Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna e Colo Colo voltam a campo neste domingo, 1º. O Colo Colo fará o jogo de volta contra o Bahia, no estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, às 16h. O Itabuna enfrentará o Vitória, no Barradão, em Salvador, às 17h.
Na quinta, o Azulino foi humilhado no Itabunão, quando perdeu por 0x4 para o rubro-negro da capital. O Tigre ilheense perdeu para o Bahia (3×1), mas vendeu caro a derrota.
O Tigre precisa vencer para tentar sair da zona de rebaixamento. A fase do Bahia é mais um complicador. O time jogou 10 partidas neste campeonato e tem aproveitamento de 93%. Ganhou nove jogos consecutivos e empatou na estreia do campeonato com o Itabuna. O Azulino foi o único a tirar pontos do tricolor-de-aço.
O Itabuna apresenta uma campanha mais do que irregular. A derrota impiedosa diante do Vitória foi a quarta no campeonato. Nas demais partidas, três empates e quatro triunfos. Para quem tem esperanças, não custa lembrar o ano passado, quando o Azulino venceu o rubro-negro por 2×1.
É, mas foi em casa…
Será que Leguelé, o técnico, vai novamente armar a equipe com três zagueiros e deixar uma avenida para o lateral direito Apodi explorar?

6 respostas

  1. Parece que tem gente que não entende coisa alguma de futebol (ou de proporção, ou ainda de realidade).
    O que houve, e há, foi, e é, uma desproporção muito grande, pois times tais como Itabuna, colo colo e outros do interior baiano enfrentarem equipes estruturadas, de série A, ou mesmo o Bahia que está na série B, normalmente não têm a menor chance (exceto, esporadicamente, em algumas épocas, ou mesmo quando acontecem zebras). Agora, dizer que houve humilhação. Dá um tempo, …!!!
    O que aconteceria com o “pobre Vitória” se enfrentasse o Boca Juniors ou mesmo um Barcelona da vida. Claro que a maior probabilidade – a lógica – seria levar uma bela goleada. Não haveria humilhação alguma também, …!!!
    Humilhação seria, aí sim, a Seleção Brasileira, por exemplo, levar 4 x 0 ou mais da uma Argentina, já que estão no mesmo patamar. Aí sim, teria que haver cobrança, reviravolta, …!!!
    Claro que se espera que o Itabuna, assim como o colo colo, percam ou, no máximo, empatem com times tais como o Bahia e o Vitória. Na verdade, todos esperam que haja um milagre e os times grandes tomem uma pancada. As vezes até acontece, mas sabemos que normalmente é muito difícil, …!!!
    Tirando essas duas equipes (Bahia e Vitória), aí sim, temos que cobrar do Itabuna e do colo colo que ganhem das demais equipes(que estão no mesmo nível, um pouco para mais ou um pouco para menos).
    Eu já comentei várias vezes que o Bahia e o Vitória, por terem estruturas melhores, patrocínio, serem times da série B e A respectivamente, estarem na capital, onde o número de torcedores é infinitamente maior, estarem na timemania, receberem cotas de televisão, além verbas da CBF quando participam do brasileirão, podem sustentar folha de pagamento – várias vezes maiores que a do Itabuna e a do colo colo – por todo o ano – ao passo que no interior os times geralmente são formados apenas para participar do campeonato. No máximo, participar da série C. Este ano, como será criada uma nova divisão, chegarão, no máximo, na sérid D.
    Agora, escrevem uma coisa dessas, sem levar em consideração os problemas, sem ponderar a realidade, fica parecendo até que os times do interior da Bahia podem ser cobrados – e comparados – como times do nível do Bahia, Vitória, Flamengo, Grêmio, Cruzeiro, dentre outros, já reconhecidos em todo o país.
    Todo ano é a mesma coisa. O Bahia e o Vitória ficam disputando o título, entre campeão e/ou vice, mas quando vão participar de competições nacionais, só levam ferro, …!!!
    O que falta no povo, assim como em parte da imprensa, é memória, equilíbrio, …!!!
    Quanto ganham, em média, jogadores de times como Itabuna e colo colo? E os do Vitória? E os do Bahia?
    Será, por exemplo, que se o doido do Apodi, que só sabe correr, fosse realmente um bom jogador, não teria se ixado no sudeste e/ou sul do país? Porque teve de voltar? Porque o técnico do Vitória preferiu ir para o Santos (interior paulista)? O que acontece, normalmente, com jogadores que se destacam no futebol baiano e/ou nordestino? Voltam porque “amam de paixão” os times daqui, mesmo tendo oportunidades melhores lá fora, ou preferem ir para os times do sudeste e do sul do país, onde as condições são outras, onde o potencial de conseguir aparecer para o mundo e ganhar mais, fazer sua independência financeira é bem maior, …?!?!?!
    Será que eu estaria errado em ponderar tudo isso? A realidade tão distante do futebol do interior baiano, em relação a times que estão noutro patamar, …?!?!?!
    Fazendo uma analogia: Seria a mesma coisa de colocar estudantes considerados comuns, medianos, de Universidades particulares daqui, para competir com gente que está no ITA, no IME, na USP, na UNICAMP ou na UNB (considerados os cérebros mais privilegiados do país). Será que o desempenho seria equivalente? Será que poderíamos cobrar dos que são daqui melhor rendimento que os de lá, …?!?!?!
    Pelo amor de Deus, me poupe, …!!!

  2. Sérgio,
    o Fluminense de Feira é… do interior. E adivinhe de quem o time ganhou na sexta rodada do campeonato?
    Pois é. Ganhou do Vitória.
    É claro que os dois times da capital possuem melhores estruturas que os barnabés do interior. Mas daí a dar o jogo por vencido, não, né?
    Foi por pensar (e jogar) diferente que o Colo Colo venceu o Baianão de 2006. E sem perder uma para o Vi(ce)tória. Ah, a folha de pagamento da equipe não passava de R$ 30 mil.
    Bastou um pouquinho de organização.

  3. Por isso que, mesmo sem querer, mesmo indiretamente, vocês terminaram concordando com o que eu escrevi.
    São situações esporádicas, que podem ser destacadas (como foram, na tua resposta) do – “infelizmente” – normal, né, …?!?!?!
    Mas a discussão é válida. Quem sabe nós não acorddamos um grupo que esteja latente, mas com vontade de querer mudar tal realidade? Torço muito para que isso aconteça um dia, …!!!
    Valeu, …!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *