Tempo de leitura: < 1 minuto

A falta de manutenção e limpeza no canal do Lavapés, no centro de Itabuna, acabou transformando o local em um verdadeiro criadouro do mosquito Aedes aegypti.
Moradores, comerciantes e trabalhadores da área, além de responsáveis por estabelecimentos de ensino situados nas imediações do canal, vivem com medo de ser atingidos pela epidemia de dengue, que já matou nove pessoas em Itabuna nos últimos dois meses.
Preocupada com a situação, a direção do Colégio Ação Fraternal encaminhou ofício para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do município, solicitando a limpeza do canal. Mas já se passaram quase 20 dias e nenhuma providência foi tomada.
O Pimenta entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura e a informação é de que as ações relacionadas ao combate à dengue, que envolvem também  a manutenção dos canais, estão sendo coordenadas pelo Comitê Municipal de Defesa Civil. Este, por sua vez, determinou atenção prioritária aos bairros com maior índice de infestação.
De acordo com a assessoria, a limpeza solicitada no canal do Lavapés será feita na próxima semana.

3 respostas

  1. Fiz uma consulta a uma pessoa da área de saúde e, na oportunidade, perguntei se é verdade que o mosquito da dengue se reproduz apenas em água limpa. A resposta foi positiva!
    Com isso, a preocupação do pessoal da AFI não teria sentido, exceto em duas situações, a saber:
    1 – A água do córrego (ribeirão), chamado de canal, “milagrosamente” teria ficado limpa, o que é totalmente improvavel, …!!!
    2 – As fêmeas de mosquitos que habitam Itabuna (quem pica são as fêmeas) já teriam se adaptado à água suja e estariam se reprocduzindo de qualquer forma. Como em Itabuna tudo é possível, …!!!
    Como podemos deduzir as “mosquitas” seriam mais exigentes em termos de limpeza que certas “representantes da espécie humana”, …!!!
    De qualquer forma, melhor seria que o rio, assim como todos os córregos, estivessem limpos e conservados, inclusive com o apoio (conscientização) da população, …!!!
    Será que é pedir demais, …?!?!?!

  2. Estamos sofrendo há anos com o canal aqui na Tv. Juca Leão, no fundo do colégio Sagrado Coração, venho fazendo pedido à meses, principalmente aqui no Pimenta com Muqueca, só vão tomar providências quando os alunos do colégio começarem a apresentar a doença DEMGUE, aí vão fazer drama, porque falta de aviso não estar sendo, a TV. se encontra interditada, porque um dos donos dos terrenos baldios, fez uma valeta que estar cheia de água empoçada, interditando a passagem por ela,esse canal liga ao canal dos lavapés, ou seja, vem dos fundos do Posto do Aterro, pedimos compreensão as autoridades publicas…..

  3. rsss concordo Sérgio… mais assim vai vê sofreu multação rssss… a verdade que para falar sempre vão procurar o quê, mais provar jamais!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *