skip to Main Content
26 de setembro de 2020 | 04:53 am

SESAB PROMETE MAIS FUMACÊ EM ITABUNA

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma reunião ocorrida hoje à tarde na 7ª Dires traçou algumas medidas que serão tomadas nos próximos dias, no combate ao mosquito transmissor da dengue e melhoria do atendimento às pessoas que apresentam sintomas da doença.
A boa notícia divulgada no encontro, do qual participaram o secretário municipal de Saúde Antônio Vieira e o coordenador da 7ª Dires, João Marcos de Lima, além de representantes da Vigilância Epidemiológica, foi a de que mais três carros-fumacê chegarão na tarde desta quinta-feira (19) a Itabuna. Outros dois já estão sendo utilizados nos bairros da cidade.
Durante a reunião, houve muitas críticas ao atendimento prestado nos hospitais de Base e Manoel Novaes, além do Cemepi.
O Pimenta já havia antecipado na terça ( 17) que a Sesab iria intensificar a aplicação do fumacê em Itabuna, mesmo contrariando regras da Organização Mundial de Saúde (OMS). A ofensiva foi definida em reunião de técnicos da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Sesab e da Fundação Nacional de Saúde, na terça.
A OMS recomenda que a borrifação em toda a cidade seja feita só uma vez a cada intervalo de 12 meses. A medida visa evitar que o mosquito da dengue adquira resistência ao inseticida. Como a situação é crítica, o setor de Vigilância Epidemiológica da Sesab decidiu aplicar o inseticida em todo o município agora, menos de sete meses após a última borrifação 100% (que ocorreu em julho).

Esta publicação possui 13 comentários
  1. O povo poderá se livrar de uma parte dos mosquitos com a aplicação do inseticida, o popular fumacê, mas os problemas respiratórios (e até mesmo mais sérios) serão muitos após o “banho de veneno” que todos iremos tomar, tal qual sementes tratadas quimicamente, …!!!
    Quero ver se alguém ainda irá se importar com resíduos de inseticidas nos alimentos, …!!!
    Essa “estória” de que a aplicação do princípio ativo (P.A.) do inseticida em menos de um ano poderá criar resistência no mosquito é balela, pois o que a OMS se importa é com a saúde das pessoas e a exposição de uma mesma população ao P.A., que é altamente prejudicial à saúde, particularmente ao sistema respiratório, causando outro problema de saúde pública. Vamos esclarecer à população, falar a verdade, …!!!
    Até os citérios da OMS serão violados. Como diria minha avó: “Depois, depois”, …!!!

  2. Se “saúde decente” significa quebrar as regras impostas pela OMS, então, tomem “banho de inseticida”, tenham bem problemas respiratórios e, até mesmo carcinomas, causados por exposição a metais pesados e outras substâncias tóxicas, que fazem parte da composição dos princípios ativos dos inseticidas, depois fiquem com a pose de “intelectuais de barzinho”, atrás de “alimentos orgânicos”, livre de “resíduos” de inseticidas, …!!!
    Agora sou eu quem digo:
    VÁ ENTENDER, …!!!
    Que povo “inteligente”, …!!!
    A propósito, aconselho a todos assistirem ao filme: Erin Brokovich, com a Júlia Roberts. Muito adequado, fazendo-se uma analogia ao momento em que vivemos, …!!!

  3. dou consenho que vc fique bem de frente do fumaçê para tomar um banho de insetida…..vc reclama de tudo cara se o municipio esta tomando as providencias vc reclama!!!!se o ESTADO!!!!!COM A FUNASA!!!!!traz o fumançê vc reclama a final o que vc quer que …quer ver seu filho dentro de um caixão !!!!!jorrando sanque por todo os poros!!!!!e ai …cubra se alimentos se é que vc tem em casa!!!!!agora eu que digo VAI ENTENDER!!!!!!!QUE HOMEM INTELIGENTE!!quero que vc assista um filme….uma morte!!!causada por denque!!!!vá lá se vc é homen assista!!!mais não na tela ….ao vivo!!!!cuidado que o mosquito vai te picar!!!aconsenho a vc ….entre na casa do morador e faça o trabalho que ele não faz!!!!!

  4. Não fica com raiva, não, “nônima”, …!!!
    Muito pior que isso – se que podemos mensurar danos a seres humanos, pois quaisquer danos são muito ruins – eu vi quando fiz uma Pós-Graduação em Agroquímica, na UFV, e tivemos que presenciar o que os inseticidas causaram, tais como carcinomas, pessoas que foram expostas, totalmente deformadas, com dificuldade para respirar, além de outras situações irreversíveis, coisas que eu até prefiro nem comentar aqui, …!!!
    Fico muito indignado também, mas prefiro alertar, dentro do que eu sei e tenho conhecimento, antes que seja tarde demais, pois creio que não se deve combater, de forma inteligente, um mal com outro ainda pior, …!!!

  5. Será com muita tristeza que verei muita gente fazendo quimioterapia, radioterapia, além de sofrer mutilações, devido a incidência de câncer, por cusa de práticas equivocadas. Mas tem gente que só sabe das cisas depois que elas acontecem, …!!!
    Queira Deus, não encontre alguém que apoie tamanha falta de conhecimento e, também, de sensibilidade e responsabilidade, contrariando inclusive normas da OMS, entre os enfermos, …!!!
    Mas cada um sofre proporcionalmente à sua própria ignorância, …!!!
    Vamos para a frente. Quem planta, colhe, …!!!

  6. vc mesmo esta plantando!!!então quem vai colher será vc próprio!!!!vc não ira sofrer pois vc..é Pòs- Graduado !!!…eu não acredito!!!!cadê suas ideias anda…dentro de que????seu trabalho vamos lá mostre!!!
    deixe quem quer trabalhar e quem sabe????queria Deus não encontre vc… todo picado de denque!!!!!com os poros jorrando sanque!!!lembre-que denque é pra todos!!!!!vc tb é ignorante!!!!!no assunto!!!!olhe que vou em sua casa e vou achar um foco!!!!o mosquito num tá nem ai se vs é Pos- ou não ….ele pica!!!!

  7. Zelão, comenta:
    Apenas uma cortina de fumaça.
    Como o próprio nome indica, o “carro fumacê”, a esta altura dos acontecimentos tragicos causados pela infestação do mosquito transmissor da dengue, a aplicação do inseticida; que se aplicada quando o mosquito estava na fase de reprodução traria melhores resultados, agora, diante da epidemia que atinge a população, pode vir a ser, apenas uma “cortina de fumaça” diante dos olhos da população.

  8. Cuidado com a TPM, “nônima”, …!!!
    Vou dizer que nem o Genivaldo Lacerda, na música, se referindo ao jegue: “O que é isso, meu filho! Calma”, …!!!
    Eu apenas sou adepto da idéia de que o combate deveria ser feito intensificando as visitas às residências, terrenos, logradouros públicos, inlusive as praças e, onde houvesse resistência por part dos proprietários e/ou sinais de abandono do imóvel pelos proprietários, houvesse intervenção da força pública, representada pela polícia. Me parece, se não estou enganado, que o Promotor renovou o documento que autoriza tais ações, feito primeiramente pelo outro Promotor Márcio Fahel, …!!!
    Além disso, aplicação de pena pecuniária. Traduzindo: Multa, …!!!
    Acredito que a população também pode ser estimulada via campanhas publicitárias de conscientização, …!!!
    Creio que tenho direito, até pelo fato de ter estudado o assunto, de não acreditar na eficácia do fumacê. Ou não, …?!?!?!
    É só isso. Não preciso, no entando, desejar que, quem quer que seja, apareça apresentando um quadro de infecção terminal, de dengue hemorrágica, já que não sou nenhum demente, e tenho consciência que, nesse mundo, tudo que desejamos aos outros nos é dado em dobro, …!!!
    “Aqui se faz, aqui se paga”, …!!!

  9. Aqui pertinho da prefeitura existe caixa d!agua descoberta, já chamei a atenção dos agentes mas nehuma providencia foi tomada, as pessoas responsavel por essa irregularidade são beneficiadas pelos programas sóciaes, deverião ser punidas.

  10. a mesma coisa eu de digo….não vou dar importância a um demente como vc!!!!!!eu não coloque nenhum foco em sua casa o quarteirão então …a responsabilidade é sua e não minha!!!!!veja se seu pessaol de casa esta fazendo sua parte porque eu já fiz a minha agora é com vc!!!!se vc não se cuidar a denque te pegar isto é uma realiddade…e não com seu pensamento de aqui se faz….aqui se paga seu cuidado…q

  11. a mesma coisa eu de digo….não vou dar importância a um demente como vc!!!!!!eu não coloque nenhum foco em sua casa o quarteirão então …a responsabilidade é sua e não minha!!!!!veja se seu pessaol de casa esta fazendo sua parte porque eu já fiz a minha agora é com vc!!!!se vc não se cuidar a denque vai te pegar isto é uma realiddade…e com seu pensamento de aqui se faz…aqui se faz paga…vc pra mi é HESYL>>>>

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top