WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
cenoe





outubro 2018
D S T Q Q S S
« set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

editorias






:: ‘Geral’

SEMINÁRIO DE GEOGRAFIA NA UESC DEBATE PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL

O papel do geógrafo e do poder público no planejamento urbano e regional será debatido, nesta terça (23), pelo professor Jânio Laurentino de Jesus na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Laurentino participará de mesa-redonda com os convidados Maria do Socorro Mendonça, do Instituto Nossa Ilhéus, e o vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, às 10h, no Auditório Jorge Amado, no campus da universidade. A discussão integra o II Seminário de Planejamento Urbano e Regional da Uesc.

O seminário é promovido pelos discentes do 8º semestre do Curso de Geografia da Uesc e discutirá questões como moradia e a influência dos projetos urbanos na região.

A inscrição no seminário é gratuita e pode ser feita pela internet (clique aqui para inscrição).

MORRE O EMPRESÁRIO “MARINO DA ITAFRIO”

Marino, da Itafrio, faleceu na tarde deste domingo

O empresário Marino Moura, de 73 anos, morreu na tarde deste domingo (21). “Marino da Itafrio” ele faleceu em casa. O empresário era bastante conhecido em Itabuna, onde, além de negócio na área de refrigeração, participava de ações sociais e era reconhecido pela facilidade em fazer e preservar amigos.

O corpo do empresário está sendo velado no SAF, na Rua Juca Leão, Centro Comercial, em frente ao Grapiúna Tênis Clube. O enterro está marcado para as 16h desta segunda-feira (22), no Cemitério Parque Itabuna, Parque Verde, no Semianel Rodoviário de Itabuna, próximo à sede regional da Coelba.

SEGUNDA É FERIADO DO COMERCIÁRIO EM 3 MUNICÍPIOS SUL-BAIANOS

Apenas restaurantes e lanchonetes do Shopping abrem nesta segunda

A segunda-feira (22) será Feriado do Comerciário em, ao menos, três municípios sul-baianos. Principal polo comercial do sul da Bahia, Itabuna está na lista. Após acordo de comerciários e lojistas, o prefeito Fernando Gomes baixou decreto antecipando o feriado do dia 30 para dia 22 de outubro.

Também será feriado no município de Ubaitaba nesta segunda. Na semana passada, a prefeita Suka Carneiro decretou a antecipação. Somente serviços considerados essenciais funcionarão tanto em Itabuna como em Ubaitaba. O mesmo ocorrerá em Buerarema. O prefeito Vinícius de Orlando atendeu a pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local.

Em Itabuna, além de lojas, bancos e repartições municipais, o feriado também atinge serviços oferecidos no Shopping Jequitibá. Nesta segunda, apenas restaurantes e lanchonetes abrem no centro de compras itabunense.

MINISTRO DA EDUCAÇÃO INAUGURA AMPLIAÇÃO DO CAMPUS DO IFBA EM UBAITABA

Campus avançado do IFBA em Ubaitaba, no sul da Bahia || Foto Aleiton Oliveira

O ministro da Educação, Rossieli Soares, inaugura nesta segunda-feira (22), às 16 horas, em Ubaitaba, as obras de ampliação do campus avançado do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia da Bahia (IFBA), onde foram investidos cerca de R$ 1,4 milhão. A unidade funciona na Rua Juca Magalhães, Centro.

Ele será recebido pelo vice-governador João Leão, pelo reitor pro tempore do IFBA, Renato da Anunciação Filho, pelo diretor pro tempore do campus avançado de Ubaitaba, Esaú Francisco Sena Santos, e pela prefeita Suely Carneiro e outras autoridades.

O IFBA possui mais de 18,8 mil estudantes e conta com 21 campi no estado, um campus avançado em Ubaitaba, um núcleo avançado em Salinas da Margarida e um polo de inovação em Salvador. São oferecidos cursos técnicos profissionalizantes, superiores e pós-graduação. O Instituto conta ainda com programas de extensão como o ITCP (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares), Mulheres Mil e Pronatec.

OPERADORAS ADIANTAM RELÓGIOS EM UMA HORA E PROVOCAM CONFUSÃO

À meia-noite deste domingo (21) clientes das operadoras foram surpreendidos com o horário de celulares e computadores adiantados em uma hora. Nas redes sociais os internautas não perdoaram o erro e as operadoras foram alvos de reclamações e piadas. No Twitter, o “horário de verão antecipado” está entre os assuntos mais comentados.

Mesmo com a adiamento do horário de verão definido ainda no final do ano passado, a programação automática das operadoras de telefonia não foi corrigida. A mudança do início do horário de verão, para o dia 4 de novembro, foi feita pelo presidente Michel Temer a pedido do ministro Gilmar Mendes, então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Temer assinou um decreto para reduzir o período com o objetivo de evitar conflitos com as eleições. É que se o novo horário já estivesse em vigor, no domingo que vem, quando os brasileiros voltam as urnas para o segundo turno da eleição presidencial e para governador em 13 estados e no Distrito Federal, a diferença de fuso horário no Acre em relação à Brasília, por exemplo, seria de três horas.

Até o fechamento dessa reportagem as operadoras ainda não haviam explicado o motivo da alteração no horário.

MAIS CONFUSÃO

Na semana passada o mesmo problema ocorreu em aparelhos de clientes da operadora Tim. A empresa reconheceu que um problema de sistema fez com que alguns modelos de smartphones tivessem o relógio adiantado. Na nota, a Tim disse lamentou o ocorrido e pediu desculpas aos clientes pelo inconveniente.

Como a nova data de início do horário de verão coincidirá com o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Planalto também chegou a anunciar o início para o dia 18 de novembro, mas logo voltou atrás. De acordo com a Casa Civil da Presidência, o decreto que faria a alteração não foi publicado no Diário Oficial da União.

UBAITABA ANTECIPA FERIADO DO COMERCIÁRIO PARA DIA 22

Ubaitaba antecipa Feriado dos Comerciários para esta segunda (22)

A Prefeitura de Ubaitaba, por meio do Decreto nº 052/2018, publicado no Diário Oficial, antecipou do dia 30 para 22 de outubro o feriado do Dia do Comerciário. A medida atende ao pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

A antecipação alcança todas as repartições públicas municipais da Administração Direta, exceto os serviços responsáveis pela limpeza pública, bem como aqueles que funcionem em regime de plantão e/ou emergenciais, sendo atividades que não podem sofrer interrupção. Por isso, o comércio ficará fechado na segunda-feira (22).

SAC NÃO ABRIRÁ NA PRÓXIMA SEGUNDA EM ITABUNA E OUTROS 4 MUNICÍPIOS

SAC de Itabuna não funcionará nesta segunda

As unidades do SAC de Itabuna, Camaçari, Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho não abrirão na próxima segunda-feira (22) devido à antecipação do Dia dos Comerciários nestes cinco municípios baianos. As demais unidades funcionarão normalmente, de acordo com a Secretaria de Administração da Bahia.

As unidades retomarão o atendimento na terça-feira (23). Para mais informações sobre as unidades, horários de funcionamento e toda a documentação necessária para os serviços na Rede SAC, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) disponibiliza o Portal SAC (www.sac.ba.gov.br), a plataforma de serviços SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) e a central telefônica 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).

ITABUNA: LOJAS E SUPERMERCADOS FECHAM NA PRÓXIMA SEGUNDA (22)

Lojas e supermercados fecham na antecipação do Dia dos Comerciários em Itabuna

O Sindicato dos Comerciários de Itabuna informa que comércio de Itabuna não funcionará nesta segunda-feira (22), feriado antecipado do Dia do Comerciário, inclusive as lojas do shopping e supermercados, conforme Convenções Coletivas de Trabalho em vigor. A antecipação do feriado dos comerciários foi decretada pelo prefeito Fernando Gomes.

Na segunda (22), o Sindicato promove o tradicional Torneio Caixeiral, no Recanto dos Comerciários (Bairro Conceição). Além do torneio, haverá apresentação da cantora Alice Kalil. “Aproveitamos para convidar todos os comerciários e comerciárias de Itabuna a curtir um dia de esporte e lazer conosco”, conclama Gilson Costa, diretor do Sindicato dos Comerciários de Itabuna.

ITABUNA: PROJETO DE ALUNOS DO CIOMF É SELECIONADO EM OLIMPÍADA DA FIOCRUZ

Colégio Ciomf, de Itabuna, teve projeto de estudantes selecionado pela Fiocruz || Foto Pimenta

Cinco projetos desenvolvidos em unidades da rede estadual de ensino estão entre os 35 trabalhos selecionados na etapa regional da 9ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), promovida pela Fiocruz. Em todo o Brasil, foram inscritos 1.228 trabalhos nas categorias Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências. A relação dos projetos selecionados foi divulgada nesta terça-feira (16).

Estudantes do Ensino Fundamental do Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (Ciomf), em Itabuna, desenvolveram um trabalho de conscientização da comunidade escolar e do entorno da unidade. O projeto “Homem x Água. Atitudes negativas e corretivas: CIOMF cuidando das águas” levou os estudantes para as feiras livres da cidade para levar informação sobre desperdício e contaminação das águas.

A estudante Jhuly Borges Oliveira, 12, do 7º ano do Ensino Fundamental, aponta benefícios do projeto. “Aprendi durante todo o processo com meus colegas e com a comunidade que devemos colaborar com o nosso planeta. A água é a nossa vida”, concluiu a estudante. O projeto teve a orientação da professora Gracileide Silva Guimarães Sousa.

A professora Karine Brandão, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), de Vitória da Conquista, desenvolveu, com estudantes do Ensino Médio, o projeto “Árvore Digital do Centro Juvenil de Ciência e Cultura”. “Fizemos um estudo das árvores localizadas no terreno da escola e colocamos QRCode em cada uma para que a comunidade escolar acesse, do celular, informações e curiosidades sobre elas”, afirmou a professora, que pretende ampliar o projeto para as outras escolas da Rede Estadual em Vitória da Conquista. O trabalho foi selecionado na categoria Produção de Textos. :: LEIA MAIS »

MP RECOMENDA MAIOR RIGOR EM FISCALIZAÇÃO DE EVENTOS NA CONCHA ACÚSTICA DE ILHÉUS

Atendendo recomendação da 11ª Promotoria de Justiça de Ilhéus, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), adotará medidas mais rígidas para shows realizados nos espaços culturais de responsabilidade da Secult, notadamente na Concha Acústica. “Agora, o produtor de eventos também terá que comprovar a capacidade de realização do show e encerrar no horário determinado, sob pena de recebimento de multas e de outras sanções cabíveis”, alerta o secretário municipal da Cultura, Pawlo Cidade.

O secretário destaca que o produtor de eventos só pode divulgar o show depois de assinar o contrato e com toda a documentação encaminhada para a autorização dos demais órgãos de fiscalização, sobretudo a Superintendência Municipal de Meio Ambiente. “A não apresentação dos documentos exigidos tornará o contrato com a Secult inválido”.

Também alerta que, em caso de desistência ou cancelamento do evento, não haverá devolução do valor pago pela taxa de ocupação. A documentação deve ser apresentada 15 dias antes para análise, conforme estabelece o artigo 2º do decreto municipal número 006/2008”, lembra.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

Segundo Pawlo Cidade, é preciso também apresentar o certificado de segurança aprovado pela Polícia Federal, auto de vistoria emitido pelo Corpo de Bombeiros, comprovante do depósito da taxa de ocupação no Fundo Municipal de Cultura, identificado, Documento de Arrecadação Tributária (Dam) autenticado expedido pela Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Ilhéus, além de cópias de ofícios protocolados, carimbados e com ciência das polícias Civil e Militar e do Juizado da Infância e Adolescência.

Outras exigências são a autorização ambiental da Superintendência de Meio Ambiente, comprovante de quitação junto ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), quando for o caso, demais órgãos de arrecadação de direitos autorais. “DAE, Ecad, Sociedade Brasileira de Autores e Artistas de Teatro (SBAT), Juizado de Menores, Surespol, OMB, sindicato e outras legalmente impostas, planta baixa da área a ser utilizada pelo evento com indicação (quando for o caso) de bares, número de sanitários químicos, house mix, tendas, camarotes e demais espaços, assim como a planta acompanhada de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) também são solicitadas”, ressalta. :: LEIA MAIS »

ESTUDANTE DA UESC MORRE EM ACIDENTE NA RODOVIA ILHÉUS-ITABUNA

Jackson Júnior faleceu em acidente na Ilhéus-Itabuna || Reprodução

Um grave acidente tirou a vida de um estudante de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), por volta das 2h da madrugada deste domingo (14), na rodovia Ilhéus-Itabuna.

Jackson Júnior, de 21 anos, estava pilotando a sua motocicleta, quando, nas imediações da entrada do bairro Teotônio Vilela, atropelou um cavalo, perdeu o controle do veículo e caiu, vindo a óbito na hora.

O animal apareceu repentinamente na pista e foi a causa do acidente que matou Jackson. O joven residia no Condomínio Morada do Porto, Banco da Vitória. Em dias de folga, Jackson trabalhava como motoboy em frente ao Hospital Costa do Cacau. Com informações do Ilhéus em Resumo.

CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E GEOGRAFIA DA UESC OBTÊM NOTA MÁXIMA NO ENADE

Cursos de Engenharia Civil e Geografia obtêm conceito máximo no Enade 2017

Adélia: políticas institucionais e de gestão

Os cursos de Engenharia Civil (bacharelado) e Geografia (licenciatura) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) atingiram o conceito 5, nota máxima na escala de avaliação do Enade, que vai de 1 a 5, e se destacaram entre similares na Região Nordeste.

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 foram apresentados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), juntamente com um perfil dos participantes da edição.

Na Uesc, além dos destaques de Engenharia Civil e Geografia, outros cursos também alcançaram boa avaliação: Letras, Física, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Química (bacharelados); e Química, Pedagogia, Educação Física, Ciências Sociais (licenciaturas) ficaram com o conceito 4.

Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), juntamente com História (licenciatura), Geografia, Engenharia Mecânica e Engenharia da Produção (bacharelados) obtiveram conceito 3. Com o conceito 2 estão os cursos de Filosofia, Física, (licenciatura) e Química (bacharelado). Matemática (bacharelado) obteve conceito 1.

O Conceito Enade e o IDD são dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior calculados anualmente pelo Inep, a partir da combinação do resultado do Exame com outras bases de dados. Enquanto o Conceito Enade é um indicador calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação, o IDD busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem.

Para a reitora da Uesc, Adélia Pinheiro, o bom desempenho alcançado pelos cursos avaliados em 2017 decorre de políticas institucionais e de gestão da Universidade; da competência e compromisso do corpo funcional, docentes e técnicos, e da dedicação e protagonismo dos estudantes, resultando em processos formativos de qualidade.

CARRO INVADE SUPERMERCADO E DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS

Motorista perdeu controle e carro invadiu supermercado || Imagem Ubaitaba.com

Clientes e funcionários do Supermercado Smart em Ubaitaba tomaram um grande susto na tarde de quarta-feira (10), quando a motorista Selma Farias perdeu o controle do veículo, que bateu em outro carro e invadiu o supermercado. Duas pessoas foram atingidas, mas, atendidas no hospital municipal, passam bem, de acordo com o site Ubaitaba.com.

Selma estava saindo do estabelecimento, porém se confundiu ao tentar engatar a marcha à ré. Acabou engatando a primeira e o veículo, um Fiat Pálio, atingiu um Volkswagen Voyage. Ao tentar parar o carro, acabou acelerando e foi parar dentro do supermercado.

O proprietário do Supermercado, Joanilson Barbosa, disse que o estabelecimento não estava cheio na hora do acidente, evitando algo mais grave. Motorista, dono do estabelecimento e vítimas entraram em acordo.

Acidente atraiu multidão de curiosos ao supermercado || Imagem Ubaitaba.com

PESQUISA DESCOBRE MECANISMO USADO POR FUNGO CAUSADOR DA VASSOURA-DE-BRUXA

Equipe da LGE pesquisa as causas da vassoura-de-bruxa há 20 anos || Antonio Scarpinetti

Manuel Alves Filho || JUnicamp

No final da década de 1980, o Brasil era o segundo maior produtor mundial de cacau. O país colhia cerca de 400 mil toneladas do fruto ao ano. O excelente desempenho da cacauicultura brasileira, porém, foi duramente afetado nos anos seguintes por causa da ação de uma doença denominada vassoura-de-bruxa, causada pelo fungo de nome Moniliophtora perniciosa, que devastou inúmeras plantações. Atualmente, a safra nacional do produto gira em torno de 180 mil toneladas anuais, sendo que chegou a 120 mil toneladas no final dos anos 1990.

Desde que a vassoura-de-bruxa foi identificada, pesquisadores do Laboratório de Genômica e Expressão (LGE) do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp vêm desenvolvendo diversos estudos para tentar descobrir como o fungo atua, com o objetivo de combatê-lo. Recentemente, os cientistas deram um importante passo nessa direção. Eles descobriram um mecanismo usado pelo micro-organismo para “driblar” o sistema imune de planta, e assim infectá-la. O trabalho rendeu artigo que acaba de ser publicado pela prestigiada revista Current Biology, um selo da editora Cell Press da Elsevier.

De acordo com o professor Gonçalo Amarante Guimarães Pereira, coordenador do LGE, a descoberta é resultado de quase 20 anos de pesquisas e da dedicação de centenas de alunos ao longo desse período, desde a iniciação científica até o pós-doutorado. “Tivemos um grande sucesso nessa empreitada. Descrevemos a vassoura-de-bruxa em detalhes e identificamos as vias metabólicas envolvidas na estratégia de ação do fungo. Também desenvolvemos métodos de manejo das plantas, em parceria com os produtores. Apesar desses avanços, ainda não conseguimos chegar a um produto ou processo que possa eliminar o micro-organismo. A partir de agora, com a identificação do mecanismo de ação do patógeno, estou convencido de que poderemos obter novos progressos”, considera o docente.

O que os pesquisadores do LGE descobriram é que o Moniliophtora perniciosa é bastante astuto e insidioso. Ele se vale de uma estratégia incomum para enganar o sistema imune da planta, como explica o biólogo Paulo José Pereira Lima Teixeira, que pesquisou o assunto em sua tese de doutorado. Atualmente, ele é pesquisador do Howard Hughes Medical Institute (HHMI), da Universidade da Carolina do Norte (EUA), e no próximo ano vai assumir a posição de professor assistente na ESALQ-USP. Dito de maneira simplificada, o mecanismo de ação do fungo funciona da seguinte forma. Micro-organismo e a planta estabelecem o que os especialistas qualificam de “frente de batalha”. :: LEIA MAIS »

POLÍCIA APREENDE CAMINHÃO COM 3 TONELADAS DE MACONHA A CAMINHO DE FEIRA DE SANTANA

Caminhão com 3 toneladas de maconha foi apreendido na BR-116

A Secretaria da Segurança Pública e as polícias Federal e Rodoviária Federal interceptaram, na noite de segunda-feira (8), cerca de 3 toneladas de maconha que seriam entregues, na Bahia. Carga avaliada em R$ 45 milhões saiu do Mato Grosso do Sul com destino ao município de Feira de Santana.

Por meio de ações de inteligência, as equipes monitoravam a droga que estava escondida dentro de um caminhão com carga de milho. O veículo foi seguido e abordado, no posto da PRF, na BR-116. Após buscas, a droga foi localizada.

O motorista do caminhão, preso em flagrante, contou que a maconha seria entregue a um traficante de Feira de Santana. O caso foi registrado, na PF.

Participaram do flagrante guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte, das Rondas Especiais (Rondesp) Leste, da PF e PRF.

ELEIÇÕES 2018: APLICATIVO E SITE FACILITAM CONSULTA A LOCAL DE VOTAÇÃO

Consulta é feita apenas com nome, data de nascimento e nome da mãe

Se o eleitor ainda está em dúvida sobre o local de votação, a consulta pode ser feita sem precisar do número do título. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza um serviço em seu site para que o votante possa checar local da seção inserindo apenas o nome, data de nascimento e o nome da mãe.

A consulta pode ser feita no espaço “Serviços ao eleitor”, no canto superior esquerdo do site do TSE, onde também são oferecidos, além da consulta, espaço para emitir certidão de quitação e situação eleitorais e validação de documentos. Para consultar local de seção, basta clicar em “Local de Votação” no site (veja aqui) e informar nome ou número do título, data de nascimento e nome da mãe.

Além do site do TSE ou do Tribunal Regional Eleitoral do seu estado, a consulta em celulares Android ou Iphone pode ser feita por meio do aplicativo e-TÍtulo, que, porém exige número do título. Mesmo o eleitor que não fez cadastramento biométrico pode baixar o aplicativo em seu celular.

VOTAÇÃO VAI DAS 8H ÀS 17H

A votação no próximo domingo (7) começa às 8h e será encerrada às 17h, horário local. Se na hora de votar, o eleitor não estiver com o título em mãos, basta apresentar documento oficial com foto, a exemplo da carteira de identidade, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (motorista e motociclista) ou passaporte. Mas, independente de estar ou não com o título, é necessário apresentar documento com foto.

EMPRESÁRIOS, ADVOGADOS E DEPUTADOS SÃO MAIORIA ENTRE CANDIDATOS EM 2018

Definir o perfil da sociedade brasileira a partir das ocupações dos candidatos nestas eleições pode ser mais complexo do que se imagina. Em meio às 29.090 candidaturas (para todos os cargos) apresentadas nestas eleições, há um astrólogo, dois bailarinos, oito artistas de circo, nove catadores de recicláveis, 20 ambulantes e feirantes, além de 24 empregados domésticos, 47 artesãos e 110 religiosos.

Mas a maioria dos nomes postos é formada por empresários e advogados, assim como homens e mulheres que simplesmente se declaram “deputados”, sem especificar formação nem atividades profissionais. São 2.820 empresários, 1.719 advogados e 1.097 que se autodenominam “deputado”.

O professor de ciência política Antônio Testa, da Universidade de Brasília, observou que mudou bastante o perfil dos candidatos, aumentando o número de empresários e advogados. “A partir das eleições de 2010, houve um acensão muito grande de empresários e advogados, pessoas que antes bancavam candidaturas, e que depois passaram a se candidatar.”

TENDÊNCIAS

Antônio Testa analisa as candidaturas de religiosos e militares, por exemplo. “O mesmo aconteceu com pastores evangélicos e policiais, este último grupo porque a questão da segurança entrou muito forte na agenda das eleições”.

Para Antônio Testa, no caso dos artistas, se eles não tiverem visibilidade, como o deputado federal Tiririca (PR-SP), um dos mais votados do Brasil nas eleições passadas, é “muito difícil” conseguir sucesso nas urnas.

Porém, ele ressalta a importância de representantes entre artistas de rua, catadores, ambulantes e empregados domésticos.

“Essa é uma velha estratégia que os partidos adotam para atrair votos, já que essas candidaturas estão concentradas em cargos proporcionais [deputados estadual, federal e distrital]. Como esses candidatos, muitas vezes, são lideranças em suas comunidades, eles conseguem 500 votos ali, 300 daqui e isso ajuda nomes de seus partidos a conquistar mais vagas nos parlamentos”, disse. Informações da Agência Brasil.

MEGA-SENA ACUMULA E DEVE PAGAR R$ 19 MILHÕES NO SÁBADO

Mega-Sena deve pagar R$ 19 milhões sábado

Nenhuma aposta acertou o prêmio principal do concurso 2084 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado na noite dessa quarta-feira (3), no Caminhão da Sorte estacionado na cidade de Itapiranga, em Santa Catarina.

As dezenas sorteadas foram as seguintes: 07 – 20 – 26 – 37 – 38 – 39. De acordo com a Caixa, o prêmio estimado para o próximo concurso, a ser realizado no sábado (6), é R$ 19 milhões.

A Quina teve 48 apostas vencedoras. Cada ganhador vai receber R$ 32.980,17. Cada uma das 2.667 pessoas que acertaram na quadra vai levar um prêmio de R$ 847,95.

As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa em todo o país. A aposta simples com seis dezenas custa R$ 3,50.

unisa






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia