Tempo de leitura: < 1 minuto

tripembraerOs dois novos voos, Salvador – Petrolina e Salvador – Lençóis, com data de operação inicial marcada para 16 de março e 25 de abril, respectivamente, marcam a nova fase da aviação regional na Bahia, que está em pleno processo de expansão.
Ambos serão operados pela Trip Linhas Aéreas, bandeira comandada pelos grupos Caprioli e Águia Branca, que ampliará, ainda, a frequência da linha Salvador-Vitória da Conquista, que será diária a Nesta quarta-feira (11), um grupo de executivos se reuniu com o governador Jaques Wagner e o secretário de Infra-Estrutura, Antônio Carlos Batista neves, na Governadoria, para definir detalhes técnicos de mais um voo diário: Salvador-Aracaju-Salvador, cuja data para início das operações, 30 de março, para ser confirmada, depende apenas de espaço para estacionamento da aeronave no aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães.
“Esse é um voo com perfil adequado para um executivo baiano com negócios na capital sergipana, mas a Bahia tem grande potencial para o desenvolvimento da aviação regional”, destacou o diretor de Marketing e Vendas da Trip, Evaristo Mascarenhas de Paula.
A aviação regional tem como principal característica a ligação de cidades de baixa e média demanda com grandes centros urbanos, como é o caso de diversas cidades baianas, consideradas pólo indutor de crescimento, que aguardam estudo de viabilidade. “ Guanambi, Brumado, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Paulo Afonso, Bom Jesus da Lapa e Irecê são algumas das cidades em estudo”, antecipou Batista Neves. (Agecom/BA)

14 respostas

  1. e por que Ilhéus ficou fora ? 1) faltou competência do gov municipal; 2) faltou competência do gov estadual 3) faltou competência dos empresários da região ? para uma região economicamente rica como a nossa, com um potencial turístico e beleza natural, prais mais bonitas do brasil !! FALTOU O QUE ? … a fila andou …

  2. Esse pontencial é dito desde que eu nasci. O público reclama do privado e o privado do público.
    Vc já viu algum planejamento estratégico para o turismo???
    Pois Ilhéus só tem turista de sol e mar, e só no verão, o que gera a conhecida ganância dos nosso cabaneiros, taxistas, baianas e etc.
    Precisamos de turistas o ano inteiro, com um calendário definido e contando com a participação e roteiros de ciadades vizinhas, como Itabuna, Itacaré, Canavieiras e por ai vai.

  3. ilhado, para de ser “cri cri”, pra ilheus e região crescer, precisa da iniciativa privada e poder público, precisa ter visão empresarial, não só da atividade turistica, mas e principalmente econômica. você precisa sair da sua ilha, ilhado.

  4. Lula, ( mais um fã do meu codinome) foi exatamente isso que falei. Você me fala sobre atividade econômica, qual deve ser o foco de Ilhéus? Entendo a necessidade das indústrias de apertar parafuso, como as do polo, mas o turismo é a grande vocação dessa cidade.
    Itabuna já é consolidada como referência industrial, abastece 15 ou mais cidades.
    Veja Natal, Salvador e seus eventos planejados, Fortaleza e etc.
    É só uma opinião.

  5. Obs.: Bem que eu queria sair da minha ilha…
    mas o Lisarb não me deixa!
    Subdesenvolvimento, limitação e ignorância estão em nós. E não na terra!

  6. A Emp. Aérea Trip deve ter feito estudos de viabilidade, deve ter um planejamento empresarial, que indica onde e quando deve crescer. Lamentávelmente nosso Municipio ( Ilhéus ) carece de Planejamento Turístico, simplesmente vemos o que esta acontecendo la fora e simplesmente desejamos. Precisamos parar de invejar os outros e sermos profissionais, e de uma vez por todas termos um Planejamento Turístico ( no papel ) com metas, prazos. Assim sim as Trips da vida reconheceram um campo fértil para suas empresas vir somar.
    Abraços

  7. Teve alguma coisa aí nesta notícia que eu não entendi, a saber:
    Primeiro o “destino Ilhéus” ter ficado de fora, pois o aeroporto serve a toda uma região (aí não seria uma coisa apenas de uma cidade, mas de várias cidades, que despertam interesse, inclusive, de empresas com maior economia de escala, tais como a GOL e a TAM, quanto mais a TRIP).
    Outra coisa é o fato de terem citado Eunápolis, sendo que Porto Seguro tem um aeroporto totalmente estruturado, e é muito próxima a Eunápolis (em termos de aviação) que, sozinha, não tem essa demanda toda, …!!!
    Creio que: Ou a notícia está, digamos, …, equivocada ou o pessoal da área de logística da referida empresa passou “na base do bizu”, quando fez a disciplina, …!!!
    Ignorar Porto Seguro e Ilhéus, quando se fala em aviação na Bahia, é coisa de, no mínimo, desinformado, amador, (…)!!!

  8. Ilhéus tem potencial para o turismo, dadas as construções históricas e as belezas naturais ao redor da cidade – ninguém pode negar isso. O problema é que até hj ninguém tomou iniciativa para que essa visão se concretizasse em desenvolvimento para os ilheenses.
    Enquanto continuar parada , só invejando Salvador, São Paulo e cia. limitada, a cidade continuará não tendo outra serventia a não ser casa de veraneio para quem vai se divertir em Olivença ou Itacaré.

  9. Ilheus, tem o cenario único, que esta relatado nos livros de Jorge Amado, que é pouco explorado, desde o seu periodo de capitania ate os coroneis do cacau, que contribuiram para as Historias do romancista Jorge Amado… Isto é único e devemos explorar, mas para isto devemos ter pessoas apaixonadas pela cidade e profissionais dedicados para fazer a diferança.

  10. Além de tudo que foi citado pelo comentarista Clemente Bulhões, necessário se faz uma população menos refretária aos fatores do desenvolvimento, …!!!
    No dia em que fizerem uma “cirurgia” e “retirarem o rei que têm dentro da barriga”, ficará tudo muito bem melhor, …!!!

  11. Acho que a TRIP ou quem fez o estudo para deixar de fora Ilhéus da rota dos aviôes da TRIP, nõa agiu com inteligencia esqueceram que o aeroporto de Ilhéus não só serve a cidade mais sim a toda região cacaueira, Itabuna e Ilhéus são cidades importantes aqui na Bahia , se a TRIP não quer Ilhéus e região como clientes é por imcompetência de quem dirige esta empresa , realmente a AZUL vem ai sou Ilheense já estou calejado desses politicos que nada trazem para nossa cidade mais um dia teremos alguem que olhe por nós, no dia que Itabuna e Ilhéus criarem um movimento forte, todos unidos quem sabe teremos um novo estado no Brasil.

  12. Caro,
    Arnaldo Pereira.
    Azul, céus de brigadeiros, Ilhéus tá fora da rota da Azul.
    Quem vai garatir o espaço áereo, céus de brigadeiros, para a emprêsa aérea operar, ainda ficamos rindo e satisfeiro com os vôos da Tam e Gol, que inda pousa em nossa cidade!

  13. Leitores,
    Sou do ramo de aviação e vos afirmo:
    1º. O interesse das empresas aéreas em Ilhéus hoje e mínimo em função das restrições da Anac;
    2º. O aeroporto de Ilhéus, hoje tem estrutura de anão, servido, na Maximo, para atender um pequeníssimo setor da aviação.
    3º. O aeroporto de Porto Seguro, operado pela PAUMA, isso mesmo, e não pela Infraero, segue um planejamento e investimento que o capacita cada vez mais a suprir as necessidades da REGIÃO no qual está inserido;
    4º. Cabe aqui lembrar que em no município de Una, na Ilha de Comandatuba, cerca de 75 km de Ilhéus, existe um aeroporto com uma pista de 2.500 (dois mil e quinhentos metros de comprimento), – a pista de Ilhéus tem pouco mais de 1.500 (mil e quinhentos metros) e ainda perdeu 110 metros – considerado o melhor aeroporto do segmento em que está na America do Sul, que é operado, quase que exclusivamente, pela principal companhia do Brasil e do próprio aeroporto de Ilhéus, a TAM.
    Não adianta chorar, espernear, gritar, etc. o que se tem é que trabalhar muito para reorganizar Ilhéus, pois esse destino será naturalmente disputado pelas companhias aéreas. Mas o aeroporto necessita de muito investimento, pois segundo dados oficias (não os dados da Rede Globo), este está muito ultrapassado se levarmos em consideração toda evolução pela qual a aviação passou, principalmente as aeronaves que apesar de cada vez mais estarem modernas necessitam, e muito, de pistas adequadas (groving, por exemplo), para operarem com segurança.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *