A eleição para o Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus definiu os representantes da sociedade civil que atuarão nas diferentes setoriais culturais do município. O processo escolheu titulares e suplentes dos segmentos de teatro, dança, música, literatura, audiovisual, artes visuais, cultura afro, patrimônio e cultura popular.
Os titulares eleitos são Larissa Paixão (Teatro), Sirleyde (Dança), Rogério Cachorrão (Música), Tereza Sá (Literatura), Lis Fonseca (Audiovisual), Mestra Lainha (Artes Visuais), Pai Toninho (Cultura Afro), Frei Leão (Patrimônio) e Tieta (Cultura Popular).
Também foram escolhidos os suplentes de cada segmento. No Teatro, Aikon Barreto; na Música, Juuzo MC; na Literatura, Carlos Alaboji; no Audiovisual, Marcelo Silveira e Ivone Mello; nas Artes Visuais, Lis Kalid e Kaks; na Cultura Afro, Marcos Caldeira e Deko; no Patrimônio, André Fonseca, Camile Maltez, Mestre Gregório e Socorro Mendonça; e na Cultura Popular, Paulo Magalhães, Mônica e Qyiannah.
Com a conclusão do processo eleitoral, o novo Conselho Municipal de Cultura passa a representar os diversos segmentos artísticos e culturais de Ilhéus. Entre os desafios do colegiado estão o fortalecimento das políticas de fomento, a execução de programas financiados por leis de incentivo e a ampliação da participação dos agentes culturais nas decisões do setor.
A Prefeitura de Itabuna iniciou alterações na Avenida Mário Padre, no trecho em frente à Câmara de Vereadores, para adequar o trânsito ao aumento do fluxo de veículos esperado com a entrada em operação da nova ponte entre a Avenida Amélia Amado e o Bairro da Conceição, além do complexo viário da Avenida Princesa Isabel e do viaduto do Banco Raso.
O projeto prevê a implantação de uma rotatória no quarteirão da Câmara para facilitar retornos e distribuir melhor o tráfego, reduzindo a sobrecarga na Praça Pastor Hélio Lourenço, no Góes Calmon. A mudança também deve melhorar os acessos à Rua Hercília Teixeira, no Conceição, à Avenida Roberto Santos e aos bairros da zona sul, segundo a Prefeitura.
Outra conexão estratégica será a ligação da Rua do Prado à primeira ponte da BA-649, nas proximidades do condomínio Real Ville, no Bairro São Judas Tadeu. As obras incluem ajustes topográficos, relocação de postes e reorganização das vagas de estacionamento da Câmara Municipal.
Na segunda-feira (22), equipes iniciaram o assentamento de meios-fios após a conclusão da pavimentação asfáltica. As próximas etapas incluem melhorias na drenagem, urbanização dos canteiros centrais, paisagismo e reforma das calçadas.
A Casa de Cultura Jorge Amado será reaberta ao público no próximo dia 28, domingo, dia do aniversário da cidade, após passar por um processo de revitalização executado pela Prefeitura de Ilhéus. O espaço é um dos principais equipamentos culturais da cidade e preserva a memória do escritor grapiúna de maior projeção internacional.
De acordo com a secretária de Cultura, Anarleide Menezes, a atual gestão encontrou o imóvel com problemas estruturais, infiltrações, instalações elétricas comprometidas e condições inadequadas para receber visitantes. As intervenções incluíram a recuperação dos ambientes, melhorias na infraestrutura e a higienização do acervo.
Além de retomar a visitação turística e educativa, a Casa de Cultura passará a funcionar como espaço para atividades literárias e culturais. A proposta prevê a promoção de rodas de conversa, encontros de escritores, conferências e ações voltadas a estudantes, pesquisadores e admiradores da obra de Jorge Amado.
A reabertura contará ainda com parcerias da Academia de Letras de Ilhéus e de coletivos literários locais. Para a administração municipal, a revitalização fortalece a preservação da memória do escritor, amplia as opções de turismo e valoriza a identidade histórica e cultural de Ilhéus.
A Polícia Federal (23) está desde cedo nas ruas para cumprir mandados judiciais no âmbito da Operação Miragem, deflagrada nesta terça-feira (23) para apurar crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, previstos na Lei nº 7.492/1986.
O alvo das investigações é o Banco Digimais, controlado pelo bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus.
Mais de 50 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo. Entre as medidas estão a quebra de “sigilos bancário e fiscal dos investigados e o sequestro e bloqueio de bens e valores de até R$ 670 milhões”.
Segundo a PF, as investigações, subsidiadas por relatórios do Banco Central, indicam que os “investigados teriam manipulado demonstrativos contábeis e registros regulatórios para ocultar a real situação financeira da instituição, aparentar solvência perante os órgãos de controle e viabilizar operações supostamente irregulares”.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas pela Lei nº 7.492/1986.
Parte da estrutura de palco do São João de Itapetinga, no sudoeste baiano, desabou pouco antes da apresentação do cantor Amado Batista, no início da madrugada desta terça-feira (23). O evento foi promovido pela Prefeitura de Itapetinga.
Cerca de 10 pessoas estavam na área do palco que desabou. Até agora não se sabe se o incidente foi provocado por excesso de peso ou falha estrutural.
Logo após o desabamento e grande susto, equipes de segurança, dentre elas o Corpo de Bombeiros, foram mobilizadas para socorro às vítimas. Ainda não se sabe o número de pessoas feridas e a gravidade das lesões provocadas pelo desabamento.
O cantor Amado Batista apresentou o show da última noite do São João de Itapetinga momentos depois de conferidas as condições de segurança e isolamento da parte do palco que registrou o desabamento.
SEM REGISTRO
No site oficial, não houve registro do incidente. A Prefeitura informa, apenas, que a apresentação de Amado Batista “ficará marcada na memória dos forrozeiros e abrilhantou ainda mais o São João de Itapetinga”.
A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (22), em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, um homem suspeito da prática do crime de lavagem de dinheiro. Em diligências em conjunto com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco-BA), os policiais apreenderam cerca de R$ 700 mil.
Segundo as investigações, o montante apreendido teria sido sacado pouco antes da abordagem, numa agência bancária no Centro de Porto Seguro. O homem é investigado por apuração de movimentação de recursos financeiros de origem não identificada, com indícios de ocultação e dissimulação de valores.
O suspeito, que não teve o nome divulgado, foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal, em Porto Seguro, e autuado em flagrante. As investigações terão continuidade com o objetivo de identificar outros possíveis envolvidos no crime e esclarecer a origem e a destinação dos valores apreendidos.
A Receita Federal libera, a partir das 9h desta terça-feira (23), a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O dinheiro será depositado no dia 30 deste mês. Com R$ 16 bilhões em créditos e 9.585.797 contribuintes contemplados, o lote é o maior da história em quantidade de contribuintes. O montante é parecido com o valor pago no primeiro lote, no dia 29 de maio deste ano.
Com esse lote, a Receita Federal caminha para quitar os valores devidos à maioria dos declarantes já nos dois primeiros lotes de 2026. Somados, esses pagamentos deverão alcançar cerca de 80% do total estimado de restituições do ano. Considerando a soma dos dois primeiros lotes deste ano, serão contemplados 18,3 milhões de contribuintes, com um valor total de R$ 32 bilhões em restituições.
Do total de R$ 16 bilhões, R$ 4.494.204.020,63 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, distribuídos da seguinte forma: idosos acima de 80 anos: 155.060 restituições, idosos entre 60 e 79 anos: 1.106.923 restituições; pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave: 106.294 restituições e contribuintes que têm como maior fonte o magistério: 507.768 restituições.
Além disso, 7.709.752 restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-Preenchida e/ou optado por receber via PIX. Nesse lote, não foram contemplados contribuintes não prioritários.
A inauguração da nova Feira do São Caetano, em Itabuna, já tem data e horário definidos, conforme anúncio feito, nesta segunda-feira (22), pelo prefeito Augusto Castro (PSD) em vídeo publicado em redes sociais. A feira de um dos bairros mais populosos do município sul-baiano será inaugurado na próxima quinta-feira (25), às 15h, horas antes da abertura do ItaPedro.
O prefeito agradeceu ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). O Governo da Bahia foi responsável pelo investimento de cerca de R$ 12 milhões na ampliação e reforma do espaço comercial, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder). Augusto também mencionou o apoio do ex-ministro da Casa Civil Rui Costa ao projeto.
– Eu tenho certeza que essa feira vai dar dignidade aos feirantes, aos consumidores. É com o trabalho na parceria com o Governo da Bahia que Itabuna avança a cada dia. Nada resiste à força do trabalho – concluiu Augusto Castro.
Assista ao vídeo.
A c comemora quatro décadas de carreira com o projeto 40 Anos em Canto – Ilhéus, na próxima sexta-feira (26), no Centro Cultural Ocupaê, no bairro Nossa Senhora da Vitória. A programação começa às 16h com uma exposição fotográfica sobre a trajetória da artista e segue, às 19h, com um show comemorativo.
Nesta edição especial, o espetáculo terá como tema Viúvas e Viúvos, reunindo canções e histórias que abordam afetos, saudades, reencontros e experiências compartilhadas por diferentes gerações. A proposta é promover identificação e emoção junto ao público, valorizando memórias e vivências da comunidade ilheense.
O evento antecede as comemorações de São Pedro e integra o calendário cultural da cidade. Além de celebrar a carreira de Jane Poeta, a iniciativa busca fortalecer a cena artística local e preservar a memória cultural de Ilhéus.
O projeto foi contemplado pelos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, com execução da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e recursos do Ministério da Cultura.
O governador Jerônimo Rodrigues sancionou a Lei 15.172, que cria novas regras para a promoção de policiais e bombeiros militares da Bahia. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (20), após aprovação unânime pela Assembleia Legislativa da Bahia. O anúncio foi feito durante a formatura de soldados da Polícia Militar, em Salvador.
A legislação institui a Promoção por Condições Especiais e busca ampliar as oportunidades de ascensão funcional nas carreiras militares estaduais. Entre as mudanças, estão a garantia de promoções anuais e a criação de 810 vagas distribuídas entre diferentes patentes.
A nova norma também reduz o tempo máximo de permanência nas duas últimas patentes da carreira de oficial. O período para tenente-coronel passa de nove para sete anos, enquanto para coronel cai de seis para cinco anos. A lei ainda atualiza regras relacionadas à passagem para a reserva remunerada.
A classificação dos militares aptos à promoção levará em conta critérios como antiguidade no posto ou graduação, tempo de serviço militar estadual e idade. As promoções serão analisadas pela Comissão de Promoções.
Não poderão participar do processo militares que estejam respondendo a Processo Administrativo Disciplinar, presos ou submetidos a processo criminal sem trânsito em julgado, licenciados para tratar de interesse particular ou cumprindo sanções administrativas que impeçam o exercício do cargo ou da função.
A locação de imóveis por curta temporada em condomínios residenciais entrou em uma nova fase de discussão no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A Corte criou o Tema 1.443 e suspendeu, em todo o país, os processos que tratam do uso de plataformas como Airbnb em prédios residenciais.
O objetivo é definir uma tese única para orientar os tribunais brasileiros. A principal dúvida é se a cláusula de destinação residencial prevista na convenção do condomínio já basta para impedir locações de curta duração ou se é necessária uma proibição expressa aprovada pelos moradores.
A discussão ganhou força após decisão da Segunda Seção do STJ, em maio, que considerou que a exploração frequente de imóveis para hospedagens curtas pode descaracterizar a finalidade residencial do condomínio. Na ocasião, o Tribunal também entendeu que mudanças desse tipo dependem da aprovação de pelo menos dois terços dos condôminos.
De um lado, proprietários defendem o direito de usar e obter renda com seus imóveis. Do outro, condomínios argumentam que a alta rotatividade de hóspedes pode comprometer a segurança, o controle de acesso e a tranquilidade dos moradores.
A decisão final do STJ ainda não tem data para ocorrer, mas deverá influenciar milhares de condomínios, investidores e usuários de plataformas de hospedagem em todo o Brasil.
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna entrega, na próxima quinta-feira (25), 42 leitos requalificados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Calixto Midlej Filho. A iniciativa resulta de uma parceria entre o Governo da Bahia, a instituição filantrópica e a Prefeitura de Itabuna.
Os leitos ficam no Pavilhão Francisco Ferreira, que passou por ampla reestruturação para oferecer melhores condições de acolhimento aos pacientes e de trabalho às equipes de saúde. O Governo do Estado forneceu o mobiliário e os equipamentos necessários para a retomada do funcionamento da unidade.
A obra incluiu a substituição das redes elétrica e hidráulica, troca do telhado, instalação de piso moderno, renovação dos sanitários e pias, além de pintura e ambientação humanizada. Todos os leitos contam com sistema de ar-condicionado.
Segundo o provedor da Santa Casa, Francisco Valdece, a reabertura dos leitos representa um avanço para a assistência hospitalar na região sul da Bahia. A cerimônia de entrega contará com a presença de representantes do Governo do Estado, do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) e de outras autoridades.
O deputado federal Paulo Azi (União-BA) esteve em Serra Grande para acompanhar o andamento das obras de pavimentação em Serra Grande. Na visita ao distrito de Uruçuca, no sul da Bahia, o parlamentar oficializou o início de uma nova etapa de intervenções que prometem ampliar a infraestrutura e melhorar a qualidade de vida da população local.
A visita contou com a presença da prefeita de Uruçuca, Magnólia Barreto, do ex-prefeito e Administrador de Serra Grande, Moacyr Leite Júnior, do presidente da Câmara de Vereadores, Zé Pedro Castro, além de lideranças políticas e moradores da comunidade, na última sexta-feira (19).
Durante a agenda, foi assinada a ordem de serviço para a continuidade das obras de pavimentação, viabilizadas por meio de recursos destinados pelo mandato do deputado federal. Segundo Paulo Azi, a iniciativa representa mais um compromisso cumprido com o distrito de Serra Grande e com todo o município de Uruçuca.
– Fico muito feliz em estar buscando os recursos necessários para honrar todos os compromissos que fizemos com Serra Grande e com todo o município de Uruçuca. Já pavimentamos quase todas as ruas do distrito e agora damos mais um passo importante para transformar a realidade da nossa população – destacou o parlamentar.
ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS E OBRAS
A prefeita Magnólia Barreto ressaltou a importância da parceria institucional para a execução de obras estruturantes no município e afirmou que a gestão continuará buscando investimentos para ampliar o desenvolvimento de Serra Grande e das demais localidades de Uruçuca.
As intervenções integram um conjunto de ações voltadas à melhoria da mobilidade urbana, valorização dos espaços públicos e fortalecimento do potencial turístico de Serra Grande, considerada uma das principais portas de entrada para visitantes que procuram as belezas naturais do litoral sul da Bahia.
A legislação municipal que determina a participação mínima de 30% de artistas locais nos eventos promovidos pela Prefeitura está sendo cumprida durante a programação do ItaPedro 2026, afirma o secretário de Segurança e Ordem Pública de Itabuna, Roberto José.
Durante entrevista ao programa Central de Política, da Interativa FM, o secretário destacou que, em alguns casos, o percentual de artistas da terra tem superado o limite estabelecido pela legislação.
– Em alguns casos temos superado em mais de 30% o percentual previsto em lei. O governo do prefeito Augusto Castro também tem realizado festas nos bairros priorizando artistas locais – afirmou ao ser questionado pelo jornalista e produtor do Central, Gilvan Rodrigues.
ATÉ 140 MIL PESSOAS POR NOITE
Ainda no Programa, Roberto José comentou sobre a superestrutura de organização e segurança do evento junino. Segundo ele, todos os espaços destinados à comercialização de produtos foram padronizados para garantir maior organização ao público e aos comerciantes. Apenas uma marca de cerveja estará autorizada para comercialização dentro do circuito da festa.
A expectativa é de grande participação popular, com uma estrutura preparada para receber até 140 mil pessoas por noite, segundo o secretário afirmou em participação no programa neste sábado (20).

DEFESA DA ARENA ZÉ CACHOEIRA
Questionado pelo advogado e comentarista do Programa, Ruy Corrêa, sobre a possibilidade de realização do evento em uma área fora do perímetro urbano, Roberto José defendeu a manutenção da Arena Zé Cachoeira (Rio Cachoeira) como palco do Ita Pedro.
Geógrafo de formação, o secretário argumentou que o município ainda não dispõe de outro espaço com capacidade adequada para sediar grandes eventos. “Não temos outro local para a realização de grandes eventos em Itabuna. O Parque Antônio Setenta, por exemplo, já demonstrou que eventos realizados naquela região provocam grandes congestionamentos”, argumentou.
FESTA COMEÇA NA QUINTA (25)
O Ita Pedro 2026 começa na próxima quinta-feira (25), numa arena ao lado do Centro Administrativo Firmino Alves, sede da Prefeitura, no Banco Raso. Vai reunir total de 38 atrações musicais, com bandas e artistas nacionais, regionais e locais, dentre eles João Gomes, Gusttavo Lima, Alok, Bruno e Marrone, Waldonys, Tarcísio do Acordeon, Calcinha Preta, Lordão e Cacau com Leite.
Um homem acusado de participação no furto a uma lotérica morreu em confronto com policiais militares, no sábado (20), no bairro Parque Verde, em Itabuna. Alexsandro Ferreira do Amor Divino, o Lequinho, de 36 anos, tinha, segundo a polícia, mandado de prisão em aberto por ser um dos bandidos envolvidos no crime registrado em maio do ano passado contra o estabelecimento na cidade de Barra do Choça, no sudoeste da Bahia.
A polícia informou que reagiu a um ataque de Lequinho. Os policiais foram ao bairro cumprir mandados de busca e apreensão quando houve o confronto. O foragido ainda foi socorrido para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, conforme a polícia, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com os policiais, com Lequinho foram encontrados uma pistola, dois carregadores, munições e três tabletes de maconha. Além de furto, ele era suspeito de participação em assaltos, roubos e tráfico de drogas no sul e sudoeste da Bahia, onde teria agido com comparsas para abrir o buraco na casa lotérica. Eles levaram cerca de R$ 100 mil do estabelecimento.
Os criminosos aproveitaram-se de uma obra numa casa vizinha para acessar a casa lotérica. Fizeram um buraco na parede do estabelecimento, desativaram o alarme e levaram o dinheiro. Tiveram ainda o cuidado de levar as câmeras de segurança para dificultar a identificação. Mas a polícia chegou aos suspeitos 10 dias depois do furto.
O crime ocorreu na madrugada do dia 4 de maio e um dos acusados foi detido, com parte do dinheiro furtado, no dia 14 do mesmo mês, na cidade de Guanambi, no sudoeste do estado. Desde então, a polícia tentava prender Lequinho, que acabou localizado no sábado (20).






















