Tempo de leitura: < 1 minuto

Desde o ano passado, o Banco do Brasil suspendeu as nomeações dos candidatos aprovados no concurso realizado em 2007 pela instituição. Somente no sul da Bahia, 32 candidatos classificados aguardam a convocação que não chega, embora nas agências o que mais se note é a ausência de funcionários em quantidade suficiente para dar um atendimento digno aos clientes.
Segundo representantes de uma comissão formada pelos classificados no concurso, o BB tem se limitado a promover remanejamentos de funcionários entre agências, na linha do “descobrir um santo para cobrir outro”. Enquanto isso, já se fala na realização de um novo concurso, estando o atual ainda dentro do prazo de validade.
A situação dos concursados será discutida nesta quinta-feira (05),  a partir das 18 horas, em uma reunião na sede do Sindicato dos Bancários de Itabuna. Todos os classificados que ainda não tomaram posse estão sendo convocados.

8 respostas

  1. Ainda bem que hoje em dia existe uma vontade do Ministério Público em coibir esse tipo de coisa, pois eu mesmo já fui vítima disso várias vezes, mas na época ninguém sequer pensava em entrar na justiça, pois havia uma conversa de que seríamos perseguidos, marcados, caso entrássemos por força de algum instrumento judicial.
    Não apenas no próprio Banco do Brasil, mas na CEPLAC, dentre outros órgãos, sei bem o que é estar aprovado em Concurso Público, ver o tempo passar e, …, nada, …!!!
    As pessoas têm que lutar com toda a força que puderem, se unir, senão “ficarão a ver navios” mesmo, …!!!
    Este país sempre teve este lado obscuro, mas quando eles querem colocar alguns apadrinhados, aí não há dificuldade. Tudo fica redondinho, …!!!
    As pessoas compram apostilas, alguns investem recursos, já tão escarsos, em curos preparatórios, deixam de se divertir para ficar horas estudando diariamente, deixam de comprar coisas para si próprios, para pagar inscrição. Muitas vezes as provas do concurso são realizadas em Salvador, o que aumenta ainda mais os custos com passagem, hospedagem e alimentação, para depois dizer que, mesmo aprovado, não será chamado para trabalhar. O que é isso, …?!?!?!
    Só quem já foi vítima para saber a sensação de impotência, o sentimento de frustração e a indignação, além da tristeza de familiares e amigos, em ver todo o esforço feito ser desperdiçado, …!!!
    O Concurso Público ainda é o meio das pessoas conseguirem, por mérito, uma vaga no Serviço Público, “mas parece que sempre tem alguem disposto a pisar nas mãos de quem se esforça para tentar subir alguns degraus na escada da vida”, …!!!
    Igualdade social, já, …!!!

  2. Qualquer órgão só pode chamar havendo disponibilidade e orçamento. Pode haver umas lista de 10.000 classificados, sem os requisitos mencionados, não irá chamar, e isso é legal.
    O problema são os desvios existentes. A começar pelos terceirizados, que continuam a trabalhar mesmo havendo classificados, aptos à nomeação.
    Segundo, a conhecida burocracia. Onde a adm. pública só pode fazer o que está previsto em lei. Ao contrário do particular que pode fazer o que a lei não proíbe ou não menciona.
    Terceiro, e principal, a falta de uma lei que regulamente os concursos, dando margem para comentários como o da reportagem.

  3. É uma vergonha o que o BB tem feito com os aprovados. Foram anos de estudo, investimento financeiro e o banco não tem honrado seus compromissos com os classificados. Antes a justificativa era de fomentar negócios na região e nesse plano trazer desenvolvimento e oportunidades de emprego para nossa comunidade. Não é issso que acontece.
    O que se vê nas agências do Banco do Brasil são enormes filas, alto fluxo de clientes e falta de pessoal para atender a demanda no atendimento. Porque o BB não convoca!!! começamos a acreditar que concurso público virou mesmo máquina pra fazer dinheiro.

  4. Realmente revoltante o quanto o maior banco do país pode ser imoral nesse aspecto.
    Como essa instituição financeira pode falar em fazer novo concurso público sabendo que vai ferir o interesse de mais de 50% dos aprovados com essa atitude? Mas a verdade é que o BB não se importa, talvez devessem até fazer um novo lema que poderia ser “lucro acima de tudo” ou ainda “abaixo os aprovados”. Só existe uma palavra para definir essa decisão da instituição: DECEPCIONANTE!!!!

  5. é um absurdo o que o BB anda fazendo com os concursados…em Tocantis por exemplo foi feito um concurso em 2007 do qual foram aprovados poucos candidatos, então foi feito outro concurso em 2008, o qual eu fiz e fui aprovado, só que até o momento não chamaram nem um aprovado de 2008, ainda está terminando o de 2007! o que quer que isso quer dizer: o concurso de 2008 já foi homologado desde 20/07/2008 e nimguém foi chamado, o prazo já correu de 08 meses, ou seja o concurso vai ficar com validade de no máximo 1 ano e poquinho e o edital diz no mínimo 02! colegas a situação do pessoal de Tocantis ainda é pior do que o resto do País e o BB diz que não vai prorrogar mais nenhum concurso….totalmente imoral isso!! vamos atrás dos nossos direitos pessoal, Mandado de Segurança e MP no BB p/ acabar com essa imoralidade.

  6. Passei no concurso do BB em 2004 e nunca fui chamado
    isso me causou muito sofrimento e angustia pela falta de respeito pelo cidadão brasileiro.

  7. Alguém sabe me dizer qual é o nº do processo em 2ª instância, no STF, no qual os concursados do DF reclamaram a suspensão do penúltimo concurso?
    Passei no último concurso do BB/DF e agora não sei se eles ainda estão nomeando o pessoal do penúltimo concurso ou se vão nomear o pessoal do último concurso em BSB. Sei que está nas mãos do Supremo decidir isso, mas a decisão está demorando demais…
    Gostaria de acompanhar o processo…
    Se alguém possui essa informação por favor, deixe aki o nº pois creio q seja de interesse ñ só meu…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *