WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
alba





abril 2018
D S T Q Q S S
« mar    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

editorias






:: ‘Geral’

IPIAÚ NÃO RECOLHE LIXO HOSPITALAR HÁ 90 DIAS, DENUNCIA OPOSIÇÃO

Lucas e Emerson denunciam falta de coleta de lixo hospitalar em Ipiaú || Foto Divulgação

O lixo hospitalar não é recolhido em unidades de saúde de Ipiaú há 90 dias, segundo denúncia de vereadores contra a prefeita Maria das Graças (PP). Após visitas aos postos Nestor Mesquita, no Euclides Neto, e Wanderley Farias, no Ubirajara Costa, Emerson Fit e Lucas do Social, ambos do PMDB, denunciaram a gestora ao Ministério Público Estadual (MP-BA), ontem (23).

A coleta não é feita na unidade do Ubirajara Costa há 90 dias. A outra unidade está sem coleta há 30 dias, conforme Emerson e Lucas. Os postos, segundo a denúncia, também não têm salas de vacina e geladeira para acondicioná-las.

Nas unidades, falta até aparelho para nebulização. No posto do Sítio, aponta a dupla, o ventilar e a balança foram adquiridos pelo médico da equipe. Os vereadores denunciaram o descaso em sessão na Câmara e pediram providências ao município. O site não conseguiu localizar a prefeita.

ASSALTANTES ROUBAM PASSAGEIROS E COBRADOR DE ÔNIBUS NA NOVA ITABUNA

Transporte coletivo é alvo de assaltantes em Itabuna || Foto Pimenta

Dois criminosos assaltaram um ônibus da Viação São Miguel que fazia a linha Centro-Ferradas na noite desta segunda-feira (23), por volta das 19h40min. Armados com uma faca, os criminosos começaram a render os passageiros quando o ônibus entre o Lomanto e a Nova Itabuna.

Um passageiro ouvido pelo PIMENTA relatou que a dupla de criminosos assaltou o cobrador e tomou dinheiro e celulares de, ao menos, cinco passageiros. Após assaltar os alvos mais fáceis dentro do ônibus, a dupla desceu no ponto do Campo Formoso, ao lado da Trifil.

O assalto, de acordo com registros, também teve a participação de uma mulher. Um dos criminosos usou bicicleta na fuga, conforme a Polícia Militar.

AGRESSÕES A PASSAGEIROS 

Este é o segundo assalto que ocorre no região da Nova Itabuna nos últimos dias. No sábado (21), três criminosos invadiram um ônibus da Viação Sorriso e fizeram a “limpa”. Eles agrediram um rapaz e uma moça e renderam cerca de 20 passageiros, descendo no Bairro Maria Matos, conhecido como Rua de Palha. Dos participantes do assalto, a polícia prendeu um maior e apreendeu um adolescente. Atualizado às 10h11min (24.04).

HOSPITAL DE BASE PRECISA DE DOADORES DE SANGUE

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, necessita urgentemente de doadores de sangue. Uma das principais unidades hospitalares do sul da Bahia, o hospital atende pacientes de 169 municípios. Segundo Karla Macedo, presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), mantenedora do hospital, há uma necessidade de 15 bolsas, por dia.

A enfermeira hemoterapeuta Michele Menezes, que atua no Banco de Sangue de Itabuna, explica que, assim como é possível direcionar uma doação de sangue para um determinado paciente, também é possível que a doação seja para uma instituição específica. Basta que, no ato de inscrição, o doador indique o Hospital de Base como destinatário da doação ou qualquer outra instituição que seja do seu interesse.

“Somente o Hospital de Base precisa de mais ou menos 15 a 20 bolsas por dia e o Banco de Sangue atende não só Itabuna, mas instituições hospitalares e centros de saúde de outros 115 municípios. A gente precisa de uma quantidade entre 70 e 80 doadores por dia. A gente não está tendo nem 20. Por mês, estamos falando em 1200 coletas, e infelizmente o que estamos tendo não chega nem perto disso”, explicou Menezes.

Sensibilizados com a situação crítica, agentes que integram o Programa Municipal de Combate às Endemias abraçaram a causa e doaram sangue na última quarta-feira (18).

QUEM PODE DOAR – E COMO DOAR

Para doar sangue para o Hospital de Base, o interessado deverá dirigir-se ao Banco de Sangue de Itabuna, localizado na Rua Antônio Muniz, 200 – Bairro Pontalzinho, na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

O doador deve apresentar boas condições de saúde, ter idade entre 16 e 69 anos, 50 quilos ou mais, estar alimentado (mas deve evitar refeição gordurosa) e portar documento oficial com foto, a exemplo de carteiras de Identidade, de motorista ou de Trabalho.

O telefone para mais informações é o 73 3214.9126. O Banco de Sangue de Itabuna atende diariamente de segunda à sexta, das 7h às 17h. Não fecha para almoço. Aos sábados, as doações podem ser feitas das 7h às 12h.

IRMÃ DE VEREADORA É EXECUTADA EM CASA NOTURNA DE GUANAMBI

Suzimaura foi executada dentro de casa noturna

Dois criminosos executaram Suzimaura Mesquita, a tiros, na noite deste domingo (22), em uma casa noturna no município de Guanambi. Natural de Palmas de Monte Alto, também no sudoeste baiano, Suzimaura era bastante conhecida na região da Terra do Algodão, segundo o Blog do Rodrigo Ferraz.

Os atiradores chegaram à casa noturna em uma mota. O carona desceu do veículo, entrou na casa noturna e atirou seis vezes contra a mulher. O corpo de Suzimaura foi encontrado despido.

Uma guarnição da Polícia Militar acionou o Departamento de Polícia Técnica. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi para ser necropsiado. Suzimaura era irmã da vereadora de Palmas de Monte Alto, Rosemaura Mesquita.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE COMEÇA HOJE

Vacinação contra a gripe começa hoje em todo o país

Começa hoje (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Até o dia 1º de junho, devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem receber a dose. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

O chamado Dia D de mobilização nacional deve ocorrer em 12 de maio. A previsão é de que nessa data estejam abertos 65 mil postos de vacinação, sendo 37 mil de rotina e 28 mil volantes, com o envolvimento de 240 mil pessoas. Também estarão disponíveis, para a mobilização, 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.

De acordo com o Ministério da Saúde, a dose protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2.

“A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos”, informou o ministério

ANATEL ABRE CONSULTA PARA REGULAMENTAR SERVIÇOS DE TELEMARKETING

Anatel abre consulta para regulamentar serviço

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu hoje (19) consulta pública com o objetivo de coletar dados para atualizar o regulamento que rege os serviços de telemarketing. A agência espera colher informação da sociedade sobre atendimento, transparência, oferta e contratação de serviços. O serviço é um dos pontos que mais recebe reclamações dos usuários dos serviços de telecomunicações.

As contribuições serão recebidas pela Anatel até o dia 18 de maio. O documento Tomada de Subsídios apresenta cenários relativos às regras identificadas como pontos de estresse após reuniões entre a agência reguladora e mais de 40 entidades.

A tomada de subsídios trata das ligações de telemarketing recebidas sem o consentimento do consumidor. De acordo com a agência reguladora, o consumidor brasileiro recebe cerca de 20 ligações indesejadas por mês.

“Entre as soluções, está a de se manter a regra atual, proibição do envio sem consentimento apenas para empresas da telefonia móvel, ou a de se criar um cadastro para bloqueio de ligações e mensagens”, informou a assessoria da Anatel.

Outro ponto a ser debatido são regras que constam no decreto do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Entre elas, está a obrigação das prestadoras de serviço de telecomunicações de gravar e manter o áudio das chamadas por seis meses. As empresas querem gravar as chamadas apenas em caso de contratação, alteração e cancelamento.

Outro ponto é o relacionado ao atendimento ao consumidor. Neste caso, as prestadoras querem acabar a obrigatoriedade do atendimento presencial, mantendo apenas o espaço reservado nos sites das prestadoras de telecomunicações no estilo fale conosco.

Depois da análise dos subsídios, a área técnica da Anatel encaminhará ao Conselho Diretor da agência uma proposta para mudança no regulamento. Da Agência Brasil.

MINISTÉRIO PÚBLICO CONSEGUE MANTER PRISÃO DE DANILO DA D9 NOS EMIRADOS ÁRABES

Danilo está preso nos Emirados Árabes|| Foto Divulgação

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) conseguiu com as autoridades dos Emirados Árabes reverter  a soltura de Danilo Santana. Preso no final de fevereiro no país árabe, o itabunense é acusado de chefiar um esquema de pirâmide que lesou milhares de pessoas na Bahia e no Rio Grande do Sul.

O pedido de prisão Danilo Santana tinha sido revogado por causa de problemas com a remessa dos documentos aos Emirados Árabes. Mas a decisão foi revista, como explica o promotor de Sapiranga Sérgio Cunha de Aguiar Filho. “Consegui reverter a decisão e manter a prisão, através de recurso”, conta. A decisão pela manutenção da prisão saiu na tarde de ontem (17).

Depois da primeira vitória, o promotor de Justiça estuda como garantir a manutenção da prisão de Santana nos Emirados Árabes até sua volta ao Brasil, além de dar prosseguimento ao trâmite burocrático exigido pelas leis de colaboração internacional para extraditar.

O nome de Danilo foi incluído na difusão vermelha, lista de procurados pela Interpol, devido a um pedido de prisão preventiva determinado contra ele pela Vara Criminal de Sapiranga, cidade na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde o grupo atuava com mais força, segundo a polícia.

DOCUMENTAÇÃO

A revogação ocorreu devido a um problema nos prazos para remeter documentação sobre o processo contra Danilo à autoridade central dos Emirados Árabes. “Foi exigido, através do Ministério da Justiça, um prazo de 30 dias [a partir da prisão de Danilo] para remeter a cópia do inquérito policial e outros documentos, com tradução juramentada pro árabe”, explica Sério Cunha. Após a entrega dos documentos em Dubai, Danilo poderia ser extraditado.

Porém, esse pedido chegou à Justiça de Sapiranga somente em meados de março, quando parte do prazo já havia transcorrido, de acordo com o promotor. “O processo tem nove volumes. Somente o inquérito tem 300 páginas”, descreve. Diante da dificuldade de traduzir todo o material para o árabe a tempo, a Justiça decidiu revogar a prisão preventiva do acusado. Cunha explica que, sem o pedido de prisão, o nome de Danilo sairia da lista de procurados internacionalmente.

ESQUEMA EM ITABUNA

De acordo com a Polícia Civil da Bahia, que realizou operação em Itabuna no ano passado, o esquema de pirâmide financeira que teve como “cabeça” a D9 pode ter movimentado até R$ 2 bilhões na região sul-baiana. O esquema da D9 começou a cair depois que vítimas tentavam sacar os rendimentos prometidos. Aí, viam que a pirâmide havia ruído.

Iniciada na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), de Itabuna, pelo delegado Humberto Matos, a investigação revelou que a quadrilha aplicava um golpe classificado como de cooptação progressiva de pessoas, a famosa “pirâmide financeira”. Os investigados, para tanto, usavam a empresa de fachada D9 Clube para comercializar o serviço de treinamento de pessoas em apostas esportivas.

Para atrair as vítimas, a D9 Clube informava em seu site oficial www.d9clube.com e em redes sociais abertas que o percentual de lucro obtido com as realizações das apostas de seus clientes seria de 33 por cento sobre o valor investido, com pagamento semanal durante um ano, e ao final, ainda o valor principal investido de volta. Danilo Santana é apontado como chefe no esquema.

RIO GRANDE DO SUL

Um dos braços direitos da quadrilha era um empresário de Sapiranga, conhecido como “Cara dos Camaros”, apelido em referência aos carros que ele ostentava na cidade, como forma de demonstrar que o negócio seria rentável. Márcio Rodrigo dos Santos, de 36 anos, apresentou-se à polícia no dia 16 de agosto de 2017, quando lhe foi dada voz de prisão.

Segundo o delegado Fernando Branco, responsável pelo inquérito aberto em Sapiranga, o grupo atuava em todo o país.”Existem outras investigações no Brasil, tem gente que foi lesada em todo o país, mas tinha uma célula muito forte desse grupo criminoso aqui. Pedimos a prisão para o juiz da comarca, dele [preso em Dubai] e de outras pessoas. Após a decretação da p risão, encaminhamos o pedido para a Interpol, e o nome dele foi colocado na difusão vermelha”, explica o delegado.

O Ministério das Relações Exteriores informou que foi comunicado da prisão, e que a representação diplomática brasileira nos Emirados Árabes acompanha a situação.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul denunciou, em setembro de 2017, 23 pessoas por envolvimento no  esquema de pirâmide financeira, organização criminosa, crime contra a economia popular, lavagem de dinheiro e estelionato.  Do PIMENTA, com informações do G1.

MOTOTAXISTA É EXECUTADO NA MANGABINHA

Mototaxista William foi executado a tiros na Mangabinha || Reprodução

O mototaxista William Xavier, de 19 anos, foi assassinado a tiros, nesta noite de terça-feira (17), na Mangabinha, em Itabuna. O crime ocorreu próximo às Casinhas e atraiu uma multidão ao local. A vítima sofreu, ao menos, seis tiros de pistola 380.

William trabalhava como mototaxista com o pai dele e participava de movimento da juventude católica. O corpo da vítima foi levado, há pouco, para o Departamento de Polícia Técnica.

Até agora, não há informações sobre os atiradores, mas as características do crime são de execução. Nada foi levado da vítima. A moto foi localizada a poucos metros do corpo.

LISTA DO TRABALHO ESCRAVO TEM 5 NOVAS EMPRESAS DA BAHIA

Ilan Fonseca diz que processo de inclusão de nomes está mais ágil

Cinco empregadores da Bahia entraram na mais recente versão da Lista Suja do Trabalho Escravo, que reúne empresas e pessoas físicas flagradas submetendo trabalhadores a condições análogas às de escravo. O estado foi o que teve o maior volume de inclusões em todo o país. A lista, divulgada na semana passada, tem atualmente 166 nomes, que, ao todo, colocaram 269 pessoas em condições degradantes de trabalho. Os integrantes da lista ficam proibidos de contratar com o governo federal e de receber empréstimos de bancos públicos.

O avanço nas ações de combate a essa prática ilegal é fruto da articulação entre diversos órgãos e foi avaliado como positivo pelo coordenador regional de combate ao trabalho escravo do Ministério Público do Trabalho, o procurador Ilan Fonseca.

“Desde que foi retomada a Coetrae, em 2015, as operações na Bahia têm tido regularidade. A inclusão de cinco nomes de empregadores da Bahia é um reflexo importante dessa articulação”, afirmou, referindo-se à Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae), que reúne, além do MPT, órgãos como Ministério Público do Estado, Superintendência Regional do Trabalho, Polícia Rodoviária Federal e Governo do Estado, entre outros.

Dos novos nomes baianos na lista, apenas um representa uma empresa, a CSO Engenharia Ltda, autuada em Feira de Santana, com 24 trabalhadores. As outras quatro são pessoas físicas e proprietários de fazenda. Haroldo Gusmão Cunha, flagrado com cinco funcionários, e Maria Elena Martins, flagrada com um, foram autuados em Vitória da Conquista, enquanto João das Graças Dias, autuado com um trabalhador, e Sandiney Ferreira de Souza, flagrado com seis, foram autuados em Presidente Jânio Quadros e Riachão das Neves, respectivamente. :: LEIA MAIS »

CANDIDATO TEM ATÉ DOMINGO PARA PEDIR ISENÇÃO DE TAXA DO ENEM

Termina no próximo domingo (15) o prazo para os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pedirem a isenção da taxa de inscrição da prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) espera que cerca de 4 milhões de pessoas peçam a isenção da taxa neste ano.

Em 2018, o Enem completa 20 anos e pela primeira vez o pedido de isenção da taxa é feito antes do período de inscrição. Também pela primeira vez, os candidatos que tiveram a isenção no ano passado e faltaram aos dois dias de prova terão que justificar a ausência para ter a gratuidade novamente.

Se a solicitação de isenção for negada, ainda é possível recorrer da decisão, na Página do Participante, entre os dias 23 e 29 de abril. A aprovação da isenção da taxa de inscrição não significa que o participante já está inscrito no Enem 2018. As inscrições deverão ser feitas das 10h do dia 7 de maio às 23h59 de 18 de maio deste ano, pelo site do Enem.

QUEM TEM DIREITO À ISENÇÃO

– Quem está cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública

– Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública, ou como bolsista integral na rede privada, e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio

– Quem declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)

– Quem fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenha atingido a nota mínima

MOSTRA DE COMPOSITORES REÚNE ARTISTAS DE ITABUNA, ILHÉUS E ITACARÉ NO TMI

A segunda mostra do Encontro de Compositores do Litoral Sul apresenta, nesta quinta-feira (12), performances inéditas de músicas autorais de artistas de Itacaré, Itabuna e Ilhéus. O show ocorre no Teatro Municipal de Ilhéus, às 20h, e o ingresso é 1 kg de alimento não perecível, que será doado para a Fundação Fé e Alegria – Ilhéus.

Representando a diversidade musical do litoral sul-baiano, a compositora da categoria individual, Ronara Criola, interpreta as suas canções acompanhada da banda base do Encontro, enquanto Rao embala suas composições com o seu violão, e as bandas Cabruca e Intuito Neutro trazem seus músicos e beats para o palco.

“O Encontro de Compositores foi pensado para oportunizar ao público o conhecimento da música autoral que é produzida na região. Desde 2014 realizamos Encontros de forma independente, nos quais mais de 40 artistas locais já participaram. Neste ano, com apoio do Governo do Estado, foi possível ampliá-lo para buscar atingir artistas dos municípios do território Litoral Sul”, explica o diretor musical, Cabeça Isidoro.

Ao todo, são quatro mostras que acontecem mensalmente desde março. A cada noite, quatro artistas se apresentam. “Tivemos 64 inscrições de compositores de Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Coaraci, Buerarema, Uruçuca e Camacã. Ficou claro que tem muita gente boa que precisa de espaço para mostrar suas produções, e o Encontro se consolida neste cenário”, comemora a produtora do evento, Eloah Monteiro.

OFICINAS DE COMPOSIÇÃO MUSICAL

Continuam abertas as inscrições para as Oficinas de Composição Musical, que acontecerão sempre uma vez por mês, até junho, na semana de cada mostra. Para cada turma estão previstas 20 vagas, e as aulas acontecerão na Academia de Letras de Ilhéus, com facilitação dos músicos Danilo Oliveira e Lula Soares Lopes. :: LEIA MAIS »

PRAZO PARA TIRAR OU TRANSFERIR TÍTULO ELEITORAL TERMINA EM MAIO

Prazo para regularização encerra-se em maio

O eleitor tem até o próximo dia 9 de maio para requerer a sua inscrição eleitoral, alterar dados cadastrais ou transferir o domicílio eleitoral para estar apto a votar nas eleições de outubro. A data também será o último dia para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção com acessibilidade.

Ainda de acordo com o calendário eleitoral, 9 de maio será o prazo final para que os presos provisórios e os adolescentes internados que não tiverem inscrição eleitoral regular sejam alistados ou requeiram a regularização de sua situação para votar nas eleições de 2018. Os prazos constam da Resolução 23.555/2017 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A inclusão e a atualização da identidade de gênero no cadastro eleitoral também deve ser feita até o dia 9 de maio para valer nas eleições de outubro. Travestis e transexuais podem incluir o nome social no título de eleitor e no caderno de votação das eleições desde o dia 3 de abril.

Quem perder esse prazo só poderá fazer a alteração após as eleições, para os próximos pleitos. O nome social é aquele pelo qual o transexual ou travesti é reconhecido socialmente, diferente do nome civil, que consta na certidão de nascimento. Já a identidade de gênero estabelece com que gênero a pessoa se identifica, masculino ou feminino.

Amanhã (10), a 180 dias das eleições, é o último dia para o órgão de direção nacional do partido político publicar, no Diário Oficial da União, as normas para a escolha e substituição de candidatos e para a formação de coligações. Também amanhã é a data a partir da qual, até a posse dos eleitos, os servidores públicos não poderão receber reajuste salarial. (AB).

ADOLESCENTES SÃO RESGATADOS EM SITUAÇÃO DE TRABALHO ESCRAVO NA BAHIA

Adolescentes foram resgatados de fazenda em Santa Cruz Cabrália

Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram resgatados em uma fazenda em Santa Cruz Cabrália, vizinho a Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, durante operação realizada no início de março e mantida em sigilo. O caso está sendo acompanhado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho do Brasil, que realizaram a inspeção com o apoio da Polícia Rodoviária Federal. Uma audiência, realizada na última quinta-feira (5) com o proprietário da fazenda para propor o pagamento das rescisões e multas, terminou sem acordo. Com isso, o MPT irá propor ação na Justiça do Trabalho e encaminhar queixa crime ao Ministério Público Federal (MPF) contra o proprietário.

Segundo o procurador do MPT Italvar Medina, que acompanhou a inspeção, a equipe encontrou na Fazenda Tucum “condições de vida altamente degradantes”. “A casa fornecida pelo proprietário não tinha água encanada, nem eletricidade. Os meninos bebiam água do mesmo rio usado pelos animais e que era armazenada em pote de lubrificante, satisfaziam as necessidades fisiológicas no mato, dormiam sobre colchões colocados diretamente sobre o chão e sem roupas de cama apropriadas. Não havia sequer local adequado para guarda de roupas pessoais, nem de alimentos, de modo que carnes estavam penduradas com pregos nas paredes e expostas aos insetos”.

A procuradora Geisekelly Marques, responsável pelo inquérito aberto no MPT para apurar o caso, afirmou que “a situação encontrada na Fazenda Tucum seria lamentável para qualquer trabalhador, mas o fato de as vítimas serem adolescentes torna os fatos ainda mais graves. Eles estavam submetidos a uma das piores formas de trabalho infantil, que o Brasil se comprometeu a banir perante a comunidade internacional”.

Conforme o auditor-fiscal Alison Carneiro, as condições de trabalho, moradia e higiene a que os menores estavam expostos eram péssimas. Os jovens estavam sendo expostos a diversos riscos ocupacionais, que comprometiam o seu desenvolvimento físico, mental e social, segundo ele. “Todo menor tem direito a uma proteção integral, e a Constituição Federal impõe a todos – Estado, família, sociedade e empregadores – o dever de resguardar essas pessoas em desenvolvimento”.

A auditora-fiscal Lidiane Barros destacou que os adolescentes possuíam “inúmeras marcas de arranhões, quedas e cortes decorrentes arame farpado e espinhos”, supostamente pelo desempenho das atividades profissionais na fazenda. “O empregador irá responder pelas infrações administrativas decorrentes da ação do Ministério do Trabalho e, posteriormente, um relatório de fiscalização será encaminhado para os demais órgãos, para que eles possam dar prosseguimento à persecução penal”. :: LEIA MAIS »

ESTUDO MOSTRA QUE MÚSICA PODE POTENCIALIZAR TRATAMENTO CONTRA A HIPERTENSÃO

Música para tratar hipertensão em pesquisa || Foto Google

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual Paulista (Unesp) mostra que a música pode intensificar os efeitos de medicamentos contra a hipertensão arterial. O estudo, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Juazeiro do Norte, a Faculdade de Medicina do ABC e a Oxford Brookes University (Inglaterra), identificou os benefícios da associação em 37 pacientes.

Os participantes da pesquisa foram avaliados durante dois dias. No primeiro, logo após ingerir a medicação, eles escutaram música durante uma hora. No segundo, os remédios eram administrados, mas eles apenas usavam os fones sem nenhuma melodia. “Nós concluímos que a música intensificou, em curto prazo, os efeitos benéficos do medicamento anti-hipertensivo sobre o coração”, disse o coordenador do estudo, o professor do Departamento de Fonoaudiologia da Unesp Vitor Engrácia Valenti.

Para verificar os efeitos da música, foi usado o método da variabilidade da frequência cardíaca, que tem mais precisão e sensibilidade para avaliar as alterações no coração. Entre os efeitos observados estão a desaceleração dos batimentos e a redução da pressão arterial.

MÚSICA POP

Os pacientes foram estimulados com músicas instrumentais das cantoras pop Adele e Enya. “Nós pensamos nessas músicas porque são mais popularmente aceitas”, comentou Valenti sobre a escolha. O grupo tem pesquisado desde 2012 os efeitos da música sobre o coração. Nos experimentos anteriores havia sido usada música erudita.

A partir de estudos feitos em animais, a hipótese dos pesquisadores para os resultados da associação entre o medicamento anti-hipertensão e a música é que a combinação aumenta a absorção dos remédios pelo organismo. “[A música age sobre] um nervo que estimula o sistema gastrointestinal, causa uma vasodilatação, aumenta a absorção do intestino nos animais. Uma hipótese é que a música acelerou a absorção do medicamento pelo intestino”, explicou o coordenador do trabalho.

Além de potencializar o tratamento em pacientes cardíacos ou hipertensos, Valenti acredita que a música pode se tornar um método auxiliar para prevenir o desenvolvimento da doença em pessoas com essa propensão. “A música pode ser associada com o medicamento para melhorar ainda mais a saúde dos pacientes, até preventivamente, quando a pessoa tem risco de desenvolver uma doença cardiorrespiratória”, acrescentou. Da Agência Brasil.

CAIXA INVESTIGA VENDA DE IMÓVEIS DO MINHA CASA, MINHA VIDA EM ILHÉUS

Caixa e representantes do município investigarão denúncias

A Caixa Econômica Federal abrirá investigação para apurar denúncias de aluguel e venda de moradias do Minha Casa Minha Vida, em Ilhéus, em trabalho conjunto com a prefeitura. Tanto a venda como aluguel dos imóveis são ilegais, de acordo com as regras do programa.

De acordo com as denúncias, alguns mutuários chegaram a colocar placas de aluguel e venda nos imóveis. Para tratar do assunto, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, se reuniu com o coordenador de Habitação da Caixa/BA, Júlio Cesar, na sede da Superintendência da instituição, em Salvador. O prefeito disse ter criticado as ocupações irregulares e cobrou celeridade nas investigações.

As denúncias também foram encaminhadas à coordenadoria do programa na cidade. Na oportunidade, o chefe do executivo municipal ressaltou que o programa foi criado para dar moradia para quem precisa. Segundo ele, o município irá acionar todas as instituições para pôr fim às irregularidades.

“Aqueles que estiverem irregulares, serão despejados dos imóveis e vão responder por crime federal, sujeito inclusive à devolução do recurso e prisão, porque se trata de recurso público”, manifesta. Enquanto as investigações seguem, acrescenta Mário, “é de extrema importância que a sociedade ajude e participe com a gente”.

REGRAS

A Caixa Econômica Federal esclarece que, em casos excepcionais, é permitido ao beneficiário desistir do imóvel, mas o pedido deve ser feito até 90 dias depois da assinatura do contrato, que não pode ter sido registrado em cartório e todas as obrigações e encargos devem estar em dia. Além disso, o imóvel não pode apresentar situação irregular de ocupação.

De acordo com as regras do programa, o imóvel só pode ser vendido se estiver quitado. Há ainda a possibilidade de quitação antecipada, mas o mutuário perde a subvenção do governo e é obrigado a pagar o valor integral do imóvel.
Após a investigação, se for comprovado a venda irregular do imóvel e ele for reintegrado ao programa, deve ser passado para outro mutuário.

O município de Ilhéus tem uma lista de espera por moradia de cerca de 37 mil pessoas. Também compareceram ao encontro, a técnica bancária Marília Alonso, o assistente do programa, Romário Santos, e o superintendente do fundo gestor da secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Rubenilton Silva.

PRAZO PARA ISENÇÃO DA TAXA DO ENEM COMEÇA NA SEGUNDA

Os estudantes que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e quiserem pedir isenção da taxa de inscrição devem ficar atentos. Neste ano, a solicitação de isenção será feita entre os dias 2 e 11 de abril, ou seja, antes do período de inscrição, que começa em maio. O pedido deve ser feito, exclusivamente, pelo endereço site do Enem.

Serão isentos os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também tem isenção o participante que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Neste ano, também são isentos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenham atingido a nota mínima do exame.

O estudante Emanuel Noronha, que mora em Belém (PA), vai fazer o Enem pela segunda vez neste ano e vai pedir a isenção da taxa de inscrição por se enquadrar no critério de baixa renda. Segundo ele, se fosse para pagar, teria que fazer uma “vaquinha” na família para conseguir os R$ 82 da taxa de inscrição.

O candidato diz que já está preparado para pedir o benefício logo nos primeiros dias, para evitar transtornos. “Vou pedir o mais cedo possível, porque mesmo que muitos ainda não saibam dessa mudança, quero evitar problemas, como o site estar congestionado”, diz.

COMPROVAÇÃO

Para todos os casos de solicitação de isenção da taxa de inscrição, o participante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada, sob pena de responder por crime contra a fé pública e de ser eliminado do Exame.

O participante que solicitar isenção da taxa de inscrição por estar incluído no CadÚnico deverá informar o seu Número de Identificação Social (NIS) válido. O Inep poderá consultar o órgão gestor do CadÚnico para verificar a conformidade da condição indicada pelo participante no sistema de isenção.

Se a solicitação de isenção for negada, ainda é possível recorrer da decisão, na Página do Participante, entre os dias 23 e 29 de abril. :: LEIA MAIS »

PGE DIVULGA RESULTADO DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO

Procuradoria divulga resultado de processo seletivo || Foto Divulgação

Foi publicado no Diário Oficial do Estado no ultimo sábado (24) o resultado final da segunda seleção para estágio de nível superior de pós-graduação em Direito da Procuradoria Geral do Estado da Bahia. A lista dos aprovados poderá ser consultada também no site do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da PGE-BA.

As provas foram aplicadas no dia 24 de fevereiro de 2018 em Salvador e nos municípios de Barreiras, Feira de Santana e Ilhéus, locais para onde foram disponibilizadas as vagas.

A partir de agora, transcorrido o prazo para interposição de recursos, começa a fase das convocações e apresentação de documentação. Serão convocados, por ordem de classificação, tantos candidatos quantos sejam necessários, de acordo com as vagas previstas e as que vierem a ser abertas nos 2 (dois) anos de vigência do certame. Há também uma previsão de convocação numerosa do cadastro de reservas.

SELEÇÃO

Estão sendo oferecidas 12 vagas, sendo 9 para Salvador, 1 para Feira de Santana, 1 para Barreiras e 1 para Ilhéus. Deste total, 10% são reservadas para portadores de necessidades especiais cujas atribuições sejam compatíveis com sua condição e 20% para candidatos com carência financeira comprovada de acordo com os requisitos exigidos no edital. :: LEIA MAIS »

RUI ASSINA ORDEM DE SERVIÇO DO TEATRO MUNICIPAL E PARTICIPA DE INAUGURAÇÕES EM ITABUNA

Governo assinará ordem de serviço em Itabuna, neste sábado

O governador Rui Costa estará em Itabuna, na manhã deste sábado (17), para assinatura de ordem de serviço de conclusão do Teatro Municipal e Centro de Convenções e participa de inaugurações nas áreas da saúde e da infraestrutura. O primeiro compromisso será às 11h, com a inauguração da contenção de encosta da Avenida Juracy Magalhães, no Fátima.

Logo após, Rui e o prefeito Fernando Gomes inaugura a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bairro Monte Cristo. A UPA foi construída no governo Vane do Renascer, que não a equipou.

O último compromisso oficial de Rui será nas instalações do teatro, no Loteamento Nossa Senhora das Graças, próximo ao Hospital de Base e do novo fórum da Justiça Comum. Lá, o governador assinará ordem para a conclusão da obra.

Ainda na área do futuro teatro, Rui deverá assinar convênio de gestão de unidade de semiliberdade no município com o Monsa-Instituto Monte Serrat e Adjacências, e autoriza a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) a celebrar cessão de imóvel com a prefeitura, para instalar a Casa de Abrigamento Regionalizada para Mulheres Vítimas de violência.

ANATÉRCIA CONTREIRAS É REELEITA PRESIDENTE DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

A vice-presidente Mere Suely e a presidente reeleita, Anatércia Lopes Contreiras

A professora Anatércia Lopes Contreiras, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), foi reeleita por unanimidade, esta semana, em Salvador, para mais um mandato como presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE) da Bahia, para o biênio 2018-2020. De um colégio eleitoral formado por 24 conselheiros, a chapa encabeçada pela professora recebeu 23 votos. A vice-presidente é Mere Suely Rodrigues da Silva Oliveira.

As recém-eleitas reforçaram na proposta de trabalho para o biênio que o plano de gestão está orientado pelo princípio da esperança. “É importante projetar para o futuro com esperança, otimismo e disposição para a ação, buscando firmar compromisso com o processo de mudança e desenvolver uma atuação pautada na dedicação, comprometimento, responsabilidade ética e determinação. A gestão do CEE-BA dará continuidade e fortalecerá em sua rotina ações essenciais de participação, democratização, otimização de recursos, modernização, produtividade, transparência, credibilidade e publicidade”.

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Anatércia Lopes Contreiras é professora-adjunta da Uesc, onde já exerceu o cargo de diretora do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas e coordenadora do colegiado do curso de ciências sociais. Anatércia também é licenciada em Estudos Sociais pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). No Conselho Estadual de Educação, atuou ainda como presidente da Câmara de Educação Superior.

Já a vice-presidente, Mere Suely Oliveira, é graduada em pedagogia com pós-graduação em gestão educacional. Foi professora, vice-diretora, coordenadora e secretária municipal da Educação de Mutuípe. Exerceu a função de diretora-técnica da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/Bahia) e atualmente é conselheira do CEE. Também exerce a função de conselheira do Conselho Estadual do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

FTC ABRE NOVOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ITABUNA

FTC abre novos cursos de pós-graduação lato sensu

A FTC Itabuna abriu mais de 10 novos cursos de pós-graduação lato sensu neste semestre. As aulas começam em abril, de acordo com a direção da faculdade. Os novos cursos são das áreas de Saúde, Engenharia, Gestão e Comunicação e Marketing, alem de Direito.

No campo da Saúde, a novidade é o curso de Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica. Haverá, ainda, cursos de Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, de Gestão de Negócios, de Gestão Integrada em Saneamento e o de Liderança Estratégica e Coaching.

Para os interessados na área de Engenharia, a FTC Itabuna está com inscrições abertas para os cursos de Engenharia de Segurança do Trabalho, de Engenharia de Estruturas e de Planejamento, Gestão e Controle de Obras. No segmento da Educação, as vagas ofertadas são para a especialização em Docência do Ensino Superior.

Aos profissionais de Direito estão sendo ofertadas vagas para novos curso pós em Direito Material e Processual do Trabalho com Ênfase em Prática Previdenciária e em Direito Público com Ênfase em Contratos e Licitações. Um dos novos cursos que têm despertado o interesse de profissionais que atuam no segmento da Gastronomia e de Nutrição é a pós-graduação em Gastronomia e Padrões Culinários. :: LEIA MAIS »






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia