WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
cenoe





agosto 2018
D S T Q Q S S
« jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

editorias






:: ‘Geral’

UBAITABA OBTÉM APOIO PARA REFORMA DO MERCADO MUNICIPAL

Suka e Jailton com o secretário Jeandro Ribeiro em visita ao mercado || Foto Aleiton Oliveira

As obras de reforma do Mercado da Farinha, executadas pela Prefeitura de Ubaitaba com recursos do governo baiano, foram visitadas, neste final de semana, pelo secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jeandro Ribeiro. Ele fez uma visita técnica, acompanhado pela prefeita Suka Carneiro, o vice-prefeito Jailton Araújo, secretários municipais e técnicos.

Nesta primeira etapa, os trabalhos consistem na colocação de piso e de azulejo, reforma dos balcões e recuperação do telhado e pintura. Além de agradecer à cooperação da SDR na reforma da unidade, a prefeita de Ubaitaba obteve o apoio do secretário para mais recursos para as próximas etapas, que incluem a reforma dos mercados de carnes verdes e carnes secas, verduras e frutas.

Suka ainda relatou a necessidade de mais verbas para que o município implante o Mercado da Confecção, com dois pavimentos, para abrigar restaurantes no segundo andar.

SÁBADO SERÁ O “DIA D” DE VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO E SARAMPO

Vacinas contra a pólio e sarampo já estão disponíveis nas unidades de saúde

Postos de saúde em todo o país abrem as portas amanhã (18), sábado, para o chamado Dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo e a poliomielite. Todas as crianças com idade entre um ano e menores de 5 anos devem receber as doses, independentemente de sua situação vacinal. A campanha segue até 31 de agosto.

A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Até a última terça-feira (14), no entanto, 84% das crianças que integram o público-alvo ainda não haviam recebido as doses. Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço.

No caso da pólio, as que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida vão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral. Para o sarampo, todas as crianças com idade entre um ano e menores de 5 anos vão receber uma dose da Tríplice Viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

CASOS DE SARAMPO

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo – em Roraima e no Amazonas. Até a última terça-feira (14), foram confirmados 910 casos no Amazonas, onde 5.630 outros casos permanecem em investigação. Já em Roraima, são 296 casos confirmados e 101 em investigação.

Há ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, casos isolados e relacionados à importação nos seguintes estados: São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2). Até o momento, foram confirmadas no Brasil seis mortes por sarampo, sendo quatro em Roraima (três em estrangeiros e um em brasileiro) e dois no Amazonas (brasileiros). Com informações da Agência Brasil.

CANTOR DO SUL DA BAHIA VENCE DUELO NO “THE VOICE BRASIL”

Edson Carlos passa para a próxima fase do programa

O cantor e agricultor capixaba Edson Carlos, que atualmente mora na zona rural de Una, no sul da Bahia, venceu uma das batalhas no time de Ivete Sangalo, na noite desta quinta-feira (16), e passou para a próxima fase do programa The Voice Brasil, da Globo. O duelo foi contra Larice Barreto e os dois cantaram a música Apelido Carinhoso.

Na próxima terça-feira (21), será a vez do itabunense David Nascimento, do time de Carlinhos Brown, subir ao palco. Além de David e Edson, a cantora Jamille Alves também representa o sul da Bahia nesta edição do programa. Na estreia, a ilhenense brilhou cantando Joga Fora e, assim como o itabunense, escolheu Brown como técnico.

Veja como foi a apresentação de Edson Carlos.

“DE FÉRIAS COM O EX”, DA MTV, GRAVA 3ª TEMPORADA EM ILHÉUS, ITACARÉ E SERRA GRANDE

Reality será gravado na Costa do Cacau e vai ao ar em setembro || Reprodução

O reality show mais polêmico e amado entre o público jovem grava a terceira temporada em Ilhéus, Serra Grande (Uruçuca) e Itacaré nos próximos dias. De casa nova, o De Férias com o Ex tem estreia prevista para setembro, na MTV e MTV Play. A nova temporada terá 12 episódios.

A maior temporada de todas, promete a MTV, vai contar com episódios inéditos, quentes e explosivos. Em De Férias com o Ex Brasil, dez solteiros vão passar férias em um paraíso tropical e ficarão confinados em uma mansão. Mas o sonho pode se transformar em pesadelo, quando os ex-companheiros começam a assombrar os dias e noites dos participantes do reality. Cada ex está lá “por vingança ou para reacender a chama do amor”.

A primeira e segunda temporada foram filmadas na Praia da Pipa, no litoral potiguar. O reality show brasileiro é coproduzido pela Floresta Produções e exibido pela MTV. É a versão brasileira do formato original britânico Ex on the Beach.

As gravações já começaram. O programa mostrará importantes pontos turísticos, praias paradisíacas e a famosa Lagoa Encantada de Ilhéus, além de principais points de Itacaré e Serra Grande.

PREFEITURA DE ITABUNA CONFIRMA APOIO AO MUTIRÃO DO DIABETES 2018

Rafael Andrade, criador do mutirão, com o prefeito Fernando Gomes e o secretário Isaac Nery

A Prefeitura de Itabuna confirmou apoio à 14ª edição do Novembro Azul, que, além do Mutirão do Diabetes, envolve a Pedalada Azul e iluminação de espaços públicos com a cor da campanha de prevenção ao diabetes. O município também cederá infraestrutura para o mutirão e profissionais de saúde, além do engajamento da rede básica na campanha, com atendimento multidisciplinar aos pacientes com diabetes.

O apoio foi confirmado pelo prefeito Fernando Gomes e pelo secretário de Saúde de Itabuna, Isaac Nery. “O Mutirão do Diabetes é uma campanha que mobiliza toda a cidade, daí a importância de apoiar esse evento de grande alcance social, que orgulha Itabuna e o seu povo”, afirmou Isaac.”Esse é um evento muito importante pra Itabuna e está entre nossas prioridades”, disse o prefeito.

O médico Rafael Andrade, idealizador e coordenador do Mutirão, afirmou que a Prefeitura de Itabuna é uma parceira importante, contribuindo para ampliar as ações de prevenção e tratamento da doença, atendendo milhares de pessoas”. Neste ano, o mutirão, criado pelo Hospital de Olhos Beira Rio,  será realizado no dia 10 de novembro.

CÂMARA APROVA FUNDO DE EDUCAÇÃO EM ITABUNA

Criação de Fundo da Educação foi aprovada por 17 votos || Foto Pedro Augusto

A criação do Fundo Municipal de Educação de Itabuna foi aprovada pela Câmara de Vereadores em sessão plenária nesta quarta-feira (8). A proposta do Poder Executivo teve 17 votos favoráveis. A aprovação seguiu o parecer do vereador Babá Cearense (PHS), que teve relatório aprovado por unanimidade na semana passada.

A aprovação só foi concedida após análise e sugestões do Conselho Municipal de Educação que foram transformadas em emendas. O Fundo Municipal de Educação deve captar e aplicar recursos financeiros na política educacional pública e deve cumprir os objetivos do Conselho Municipal de Educação.

O projeto de lei aprovado determina a transparência, pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a fim de facilitar o controle social e a avaliação de resultados e terá um Conselho de Acompanhamento que enviará parecer mensal à Comissão de Educação do Legislativo.

Nesta quinta (9), a Câmara realizará sessão das Comissões Técnicas, às 14h30min, na sala Filemon de Souza Brandão. Após isso, haverá sessão ordinária no Plenário Raymundo Lima.

VEREADORES APROVAM PROJETO QUE REDUZ TAXA DE ESGOTO EM CANAVIEIRAS

Vitor Fábio critica Embasa durante sessão

A Câmara de Vereadores de Canavieiras aprovou, na sessão desta terça-feira (7), em primeira votação, da redução da taxa de esgoto, de 80% sobre o valor do consumo de água, cobrada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). O projeto, de autoria do vereador Cleonildo Tibúrcio, teve como relator o vereador Ricardo Dantas, reduziu o percentual de 80% para até 40%, e foi aprovado por unanimidade. A segunda e última votação ocorrerá na sessão da próxima semana, informa o Cia da Notícia.

Durante a discussão do projeto, o vereador professor Vitor Fábio criticou os reajustes aplicados sobre as contas de consumo, a partir de junho de 2017, que não se limitaram ao reajuste de cerca de 8%, mas, também reduzindo a quantidade do consumo mínimo (tabela tarifária) de 10m3 para apenas 6m3. Com isso, segundo o vereador, foram aplicados dois reajustes, sendo que a diminuição da tabela tarifária sequer foi informada aos consumidores, em total confronto à legislação brasileira, que prevê informação prévia sobre os aumentos dos preços.

Indignados com os aumentos efetuados pela Embasa, a sociedade canavieirense se mobilizou e apresentou à Câmara Municipal um documento com mais de 8 mil assinaturas, reivindicando uma mudança na composição dos preços praticados em empresa, notadamente quanto à cobrança da tarifa de esgotos. Inicialmente, foi realizada uma audiência pública, com o relato dos problemas, o que culminou com a proposição de um projeto de lei, já que o município é a autoridade concedente do serviço de saneamento (água tratada e esgotamento sanitário). :: LEIA MAIS »

“BALADA DO ANO”: TARIK CLUB SPECIAL PROMETE MISTURA DE RITMOS E SONS

Tarik Club em edição especial vai rolar no dia 17

A nova edição do Tarik Club, no dia 17, terá todos os ritmos e sons. A promessa dos organizadores é de evento com atrações conhecidas do público. “Muitas novidades estão sendo preparadas, a começar pelas atrações, que levarão a turma do baile funk à balada sertaneja. Todas divulgadas a partir desta semana”, comenta o publicitário Edinho Filho, da JEL Entretenimento.

A festa será realizada no Tarik Hotel, na Beira-Rio. “Buscamos proporcionar o melhor dos nossos serviços também aos eventos. Um bar diferenciado, que inclui os drinks preferidos da mulherada, lounges confortáveis, iluminação cênica e muitas surpresas estão sendo preparadas”, comenta Tarik Vervloet Fontes, empresário e sócio do evento.

A publicitária e promoter Manuela Berbert passa a integrar a organização do Tarik Club. “Entrei para o time de uma das marcas mais conceituadas na cidade, que é o Tarik Club, não somente como promoter, mas também como empresária de artistas, um novo caminho que já vinha desenhando para a minha empresa”, disse ela, prometendo uma grande revelação regional para o Tarik Club Special. O primeiro lote de ingressos já está disponível na Cadê Ingressos (Praça Camacã, Itabuna) e no Stand do Karioca (Ilhéus).

ZONA AZUL: DOM PARKING SUSPENDE COBRANÇA E DEMITE TRABALHADORES, APÓS DECISÃO JUDICIAL

Cobrança de Zona Azul em Itabuna está novamente suspensa

A Dom Parking deixou de cobrar pelo estacionamento em vagas do sistema Zona Azul em Itabuna desde ontem (7), após ser notificada de decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que suspendia o serviço. O contrato da empresa com a Prefeitura de Itabuna foi rompido em maio passado, por decreto. A Dom Parking retomou a cobrança ainda em maio, por meio de liminar obtida em primeira instância.

O TJ baiano derrubou a liminar (relembre aqui). A empresa foi notificada em 31 de julho, porém manteve a cobrança até o final da semana passada, quando a Prefeitura de Itabuna decidiu agir contra a empresa por desrespeito a decisão do TJ-BA.

A Dom Parking decidiu recorrer, para o qual terá prazo de 15 dias após publicação da decisão. Dos quase 100 monitores, 20 foram demitidos e o restante recebeu férias coletivas, no aguardo do julgamento do mérito por parte da corte baiana.

RECEITA FEDERAL ALERTA PARA O “GOLPE DO AMOR”, COM FALSO ENVIO DE PRESENTES

Golpe do Amor é aplicado pela internet com uso de perfis falsos, segundo especialistas || iStock

Golpistas estão se aproveitando da fragilidade emocional de vítimas para extraírem dinheiro usando o nome do Fisco. A Alfândega da Receita Federal no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) está recebendo diariamente cerca de dez ligações telefônicas de contribuintes querendo confirmar a veracidade de instruções para depositarem dinheiro em contas de pessoas físicas para liberarem encomendas ou valores supostamente retidos. A modalidade de extorsão é conhecida como “golpe do amor”.

Segundo a Receita, os estelionatários criam perfis falsos nas redes sociais, geralmente se passando por estrangeiros em boas condições financeiras, para envolverem-se emocionalmente com as vítimas. Depois de declararem-se apaixonados, manifestam intenção de casamento e dizem enviar presentes como roupas, acessórios, joias e até documentos para um suposto noivado.

Para darem veracidade ao envio, os golpistas chegam a criar sites falsos de empresas de remessas, inclusive com falso rastreamento de encomenda. Eles alegam, então, que os bens foram apreendidos pela alfândega e fornecem o número de uma conta corrente de pessoa física, que pertenceria a algum “agente” da Receita, para a liberação. Se a vítima faz o depósito, a quadrilha alega outro empecilho e pede mais dinheiro.

ORIENTAÇÕES

A Receita esclarece que não exige qualquer pagamento em espécie nem depósito em conta-corrente. Segundo o Fisco, todos os tributos aduaneiros são recolhidos somente por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). O órgão orienta ainda os contribuintes a consultar se a empresa de remessa está habilitada no Brasil, na página da Receita na internet.

Em caso de dúvidas, o contribuinte pode contatar as unidades de atendimento da Receita Federal. A relação também está disponível na internet. Caso a pessoa suspeite estar sendo vítima de fraude, deve registrar ocorrência numa delegacia policial especializada. Da Agência Brasil.

APLICATIVO EM ILHÉUS MOSTRA QUANDO ÔNIBUS VAI CHEGAR AO PONTO

Aplicativo ameniza a dor da espera em pontos de ônibus em Ilhéus

Do Agravo

O usuário do transporte público coletivo, em Ilhéus, pode contar com um aplicativo que mostra o tempo estimado de chegada de ônibus num ponto escolhido, além dos itinerários de cada linha. O CittaMobi é gratuito e está disponível para download neste link (clique).

Após a instalação, o aplicativo solicita que o usuário ative a sua localização. É com base nisso que são mostradas no mapa da cidade as paradas de ônibus mais próximas de onde se encontra o aparelho. Para funcionar corretamente, também é preciso que se tenha conexão com a internet.

O aplicativo mostra ainda a localização atual do ônibus selecionado e se o veículo possui elevador para cadeirante. Para isso, foi necessário a implantação de pequenos transmissores em cada veículo.

Apesar da Cittamobi já ser contratada pela Atranspi (Associação das Empresas de Transporte de Ilhéus) e disponibilizar um painel de chegada e partida no Terminal Urbano, a novidade para os smartphones ainda não foi anunciada oficialmente.

ITAPÉ: ENTIDADES COBRAM RECONSTRUÇÃO DA BA-120, AFETADA PELA BARRAGEM DO COLÔNIA

Representantes de clubes de serviço e lojas maçônicas cobram recuperação da BA-120

Nove entidades civis de Itabuna reivindicaram do governador Rui Costa o imediato início das obras de reconstrução e remanejamento do traçado da BA-120, que liga os municípios de Itapé e Itaju do Colônia. Após a inauguração da Barragem do Colônia e da formação do espelho d´água, centenas de moradores da localidade e produtores agropecuários foram afetados com o alagamento no trecho de 23 quilômetros da estrada original que liga os dois municípios.

No último final de semana, os representantes das lojas maçônicas Areópago Itabunense, Acácia Grapiúna, Areópago Grapiúna, Construtora do Templo e a 28 de Julho, além do Rotary Club de Itabuna, Rotary Club Itabuna Sul, Lions Clube Itabuna Sul e Lions Clube Itabuna Centro entregaram carta ao governador cobrando urgência na obra. A recuperação do trecho afetado pela Barragem está prevista na obra, além de remanejamento de toda a rede elétrica.

As comunidades e propriedades rurais mais prejudicadas são, conforme o documento, as localizadas na Zona do Paredão e  na Água Preta. Dentre os prejuízos enumerados pelos clubes de serviço e lojas maçônicas, estão a impossibilidade de escoar a produção, falta de acesso às escolas, postos e mercados locais, além de estarem impedidos de reabastecerem as propriedades com insumos, o que afeta a produção agropecuária e afeta a economia dos dois municípios.

ANVISA PROÍBE VENDA DE GEL DE ARNICA, SEBO DE CARNEIRO E DOUTORZINHO

Gel de Arnica está entre produtos com venda proibida || Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, a distribuição, a divulgação, a comercialização e o uso dos produtos cosméticos Gel Suavizante de Arnica 100g; gel para dores em geral Tarja Preta; Sebo de Carneiro Extra e Doutorzinho 250g, fabricados pela Cristóvão Silvestre dos Santos, que usa como nome fantasia Cri Cosméticos, por falta de autorização para funcionamento. A empresa tem sede em Arapiraca (AL).

Segundo o órgão, a medida de interesse sanitário é válida para todo o território nacional. Por causa disso, as unidades disponíveis nos pontos de venda devem ser apreendidas, segundo o Extra.

Segundo informações da Cri Cosméticos, o Gel Suavizante de Arnica seria indicado para câimbras, cólica menstrual e renal, dor de cabeça e garganta, além de dores musculares, reumáticas, estrias até celulite, além de torções, hérnias, sinusite e picadas de insetos.

O Sebo Carneiro Extra é usado para alívio das sensações de fadiga corporal, por meio da massagem. O Doutorzinho também é popularmente utilizado para alivio de dores musculares e cansaço.

FERNANDA BRUM E ANA NÓBREGA NO CONGRESSO DE MULHERES EM ITABUNA

Fernanda Brum e Ana Nóbrega participam do Congresso de Mulheres em Itabuna

Duas das maiores cantoras do gospel brasileiro, Fernanda Brum e Ana Nóbrega estão confirmadas na edição 2018 do Congresso de Mulheres de Itabuna. O evento começa na próxima sexta (3), no Terceira Via Hall, na Avenida J.S. Pinheiro.

Além de Fernanda Brum e Ana Nóbrega, o 9º Congresso de Mulheres terá também Midian Lima, Mércia Reis e Luciano Reis. O evento começa na quinta e será encerrado no sábado (5). As inscrições podem ser feitas no site do evento (veja aqui).

ECLIPSE TOTAL DA LUA OCORRE HOJE; VEJA DICAS PARA ACOMPANHAR E FOTOGRAFAR

Eclipse lunar poderá ser visto já a partir do final da tarde de hoje || Foto Marcello Casal Jr/AB

Hoje (27) os olhos do mundo inteiro estarão voltados para o céu. No fim do dia, terá início o maior eclipse lunar já registrado neste século. Este tipo de fenômeno ocorre quando o sol, a Terra e a lua ficam alinhados nesta ordem e o planeta faz sombra sobre a última, diminuindo ou até mesmo impedindo a iluminação do corpo. Brasileiros se organizam para contemplar o evento, que deve durar pouco menos de duas horas.

Um atrativo será a iluminação por um efeito laranja avermelhado na lua, que ganhou o nome de “Lua de Sangue”. A razão das cores é a atmosfera terrestre. “O vermelho depende da quantidade de poluição suspensa na atmosfera, que pode ser partícula de pó lançada por vulcões. Quando atividade vulcânica aumenta, ela fica mais vermelha. Quando isso não acontece, ela continua no tom mais alaranjado”, explica o tecnologista da Agência Espacial Brasileira, Ademir Xavier.

O espetáculo atrai atenções de diversas pessoas, desde aquelas envolvidas com astronomia até cidadãos curiosos com o fenômeno. Um primeiro aspecto que merece atenção para quem quer acompanhar são os horários. Como o eclipse ocorrerá no fim da tarde, ele terá características especiais diferentes daqueles na parte da noite.

HORÁRIOS

A lua nascerá em horários diferentes nas cidades brasileiras, começando no litoral. Segundo a Sociedade Astronômica Brasileira, entre as capitais a primeira deve ser Recife (17h15min), seguida por Vitória (17h18min), Natal (17h19min), Salvador (17h22min), Rio de Janeiro (17h26min) e Belo Horizonte (17h34min). A visibilidade total se dará em apenas parte do país, nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.  :: LEIA MAIS »

PREFEITURA DE ILHÉUS ABRE 26 VAGAS PARA MÉDICO; SALÁRIO PODE CHEGAR A R$ 8 MIL

A Prefeitura de Ilhéus abriu processo seletivo para a contratação temporária de 26 médicos para unidades de Pronto Atendimento da Conquista e da Zona Sul. O salário varia de R$ 4,2 mil a R$ 8 mil, de acordo com o edital.

As inscrições serão abertas na próxima segunda (30) e vão até dia 3 de agosto, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria de Saúde de Ilhéus, na Avenida Lomanto Júnior, 50, no Pontal.

Segundo o edital, são 14 vagas para médico emergencista, 5 para médico socorrista, 5 para clínico geral, um endocrinologista e um angiologista.

camara itabuna






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia