skip to Main Content
8 de maio de 2021 | 04:29 am

SESAB LIBERA HELICÓPTERO PARA APLICAR FUMACÊ EM ITABUNA

Tempo de leitura: < 1 minuto

Exclusivo
Os mais de dois mil casos notificados levaram o governo do estado a praticamente assumir o controle das ações de combate à dengue em Itabuna. O governador Jaques Wagner determinou ao secretário estadual de saúde, Jorge Solla, a utilização de todos os recursos possíveis para atender o município.
Hoje à tarde, Solla recebeu o deputado federal Roberto Brito (PP) e o secretário de saúde de Itabuna, Antônio Vieira, em audiência. Os três são médicos e discutiram saídas para o caos nos hospitais locais que vitima principalmente crianças.
Na audiência solicitada por Roberto Brito, Solla anunciou a liberação de um helicóptero para aplicação de inseticida contra o mosquito Aedes aegypti. A dengue hemorrágica, forma mais agressiva da doença, matou duas crianças e uma professora em Itabuna só neste ano. O número de casos notificados ultrapassa o registrado em todo o ano de 2008.

Carro-fumacê

Apesar da crise anunciada, o município demorou muito a reagir e até 10 dias atrás o secretário Antônio Vieira resistia a admitir que Itabuna vivia um quadro epidêmico de dengue. No dia 18, o prefeito Capitão Azevedo (DEM) decretou estado de emergência no município devido à dengue.
Além de liberação de um helicóptero, a Sesab garantiu seis carros para a aplicação do fumacê por via terrestre, sendo que um deles fica na reserva. O estado também liberou equipamentos para exames de diagnóstico e dinheiro para ações preventivas, de acordo com Antônio Vieira.
Mais informações em instantes.

Esta publicação possui 19 comentários
  1. Até que enfim parece que “azeitaram a engrenagem estadual”, que parecia “eternamente emperrada, enferrujada”, …!!!
    O que deveria ser uma função corriqueira, fica parecendo que é um “grande favor” que estão fazendo, em função de uma situação emergencial, tamanho o barulho para se concretizar alguma ação em defesa da população, diante de um quadro epidêmico, …!!!
    Deve-se entender que quanto mais o Governo do Estado age, melhor para ele próprio, até mesmo para tentar tirar o estigma que ele parece ter, mesmo dentro do próprio partido, de que: Juntamente com a Governadora do Pará, Wagner é um provável candiato a perder as eleições e ainda tirar votos da Dilma. Os referidos Governadores são considerados como “pontos fracos de Dilma”. Palavras em destaque da Coluna SEMANA, da revista ISTO É desta semana, na Página 32.´
    Coloquei a referência da revista – com página e tudo – para os “comentaristas iluminados de plantão” não me acusarem de estar dizendo as coisas por conta própria, …!!!
    Vão brigar com a Revista. Comigo não, violão, …!!!
    Creio que estas ações, na área de saude, poderão ajudar a melhorar o quadro político para o Governo do Estado por aqui, mesmo sendo apenas uma obrigação (retorno em forma de serviços) de quem arrecada impostos por aqui, tais como o ICMS, …!!!

  2. já não era sem tempo. Quantas pessoas teriam que morrer para tomar mais providências. E acho que só isso ainda é pouco, tem que haver uma grande mobilização em toda a cidade.pois tem certeza que tem muitos moradores que não acordaram para a gravidade do assunto, e para tais moradores tem que haver algum tipo de punição.
    Estou apavorada com essa epidemia.

  3. O comentário do Sr. Sérgio faz sentido, vistop que tão tratando a epidemia de dengue como local, mas o quadro na bahia é muito grave, além de Itabuna, municípios como Jequié, Juazeiro, Porto seguro, a calamidade é tão grave quanto aqui, o descaso e o revanchismo do governo Vagner, apesar de está a dois anos no poder, é tão pernicioso quanto o de ACM, que Deus e nós baianos nos livre desse mal(de um já nos livrou), e que a Bahia possa ser governada por alguém digno da sua história.

  4. Wagner jah arrumou a casa e a partir daih eh soh alegria!
    Carnaval sem nenhuma morte em Salvador…. Inauguracao do estadio de PITUACU vai agregar aos pontos da ultima pesquisa de 42% otimo/bom e 30% para regular (com sinalizacao positiva). A proxima serah em abril e aih veremos …..
    Volto a enfatizar que o governo vem fazendo um bom trabalho na educacao, esporte, investimentos no agua para todos e luz para todos, Pronaf… soh nao veh quem nao quer…..
    E vamos parar de falar em ACM (ATEH MESMO O NETO, NA CAMPANHA ESCONDEU O NOME DELE).

  5. se ha a epidemia é por que nao foi feito a profilascia, espero que o governador5 apure para onde foi as verbas , se nao ficara dificil aplaudi-lo em sua nao pesseguiçao ao municipio que ja anuncia que nao votara nele. a açao dele esta sendo de um estadista
    azevedo e o prefeito dos seus eleitore e prinsipalmente dos eleitore que nao votarao nele , isto serve tambem pro governador .

  6. Zelão, Diz: – Viu Sêo Sérgio Oliveira?
    Na campanha passada, ocês criticaram a candidata Jussara, por ela ter prometido um “helicoptero” para a saúde de Itabuna. Taí, a prova de que o tal “heliotéro” era possível, contando com o apoio do governo estadual.
    Viu ai sêo Sérgio, pois não é o “desgoverno do capitão prefeito” que vai se beneficiar da “dita cuja” aeronave.

  7. sou morador do jardim primavera ,e não se tem noticias de nenhum agente de combate a dengue , para fazer visitas e colocar larvicida, é uma vergonha nacional ,não tem uma casa se quer sendo visitada,tão querendo que o povo morra.

  8. Caro Zelão:
    Eu creio que o helicóptero não veio para ficar, infelizmente, deve ser só enquanto há o surto epidêmico. Torço, inclusive, para que eu esteja errado, pois a cidade necessita de mais equipamentos, …!!!
    Uma coisa eu sou terminantemente contra: Que o socorro seja apenas para aliados. Se eu sou Prefeito, Governador ou coisa que o valha, tenho que atender a todos, indiscriminadamente. Assim, se conquista até mesmo os que, por algum momento, são oposição a quem está no poder. Questão de inteligência, …!!!
    Gostei também da atitude do Sr. Anônimo, pois as pessoas denunciando termina chegando aos ouvidos deles e aí vêm as providências. Graças a Deus, no outro Jardim, o Vitória, onde eu resido, já houve visitas de agentes aqui em casa e, também, na vizinhança.
    Não sei como estão dividindo a cidade, mas espero que chegue logo a todos os lugares e que essa tal epidemia acabe logo, pois todos nós estamos arpreensivos, pois ninguém está livre de ser vítima ou ter algum familiar afetado ou até mesmo sendo vítima fatal.
    Pelo menos, de uma forma ou de outra, estão tomando providências, …!!!

  9. acho que a emprensa tem uma obrigaçao de esclarecer a populaçao contra todos os politicos desonestos seje ele de qualquer partido e que a justiça faça tambem sua parte doa aquem doe.agora fica estes pobres coitados defendendo ou acusando nomes use da inteligencia de cada um e vamos fazer um grande movimento acomeçar por itabuna , será que itabuna é realmente abandonada pela justiça , cade o ministerio publico,
    dserá que a policia federal tem competencia para apurar estas quixas contra o geraldo simoes e contra o fernando gomes , e dá uma resposta seria a populaçao que fica as margens de uma politicagem nogenta e utrapassada.
    obama convidou seus adiversarios politicos para fazerem parte do seu governo.isto e um sonho impossivel para nossa politicagem de itabuna, porem para deus nada e impossivel.
    a politica tem que ser tratada com mais seriedade, estas picuinhas nao nos levara a nada , vamos usar a emprensa falada e escrita e televisada para chamarmos atençao do brasil para itabuna exigindo que a policia federal apure fatos doa aquem doe

  10. Carnaval sem mortes em Salvador, parabéns Wagner !!! De fato, foi o Governador e seu secretário César Nunes que vestiram a farda, foram pra rua e botaram ordem na rua !!! Êta dupla boa. Parabéns a POLÍCIA MILITAR que suas patrulhas atuaram por todo o circuito.

  11. Algumas coisas que não podem “passar em branco”:
    Essa “estratégia” de colocar a PM do estado quase toda em Salvador (cerca de 80% do efetivo) e deixar todas as demais cidades do interior às moscas, durante o carnaval, para auferir “números mascarados” ainda vai dar o que falar, quem viver, verá, …!!!
    E ainda tem gente, que não tem capacidade alguma de análisar os fatos, elogiando, …!!!
    Desse jeito, “só cantando”:
    “Bebida é água, comida é pasto. Você tem sede de que, você tem fome de que”, …?!?!?!

  12. Estão precisando melhorar o desempenho dos agentes de combate a dengue,pois o grupo está ´muitto folgado como se eles e os seus familiares estivessem imunes.SERÁ? Para começar essas pessoas que falam que são supervisores continuam sem fazer nada ,pois eu já liguei varias vezes para visitarem a minha casa,e quem atende o telefone fala!o supervisor em 24 horas ou 48 estara realizando o trabalho em sua casa até hoje estou esperando.Quem for de direito verifique se realmente essas pessoas estão atendendo a comunidade.

  13. NEM NOMES VOCES TEM CORAGEM DE ASSINAR SAO UNS VERDADEIROS BOBOCAS QUE VAO FICAR ESPERANDO PELO MILAGRE DO ACASSO, ACONTECER DINOVO NA POLITICA DE ITABUNA, EM ITABUNA CARNAVAL NAO ACABA NUMÇA ISSO PARA CERTAS PESSOAS POBRES DE ESPIRITO ,LOGO DE CORAGEM. CRITIQUE SE POSSIVEL COM VERDADES, DADOS PROVAS .
    CONTINUEM DORMINDO EM BERÇO ESPLENDIDO AGUARDADO POR POLITICOS CONTAMINADOS PELO VIRUS DO PODER OU PARTIDOS POLITICOS

  14. Feijãozinho, pra seu governo coloquei a mão na massa, com muita honra, integrei uma das patrulhas da PM e ajudei meus colegas a dar conta daquele recado…

  15. Serginho, é uma pena que você só saiba reclamar. Será que essa atitude não é burra ??? Se tudo dá certo, a gente critica, se dá errado, critica com mais veemência. Você já se deu conta de que o carnaval de Salvador é a maior festa popular do mundo… Não !!! Então vá ler jornal !!! Quanto ao combate a dengue, vale tudo, até avião bombardeiro ( B-52)…

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top