Tempo de leitura: < 1 minuto

dengue-aedesEXCLUSIVO
Uma reunião de técnicos dos governos federal e estadual foi encerrada há pouco e definiu um plano de ação emergencial para o enfrentamento da dengue em Itabuna. Segundo Edenilton “Tita” Oliveira, da Funasa/Ministério da Saúde, a situação em Itabuna é de calamidade. “Não há mais controle do número de casos na cidade”, disse em entrevista exclusiva ao Pimenta.
Segundo ele, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) decidiram iniciar imediatamente a aplicação de “fumacê” em toda a cidade. A decisão foi tomada após a análise dos números de casos notificados, que bateu em 900 até o início da tarde de hoje.
A aplicação de fumacê em toda a cidade foi feita entre junho e julho do ano passado e, em condições normais, não deveria ser repetida num intervalo inferior a um ano. “Mas agora temos um quadro mais do que adverso”, informam os técnicos Jorge Monteiro e Edenilton Tita.
A aplicação começa nesta semana, quando deverão chegar mais veículos da Secretaria Estadual de Saúde, usados para a aplicação do fumacê. Antes, a aplicação do inseticida estava limitada às áreas onde eram notificados casos de dengue, seja clássica ou hemorrágica. “Com esse quadro de calamidade, teremos que adotar a pulverização em todo o município”. Cinco carros serão utilizados na aplicação do inseticida.

13 respostas

  1. Que ações têm que ser feitas, é claro que é verdde, mas o tal fumacê é uma medida sem propósito algum e totalmente eleitoreira, pois não tem eficácia, já que atinge apenas a frente das casas, quando os focos estão no interior e no fundo dos quintais das mesmas!
    É o verdadeiro “engana trouxa”, além das pessoas estarem sendo expostas a uma dose cavalar de inseticida!
    Se alguns reclamam de resíduos, isso mesmo, RESÍDUOS, de agrotóxicos no alimentos e pagam muito mais caros pelos produtos ditos “orgânicos”, agora, em plena porta de casa, serão expostos a verdadeiros banhos de inseticida, tudo em nome de atitudes equivocadas.
    O que deveria ser feito é intensificar visitas domiciliares, se necessário, com poder de polícia onde houver rresistência. Isso sim, …!!!
    Mas vamos ver no que vai dar, …!!!

  2. É verdade o fumacê só serve para a frente das casas e o quintal?
    Tem que haver uma manifestação para tomar providências para que não haja mas vitímas fatais. Cadé o secretário da saúde?
    AGILIZA MINHA GENTE ITABUNA ESTA UM CAOS.

  3. VAMOS VER NO QUE VAI DAR?
    TOMA VERGONHA NA CARA SERGIO, E COBRE DO SEU QUERIDO PREFEITO, Q PELO Q EU TOU VENDO O MOSQUITINHO TA ADORANDO O GOVERNO DE AZEDO!

  4. Para alguns “comentaristas” que não fundamentam seus cmentários, só me resta dizer uma coisa:
    Parafraseando a música “Guantanameira”, feita para uma moça natural de Guantânamo, em Cuba, por aqui a letra seria outra, a saber:
    “Quanta besteira! Menina, quanta besteira, …, quanta besteira, …, menina, quanta besteira”, …!!!

  5. Zelão, com o perdão da palavra:
    “… Cidade em estado geral de calamidade.”
    Com o perdão da palavra, Itabuna não está em “Calamidade Pública” só na saúde. Mais digno seria, se o governo do ” capitão prefeito”, em um gesto do reconhecimento de parte da culpa que lhe cabe, tivesse decretado um amplo e irrestrito “Estado de Calamidade Pública”, pedindo inclusive a intervenção administritativa e política do Estado e da União.
    Tendo herdado um munícpio em caos – herança que ajudou a construir – o capitão prefeito tinha conhecimento prévio da situação. Mas, como se elegeu sem presisar ter projetos de governo, mesmo os mais elementares, finge agora surpresa pela tragédia da saúde.
    Essa é só a primeira das muitas constatações de imcompetência e despreparo de um governo, que iremos assistir ao longo de quatro anos. Quem sobreviver, verá!

  6. Sergio o fumaçê…pra vc só serve assim : quer um conselho …feche as portas quando o fumaçê.passar .ai o mosquito vai picar vc certo então já que ele esta dentro da sua casa com as portas fechadas fica melhor para te picar…vc picado vc morre logo seu idiota!!!o trabalho do fumaç~e é do governo estadual!!!!e não municipal…antes de vc fazer qualquer critica converse com quem entende (Tecnicos)…que não é o seu caso….se não tem efícacia então diga o povo para ficar com as janelas fechadas ai vc vai …muitas mortes!!!!suas criticas todas s´ão destrutivas…mais não é seu filho que morreu???aproveite pois o jantar almoço e lance seraõ as picada em vc!!!!!porque nem um agente faz trabalho com perfeição….olhe como eles trabalham…quais os supervisore quem vai em tua casa olhar se o agentes fez com qualidade…o trabalho!!!!!olhe o mosquito te picou…continue com as portas fechadas…não esqueça de ir trabalhar com os agentes que só assim vc vai ver a qualidade do trabalho!!!pessimo!!!!um merda!!!!!no BrASIL INTEIRO A Funasa trabalha assim!!!!quem é vc para discordar!!!!

  7. Esta de parabens!!!pela noticia em primeira mão…vc FEZ COMENTÁRIOS…VERÍDICOS realmente já vi fumaçê nos bairros!!!!um grande abraço para toda suas equipe!!!

  8. Enquanto Azevedo,Geraldo Simões,Cap. Fabio,Jussara,Milton SATANAS,Delgally e o finado Fernando Gomes (politicamente)ETC. Estiveram governando Itabuna. sem exceção Itabuna vai se afundar perdendo investimentos para outras regiões.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *