quilômetro da campanha Super Prêmios, que prossegue com sorteios exclusivos para clientes até dezembro. O sortudo Ronaldo Cortez Abade recebeu as chaves do veículo das mãos do gerente de compras da rede Itão, Iran Santos. O carro foi sorteado no dia 20 de junho, na loja de Ilhéus.

Afastado do trabalho há quatro anos por causa de um problema grave na coluna, o operador de máquinas Ronaldo Cortez recebeu a notícia de que tinha sido contemplado no mesmo dia em que passou por uma perícia médica e estava muito triste porque o benefício foi negado. “Mas estava esperançoso de que alguma coisa muito boa estava para acontecer. Graças a Deus, aconteceu e ficamos muito felizes”, disse.

Ronaldo Cortez, que é cliente do Itão desde quando saiu de Ibicuí para morar em Itabuna, há mais de sete anos, relatou que esse é maior prêmio já ganho por ele. “Esse veículo chegou na hora certa. Esse prêmio do Itão possibilitará uma tranquilidade financeira para minha família. Gostaria muito de ficar com o carro, mas terei que vendê-lo para pagar contas e resolver a minha vida”, contou comemorando a conquista.

Ronaldo Cortez não foi único emocionado durante a cerimônia de entrega do veículo. O gerente de compras da rede Itão, Iran Santos, ficou muito comovido com a história do ganhador do carro da campanha Super Prêmios deste ano. “É uma história de muita luta. Pelo que Ronaldo disse, o veículo ajudará muito nessa fase da vida dele. Lançamos a campanha sempre imaginando ajudar os nossos clientes e essas histórias nos comovem muito”.

AGORA, BMW ZERO

O gerente de compras da rede de hipermercados destacou que a maioria dos contemplados na campanha do Itão são moradores de Itabuna e Ilhéus, mas existem ganhadores de todas as regiões da Bahia e até de outros estados. “São pessoas que veem as nossas lojas por causa da qualidade dos produtos, preços e facilidades no pagamento. Além disso, distribuímos prêmios o ano interior”.

Iran Santos destacou também que quem comprou na rede Itão, de janeiro até hoje e recebeu cupons, estará concorrendo a uma BMW zero quilômetro, assim como os que farão compras até dezembro. Além disso, o cliente do Itão, a cada compra no valor de R$ 25, concorre a vales-compras mensais. Durante todo o ano serão distribuídos R$ 50 mil em vales-compras e os dois carros zero. O sorteio da BMW320i será no dia 17 de dezembro, em Itabuna, e a entrega em janeiro.

FESTIVAL DE INVERNO ANUNCIA AS PRIMEIRAS ATRAÇÕES; DJ ALOK E CAPITAL INICIAL SÃO CONFIRMADOS

Fabio Jr., Biquíni Cavadão, Miklos, Pitty, Roupa Nova, Capital Inicial e Alok confirmados

O Festival de Inverno Bahia anunciou as primeiras sete atrações da edição de 2018. Estão confirmados Fabio Jr, Biquíni Cavadão, Paulo Miklos, Pitty, Roupa Nova, Capital Inicial e o DJ Alok. A grade de atrações deve ser fechada ainda no início de julho. Já a programação é aguardada para o final do próximo mês.

O festival rolará de 24 a 26 de agosto, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, no sudoeste do Estado. O ingresso varia de R$ 52,00 (meia entrada para arena ) a R$ 635,00 (passaporte para camarote Open Prime) antes da virada de preços.

PORTUGAL BARRA ENTRADA DE MAIS DE 1,3 MIL BRASILEIROS

Portugal barra a entrada de mais de 1,3 mil brasileiros || Foto Marieta Cazarré/Agência Brasil

Os 85 mil brasileiros residentes em Portugal, em 2017, formavam a maior comunidade de estrangeiros no país. O número é 5% maior do que o registrado em 2016. O Brasil também lidera na estatística de barrados nas fronteiras. No ano passado, 1.336 brasileiros foram impedidos de ingressar, representando 62,3% das recusas de entrada.

Os dados são do Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo 2017, divulgado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), em Lisboa.

O número de cidadãos de diversos países impedidos de entrar em Portugal cresceu 37,1% em relação a 2016. Foram mais de 18 milhões de pessoas controladas nas fronteiras do país, cerca de 17% a mais do que no ano anterior.

O aumento da fiscalização foi mais intenso nas fronteiras aéreas, com quase 16 milhões de pessoas controladas em aeroportos. Pouco mais de dois milhões foram fiscalizadas em fronteiras marítimas.

Depois da brasileira, as nacionalidades que sofreram as maiores recusas de entrada foram a angolana (148), paraguaia (131), moldava (45) e venezuelana (40).

MAIS ESTRANGEIROS

Em 2017, a população de estrangeiros residentes em Portugal aumentou 6% em relação ao ano anterior. No que se refere à emissão de novos títulos de residência, no ano passado foi verificada uma alta de 31%, com 61.413 residentes aprovados. Os brasileiros foram os que mais solicitaram, com mais de 11.500 pedidos. Em seguida, vêm os italianos (5.267), os franceses (4.662) e os ingleses (3.832).

Em relação aos italianos, o relatório chama a atenção ao fato de que 17% dos cidadãos daquela nacionalidade são nascidos no Brasil: “fato que poderá ser explicado pelo conceito vigente de concessão da nacionalidade naquele país (jus sanguinis), não impondo limite de gerações (caso todos os ascendentes diretos do lado italiano do requerente sejam do sexo masculino), e a sua relação com a significativa comunidade descendente de italianos no Brasil”. :: LEIA MAIS »

BRASIL DECIDIRÁ VAGA CONTRA O MÉXICO NO DIA DA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA

Paulinho abriu o placar após receber lindo passe de Philippe Coutinho|| Foto CBF

Com gols do meia Paulinho, aos 35 minutos do primeiro tempo, e do zagueiro Thiago Silva, aos 22 minutos da etapa final, a Seleção Brasileira bateu a Sérvia por 2 a 0 e se classificou nesta quarta-feira (27) para oitavas de final da Copa da Rússia. A equipe brasileira enfrentará o México, que foi derrotado por 3 a 0 pela Suécia, mas se classificou em segundo em seu grupo, com seis pontos.

O confronto dos brasileiros contra os mexicanos será na próxima segunda-feira (2), dia de celebração da Independência da Bahia. Uma vitória da seleção nacional será mais um motivo para uma grande festa dos baianos. A partida será às 11 horas da manhã (horário de Brasília), em Samara.

A Seleção Brasileira não deverá contar com o lateral esquerdo Marcelo, que deixou o campo aos nove minutos de jogo, com uma contusão nas costas. Ele deve ser substituído por Filipe Luís, que entrou bem no jogo de hoje contra a Sérvia.

FLÁVIO JOSÉ ABRIRÁ O VIVA ILHÉUS 2018; FESTA REÚNE DE ADELMÁRIO COELHO A ESTAKAZERO

Flávio José abre o Viva Ilhéus, na próxima quarta (27), na Soares Lopes

Um dos maiores nomes do forró, Flávio José abrirá o Viva Ilhéus 2018, na próxima quarta (27), na Avenida Soares Lopes. A atração foi confirmada, há pouco, pela Secretaria de Turismo de Ilhéus. A festa começa na quarta e terá nomes como Adelmário Coelho, Estakazero, Papazoni, Filomena Bagaceira e Trio da Huanna.

Serão quatro noites de forró em comemoração ao aniversário de Ilhéus e festejos de São Pedro. A grade de atrações foi fechada com Adelmário Coelho, Flávio José, Danniel Vieira, Mel de Forró e Realce no dia 27. Já na segunda noite de festa, 28 de junho, aniversário de Ilhéus, as atrações serão Felipe Araújo, Estakazero, Papazoni, Top Gan e Leonardo Leo.

A festa terá Filomena Bagaceira, Forrozão, Trio da Huanna e Stampa do Forró na penúltima noite. O último dia do Viva Ilhéus, sábado (30), será ao som de Forró dos Plays, Kart Love, Via de Acesso e Pagofunk. O Viva Ilhéus é promovido pela Secretaria de Turismo de Ilhéus e pelo Governo da Bahia, via Bahiatursa.

CORPO DE BOMBEIROS ALERTA SOBRE OS RISCOS DE ACIDENTE COM FOGOS

Corpo de Bombeiros orienta sobre uso de fogos neste período do ano|| Foto Elói Correa

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM) divulgou orientações sobre o correto manuseio de fogos de artifício. A maior preocupação é com as crianças e com a comercialização de produtos fabricados artesanalmente.

O coordenador de fiscalização do Comando de Atividades Técnicas e Pesquisas do CBM, capitão Leandro Costa, destacou instruções relacionadas aos cuidados com as crianças em contato com fogos de artifício. “A garotada não deve ser incentivada a brincar com os materiais sozinha e os responsáveis devem sempre supervisionar. Os fogos devem ser de baixo poder ofensivo, adequados à idade”, alertou.

Lembrou que os artefatos só devem ser adquiridos em casas comerciais credenciadas, conforme a lei, e com rótulos trazendo orientação de manuseio. “Se forem de fabricação artesanal ou amadora, a aquisição não deve ser feita. Locais que estejam comercializando produtos duvidosos devem ser denunciados à polícia”, salientou.

:: LEIA MAIS »

unisa






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia