WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
alba





fevereiro 2018
D S T Q Q S S
« jan    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

editorias






:: ‘Destaque4’

FABRÍCIO PANCADINHA ESTREIA NO CARNAVAL DE SALVADOR

Fabrício Pancadinha vai estrear no Carnaval de Salvador e se apresenta em dois dias

Fabrício Pancadinha vai estrear no Carnaval de Salvador neste ano. Na próxima terça-feira (13), o artista revelação do Carnaval de Itabuna se apresenta no Circuito Campo Grande, no finalzinho da tarde. O Campo Grande é o cenário mais disputado do carnaval baiano, principalmente por revelar artistas para o cenário nacional.

Antes, na segunda (12), Pancadinha estreia na folia em Salvador na Liberdade. “Avisa que estamos chegando para balançar essa zorra. É o escravo fujão na cena em Salvador!!”, escreveu o cantor itabunense no Facebook, há pouco.

Pancadinha arrastou a maior pipoca do Antecipado de Itabuna || Imagem Divulgação

Pancadinha desponta depois de ter arrastado a maior pipoca do Itabuna Folia, no último dia do Carnaval Antecipado de Itabuna, mesmo depois de nomes nacionais já terem descido a avenida. Já em 2017, Pancadinha foi das principais atrações na folia de Itabuna, ainda fazendo parte da Banda Tsunami. Já em fevereiro do ano passado, ele partiu para carreira solo (relembre aqui).

EMPRESAS OFERECEM 40 VAGAS EM ITABUNA E EM ILHÉUS

SineBahhia oferece 40 empregos em Itabuna e em Ilhéus

Empresas instaladas em Itabuna e em Ilhéus oferecem, nesta quarta (7), total de 39 oportunidades de emprego com carteira assinada e uma vaga de estágio. Os interessados devem procurar o SineBahia. O atendimento nas unidades de Ilhéus e de Itabuna do serviço de intermediação de emprego começa às 8h.

Das vagas, são 28 oportunidades em Itabuna e outras 12 em Ilhéus. Quem ainda não tem acesso ao aplicativo SineFácil nem está cadastrado, deve comparecer ao SineBahia com carteiras de Identidade e de Trabalho, comprovantes de escolaridade e residência e o CPF.

O SineBahia em Itabuna funciona no Shopping Jequitibá. Já em Ilhéus, na Rua Eustáquio Bastos, Centro, próximo à Praça Cairu. Clique no “leia mais” para conferir todas as vagas ofertadas nesta quarta (7). :: LEIA MAIS »

SINEBAHIA OFERECE 42 VAGAS DE EMPREGOS EM ITABUNA

SineBahia tem 42 para Itabuna amanhã

A unidade do SineBahia em Itabuna está oferecendo total de 42 vagas de empregos nesta terça-feira (6). Das vagas, 16 são reservadas para pessoas com deficiência (PCD), sendo uma para técnico em enfermagem e 15 para operador de telemarketing.

A maioria das vagas exige nível médio completo ou incompleto, mas há oportunidade para quem não tem escolaridade (veja clicando no “leia mais”, abaixo). Os interessados devem comparecer ao SineBahia, no SAC, no Shopping Jequitibá, nesta terça.

O atendimento no SineBahia começa às 8h. Deve-se apresentar CPF, carteiras de Identidade e do Trabalho e comprovantes de escolaridade e residência. As pessoas com deficiência precisam devem levar laudo médico. Clique no “leia mais” e confira todas as oportunidades. :: LEIA MAIS »

EMPRESAS OFERECEM 53 VAGAS DE EMPREGO EM ITABUNA E EM ILHÉUS

SineBahhia oferece total de 53 empregos em Itabuna e em Ilhéus

Empresas instaladas nas duas maiores cidades do sul da Bahia oferecem, nesta sexta (2), total de 53 vagas de emprego. São 42 oportunidades de trabalho intermediadas pelo SineBahia em Itabuna e outras 11 vagas na unidade do sistema de emprego em Ilhéus.

As unidades começam a atender às 8h desta sexta. Em Itabuna, o SineBahia funciona no estacionamento superior do Shopping Jequitibá, no SAC. Já em Ilhéus, o atendimento é feito na Rua Eustáquio Bastos, no Centro.

O trabalhador interessado em se cadastrar deve comparecer à unidade da sua cidade munido de Carteira de Trabalho, RG, CPF e comprovantes de escolaridade e residência. Caso seja pessoa com deficiência, é necessário apresentar laudo médico. Quem já está cadastrado no sistema e possui aplicativo, pode consultar vaga pelo aplicativo de celular SineFácil. Clique no “leia mais” para conferir as vagas disponíveis. :: LEIA MAIS »

AVATIM EXPANDE ATUAÇÃO COM LOJA CONCEITO EM SP E OPERAÇÕES NA ESPANHA

Loja-conceito da Avatim em um dos endereços mais famosos de São Paulo || Foto Garoa

A indústria de cosméticos e perfumaria Avatim, nascida em Ilhéus, no sul da Bahia, atingiu a marca de 120 lojas próprias e no sistema de franquias em todo o Brasil e, agora, iniciou operações fora do país.

A empresa escolheu a Espanha como porta de entrada na Europa, no sistema de venda direta. Segundo a sócia-fundadora, Mônica Burgos, a ideia é testar o modelo de vendas também em outros países europeus.

A Avatim projeta abrir mais 40 lojas no Brasil em 2018. Até a próxima semana, a empresa baiana inaugura uma loja conceito em um dos mais famosos endereços de Sampa, a Oscar Freire.

“Estar num dos endereços mais famosos do Brasil é uma oportunidade de mostrar ao público o nosso variado portfólio de produtos com fragrâncias exclusivas, além do nosso padrão de atendimento Avatim”, afirma Cesar Fávero, um dos sócios da empresa baiana.

A chegada à Oscar Freire também testa formato de loja com reaproveitamento de embalagens icônicas da marca. “Tampas do nosso difusor de essências clássico se transformaram num belíssimo lustre e também foram usadas como puxadores das gavetas”, afirma a sócia-fundadora Mônica Burgos.

A APOSENTADORIA DE SAULO PONTES

Saulo: aposentadoria em março?

O engenheiro Saulo Pontes fez promessa pública de se aposentar tão logo começassem as obras de duplicação da Rodovia Ilhéus-Itabuna. A promessa tem janeiros. Saulo possui mais de 40 anos de serviço público estadual. Começou no extinto Derba, onde tornou-se diretor. Desde 2015, comanda a Superintendência de Infraestrutura de Transporte da Bahia (SIT).

Na última sexta, ele acompanhava o Rui Costa em Ilhéus. O governador falava de prazo para início das obras da rodovia, quando a reportagem do PIMENTA questionou se a construção da nova pista na margem direita começaria em 20 fevereiro, data que constava anteriormente. Rui disse que preferia não cravar, mas, otimista, apostava em começo das obras em março.

O repórter se dirigiu a Saulo e brincou:

– Pelo jeito, a aposentadoria vai demorar…

Ele, sorridente, seguiu o chefe:

– Nada! [A obra] começa em março.

ITÃO ENTREGA CARROS ZERO A CLIENTES DE ILHÉUS E ITABUNA; REDE SORTEARÁ BMW EM 2018

Laíse e Gilcélia começam o ano com carros zerinho || Fotos Ailton Silva

Duas consumidoras vão começar 2018 com carros zero quilômetros ganhos em sorteio de uma rede de supermercados de Ilhéus e Itabuna. Laíse Nunes Maciel, do Pontal, em Ilhéus, e Gilcélia Carvalho, do São Caetano, em Itabuna, receberam, nesta quarta (17), as chaves dos veículos, entregues durante cerimônia na loja Itão do Centro Comercial, em Itabuna.

Laíse e Gilcélia foram contempladas no sorteio de 20 de dezembro. A entrega da chave para a estudante do curso de Engenharia de Produção na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Laíse Nunes, foi feita por Enoque Santos de Sousa, responsável pelo setor de compras de Hortifruti da rede Itão.

Ainda muito emocionada, a estudante contou que soube que tinha sido uma das ganhadoras da promoção por amigos, mas não acreditou. “Estava em casa quando meus amigos me ligaram para dizer que tinha ganhado o carro. Achei que fosse brincadeira deles. Só acreditei depois que o gerente da loja do Centro Comercial, Rodinei Marikson, ligou confirmando. Mesmo assim, ainda liguei de volta para ter certeza”.

A estudante disse que estava precisando muito de um veículo para se deslocar para as aulas na Uesc. “Acabou o sufoco de ter que esperar ônibus ou carona. Agora não tem mais atraso para chegar”, afirmou acrescentando que, pela primeira vez, é contemplada em um sorteio. “Eu acreditava que uma hora iria ganhar porque quase todas as semanas eu colocava cupons. Agora, vou aproveitar as férias da universidade, fazer logo minha viagem inaugural para Itacaré ou Maraú”.

Gilcélia, Reiza Xavier, Enoque Santos e Laíse Nunes em entrega de chaves

REFORMA DA CASA

Para a dona de casa Gilcélia Carvalho, o veículo é a garantia da reforma da casa onde mora, no São Caetano. “Há anos que venho planejando obras de melhorias no meu imóvel, mas não sobrava dinheiro. Agora, o Itão possibilitou essa condição de morar melhor. Vou vender o veículo por causa dessa necessidade, mas com dor no coração por não puder ficar com ele”, explicou.

Gilcélia de Carvalho disse que acompanhou o sorteio pela rádio e que o coração acelerou quando ouviu o nome do bairro, depois da rua e seu nome. “Na hora, achei que fosse desmaiar. Nem esperei telefonema, fui logo à loja do São Caetano confirmar se realmente tinha sido eu a sorteada”, relatou sorridente. A chave do Renault Sandero Expression Okm foi entregue a ela pela gerente contábil da rede Itão, Reiza Xavier.

BMW EM 2018

Além dos preços e prazos para pagamento, os clientes têm motivos ainda maiores para continuar comprando nas lojas da Rede de Supermercados Itão em Itabuna e Ilhéus. No início de Janeiro, foi lançada a Promoção Super Prêmios Itão, a campanha que vai sortear 100 vales-compras, um Renault Sandero e BMW OKm. O veículo de luxo será sorteado em dezembro.

PROVEDOR DIZ QUE SITUAÇÃO ERA DE CAOS E CITA NOVA REALIDADE DA SANTA CASA

Eric Junior relata caos encontrado e nova realidade da Santa Casa

O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Eric Junior, definiu o primeiro mandato à frente da instituição como período de “mudanças significativas e de amadurecimento na condução dos trabalhos. Eric foi reeleito, no início deste mês, para mais dois anos como provedor da instituição. Ele fez a avaliação do mandato durante encontro da Santa Casa.

Segundo ele, o começo da gestão era preocupante pelo “diagnóstico assustador”. O “raio-x” identificava pendências com a “Receita Federal a ameaças constantes de greve dos funcionários, com salários atrasados e fornecedores insatisfeitos”.

A partir do diagnóstico, a decisão: “Ou íamos para cima, ou fechávamos as portas. Esta segunda nunca foi a minha opção. Montamos um gabinete de crise, tomamos algumas medidas enérgicas, como renegociação das dívidas, e partimos para o ataque”.

Para mudar a situação, afirma o provedor, a Santa Casa buscou e obteve o apoio da sociedade, desde “clubes de serviços a Ministério Público, igreja e outras instituições que se propuseram a nos ajudar”. Segundo ele, “essas ações se refletiram na autoestima dos próprios gestores e colaboradores”. A mudança começou a dar resultados no ano do centenário da instituição.

“A regularização das certidões (INSS, IR e FGTS) foi um marco importante, pois pudemos pleitear emendas parlamentares durante o ano, o que vai desafogar e permitir investimentos em 2018″, diz. “A regularização do salário, a partir de junho, coroou a confiança na gestão, demonstrando que o caminho percorrido foi difícil, mas não em vão”, ressaltou o provedor.

ASSISTÊNCIA AO PACIENTE

Diante do quadro de maior e melhor fluxo de caixa e produtividade, a assistência à saúde também sofreu significativas mudanças, no entendimento de Eric. Ele aponta a implantação de protocolos clínicos (tromboembolismo venoso e infectologia) e de novos serviços, como cirurgia buco-maxilo-facial infantil, a aquisição de uma máquina de laser para a urologia, novo set de laparoscopia, realização de neurocirurgia pelo SUS, por meio de contrato com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Além destes serviços, o provedor acrescenta a retomada do serviço de neuroclínica, a implantação e inauguração da UTI Pediátrica (uma demanda histórica regional), e o retorno dos transplantes, através do CIHDOTT. Além disso, a construção do bunker, que abrigará o segundo acelerador linear, que impacta significativamente no aumento do fluxo da radioterapia.

 

INOVAÇÃO E INAUGURAÇÕES

Desde o começo da gestão, avalia o provedor da Santa Casa, são significativas as mudanças na instituição, começando pala inauguração da Capela do Hospital Calixto Midlej Filho, melhorias no Centro Cirúrgico do Hospital Manoel Novaes, inauguração da Brinquedoteca do Novaes, UTI pediátrica e, por fim, a inauguração do novo Laboratório Interno de Análises Clínicas do Calixto. Neste dezembro, foi entregue ainda o primeiro aplicativo da Santa Casa de Itabuna, com funções informativas para pacientes, e a Biblioteca Comunitária no Calixto, para pacientes, acompanhantes e funcionários.

ACREDITAÇÃO HOSPITALAR

“Vamos prezar pela qualidade nos serviços prestados. Por isso, estamos buscando agregar parceiros, conhecimento técnico e mais projetos”, ressaltou Eric Junior. Mutirão nos bairros, Feira Da Mulher (com serviços exclusivos), modernização da UTI e ajustes nos honorários médicos são alguns dos planos para os próximos doze meses. “Tudo aliado ao projeto de Acreditação Hospitalar, cujo diagnóstico será feito já em janeiro e que proporcionará um avanço técnico e científico almejado por todos os profissionais da Santa Casa de Itabuna. Aos poucos, as coisas foram clareando e hoje temos uma realidade muito distinta da qual encontramos”, ressaltou. :: LEIA MAIS »

EUNÁPOLIS CONQUISTA O INTERMUNICIPAL DE FUTEBOL

Jogador da Seleção de Eunápolis levanta taça de campeã 2017 || Foto Geovan Santos/FBF

A Seleção de Eunápolis conquistou, pela primeira vez, o título de campeã do Intermunicipal de Futebol. Na tarde deste domingo (10), a equipe empatou em 2 a 2 com Euclides da Cunha, fora de casa.

O título foi garantido por causa da goleada aplicada na seleção adversária, no domingo passado (3), quando os eunapolitanos fizeram valer o mando de campo. Mais que isso, massacraram Euclides da Cunha: 5 a 0.

O Campeonato Intermunicipal de Futebol é realizado, anualmente, pela Federação Bahiana de Futebol (FBF). Em 71 anos de competições, as maiores detentoras de título são Itabuna e Cachoeira, cada uma com 8 campeonatos.

RÉVEILLON DE ILHÉUS MUDA PARA A 2 DE JULHO

Réveillon de Ilhéus será na Avenida 2 de Julho

Realizada todos os anos na Avenida Soares Lopes, a Festa da Virada em Ilhéus mudará de local. Há pouco, o prefeito Mário Alexandre (Marão) confirmou a Avenida 2 de Julho como novo local do réveillon popular, tendo como cenário um dos mais belos cartões postais da Terra de Gabriela, a Baía do Pontal.

Serão três dias de festa. A programação começa no dia 30 e será encerrada no dia 1º com o “Vem Louvar, Verão”, evento voltado ao público que curte o som gospel. A promessa é de, pelo menos, duas atrações de expressão nacional e talentos regionais.

O diretor de Eventos, Fomento e Produções Artísticas da Secretaria de Turismo de Ilhéus, Hélio Ricardo, disse que a expectativa é de que a rede hoteleira atinja 100% de ocupação na virada e o município atraia 50 mil turistas no período.

HOSPITAL COSTA DO CACAU É MARCO PARA A SAÚDE DO SUL DA BAHIA, AFIRMA GERALDO

Geraldo: hospital é marco para a saúde regional

A inauguração do Hospital Regional Costa do Cacau, no próximo dia 15, é um marco para a saúde de todo o sul da Bahia, na avaliação do ex-prefeito Geraldo Simões. O ex-deputado federal vê o equipamento como “a mais importante obra na área da saúde em todos os tempos na região”.

O petista elogia o governador Rui Costa e o secretário Fábio Vilas-Boas (Saúde) pela obra e prevê uma melhora significativa no atendimento à população. O hospital foi construído em Ilhéus, à margem da Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415).

Geraldo observa que o debate que deve ser travado em torno do hospital é sobre de que forma os municípios vão se organizar e os pacientes que estão nas filas de espera vão acessar, “o mais rapidamente possível”, os serviços oferecidos.

O ex-prefeito diz que a saúde é um dos grandes gargalos das administrações municipais, não apenas de Ilhéus e Itabuna, mas de toda a região. Ele diz, porém que esse hospital vai obrigar os municípios a fazer a atenção básica que, combinado com a futura Policlínica Regional em Itabuna, possibilitará ao sistema de saúde pública atender as pessoas com mais dignidade na região.

Hospital será inaugurado dia 15 de dezembro

“Ao mesmo tempo em que olhamos para o aspecto global da saúde, com um equipamento como o Hospital da Costa do Cacau, temos certeza que a resolutividade nas localidades também vai contribuir para o pleno atendimento das demandas. Aí, os municípios terão que investir em atenção primária, para que o sistema funcione perfeitamente”, observa Geraldo Simões.

SHOPPING JEQUITIBÁ ESTICA HORÁRIO E TERÁ MAIS DE 50 LOJAS NA BLACK FRIDAY

Shopping espera mais de 30 mil clientes na Black Friday (Foto A Região).

Pelo menos 30 mil pessoas devem passar pelo Shopping Jequitibá, em Itabuna, amanhã (24), durante a Black Friday. De acordo com o centro de compras itabunense, mais de 50 lojas participarão da campanha promocional.

Os consumidores poderão adquirir produtos com descontos que podem chegar a 70%. Para atender ao maior fluxo de clientes, o Shopping Jequitibá esticou o horário de funcionamento de todas as lojas. Elas ficarão abertas das 8h às 22h.

JOVENS ESTÃO PERDENDO AUDIÇÃO POR CAUSA DE FONES DE OUVIDO, ALERTA CFFa

Fones de ouvido podem acelerar perda auditiva

A cada dia, mais jovens estão apresentando perda de audição causada pelo uso irregular de fones de ouvido. O alerta é feito pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). “Os adolescentes usam esse equipamento de som com volume muito alto. A gente vem notando que a audição deles não é tão normal como antigamente, já tem mais perda. E se continuar a usar esse som alto, eles terão uma perda irreversível, não volta mais ao normal”, disse a presidente do CFFa, Thelma Costa.

Segundo ela, as perdas auditivas por causa de ruído estão aumentando entre a população, tanto por ruído industrial, quanto por equipamentos de som. Ela cita como exemplo o caso dos músicos, lembrando que existem protetores auditivos que selecionam o som. “Então, eles conseguem seguir com a profissão e estão se prevenindo, o que não acontece com os adolescentes.

A presidente do CFFa orienta os pais e responsáveis a monitorar o volume dos fones de ouvido. “Se você estiver a 1 metro da pessoa e ouvir o que ela está escutando, ela provavelmente terá uma perda de audição. A 1 metro de distância, você não deve ouvir o que a pessoa está escutando no fone de ouvido”, reforçou Thelma, que é especialista em audiologia.

A orientação é baixar o volume. Segundo ela, já houve uma proposta de projeto de lei no Congresso Nacional para que esses equipamentos tenham controle máximo de volume, mas ele não foi aprovado. Além disso, a fonoaudióloga explicou à Agência Brasil que as escolas precisam pensar melhor na estrutura das salas de aulas, para que sejam construídas em locais mais silenciosos ou com melhor acústica.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Hoje (10), no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, o CFFa alerta que existem várias situação que podem causar problemas de audição e muitos delas são preveníveis. Thelma explica que as causas para a perda de audição dependem da fase da vida. Os bebês, por exemplo, podem nascer com deficiência auditiva por problemas na gestação, quando a mãe é usuária de drogas, teve sífilis ou rubéola durante a gravidez, ou problemas no parto. “Por isso é importante fazer o teste da orelhinha na maternidade, para saber se nasceu surdo ou não e intervir, se necessário”, disse. Leia a íntegra no parceiro Correio24h

PERFUME DA ILHEENSE AVATIM É FINALISTA DE PRÊMIOS NACIONAL E INTERNACIONAL

Gigi, da ilheense Avatim, concorre a prêmios nacional e latino-americano

Gigi, da ilheense Avatim, concorre a prêmios nacional e latino-americano

Lançado em maio, o sofisticado perfume Gigi, da Avatim, é finalista das mais importantes premiações do segmento de cosméticos tanto no Brasil quanto na América Latina, o prêmio da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e o troféu Atualidade Cosmética, respectivamente.

Ao lado do My Lily eau de parfum, do Boticário, e Abraço, da L’Occitane au Brésil, o Gigi concorre na categoria Perfumaria Feminina pela Abipech. O resultado será divulgado em 23 de outubro, durante evento em São Paulo. O vencedor do 25º troféu Atualidade Cosmética será revelado em 7 de novembro, durante cerimônia de premiação na mesma cidade.

Fragrância é homenagem à fundadora Mônica Burgos

Fragrância é homenagem à fundadora Mônica Burgos

Com fragrância floral oriental, o Gigi foi inspirado na sócia-fundadora da Avatim, Mônica Burgos. Em frasco que sugere um diamante lapidado, o perfume é um dos mais importantes lançamentos da Avatim.

“O Gigi é uma homenagem a Mônica, que representa essa força e elegância do produto. O perfume chegou no momento em que comemoramos os 15 anos da empresa, reforçando nosso posicionamento no mercado de produtos corporais e posicionando a marca no segmento de perfumaria fina”, revela Cesar Fávero, da Avatim.

Segundo a indústria, o acorde da fragrância é composto por notas sensuais, misteriosas, quentes, envolventes. Sofisticados e fortes, os perfumes orientais são tipicamente femininos e têm ótima duração. As primeiras notas olfativas a serem sentidas nessa fragrância trazem aromas de figo seco, romã e ciriguela. Depois é a vez das notas de coração, que contêm orquídea e jasmim. Já as notas finais dessa essência trazem o cedro, o almíscar e a semente fava, fazendo de Gigi uma fragrância marcante e inesquecível

INÉDITA NO BRASIL, “GIANTS” SERÁ EXIBIDA PELA TVE

Giants, série inédita no Brasil, conta a história de três negros e do racismo nos Estados Unidos || Foto Divulgação

Giants, série inédita no Brasil, conta a história de três negros e do racismo nos Estados Unidos || Foto Divulgação

A TVE Bahia exibe, com exclusividade, a partir da próxima segunda-feira (9), a série norte-americana Giants. Inédita na TV brasileira, a trama, escrita e dirigida por James Bland, será lançada nesta quinta (5), às 18h30, na Saladearte Cinema do Museu, no Corredor da Vitória, em Salvador, com um bate papo com os protagonistas, diretamente de Los Angeles. Cada um dos seis episódios, de aproximadamente 20 minutos, será exibido às 21h das segundas-feiras, com reapresentação às 22h das quartas.

Giants foi produzida e idealizada pela atriz e roteirista, Issa Rae, e acompanha a rotina de três amigos negros que estão determinados a tomar as rédeas de suas vidas a qualquer custo. Os jovens aprendem rapidamente que, quando a vida começa a bater, só há duas opções – se entregar ou revidar.

Com uma narrativa que não está presente na mídia convencional, Giants aposta em temas caros à comunidade negra e levanta questões importantes como a evidente brutalidade e o abuso policial por causa do racismo, além de temáticas que nem sempre são abordadas de forma vinculada à raça, como transtornos psíquicos e homofobia.

Para o tradutor Bruno Almeida, um dos responsáveis pela parceria que traz a série para o Brasil, a realidade do negro norte-americano se aproxima bastante da realidade do negro brasileiro.

– Mesmo com toda a distância geográfica, os dramas sociais se assemelham muito e, infelizmente, ainda há uma carência de conteúdo afro-orientado na TV Brasileira. Conversando com David Wilson, criador do primeiro e mais importante portal com conteúdo voltado para afro-americanos, o The Grio.com, percebemos a necessidade de trazer conteúdo de entretenimento negro para Salvador, sobretudo na TV – disse.

NUZMAN É PRESO POR SUSPEITA DE FRAUDE NA ESCOLHA DO RIO PARA OLIMPÍADAS

Nuzman é suspeito de cometer fraude em escolha do Rio para sediar jogos olímpicos || Foto Tomaz Silva/AB

Nuzman é suspeito de fraude em escolha do Rio para sediar Olimpíadas || Foto Tomaz Silva/AB

A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta quinta-feira (5), o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, pela sua suposta participação em uma operação de compra de  jurados para a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Nuzman foi preso em casa, no Alto Leblon, zona sul do Rio.

Vinte policiais federais cumprem hoje dois mandados de prisão temporária e seis mandados de busca e apreensão na cidade  (em Ipanema, Leblon, Laranjeiras e Centro), expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

A operação da PF é um desdobramento da Operação Unfair Play- Segundo Tempo é realizada em conjunto com o Ministério Público Federal e foi deflagrada em continuidade às investigações sobre a escolha do Rio pelo Comitê Olímpico Internacional como sede das Olimpíadas de 2016.

Entre os alvos da Operação estão Carlos Arthur Nuzman  e o diretor-geral de operações do Comitê Rio 2016, Leonardo Gryner, que também foi preso.

Eles serão indiciados por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Às 11h haverá entrevista na sede da Superintendência da Polícia Federal na Praça Mauá, no Rio, para explicar os motivos da operação. Da Agência Brasil.

BAHIA SUPERA MARCA DE 50 MIL RESIDÊNCIAS COM GÁS NATURAL

Gavazza preside a Bahiagás

Gavazza preside a Bahiagás

A Bahiagás acaba de anunciar que superou a marca de 50 mil residências abastecidas com gás natural. Eram pouco mais de 1,1 mil em 2006, antes da política de expansão da empresa. Atualmente, fornece o combustível para 21 municípios, nos segmentos residencial, comercial, industrial, automotivo e termelétrico. Indústria e setor residencial são onde estão os principais clientes da empresa.

Segundo a companhia, os resultados colocam a Bahia como o maior consumidor do energético no setor residencial fora do eixo Rio de Janeiro/São Paulo, estados com tradição centenária na distribuição de gás natural.

Somente em 2016, foram ligados 6.661 novos domicílios, nos três municípios onde a Bahiagás atende residências (Salvador, Feira de Santana e Lauro de Freitas). gerando um faturamento bruto de mais de R$ 13 milhões no ano. A Companhia possui mais de 370 km de rede de dutos implantados em áreas urbanas.

Na indústria não é muito diferente, o setor é responsável pelo maior consumo da Companhia, utilizando 92% do gás natural distribuído no estado. A Bahia figura em primeiro lugar no Brasil em participação do gás natural na matriz energética industrial. 30% de toda energia consumida na indústria baiana é provida pela Bahiagás.

PLANEJAMENTO

Segundo o presidente da companhia, a receita para alcançar estes resultados “é aliar a expansão de mercado ao programa estratégico de crescimento e fortalecimento”. O planejamento da Bahiagás, afirma Gavazza, está baseado no tripé interiorização das atividades, massificação e diversificação do uso do gás natural.

EXPOITA ESPERA MOVIMENTAR R$ 15 MILHÕES

Pablo Nascimento, um dos organizadores da Expoita 2017

Pablo Nascimento, um dos organizadores da Expoita 2017

A Exposição Agropecuária de Itabuna (Expoita) de 2017 deverá movimentar cerca de R$ 15 milhões em negócios, principalmente com leilões de animais e venda de ingressos para os shows musicais, na avaliação dos organizadores. O evento foi aberto na noite desta terça-feira (26) e prossegue até domingo (1º), no Parque de Exposições Antônio Setenta, na BR-415 (Rodovia Itabuna-Ibicaraí).

A expectativa é de grande público na sexta-feira, no sábado e no domingo. “Estamos muito confiantes no sucesso desse evento. Os estandes e praça de alimentação do parque já estão movimentados”, afirmou ao PIMENTA Pablo Nascimento, um dos organizadores da exposição. Na cerimônia de abertura do evento, compareceram os prefeitos de Itabuna (Fernando Gomes), Almadina (Milton Cerqueira), Coaraci (Jadson Albano), Iguaí (Rony Moitinho), Itapé (Noeliton Pinto) e Ubaitaba (Suka Carneiro), além de agropecuaristas de vários municípios baianos e de outros estados.

Nos seis dias de Expoita, serão realizados quatro leilões, concurso leiteiro, julgamento de equinos, exposição de bovinos e shows musicais, com destaque para a dupla Zezé di Camargo e Luciano, que se apresentam na sexta-feira (29), além de Leo Santana. O acesso ao parque é gratuito, sendo cobrado somente ingresso para quem vai assistir aos shows. Os preços dos ingressos variam de R$ 10 (pista) a R$ 150 (camarote), a depender do dia.

LEILÕES

Além de baianos, a Expoita de Itabuna recebe agropecuaristas de estados como São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. São 67 expositores, o dobro da última edição, e mais de 3 mil animais disponíveis, entre bovinos e equinos. Somente para leilões são mais de 2 mil animais. Nesta quinta-feira (27), será realizado o leilão de touros Nerole, Tabapuã e Guzerá.

Na sexta-feira (29), ocorre o leilão da raça de cavalos Mangalarga Marchador. “O Mangalarga Marchador vem com toda a força neste ano. Por isso, estamos muito confiantes no sucesso desta exposição, que certamente já é uma das maiores do interior da Bahia”, afirma Pablo Nascimento. Para o penúltimo dia de Expoita, o sábado, estão previstos leilões de corte e de leite.

EMPREGO

Para Pablo, a Expoita de Itabuna não traz retorno apenas para os expositores e comerciantes, mas também gera empregos temporários. Segundo ele, mais de 150 pessoas trabalharam na estrutura do evento nos últimos 30 dias. “Esse número subiu para cerca de 250 trabalhadores, entre vaqueiros, garçons e cozinheiros, dentre outros profissionais”, explicou.

ITABUNA REGISTRA FORTE AUMENTO DO DESEMPREGO EM AGOSTO; ILHÉUS TEM SALDO POSITIVO

Agosto é marcado por demissões em Itabuna e contratações em Ilhéus

Agosto é marcado por demissões em Itabuna e contratações em Ilhéus

Itabuna encerrou agosto com o fechamento de 341 postos de trabalho, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Foi um dos piores resultados mensais de 2017 para o município sul-baiano. Itabuna registrou 692 contratações no período, porém atingiu 1.033 demissões no período. No acumulado dos oito primeiros meses do ano, o saldo é negativo (-332).

Ilhéus seguiu a tendência nacional. Como poucas vezes nos últimos dois anos, gerou empregos. Abriu 38 novos postos de trabalho no mês passado, saldo das 525 contratações ante 487 desligamentos.

A economia da Terra de Gabriela, porém registra saldo negativo quando analisado o período de 1º de janeiro a 31 de agosto. Ilhéus fechou 415 postos de trabalho no acumulado de 2017, segundo cruzamento feito pelo PIMENTA a partir de dados do Caged.

PSICÓLOGO APONTA TABUS E MITOS EM ABORDAGENS SOBRE O SUICÍDIO

Psicólogo Fernando Berbert, do Núcleo de Atendimento em Psicologia da Unime || Foto Pimenta

Psicólogo Fernando Berbert, do Núcleo de Atendimento em Psicologia da Unime || Foto Pimenta

Setembro é o mês de intensificação de atividades de prevenção ao suicídio em todo o país. As ações no mundo foram iniciadas pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (Iasp). No Brasil, Associação Brasileira de Psiquiatria, Conselho Federal de Medicina (CFM) e Centro de Valorização da Vida (CVV) coordenam as atividades neste mês.

De acordo com o coordenador de estágio em Psicologia da Unime, professor Fernando Berbert,  a campanha Setembro Amarelo é um passo para enfrentar um tema complexo e que envolve fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais e culturais. O professor critica a falta de atendimento gratuito para as pessoas que perderam o interesse pela vida e reclama da insuficiência de profissionais especializados em Itabuna.

Fernando Berbert diz que tabus e mitos sobre o assunto suicídio só fazem agravar uma situação que já é crítica. Ele alerta familiares para ficarem atentos às mudanças de comportamento, principalmente quando a pessoa apresentar desinteresse pelas coisas que sempre foram prazerosas, sentimento de inutilidade, cansaço extremo e despreocupação com a falta de higiene.

A seguir, trechos da entrevista concedida por Berbert ao PIMENTA.

Blog Pimenta – Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil registra média de 12 mil suicídios por ano. É uma taxa alta?

Fernando Berbert – Quando analisado a quantidade de ocorrências, principalmente as envolvendo pessoas com idade na faixa de 14 a 29 anos, o número parece pequeno, mas não é, porque existe uma subnotificação de casos.

Pimenta – Por que ocorre essa subnotificação?

Fernando – Enfrentamos um  grande tabu quando o assunto é suicídio. Pesquisas apontam que, historicamente, as famílias sentem vergonha, quando um dos seus membros comete o ato.  Por isso, acabam não notificando a causa mortis corretamente às secretarias de Saúde dos municípios. Muitas vezes, até solicitam aos médicos que coloquem em seus relatórios algum tipo de doença que justifique a morte.

Pimenta – O assunto é complexo e pouco abordado, não?

Fernando – Existem alguns quadros sobre mitos e verdades. Há quem acredite, por exemplo, que falar sobre o assunto é uma forma de propagação e incentivo à prática do suicídio. Isso é uma inverdade. Os estudos mostram que, quanto mais se fala e se debate sobre o assunto, a população fica mais ciente e, consequentemente, aumenta as chances de redução das taxas.

Pimenta – Há um aumento do número de brasileiros que abrem mão da própria a vida?

Fernando – A taxa de suicídios entre os jovens aumentou em torno de 10% ao ano no Brasil. De 2004 a 2012 foi verificado aumento substancial de ocorrências, principalmente entre os homens. E temos um ponto a ser esclarecido: embora o índice de suicídio seja maior entre as pessoas do sexo masculino, as mulheres fazem mais tentativas. As mulheres quase sempre tentam usando medicamentos; enquanto os homens recorrem, na maioria das vezes, a arma de fogo.

______________

As mulheres conseguem participar de redes sociais, vão mais ao médico para falar sobre o assunto e fazem o tratamento. Já o homem não tem essa iniciativa. A cultura nos coloca que temos que ser fortes.

______________

Pimenta – Essa seria a única justificativa?

Fernando – Não. As mulheres conseguem participar de redes sociais, vão mais ao médico para falar sobre o assunto e fazem o tratamento. Já o homem não tem essa iniciativa. A cultura nos coloca que temos que ser fortes. A pessoa do sexo masculino já faz a tentativa e comete o ato em um estágio bem avançado de algum transtorno. Por isso, a taxa de suicídios entre homens é maior.

Pimenta – Há como descobrir que a pessoa desistiu de viver?

Fernando – Nem a medicina nem a psicologia têm como determinar e antecipar que uma determinada pessoa vai cometer suicídio. O que sabemos é que quem tentou uma vez e não conseguiu tem 50% de chance de fazer uma nova investida. Mas, infelizmente, as pessoas não dão a devida atenção porque se apegam ao mito de que uma nova tentativa não será feita. A segunda tentativa acaba sendo concretizada em 50% dos casos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Pimenta – O que leva a pessoa desistir do mundo?

Fernando – Mais de 90% dos casos de suicídio têm relação com transtornos mentais. As ocorrências estão relacionadas com a depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia e uso substâncias psicoativas, que vão potencializar para que a pessoa cometa o suicídio. :: LEIA MAIS »

MORRE O JORNALISTA MARCELO REZENDE

Rezende lutava contra o câncer.

Marcelo Rezende lutava contra o câncer.

O jornalista Marcelo Rezende morreu neste sábado (16), aos 65 anos, na zona sul de São Paulo. Um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro, o apresentador da Record TV lutava contra um câncer no pâncreas e no fígado desde o final de abril. A informação foi confirmada pelo Hospital Moriah, onde estava internado desde terça-feira (12).

Ainda não foram divulgadas informações sobre velório e enterro.

Com a coragem que o acompanhou ao longo da vida, o jornalista anunciou em rede nacional que estava com a doença. Durante uma entrevista ao Domingo Espetacular no início de maio, horas antes de ser internado pela primeira vez, Rezende disse que encararia a doença de frente.

O câncer agressivo o obrigou a deixar repentinamente o comando do Cidade Alerta, jornalístico que apresentava desde 2012. Foi nessa última etapa da carreira que Marcelo Rezende se reinventou como apresentador. Do R7.com

TPI FARÁ AUDIÇÃO DE ELENCO PARA NOVO ESPETÁCULO

Teatro Popular fará audição de elenco para montagem de espetáculo

Teatro Popular fará audição de elenco para montagem de espetáculo

O grupo Teatro Popular de Ilhéus (TPI) anunciou nesta segunda-feira (4) a realização de uma audição de elenco para o seu novo espetáculo, com estreia prevista em novembro e direção assinada por Romualdo Lisboa.

O novo espetáculo fará parte da Trilogia da Guerra, projeto que  conta exclusivamente com o financiamento do público teve como primeira montagem “Os fuzis da senhora Carrar”, de Bertolt Brecht.

Os interessados em participar da seleção têm até o próximo sábado (9) para preencher formulário online, disponível na página www.teatropopulardeilheus.com.br.

Após isso, os pré-selecionados serão contatados pelo grupo e convocados para a audição na noite de terça-feira (12), na Tenda Teatro Popular de Ilhéus, na Avenida Soares Lopes.

Apenas as pessoas que preencheram o formulário e foram contatadas poderão participar do evento, segundo a direção do TPI. A participação na pré-seleção é aberta para homens e mulheres, incluindo não atores, com idade mínima de 18 anos.

TEATRO POPULAR DE ILHÉUS 

Fundado em 1995, por Équio Reis, o TPI mantem atividades ininterruptas ao longo de seus 22 anos.  Em seu portfólio, possui mais de 40 espetáculos estreados e participações em festivais nacionais e internacionais de Teatro, com indicações aos prêmios Shell e Braskem.

Atualmente, o grupo, também administra o espaço cultural Tenda Teatro Popular de Ilhéus e é apoiado financeiramente pelo Programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

COM RECURSOS DO FGTS, DESENBAHIA ABRE LINHA DE R$ 21 MILHÕES PARA MUNICÍPIOS

Desenbahia será agente do FGTS e terá até R$ 21 milhões para municípios

Desenbahia será agente do FGTS e terá até R$ 21 milhões para municípios

Com o desembolso de R$ 20,6 milhões no primeiro semestre deste ano, a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) atingiu marca histórica de R$ 160 milhões em financiamentos para prefeituras municipais. O atendimento aos municípios deverá ser ampliado. A Caixa Econômica Federal aprovou a instituição financeira como agente operadora do FGTS, com limite de R$ 21 milhões. A decisão beneficia, de imediato, projetos de infraestrutura em tramitação de nove municípios, que obtiveram validação de crédito via banco.

Segundo o presidente da Desenbahia, Otto Alencar Filho, “com o acesso a essa nova fonte de recursos, a Desenbahia pode ampliar sua participação no financiamento de investimentos municipais, sem comprometer seus índices de alavancagem. O acesso aos recursos do FGTS via Caixa é realmente um marco importante para a Agência de Fomento, um divisor de águas”.

Para ter acesso ao recurso do FGTS, o gestor municipal deve cadastrar sua proposta diretamente no site do Ministério das Cidades, que administra estes recursos e seleciona as propostas aderentes ao desenvolvimento urbano, enfatiza.

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, disse que a notícia traz boas perspectivas. “Em todos os encontros, reuniões e entrevistas que participo sempre chamo a atenção para a crise nos municípios. Estamos atravessando um momento econômico extremamente difícil e sem precedentes. As prefeituras estão sem dinheiro, precisando demitir e estranguladas financeiramente. Ter esse limite de crédito para a utilização de recursos do FGTS no financiamento a municípios baianos pela Desenbahia traz oxigênio para as administrações”. :: LEIA MAIS »






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia