ITABUNA SAI NA FRENTE, MAS LEVA EMPATE NOS ACRÉSCIMOS NA SÉRIE D DO BRASILEIRO

ASSOCIAÇÕES DO SUL DA BAHIA DISPUTAM A COPA BRASIL DE CANOAGEM DE VELOCIDADE

MORADORES DO JARDIM PRIMAVERA RECLAMAM DE DISPUTA DE PAREDÕES EM CAMPO DE FUTEBOL

COM LÍDICE, BEBETO LANÇA PRÉ-CANDIDATURA A PREFEITO DE ILHÉUS

ORIGINAIS DO FORRÓ É UMA DAS ATRAÇÕES DO ARRAIÁ COLA NA MANU NESTE SÁBADO (18)

ITABUNA DEFENDE LIDERANÇA NO GRUPO 6 DA SÉRIE D DO CAMPEONATO BRASILEIRO

ITABUNA: PORFÍRIO RECORDA PAPEL DO MDB NO IMPEACHMENT DE DILMA; LÚCIO RESPONDE

QUINZE VENEZUELANOS TROCAM ABRIGO EM ITABUNA POR VITÓRIA DA CONQUISTA

GRUPO ACUSADO DE “LAVAR” R$ 30 MILHÕES É ALVO DE OPERAÇÃO NA BAHIA

ITABUNA SAI NA FRENTE, MAS LEVA EMPATE NOS ACRÉSCIMOS NA SÉRIE D DO BRASILEIRO

Itabuna Esporte Clube saiu na frente, mas cedeu empate || Imagem TV Vitória
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Itabuna Esporte Clube esteve muito perto de conquistar a sua terceira vitória na Série D do Campeonato Brasileiro.  Jogando neste sábado (18), no Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro, o Dragão do Sul marcou o seu gol aos 40 minutos do segundo tempo, com o centroavante Lawan, contra a Portuguesa.

O Itabuna levou o gol de empate aos 49 minutos do segundo tempo. Depois de uma cobrança de falta, Rafael Silva subiu mais que a defesa do Dragão do Sul para igualar a partida para a Portuguesa. Com o resultado, o time baiano segue invicto, com oito pontos e na briga por uma vaga na próxima fase da competição nacional.  A Portuguesa chegou aos 6 pontos e também está viva.

Na próxima rodada, o Itabuna recebe o Nova Iguaçu, no  sábado (25), a partir das 16, no Estádio de Pituaçu, em Salvador.  O Dragão do Sul atua na Série D do Campeonato Brasileiro com jogadores da equipe sub-23 do Vitória e manda seus jogos na capital baiana. Assista à partida com transmissão da TV Vitória.

 

Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Tempo de leitura: 2 minutos

A liberdade é a única via de cuidado que possibilita o restabelecimento da saúde biopsicossocial das pessoas em sofrimento psíquico.

Jualiana Campos e Jádira Gomes 

No dia 18 de maio de 1987, o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru, deu origem ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Apesar do nome destacar os profissionais da área, foi também um encontro dos pacientes e familiares, os outros dois dos três pilares do movimento social que, em abril de 2001, resultou na Lei 10.216, de proteção dos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, responsável pelo redirecionamento do modelo assistencial em saúde mental.

A data ressalta a importância da liberdade como forma de cuidado das pessoas em sofrimento psíquico, que marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas no importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira.

O 18 de Maio também nos lembra que a luta antimanicomial é constante, pois ainda hoje existe uma correlação de forças que tenta recorrer às práticas manicomiais, ou seja, práticas que isolam, excluem, desumanizam e aprisionam as pessoas em sofrimento psíquico.

A loucura é sempre mobilizadora de afetos intensos e marcantes. Muitas vezes, diante dela, sentimos repulsa, medo e estranhamento, porém a loucura é humana e está para todos nós, em alguma medida. Não à toa tivemos, até um passado recente, séculos de manicômios que, ao invés de tratar e cuidar, segregavam e maltratavam essas pessoas e as tornavam inexistentes para boa parte da sociedade.

Hoje é notório que a liberdade é a única via de cuidado que possibilita o restabelecimento da saúde biopsicossocial das pessoas em sofrimento psíquico. É condição inegociável para o tratamento dessas pessoas. Por isso a data é tão importante e significativa na historia da luta antimanicomial, que nunca cessa e deve se manter incessante e cotidiana.

Juliana Campos Oliveira é psicóloga e psicanalista; Jádira Gomes é assistente social.

Atletas de Itacaré e Ubaitaba disputam a Copa Brasil de Canoagem, no Paraná || Foto FBC
Tempo de leitura: < 1 minuto

A delegação baiana de canoagem disputa, em Curitiba (PR), a II Etapa da Copa Brasil de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem, que acontece até este domingo (19).  Dentre os participantes estão atletas de Itacaré, Ubaitaba, Ubatã e Camamu.  A competição nacional reúne 150 atletas de nove estados e 20 associações.

A Bahia é representada pela Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), de Ubaitaba; Associação de Canoagem de Itacaré (ACI); Associação de Clube de Remo (ACR), de Camamu; e a Associação Ubatense Esportiva de Canoagem. A equipe de Ubaitaba está em 2º lugar no ranking nacional e a de Itacaré, é terceira colocada.

Mesmo sem os nomes que já garantiram a vaga olímpica para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, como Isaquias Queiroz, Vadenice Conceição, Filipe Santana e Jack Goodman, a presidente da Federação Baiana de Canoagem (Febac), Camila Lima, espera bons resultados. “A expectativa da equipe é se manter entre os três melhores colocados e obter o melhor ranking nacional 2024”, afirma.

A Copa Brasil é um dos dos eventos que definem a pontuação geral do ranking nacional de Canoagem Velocidade, ao lado da primeira etapa, realizada em abril em Lagoa Santa (MG), e do Campeonato Brasileiro de Canoagem de Velocidade e Paraconagem 2024, previsto para setembro, também em Lagoa Santa.

Os competidores viajaram para a capital do Paraná com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

 

A estrutura (no lado esquerdo do campo) com toldos foi montada neste sábado (19) para mais um domingo com muito barulho
Tempo de leitura: 2 minutos

Quem prefere descansar da correria da semana no conforto lar, assistindo a um filme, ao futebol, uma série ou tirando uma “soneca” está revoltado com que os moradores afirmam ser barulho infernal no entorno do campo de futebol amador, no Centro de Integral à Criança (CAIC), no bairro Jardim Primavera. Eles se queixam de uma disputa de paredões promovida todos os domingos.

Os moradores denunciam que os donos de carros de som tipo paredões começam a disputa logo depois das partidas de futebol. Às vezes, segundo relatam ao PIMENTA, a muvuca vai até mais tarde. A acionada, a Polícia Militar atende às ocorrências, determina que os barulhentos respeitem o limite de decibéis estabelecido em lei, mas, quando os PMs deixam o local, tudo fica como antes, conforme os denunciantes.

Os moradores afirmam que o tormento teve início há cerca de cinco meses, quando começou um campeonato amador patrocinado por um vereador. “Eles alegam que têm alvará para utilizar os paredões. Essa autorização teria sido concedida ao vereador, que seria da base do prefeito. Por isso, os policiais quase nada podem fazer”, afirma uma moradora que preferiu não se identificar.

Os moradores asseguram que não são contra a realização da competição esportiva no campo de futebol amador, mas com controle no volume de som. “Trabalhamos a semana inteira e não temos o direito de descansar dentro da nossa própria casa aos domingos? Isso é um abuso, absurdo. Só queremos que nos respeitem, como cidadãos que pagamos os nossos impostos”, acrescenta a moradora.

PREFEITURA PROMETE AÇÃO PARA CONTROLAR BARULHO

O secretário de Segurança e Ordem Pública de Itabuna, Humberto Mattos, por meio da Assessoria de Comunicação do Município, informou ao PIMENTA que tomou conhecimento do problema apresentado pelos moradores do Jardim Primavera. Disse que a fiscalização vai atuar para impedir paredões nas proximidades do campo de futebol.

O secretário acrescentou ainda que, por sua determinação, equipes do Grupo Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA) e da Guarda Civil Municipal já vão ao local neste final de semana.

Bebeto reúne lideranças do PSB no Centro de Convenções
Tempo de leitura: 2 minutos

O vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão, reuniu lideranças do PSB no lançamento de sua pré-candidatura a prefeito, nesta sexta-feira (17), no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Marcaram presença a deputada federal Lídice da Mata e o secretário Nacional de Formação do PSB, Domingos Leonelli. Também participaram o vereador Cláudio Magalhães, do PCdoB; o presidente do Sintepav-BA, Irailson Gazo; e o presidente da Força Sindical Bahia, Emerson Gomes.

Bebeto defendeu a construção coletiva de um programa de desenvolvimento para o município. “Precisamos construir um projeto através do debate, ouvindo o povo e, de forma colaborativa, criar uma teia de propostas que reflitam as necessidades da nossa gente. A partir disso faremos um programa de governo participativo, popular e transparente”, apontou.

Para Bebeto, é necessário criar as condições de assegurar um governo inovador. “Capaz de induzir a um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social. Nós temos muito a fazer para que a cidade possa renascer criativamente pelas mãos do seu próprio povo”, acrescentou.

APOIO PARTIDÁRIO

Lídice afirmou que Bebeto terá todo o apoio necessário do PSB, atribuindo ao aliado as qualidades do gestor público experiente e comprometido com as necessidades da população. “Eu tenho a confiança de que Bebeto, com a experiência que teve na Câmara dos Deputados, continuará buscando recursos para Ilhéus, recursos que ele enquanto deputado destinou ao município. Ele é um candidato diferente dos outros, porque dificilmente outro candidato tem essa ligação tão profunda com a vida e a história da cidade”.

Segundo Bebeto, o momento é de união. “Agradeço ao PSB e a todas as pessoas que acreditam nesse projeto e caminham conosco. Com o comprometimento dos nossos pré-candidatos, vamos fazer a diferença e conduzir um processo democrático, que seja o reflexo daquilo que pensa o ilheense sobre a cidade”, concluiu.

Lideranças do PSB que não puderam ir ao ato enviaram vídeos de apoio a Bebeto, a exemplo do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira; do ministro Márcio França (Empreendedorismo), e da deputada estadual Fabíola Mansur.

Originais, Paulo Alves e Orlando Neto são as atrações do Cola na Manu neste sábado
Tempo de leitura: < 1 minuto

Sábado de arrasta-pé em Itabuna. É a sétima edição do Arraiá Cola na Manu, com Originais do Forró, Paulo Neto e Orlando Alves, a partir das 21h, no Bairro São Judas, em Itabuna. A festa vem com o seu formato inicial, com comidas típicas e a estrutura junina tradicional.

– Estou muito animada com o retorno do Arraiá Cola Na Manu, que não acontece desde 2019. Essa foi a festa que deu início à marca e é a que mais está no coração das pessoas – afirma a produtora do Arraia, Manu Berbert.

Ela lembra que o público do Arraiá Cola na Manu amadureceu junto com a festa, que volta a abrir a temporada do melhor do forró. “Hoje nós queremos um evento confortável, para reencontrar amigos e nos divertirmos. E essa é a proposta do Arraiá”, comenta Manu. A festa tem ingressos limitados, que podem ser adquiridos no site da Bilheteria Digital (clique aqui).

SERVIÇO
🎶 Arraiá Cola Na Manu
QUANDO: Hoje, 18 de maio, a partir das 21h
LOCAL: Rua Itália, 198, Bairro São Judas
INGRESSOS: https://www.bilheteriadigital.com/arraia-cola-na-manu-18-de-maio

Brasil registra queda em desemprego, segundo IBGE || Foto Marcello Casal Júnior
Tempo de leitura: 2 minutos

A taxa de desemprego do país no primeiro trimestre foi de 7,9%, uma queda de 0,9 ponto percentual na comparação com o mesmo período de 2023 (8,8%), segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa é a mais baixa da série histórica do primeiro trimestre em 10 anos – até então, o menor índice tinha sido registrado no primeiro trimestre de 2014, com 7,2%.

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a taxa de desocupação caiu em 21 estados e no Distro Federal. Os estados com memores desempenho foram: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Goiás, além do Distrito Federal.

O crescimento na desocupação foi registrado em quatro estados: Rondônia (3,2% a 3,7%), Roraima (6,8% a 7,6%), Rio Grande do Sul (de 5,4% a 5,8%) e Mato Grosso do Sul (4,8% a 5%). Em Santa Catarina, a taxa se manteve estável em 3,8%. “A trajetória de queda anual, que já vem sendo observada em outros trimestres, se manteve”, analisa Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas por amostras de domicílios do IBGE, em nota.

No primeiro trimestre de 2024, havia 1,9 milhão de pessoas que procuravam trabalho durante dois anos ou mais. Esse contingente se reduziu em 14,5% frente ao primeiro trimestre de 2023, quando 2,2 milhões de pessoas buscavam trabalho por dois anos ou mais.

RENDIMENTO MÉDIO MENSAL

A pesquisa também revelou aumento no rendimento médio real mensal habitual que, no trimestre encerrado em março, foi de R$ 3.123. No mesmo trimestre do ano passado, esse valor era R$ 3.004.

As taxas de desocupação seguem maiores para mulheres, pessoas pretas e pardas e aquelas com o ensino médio incompleto. Todos esses grupos ficaram acima da média nacional (7,9%). No primeiro trimestre, essa taxa foi estimada em 6,5% para os homens e 9,8% para as mulheres.

Quando analisada a taxa de desocupação por cor ou raça, a dos que se declararam brancos (6,2%) aparece abaixo da média nacional, enquanto a dos pretos (9,7%) e a dos pardos (9,1%) ficaram acima.

Já na análise por nível de instrução, a taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto era de 13,9%. Para os que tinham superior incompleto, a taxa foi de 8,9%, mais que o dobro da verificada para o nível superior completo (4,1%). Da Agência Brasil.

Itabuna joga neste sábado pela Série D do Campeonato Brasileiro || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Invicto na Série D do Campeonato Brasileiro, o Itabuna Esporte Clube defende, neste sábado (18), a liderança do Grupo A-6. O Dragão do Sul, que tem duas vitórias e um empate, enfrenta a Portuguesa, no Estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro. A partida está prevista para começar às 17h.

O Itabuna vem de vitória por 1 a 0 contra do Audax, outra equipe carioca. A Portuguesa também venceu o seu último jogo. Bateu o Novo Iguaçu por 1 a 0, e chegou a 3ª colocação, com 5 pontos. Além do Dragão do Sul, a equipe carioca está atrás do Democrata (MG), que tem 7 pontos.

O sábado será dia de jogos para outros dois times baianos na Série D do Campeonato Brasileiro. No Grupo A-4, no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, o Juazeirense recebe o CSE (AL), às 16h. Minutos depois, às 17h, no Estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca, também em Alagoas, o Jacuipense enfrenta o Asa.

O Jacuipense está na 4ª colocação, com cinco pontos, dois a menos que o líder Itabaiana (SE), que no domingo (19) joga contra o Retrô (PE). O Juazeirense está numa situação mais delicada, na sexta colocação, com um ponto em três jogos. O time precisa de uma vitória para manter-se vivo na competição nacional.

Manoel Porfírio e Lúcio Vieira Lima se envolvem em debate público
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta sexta-feira (17), em entrevista ao Conexão Morena, da Morena FM 98.7, o vereador Manoel Porfírio comentou a nota pública em que aliados do ex-prefeito Geraldo Simões compararam o apoio do PT ao prefeito Augusto Castro (PSD) com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Segundo o texto, foram dois golpes. Para Manoel Porfírio, a comparação desconsidera que, na plenária, a tese de aliança com o prefeito venceu a de pré-candidatura própria.

O parlamentar recordou que, em 2016, o ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima e seu irmão, o ex-ministro Geddel, foram atores políticos destacados na derrubada de Dilma, levando o MDB e Michel Temer à Presidência da República. Na avaliação de Porfírio, como o MDB apoia Geraldo em Itabuna, os aliados do ex-prefeito foram incoerentes ao comparar a aliança com Augusto à defenestração de Dilma.

Presidente de honra do MDB na Bahia, Lúcio Vieira Lima respondeu o vereador. Conforme o ex-deputado, Manoel Porfírio e o prefeito Augusto Castro tentam, de maneira insistente, atrair o MDB para o Governo, com direito à oferta da vice na majoritária do PSD, emendou.

Para Lúcio, a atitude de Porfírio, na entrevista de hoje (17), destoa das conversas dos bastidores. O ex-deputado federal falou do impeachment e também sobrou para o prefeito Augusto Castro. Assista.

Outros 42 venezuelanos continuam no local
Tempo de leitura: 2 minutos

Um jovem imigrante indígena venezuelano decidiu deixar o abrigo no Colégio Antônio Carlos Magalhães, no Mangabinha, mantido pela Prefeitura de Itabuna, para juntar-se à outra parte da família residente em Vitória da Conquista, depois da violência entre o grupo no domingo passado (12).

Na cidade do sudoeste, após seu relato aos familiares, estes decidiram vir a Itabuna e visitar o abrigo para tomar conhecimento da situação em que os demais estão vivendo, sendo recebidos no local na companhia de representantes da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza.

Segundo a Prefeitura, ao identificarem a falta de higiene, o descaso no cuidado com as crianças e a rotina excessiva do consumo de bebida alcoólica, os parentes dos imigrantes desaprovaram a situação e a conduta dos familiares e os forçaram a deixar o abrigo para se juntar a eles em Vitória da Conquista.

Lá, como relataram, trabalham, recebem o auxílio para pagamento do aluguel, encaminham seus filhos para a escola e possuem uma vida equilibrada. Na tarde da quarta-feira (15), um grupo de 15 pessoas deixou o abrigo com destino a Vitória da Conquista. Ficaram no abrigo em Itabuna 42 venezuelanos.

DISCUSSÃO E MORTE

Na noite do domingo (12), na unidade escolar fechada que serve de abrigo, houve uma discussão familiar entre os imigrantes venezuelanos, seguida de uma discussão com moradores da localidade, ocasionando uma confusão generalizada com ataques de violência entre os envolvidos.

A Polícia Militar foi acionada para apaziguar a situação e orientou a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza a notificar a Polícia Federal, em Ilhéus, onde, na terça-feira (14), foi registrado o Boletim de Ocorrência para conhecimento das autoridades federais.

O caso mais grave ocorreu no início deste mês, quando uma criança de 2 anos, também abrigada na antiga escola, faleceu durante segunda internação no Hospital Manoel Novaes, vítima de desnutrição e pneumonia.

Policiais cumprem mandado em endereço em Guanambi, no baixo-sul baiano
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil da Bahia cumpriu mandados de busca e apreensão no município de Guanambi contra suspeitos de integrar grupo criminoso do Rio de Janeiro, responsável pela lavagem de dinheiro de roubo de veículos.

Na operação desta quinta-feira (16), os policiais apreenderam dois veículos, sete aparelhos celulares, dois notebooks, dois computadores, cinco folhas de cheque em branco, sete HD’s, um pendrive e a quantia de R$ 9.800, em espécie, localizados em três residências e em um estabelecimento comercial dos suspeitos.

De acordo com as investigações da Polícia Civil fluminense, a lavagem de dinheiro movimentou mais de 30 milhões em um ano, gerando forte impacto nos índices de furtos e roubos de veículos no Rio de Janeiro, para onde os materiais apreendidos foram encaminhados. As investigações continuam no estado do sudeste.

Participaram das ações o Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), a 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), o Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e a Lavagem de Dinheiro (Draco), de Vitória da Conquista, e o Departamento de Polícia do Interior (Depin).

Agentes da AACRRI se reúnem no Dia Mundial da Reciclagem
Tempo de leitura: 2 minutos

Não podia haver forma mais satisfatória para os agentes ambientais de Itabuna comemorarem o Dia Mundial da Reciclagem, nesta sexta-feira (17), dia em que terminaram a maior parte da reconstrução da Central de Triagem e Reciclagem, no Lomanto, que foi destruída por um incêndio no início deste ano. Além do prejuízo com a estrutura, eles perderam 200 toneladas de material pronto para a venda.

Foi um tombo daqueles para os cerca de 50 trabalhadores da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI). Mas a corrente de apoio ao grupo superou o tamanho da queda. Partiu do jornalista Daniel Thame a ideia do Canto da Reconstrução, que reuniu artistas de diversas linguagens em um show solidário à Associação, no Centro de Cultura Adonias Filho, em fevereiro.

O Governo do Estado enviou maquinários de reciclagem, equipamentos de proteção individual e cestas básicas para as famílias de catadores. Uma vaquinha online, impulsionada pelos veículos de imprensa, arrecadou R$ 55 mil para as obras na Central, que teve o telhado reformado, assim como a rede elétrica, a sala de administração e os banheiros.

AUMENTO DA PRODUÇÃO

Conscientização social aumenta alcance da coleta seletiva em Itabuna

Mesmo com a Central de Triagem em reforma, o programa Recicla Itabuna não parou. Com ajuda da Prefeitura de Itabuna, os agentes ambientais mantiveram a coleta seletiva do município. Neste ano, passaram a coletar, em média, 198 toneladas por mês, 32 toneladas a mais do que antes do incêndio. “O mais importante de tudo isso é que a sociedade entendeu a importância do cuidado com o meio ambiente, separando os resíduos”, apontou Daniele Pereira, tesoureira da AACRRI.

Para a presidente da Associação, Carissa Araújo, este 17 de maio é oportuno para reforçar a conscientização sobre a importância do Recicla Itabuna para o município, sua população e as futuras gerações. “Desejo, nesta data em que se comemora o Dia da Reciclagem, que todos possam continuar realizando a separação [de materiais recicláveis) e que os que ainda não fazem passem a descartar os resíduos nos locais corretos”.

Criada após o fechamento do antigo lixão de Itabuna, em 2021, a AACRRI é resultado de ação da Prefeitura de Itabuna, da Defensoria Pública do Estado da Bahia e do Ministério Público do Trabalho, em parceria com CVR Costa do Cacau.

DOAÇÃO

Quem puder colaborar com a AACRRI pode doar qualquer valor via pix (aacrri.itabuna@gmail.com). Transferências bancárias podem ser direcionadas para a agência 0001, conta: 47387377-6, do Banco PagSeguro, CNPJ: 42.306.706/0001-26, em nome da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna.

Edifício residencial será erguido numa das áreas mais valorizadas de Ilhéus, a Praia dos Milionários
Tempo de leitura: 2 minutos

A VCA Construtora está chegando em Ilhéus. Para chegar em grande estilo, a VCA Construtora lança um empreendimento inédito na história da empresa. Dessa vez, a VCA fará um projeto vertical, situado na melhor localização da cidade, em frente à vibrante Praia dos Milionários.

O empreendimento possibilita ter seu próprio refúgio à beira-mar, a poucos passos das animadas cabanas Gabriela, Nacib e Farol. Agora, essa visão está prestes a se tornar realidade, com um empreendimento que vai oferecer mais do que o conforto de estar pertinho do mar, mas também uma vista deslumbrante do oceano atlântico.

O primeiro VCA de Ilhéus não deixará de ter área de lazer completa para os moradores e visitantes desfrutarem de momentos prazerosos com amigos e familiares na piscina. E saborearem um churrasco no quiosque gourmet do lado da praia.

Localização é das mais privilegiadas e valorizadas da zona sul de Ilhéus

Para tornar este empreendimento uma realidade, a VCA Construtora firma parceria com a Atma, uma empresa conhecida por seu sucesso no mercado de Ilhéus, com mais de R$ 1,5 bilhão de landing banking e projetos como o empreendimento Tons de Brisa.

RECORDE DE VENDAS

Com presença consolidada em 11 cidades do Nordeste, a VCA Construtora é sinônimo de excelência e inovação. Desde sua fundação, a empresa registrou um crescimento exponencial de 300% e alcançou recordes de vendas em seus empreendimentos.

Além de tudo, a VCA Construtora é conhecida por ter a satisfação do cliente como principal pilar, por isso, a VCA procura sempre trazer novos empreendimentos de acordo com os anseios dos consumidores, com projetos inovadores e uma abordagem centrada no cliente. Fique atento para mais novidades e prepare-se para testemunhar a transformação de Ilhéus com a VCA Construtora.

Maíra faz show de celebração de 1 ano de EP || Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A cantora e compositora MAÍRA comemora 1 ano de lançamento do seu 1° álbum Trovejei, nesta sexta-feira (17), às 22h, no PUB CASA N° 1, no Barbalho. Na apresentação, que promete ser uma grande festa, a artista será acompanhada pelo violonista Jad Venttura e pela percussionista Nanny Santos.

Com influência da MPB e do samba, MAÍRA apresenta um show com músicas autorais e releituras, tendo amor e espiritualidade como temas. A entrada será vendida no local do evento. Mais informações no Instagram da artista (@artedemaira).

SERVIÇO
MAÍRA no show “Trovejei”
Quando: Hoje (17), às 22h
Local: Pub Casa N° 1, Rua Aristides Áttico, 38, Barbalho, Salvador
Entrada: R$ 15

Leandro Karnal vai proferir palestra na Semana de Inovação de Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Problemas de saúde forçaram a Monja Coen, referência do zen-budismo no Brasil, a cancelar a palestra que faria na abertura da Semana de Inovação de Ilhéus, na próxima segunda-feira (20). A informação foi divulgada pela Prefeitura de Ilhéus, responsável pelo evento em parceria com o Sebrae.

Para compensar a baixa na programação, os organizadores da Semana anunciaram conferência do historiador, escritor e professor Leandro Karnal, marcada para o último dia do evento, sexta-feira (24), às 18h, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, localizado na Avenida Soares Lopes.

Apesar da ausência de Coen, está mantida a mesa de abertura da Semana de Inovação, na segunda-feira, às 18h, no Centro de Convenções, com a presença de Leandro Freitas (Borracharia Leandro) e Ruben Delgado, especialista em inovação e transformação organizacional.

INSCRIÇÃO

A Semana de Inovação de Ilhéus promete promover diálogos e conexões entre os principais segmentos econômicos da cidade, como indústria, comércio e serviços, turismo e economia criativa, agronegócios, micro, pequenas e médias empresas, produtores rurais e potenciais empreendedores. Faça a sua inscrição aqui.