Tempo de leitura: < 1 minuto

A dengue se alastra em Itabuna e fez uma vítima falta, ontem. A professora Rita Santiago morreu com quadro clínico confirmado de dengue hemorrágica, a forma mais agressiva da doença.
A educadora lecionava no Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (Ciomf). Somente de casos notificados, o número passa dos 430. O real ultrapassa a casa dos 2 mil, segundo especialistas. Isso, porque a prefeitura não estava distribuindo formulários de notificação da dengue às unidades de saúde e hospitais. Pacientes não têm conseguido atendimento nas unidades e aderido à perigosíssima auto-medicação.

8 respostas

  1. Só em uma rua no bairro de Fátima todas as crianças foram vítimas do mosquito. Sinceramente eu acho q/ a cuilpa não deve ser atribuída somente à prefeitura, lógico que são culpados por não cuidar para que não chegue a esse estado que estamos (com panfletos informativos, fumacê, fiscalização) mas tb não podemos negar que há um ENORME descaso da população que é “porca”, não tem noção de higiene e de zelo pelos seus proprios parentes e a eles mesmos. Temos que lutar contra a dengue e cobar da prefeitura sim, mas tb temos q/ cuidar dos nossos quintais, das nossas ruas pq a educação começa em casa. ACORDA MINHA GENTE!!!!!

  2. É isso aí Nanda, tá na hora de arregaçar as mangas e tomar uma atitude. Mutirão da população já, rua por rua, casa por casa… chega de mortes (evitáveis) em nossa cidade.

  3. Pois é, a situação está mesmo caótica. E do jeito que estão organizados os serviços de saúde, a população tem que rezar muito para não contrair as formas mais graves da doença, pois se depender de consulta com médico, remédios e exames de laboratório o pobre coitado vai morrer a míngua. Muitos postos sem médico, e quando se consegue uma consulta o médico nem olha na cara direito, diz que é uma virose, nem pede um exame. QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS POR TUDO ISSO? E A POPULAÇÃO O QUE TEM FEITO?

  4. O caso da professora Rita Santiago – uma pessoa moça, ativa e saudável – ainda não foi confirmado como sendo dengue, pode ter sido infecção provocada por outro elemento – vírus ou bactéria. É importante prestar atenção à água que chega às torneiras. Há um zumbido partindo não se sabe de onde, insistindo em informar que a Emasa não está fazendo o tratamento da água de forma segura. Será? O certo é que a tal virose está derrubando muita gente… Todo cuidado é pouco.

  5. Com o gestor que Itabuna elegeu, vamos ser a capital da Dengue na Bahia e talvés do Brasil…, foram gastos milhões em nosso carnaval e com a saúde até agora foram gastos quanto? É melhor esperarmos sentados e cada um cuidar do seu lar e terrenos vizinhos para combatermos com essa miseravel DENGUE….

  6. Para ajudar no combate à dengue,plantem citronela(a essência de citronela-cymbopogom nardus, mata larvas e pupas em 3 horas, 1 colher (sopa) para 1 litro de água,( peço que façam a experiência!),manjericão,tagetes patula,usem seus derivados(desinfetantes,essências,óleos,velas,sabonetes),deixem viver as criaturinhas,os muitos predadores do aedes:aranhas mosquiteiras,lagartixas de parede,libélulas,pássaros insetívoros,peixes guppy nos reservatórios de água,sapos,além de telar caixas d água,eliminar possíveis criadouros, usem bacillus thuringiensis, aspirador de mosquito,armadilhas Adultrap prende a mosquita adulta(serão 450 ovos que deixam de criar!).Não usem veneno químico, faz mal á nossa saúde,o aedes já adquiriu resistência, mas, mata seus predadores, e assim a dengue prolifera livremente.Basta analisar:onde mais se investiu com inseticidas(Pan 2007) é onde mais aumentou casos de dengue. Os predadores são consumidores vorazes do aedes, tanto na água como em terra, muito mais eficientes que qualquer medida artificial. Pesquisem para comprovar! Perfume também espanta o mosquito.Passem nas partes descobertas. Colocar uma caneca de plástico com ½ de água e 2 gotas de essência de citronela, deixe perto da cama.O cheiro permanece até o dia seguinte e o mosquito não se aproxima.
    “O uso sem critério do fumacê causa impactos ao meio ambiente, provocando mortes de insetos polinizadores, tais como, abelhas, vespas e borboletas, além dos predadores naturais que exercem a função de controladores das populações de vetores”, afirmou.
    -Médico mineiro inventou uma armadilha mortal para aedes aegypti. Já foi patenteado e breve teremos no mercado. Chegou nas farmácias o remédio homeopático para combater os sintomas da dengue. PRODEN, do Laboratório Almeida Prado.

  7. Usem armadilhas: TRAP-exterminador de mosquito fotocatalítico,fiz o teste e atrai,(antes de picar as pessoas) captura e extermina, mesmo!Vejam na Internet que tem os detalhes. Apropriado para residências e escritórios.Tem a Adultrap, feito de plástico reciclável,manual,atrai a fêmea para oviposição,só que depois de sugar o sangue das vítimas,eficiente,mais barato e durável,própria para ir a campo,nas fábricas,onde tem poeira.Tem a BG-Sentinel,estão testando em Manaus,adequado para agentes da dengue,deveriam fabricar na oficina.Já chegou nas farmácias PRODEN,medicamento homeopático para combater os sintomas da dengue,evita a hemorrágica.
    nobukunister@gmail.com

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *