Tempo de leitura: < 1 minuto
Vieira negava epidemia em Itabuna
Vieira negava existência de epidemia (Foto Pimenta na Muqueca)

Depois do secretário municipal de saúde, Antônio Vieira, contestar o Pimenta e outros veículos e afirmar que o quadro de dengue em Itabuna não era epidêmico, eis a verdade: o prefeito José Nilton Azevedo, o Capitão Azevedo (DEM), acaba de decretar estado de emergência no município devido ao “agravamento epidemiológico de dengue”.
Segundo ele, essa é a condição necessária para que possa contar com mais ajuda dos governos federal e estadual no combate à doença. Azevedo alude em nota aos 600 casos de dengue registrados nos hospitais Manoel Novaes e Luís Eduardo Magalhães, fora os das unidades básicas de saúde.
O quadro epidêmico de dengue era anunciado. Em novembro, o Ministério da Saúde apontava Itabuna como líder nacional em índice de infestação predial de larvas do mosquito da dengue. Na época, o prefeito Fernando Gomes e o secretário de saúde, Jesuíno Oliveira, duvidavam das estatísticas e consideraram os números um “alarmismo”… Nada foi feito. Deu no que deu.
Entre domingo e a madrugada de hoje, a cidade registrou duas mortes com quadro suspeito de dengue hemorrágica. Um foi o da professora Rita Santiago, que lecionava nas redes estadual e municipal. Nesta madrugada, morreu Hanna Vitória Santos Miranda, de 4 anos. A criança estava internada no Hospital Manoel Novaes.

31 respostas

  1. De uma forma ou de outra é ridículo uma cidade ter que decretar estado de emergência para que fique classificada como: Estar emcondições de receber auxílio dos Governos Estadual e Federal no combate a uma doença que pode levar – e já levou – à morte.
    Onde é que nós estamos, …?!?!?!
    Quer dizer que, fazendo uma analogia, um cidadão qulquer tem que ser execrado para, só após isso, receber auxílio de outrem, …!!!
    E os nossos impostos que são recolhidos pelos Governos Federal e Estadual, …?!?!?!
    É brincadira, …!!!
    O nome disso é irresponsabilidade, leviandade, falta se sensibilidade com os problemas coletivos, …!!!

  2. Vieira ouviu demais o Sandovaldo Menezes. Deu no que deu.
    a dengue desgraçou com fernando ano passado e piorou agora porque sandovaldo nada conhece de combater a dengue. esse cara teve o desplante de rejeitar o socorro da sétima dires.
    agora, segura que eu qero vê

  3. O ex-Prefeito Fernando Gomes e o ex-Secretário de Saúde, sr. Jesuíno Oliveira deveriam idenizar os parentes das vítimas da dengue, porque trataram com descaso uma situação de risco, que agora tornou-se alarmante. Mas o que eles fizeram, um tocou a mula, o outro faz-se de desentendido. Política pública é coisa séria, precisam colocar pessoas sérias e comprometidas!

  4. Sérgio Oliveira vamos deixar de ser hipócritas. O dinheiro federal veio para que se cuidasse do caso da dengue. Só que Fernando Gomes e sua equipe não aplicou o dinheiro onde deveria ser aplicado. E pelo que parece Azevedo, que foi vice de Cuma, vai dar continuidade à excelente aplicação do dinheiro público. Enquanto isso o povo continua doente e morrendo.

  5. Sinceramente estou simplesmente chocada com a situação que chegamos. É sempre assim. É preciso que pessoas morram para que se tome providência. Nós só pensamos no nosso umbiguinho. Mas na hora de jogar lixo na rua e deixar água suja se acumulando, ninguém pensa no outro, inclusive em si mesmo.
    Ontem fui andar na beira-rio e o quadro da praça de geraldo é vergonhoso. Toda suja, árvores caídas, bancos quebrados. Mas quem é que suja? O Estado? Somos nós. Todos nós somos co-responsáveis por isso. O poder público é negligente por não tomar as providências imediatas. Mas se nós não jogassemos o lixo nas ruas e nem deixassemos a água parada não existiria dengue. Ou existiria? É muito fácil culpar A ou B, porque não arregassamos as mangas e vamos também combater o mosquito? Enquanto o problema não me alcança eu não me preocupo. Sempre foi assim. Por isso que existe um grande paradoxo com a vontade geral de Rousseau (princípio da democracia) e esta propriamente dita, pois ninguém pensa no coletivo, pensa em si próprio. E quem está no poder tbm. Por isso que não prevenimos, apenas nos resta remediar.

  6. Diante da “hipocrisia” da qual fui acusado, pergunto:
    Qual o significado de um termo INTERVENÇÃO, na Administração Pública? Em quais casos se aplica, …???
    Administrar se resume a enviar dinheiro, mas não cobrar, nem fiscalizar, os resultaos aufridos, …???
    Eu estudei em outra cartilha, por isso mesmo que devo ser considerado “hipócrita”, …!!!

  7. Não precisa, pois isso já está garantido, …!!!
    Seria mais útil alguém desse “naipe” na campanha Wagner 2010, pois lá “o piano é mais pesado”, …!!!
    Isso me lembra uma música, um samba:
    “Sonhei que estava sonhando um sonho (…)”!!!

  8. Sérgio Gomes torço para que vc não tenha estudado na mesma cartilha de Fernando Gomes, Jesuíno e Cia. Se vc estudou nesta cartilha é muito melhor ser considerado hipócrita (e fechar os olhos para a realidade), do que ser considerado ASSASSINO. Por quê a gestão passada e a atual possuem uma parcela muito alta nas mortes dos itabunense por causa da dengue.

  9. Só uma “pessoa” atrás de um pesudônimo tão característico para escrever tanta bobagem, pois sequer tem coragem de se assumir publicamente, mostrar quem realmente é, …!!!
    Tem um ditado que diz: Nós somos o que comemos. No teu caso tu és tal qual o título que te representa, isto é: “Continua a mesma coisa”, …, não evoluiu, …!!!
    Nem Darwin nem Freud dariam jeito em tamanha “anomalia”, em tal “mera abstração”, pois pode se tratar de apenas uma “entidade”, não um “ser”, …!!!
    Aí não é hipocrisia, …?!?!?!

  10. A verdade incomoda Sérgio. Aliás quem me garante se você é Sérgio Oliveira realmente? Com esse nome você está mais para ser filho de Fernando Gomes Oliveira. Se for isso, agora compreendo a sua defesa ferenha em prol do Governo Cumista. Enquanto isso os itabunenses estão morrendo nos leitos hospitalares.

  11. Meu Deus! Em que terra estamos?
    Quero reiterar aqui: deixem de briguinhas, raivinhas, defesas de políticos… Vamos lembrar de nossos direitos e deveres de cidadãos! Tem gente morrendo de dengue ou de virose letal! A água da Emasa está recebendo o tratamento adequado? Vocês já viram uma criança sofrendo neste calor, com olhinhos tristes, quase não aguentando chorar, no colo da mãe no ponto de ônibus, debaixo do sol escaldante? Eu vi isso hoje. Sejamos solidários…
    A eleição ainda está distante!!!

  12. Sempre dou minha colaboração, comentando a respeito do que deve ser feito, da conscientização da população, de que cada um de nós deve fazer a sua parte, pois diariamente eu faço a minha, agora não tenho culpa de há gente refratária, sem o mínimo de senso de comunidade, que quer culpar apenas um por tudo o que acontece, …!!!
    Deixar barato é que eu não vou, …!!!
    Não tenho raiva de ninguém nem brigo por causa de comentários contrários aos meus, mas sinto pena, muita pena, pois nem todos tiveram a mesma oportunidade de ter uma visão melhor das coisas, uma melhor formação educacional, caso contrário, estaríamos numa cidade, numa região muito melhor, a começar pelos “representantes” eleitos para a Assembléias Legislativa e, também, em Brasília, que nada fazem, mas a vida é assim, fazer o que, …!!!
    Continuo, no entanto, tentando “pregar para as pedras do deserto”. Quem sabe um dia algumas “pessoas” evoluem. A esperança é a última que morre, mas morre, …!!!
    Ainda bem que estamos numa democracia, onde as pessoas não são silenciadas, …!!!

  13. Enquanto a cidade continua entregue as traças e Zé Vieira seguindo a cartilha do seu antecessor JESSUÍNO, vejam por onde andam os INresponsáveis. Todos rindo da sua cara, comendo feijoada, enquanto a DENGUE matando:
    http://4.bp.blogspot.com/_TgneDEv1cnQ/SY7pdiJxMTI/AAAAAAAAGVc/thZYIsmvXwQ/s1600-h/21.jpg
    http://3.bp.blogspot.com/_TgneDEv1cnQ/SY7quok4rZI/AAAAAAAAGWk/OovSSShGj4s/s1600-h/12.jpg
    http://1.bp.blogspot.com/_TgneDEv1cnQ/SY7qI3E5FWI/AAAAAAAAGWM/lz0NgBt9GEo/s400/15.jpg
    http://3.bp.blogspot.com/_TgneDEv1cnQ/SY7iejYM3sI/AAAAAAAAGOM/z1L6Jymj2jA/s1600-h/08.jpg
    http://3.bp.blogspot.com/_TgneDEv1cnQ/SY7fyzj_89I/AAAAAAAAGK0/Y9oQwYn3k70/s400/55.jpg
    Geraldo Briglia nas próximas eleições: Você votou errado, e por duas vez.
    Mr Anderson

  14. Hipócrita! É por causa de gente como você que a situação está do jeito que está. Vc não é nada! Seus títulos não são nada! Deus que te livre de um derrame, pq se não vc vai ficar como um vegetal (tenho certeza que seus títulos não vão dar jeito). Essa não é uma discussão política nem de quem estudou mais ou menos, é uma discussão de ordem social, onde a comunidade deve agir. Se o Estado (em sentido amplo) não consegue responder a contento os anseios da população, devemos nos mobilizar para não sermos dizimados por essa doença.

  15. Queridas e queridos do Pimenta!
    O MP não foi palho para o carnaval e não foi possível impedir a festa de gasto milionário! Itabuna declara ESTADO DE EMERGÊNCIA de modo tardio e parece q o ditado”antes tarde do que nunca” não vai vigorar por aqui. Hospitais lotados, clínicas particulares abarrotadas, postos médicos sem profissionais para atendimento. Enquanto o povo itabunense/grapiúna sofre as perdas de crianças, jovens, homens e mulheres que estão sendo mortos pelo mosquito da dengue, as nossas autoridades encontram-se em festas comemorando não se sabe o que (fotos veiculadas em blogs na Internet). Carnaval passou e os frutos serão colhidos em nove meses: jovens grávidas! Sem falar nos abortos, na disseminação do vírus da AIDS, maior circulação de drogas, destruição de famílias.
    Deixaram de investir na saúde para investir em problemas futuros que endoçam os problemas sociais.
    Só desejo uma excelente gestão ao prefeito Azevedo.

  16. BOM PRIMEIRO: Antigamente, quando administrador público tinha vergonha na cara, seu município em estado de emergência era motivo para envergonhar-se, hoje é costumaz e artifício de acessores jurídicos ardis, com o municipio em estado de emergência pode-se contratar sem concurso público, em caráter de emergência, pode-se dispensar todos os tipos de licitações, em caráter de emergência. Então serve para dar um golpe, e esconder a mão e ainda sair com cara de mocinho na foto.
    SEGUNDO: O secretário de saúde entende muito pouco de SAÚDE PÚBLICA, apesar de técnico ( é médico ortopedista ) está mais para político que técnico de saúde, já começou na secretaria, fazendo coisas para promover-se esquecendo de normas e regras dos serviços se saúde, como: liberando ambulâncias para afilhados políticos que não poderiam sair de Itabuna e fizeram viagem até à Salvador, liberou medicamentos caros, somente a seus afilhados políticos, etc…
    TERCEIRO: Realmente, apesar de tudo , o secretário de saúde tem razão, veja: das mortes que foram atribuídas à DENGUE HEMORRÁGICA, nenhuma foi confirmada pelo LACEN – e outra foram atribuídas outras causas à estas mortes, confirmadas depois, por exames laboratoriais: como meningococcemia e choque séptico…
    ASSIM: A César o que é de César, tem-se que aprofundar mais nisto para podermos chegarmos não à verdade mais um esclarecimento melhor… Olavo setubal vitoria

  17. Se é a comunidade que tem de dar jeito, como eu mesmo já argumentei anteriormente, muita gente que fica escrevendo “miolo de pote”, xingando os outos, demonstrando destempero, esquizofrenia, paranóia, bem que poderia fazer algo de prático, de eficaz, …!!!
    Capinar um terreno baldio seria um bom começo. Quem não tem títulos tem que pegar no pesado mesmo. É a vida, …!!!
    Vamos lá. Mãos à obra, Ferrabrás, …!!!

  18. Quem não tem títulos pega no pesado e quem tem faz o que? Tenta inventar uma vacina ou fica o dia todo num blog escrevendo merda? Se vc é tão sabido assim, faça algo prático também, caso contrário jogue seus títulos na privada. Ou será que vc só sabe ficar o dia todo numa sala de aula, enganando os alunos (sem luz)?

  19. ma resposta ao sr zé vieira.Sou a mae da pequena Hanna qu faleceu com dengue hemorragica.o sr chegou a dizer que era uma menina q ja vinha doente so tendo anemia,anemia e anemia como disse na tv.e agora o q m diz?esta comprovado a causa da morte dela foi mesmo a dengue q levou a minha menina a morte.o q vc vem me dizer agora hein sr secretario?quantas morte o senhor vai deixar acontecer para q providencias sejam tomadas?Eu to sofrendo como muitas maes estao sofrendo.Tb nada q vc possa fazer vai trazer os nosso filho de volta.Mais quero t pedir nos ajude faça alguma coisa,ajude o povo.nao permita que mais mães passem pelo o q estou passando.

  20. venho pedir não so ao secretario,mais ao prefeito e para todas as autoriades competentes q tome providencias.A minha filha era uma criança linda,inteligente cheia de vida,q teve sua vida interrompida por causa de um mosquito.E se não fosse esse maldito a minha princesa estaria aq comigo hoje.So Deus e as maes q ja tiveram as vidas dos seus filhos intrrompidas por causa desse maldito q sabem o q estou passando.Quanto a população, façam tb a sua parte,colaborem.Tenho certeza q se todos fizer a sua parte,iremos vencer essa guerra, esse mau q esta invadindo nossas vida e matando nossas crianças.

  21. Saudações,
    Com muita luta e perseverança estamos lançando pratos anti dengue
    em plastico reciclado para vasos e xaxins (hoje em fibra de côco)
    que não permite ao aedes desovar e economiza .
    Patente anti dengue deferida de Vasos e Pratos para plantas é de conhecimento de varias autoridades desde 1997

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *